Volvo V50 vs Mazda 6

Inverno98

New member
Estou a pensar trocar de carro este mês e tenho a escolha reduzida a 2 opções. Embora possam parecer um bocado díspares, por razão de extras, descontos e promoções, o preço é semelhante.

Volvo V50 1.6 Drive Start&Stop + pintura metalizada + pack urban + rádio high performance + faróis bi-xénon = +-32K€ (1.6D 110cv)

Mazda 6 SW Exclusive + pintura metalizada + alarme e sensores atrás colocados no concessionário = +-33K€ (2.0D 140cv)

Claro que o Mazda 6 é maior e 2.0 e a V50 é mais pequena e apenas 1.6.
Claro que a Volvo é uma marca com imagem mais forte, é mais requintada e (neste caso) tem mais equipamento do que a Mazda.

Ambas as marcas são conhecidas pela manutenção cara. A Mazda aparentemente bate aos pontos qualquer um ao nível do custo das peças, mesmo a Volvo. Tenho lido acerca de alguns problemas com os motores da Mazda ali por volta dos 120K km. É assim? Será o 1.6D Ford/PSA mais fiável?

Agradeço as opiniões de todos mas o que realmente queria saber era a experiência que os detentores destes veículos têm tido. Nomeadamente problemas, defeitos e vantagens de cada carro, e custos de manutenção.

Desde já, obrigado a todos.

Ainda que não tenha nenhuma, estás a comprar coisas que não são comparáveis.

Uma V50 é uma Focus com esteroides. A Mazda 6 é concorrente do Mondeo, e não do Focus. Nesse caso, a Mazda é melhor em tudo. Já conduziste as duas? Se sim acho incrível como é que ainda tens dúvidas ;)

Concordo com o ElrOnD, a mazda é dum segmento acima da volvo. O motor da volvo em nada se compara ao da mazda, sendo a mazda superior na capacidade da mala (420l na volvo contra 519l na mazda na qual a chapeleira se desloca para cima com a abertura da mala, o que se traduz num melhor acesso), habitabilidade interior e quanto a qualidade dos materiais não me posso pronunciar [;)]

Boas

Eu tenho uma Mazda 6 mas da anterior geração, não será exacatamente o feedback que pretendes mas é o q se arranja [;)]

Tem o motor antigo de 136 cvs com 110 000 kms e problemas ? Muito poucos.

Mais de 60 % dos kms foram feitos em cidade, Grande Lisboa e Linha de Cascais, e não tenho ruidos parasitas no tablier, tinha um na chapeleira que resolvi com um pouco de fita isoladora nos apoios, isto foi feito há 2 ou 3 anos....os materiais não são grande coisa, se comparado com um Audi ou Bm, mas a montagem é excelente, o cinza da consola central (não me lembro como é a nova) é bastante propicio a riscos. O motor apesar dos anitos puxa muito bem, em baixa (abaixo das 2000 rpms) é mauzinho, mas depois explode sempre com força até ao redline, é surpreendente mas é verdade, os Mazda são muito substimados nesse aspecto. Por outro lado é um pouco barulhento, especialmente em AE a velocidades proibitivas, já andei em Diesel mais silenciosos, e podia ser mais económica, a minha esposa é que anda com ela diariamente, mas qd sou eu a conduzir não baixo dos 7,2, e ando mais perto dos 8. É confortável, curva muito bem com os Bridgestone de origem, e é muito mas muito espaçosa nos bancos traseiros. O computador de bordo nos Mazda é para esquecer, mais valia não trazer nada, a média do consumo ainda escapa mas por ex. a autonomia podes estar na reserva e a suprema inteligência do computador indica-te 200 ou 300 kms possiveis com o gasóleo disponivel......não, não tem "cura", eu e outros proprietários já tentámos de tudo e acaba-se por desistir. As peças ? Sim são caras e com pouca disponibilidade, no periodo de garantia levei-a sempre à Mazda e pagava entre 200 a 400 € dependendo do serviço e peças, agora tenho feito "cá fora". A minha tem sido muito fiável, tive uma suspeita de embraiagem mas verificou-se mais tarde que era um apoio de motor partido, mesmo assim soube que o kit de embraiagem passava os 1000 €. Existe tb um problema "crónico" com a coluna de direcção, de vez em quando é necessário uma lubrificação pois sente-se um "estalo" ao virar o volante, nada de grave mas é chato....o motor da minha e a de 143 cvs tb sofrem com as anilhas dos injectores, aos 100 000 kms convem ver isso pois pode levar à quebra de motor, os injectores "passam-se" e podem furar um piston, tb é barato mas convém ver e substituir. De resto 5 estrelas, é revisões e gasóleo e sempre a andar.....na minha mão não é a "fundo" mas ando sempre depressa. Espero ter ajudado.

Mazda cara nas revisões ? Não tenho essa ideia.
Já passou um cá por casa e aquilo quase que não tinha manutenção.

De qualquer forma gosto bastante destes actuais Volvo V50/S40. Mas também gosto da imagem da Mazda6.
Escolha dificil.:(

gosto bastante da volvo v50 e com 1600 hdi é mais economica que a mazda de certeza e com fiabilidade comprovada do seu motor as manutenções deve ser a mesma coisa em termos de €€ as peças da mazda as vezes não têm para entrega imediata e o carro fica parado a espera delas...[8b] por uma questão estilo escolhia a mazda a linha esta mais actual,,,,, e escolhia a volvo por uma questão de economia

Obrigado pelo feedback e opiniões já recebidas. Espero que continuem a chegar.

Já tenho um grande feedback do Pyre sobre a Mazda, que era exactamente o tipo de informação que procuro. Mais uma vez obrigado.

Um amigo meu que tem um Mazda 6 (carro 1ª geração) vai passar por minha casa no sábado para um teste importante. Ver se conseguimos meter o carro na garagem... Na garagem propriamente dita deve caber à justa no comprimento. A minha dúvida é saber se dará para fazer as manobras para o meter lá. E depois ter em conta que a SW será ainda um pouco maior. É que a entrada aqui do prédio não é das melhores...

Se não passar nesse teste fica a questão resolvida.

Já agora, quanto ao dele, que é a gasolina, tem sido sempre fiável mas como o carro é do pai ele também não está muito por dentro da manutenção e de eventuais pequenos problemas.

Mas V70 com motor 1.6...
scratch_one-s_head.gif

O homem tem o problema da garagem, se o Mazda 6 não couber esqueçam a V70....

Pessoalmente nem comparo um motor 2.0 com um 1.6, mas vocês é que sabem. Uma viagem com 4 pessoas e bagagem...na 1ª subida o 1.6 deve ser brilhante ao lado de um 2.0 :sh)

Inverno, lembrei-me agora: Antes de comprar a Mazda passa pelo clube Mazdapt, terás muita informação ao dispôr, inclusivé vários proprietários do novo modelo, 140 cvs e 185. O pessoal do forum tb é muito porreiro.

PS: Os mods que me desculpem se mencionar outro forum vai contra as regras....

Além de outros, sempre tive Volvo.

Em Junho 2009 comprei uma V50 para a minha mulher para o lugar de uma Mazda 5 (2.0 143 Cv) MZR-CD Dynamic Play.
Essa Mazda sempre foi um problema para ela e eu nem lhe tocava para a tirar da garagem.
Para ela não me andar sempre a cravar o meu S40d, comprei-lhe a V50 1.6d 110 Cv.
Comecei a andar com a V50d, acheia tão maravilhosa, que comprei em Dez um C30 1.6d para mim, é o carro que ando o dia a dia, simplesmente maravilhoso e económico, médias de 5 lts/100.
A V50 simplesmente confortavél, sem ruídos, suave (comparado ao S40 2.0d da Volvo que tenho também há pouco tempo) e nada mais posso dizer.
A Mazda 5 simplesmente foi para esquecer, teve cá menos de 1 ano e (mais não digo...)
A minha mulher com a Mazda nem se sentia á vontade, não gostava do carro ao contrário da vaidade que tem em andar na Volvo V50d (mulheres...)

Boa sorte e pondere bem, ter ou andar num Mazda não é o mesmo que andar num Volvo!

Última edição:
Apesar de as estradas portuguesas não estarem entupidas de Mazdas, um Volvo é sempre aquela exclusividade e bom gosto (opinião pessoal!). [kiss]

Ia para a Mazda 6 sem qq dúvida!

Não tenho noticia deste novo modelo ter problemas de fiabilidade e dinamicamente é bastante bom!

É sabido q tenho uma V50 1.6d!
Ñ obstante, consigo fazer uma análise limpa desta matéria.

A Mazda 6 SW é + "carro" (ou + "carrinha", neste caso) q a V50?
É, sem dúvida.
Está em questão uma carrinha claramente de segmento D contra uma carrinha c/plataforma de segmento C e ambição de ser segmento D.

Faço desde já,no entanto, a ressalva q ñ quero entrar nessa guerra dos segmentos, nem vale a pena! Sempre q se fala de S40/V50 neste fórum, fica uma guerra insuportável q parece o fim do mundo! Ñ estou minimamente interessado nessas questões.

Temos, então, uma carrinha "grande" c/1 motor 2.0 q anda bastante bem (embora gaste em consonância), a 1 preço q é de arromba, contra uma carrinha q se faz valer de algum "status", equipada c/1 + comedido motor 1.6, tanto em andamento como em consumos.

A diferença de preços parece indicar q a Mazda 6, por ter essas vantagens enunciadas, seria a melhor opção.
Ainda assim, é preciso ter em conta a subjectividade de cada compra!

Quando se comprou a V50, o q era pretendido era uma carrinha c/algum espaço, mas q tb ñ fosse demasiado grande, até pq nem caberia na garagem! Os consumos eram tb 1 factor determinante. Das opções constantes no mercado, à data, era claramente uma boa opção, especialmente pelo bom negócio q foi conseguido no binómio retoma/entrada em cena da versão MY08.

Ou seja, a V50 foi uma boa compra. A Mazda 6 (tb foi considerada a 5) ñ seria, pq ñ cumpria os requisitos propostos.

Cabe agora ao autor do tópico ponderar se quer uma carrinha c/+ espaço, + motor e + gulosa, ou se quer 1 produto + refinado em termos de imagem e qualidade interior/segurança, q se faz pagar por esse refinamento, mas q tb vai consumir menos e cumprir perfeitamente p/quem ñ anda todos os dias a abrir. Esta ponderação vale os 1000€ da diferença.

Tenho dito.

Última edição:
Voltar
Superior