Caro Basch,
Antes de mais, uma palavra de alento para ti: tudo (ou quase tudo) na vida é possível, basta encontrarmos o caminho certo!
Agora, enquanto alguém com mais alguma experiência, deixa-me dar-te umas dicas (se calhar sem nenhuma ordem específica).
Para perceberes quem sou:
Tenho 31 anos, alguma experiência em andar de bicla e já viajei por quase toda a europa (sem ser de bicicleta). Sou um membro activo do Couchsurfing, de todo o modo, numa viagem de bicicleta, nem sempre passas em sitios onde encontraras pessoal e ha muita gente que nem responde ou é membro mas já deixou de ligar ao site... Tenta também os warmshowers, dedicado a malta das biclas!
Relativamente às ultimas viagens de bicicleta, comprei uma para cicloturismo em Abril e fiz o percurso Troia-Sagres-ferragudo-Monchique (395km, se não me falha a memória) e depois algo mais hardcore no verão: Varsóvia-kaunas-Vilnius-Zarasai-daugavpils-riga-parnu-tallin (1310km em 3semanas). Podes ver esta ultima viagem no meu blog -
PeterLambTravels
Voltando ao teu projecto, sugeria-te o seguinte:
Escolhe bem a tua companheira de viagem (eu estou bastante satisfeito com a minha). Não é propriamente barata, mas depois de já ter passado 140 horas e 2500 km, continua a ser confortável...
Ainda te falta algum tempo para a partida ( vai a um McDonalds e arranja um trabalho qualquer ate a tua partida - quaisquer 50 euros que juntes estas a aumentar o teu dinheiro disponível). Como poderás ler no blog, fiz a minha viagem sem a preocupação do dinheiro, mas acredita que pedalar 80 km gasta-te muita energia! Gastei muito em comida!! Vais-te cansar de arroz, massas, atuns e afins! Como outros membros já aqui disseram, 3 euros não é suficiente, longe disso! Já li em muitos sítios que para viagens de longa duração ( em que a malta passa por países na Ásia, em que é muito barato, se gasta em média 15 USD por dia. Estamos a falar de malta experimentada, que dorme em campismo selvagem, atenção!!! Não quer dizer que seja impossível o teu projecto, mas acredita que em 500 gajos a fazer isso, com sorte 1 conseguiria. Serás tu que o consegue e são os outros que são os 499 que não o conseguem?
A Europa é tipicamente um continente caro e a generosidade das pessoas, apesar de existir de vez em quando, não é algo que possas estar a contar em permanência. Vou-te dar um exemplo: já recebi em minha casa cerca de 70 pessoas, já viste o que seria se fosse generoso para todas elas? Aliás, até devia ser ao contrário: já estou a dar um tecto, sofá, duche, não seria demais pedir que comprassem os alimentos e que fizessem o jantar... Enfim, desabafos...
Porque não pensas em fazer primeiro uma viagem pelo nosso país? Tens sítios lindíssimos, é mais barato, estas perto enquanto ganhas experiência (que acredita que vais precisar), não tens a questão da língua - aconteceu-me com cada coisa na Letónia que não te passa pela cabeça...
Bem, resumindo, que já está aqui um testamento:
Acho que tens um projecto engraçado, mas estás longe de estar preparado para tal. Se tivesse no teu lugar, começava por viajar em Portugal. Conheci um casal de holandeses de 50anos a viajar pelo nosso pais, pelo que tens toda a vida a tua frente, não tenhas pressa!!!
Alguma questão que tenhas, força!
Se fores para a frente com o projecto, ficas a saber que tens aqui alguém roído de inveja por não estar a fazer o mesmo!
Abraço,
Pedro