Vortal.gov - quanto custa realmente?

Drifting

New member
Bom dia.

A empresa onde trabalho pretende "entrar" no maravilhoso mundo dos concursos públicos, e além de outras plataformas, ando a vigiar esta do vortal.gov.

Alguém que a tenha e passe por aqui, quanto custa isto na realidade?!

A proposta que tenho é cerca de 120€/mês mais Iva, mas tenho falado com outras pessoas e todos me disseram o mesmo, custa cerca de 150€/ano

A proposta que tenho é o serviço Universal, ou seja, praticamente o pacote base.

Que me dizem?
é na realidade os 120 /mês ou 150/ano?!
Estou a ser induzido em erro ou não?

Obrigado desde já

Nunca entendi, tb nunca me dediquei muito tempo.

Mas precisas do certificado e do leitor de cartões e mais umas tretas. :sh)

É o simplex no seu melhor.

Os 150€/ano penso que apenas te permite visualizar os concursos públicos. Para concorreres, o plano mais barato é precisamente o de 120€/mês.

E sim, é uma boa maneira de pagarmos para trabalharmos.

Honestamente, não encontro nenhuma maravilha de negócio nos concursos públicos.

Recorro à gatewit (anteriormente Construlink) que também serve de plataforma para a espap.

Em muita coisa é um pro-forma desnecessário e terás que usar recursos humanos específicos só para ter algum controle do fluxo de informação que por lá circula.

Boas.
Obrigado desde já pela ajuda.
A parte do "maravilhoso mundo" era ironia, claro.
Já há alguns anos que não faço concursos públicos, e na realidade isto será mais para facilitar algumas vendas de materiais.

A minha questão era mesmo os custos, e já parecem ter dito tudo, terá de ser mesmo os 120€/mês.
Mas como ouvi opiniões contrárias...
Mas agora que penso nisso, todos com quem falei trabalham em entidades públicas (câmaras e juntas) por isso para eles até poderá ser diferente.

Bem, lá teremos de gastar mais cerca de 1500€/ano para podermos trabalhar com mais "transparência"

Concordo com o "simplex no seu melhor"

Do pouco que sei, aqui onde trabalho o custo são cerca de 3000/ano e disseram-me que tem a haver com o tipo de subscrição.
Pelo que parece temos um numero ilimitado de utilizadores.

Para ligar la ou é por certificado digital ou associado ao cartao cidadão.. aqui a cena é ficares com o teu CC associado a um assunto profissional.

Depois falaram-me duns selos temporais.. mas nao percebi muito bem para que servem, mas têem um custo associado.

O CC que vai ficar associado é o do meu "boss", vai tudo em nome dele

Isso dos selos eu já mais ou menos que entendi, é outro sítio onde tens de gastar dinheiro
"para concorrer são 50selos..." e etc

Na plataforma que trabalho (acingov) supostamente os fornecedores não pagam inscrição mas depois têm que carregar selos temporaris no mínimo de 90 selos (+/- 160€) para poderem concorrer.

Toda gente paga a bem ou a mal.

O sistema de plataformas tem vantagens e desvantagem.

A maior desvantagem é que me parece que adulterou um pouco as regras clássicas concorrência na medida em que o facto de existir um renda afasta de mercado firmas ( barreiras) com capacidade para fornecer o serviço a um custo inferior mas sem meios para pagar um serviço como esse e sem "pachora" para andar a ler diariamente os concursos.

Agora tb já há muitas empresas privadas com plataforma de compra e o problema mantém-se. Acabam por pagar mais pelo mesmo produto porque os fornecedores + competitivos simplesmente fazem boicotes e desinteressam-se do cliente.

Outra situação prática a ter cuidado com plataformas ( qualquer uma). Deve nomear-se um "responsável" fixo por consultar e analisar a informação de forma rigorosa e sistemática. O que acontece algumas vezes é que com aquilo é só palha, a malta desinteressa-se e deixa passar concursos até ao dia em que um chefe qq se lembra disso e podem rolar cabeças. ( sobretudo qd não são a fonte principal de facturação). Já vi acontecer isso...

É "quem diz é quem faz" como na escola. Quem descobre o concurso é quem deve tratar do processo todo até ao fim. Porquê? Porque senão a malta passa a bola ao vizinho, cga no assunto, adia, e só no último dia é que acorda para vida e depois perdem-se noites e fins de semana pq fulano se esqueceu não sei do quê pq falta o papel não sei quê.

É um assunto sério, chato, maçudo e complexo para ser tratado com o profissionalismo devido.

Só posso falar da parte da entidade adjudicante, e concordo que foi um negócio feito à medida de várias pessoas para meterem dinheiro ao bolso, mas tem as suas vantagens, muito mais transparência nos concursos, quem concorre tem acesso a tudo a toda a hora, impossível haver falcatruas durante o processo, e depois tens a interligação com a basegov que é onde aparecem os contratos todos.
Para uma empresa pequena que não haja necessidade de ter muitos utilizadores inscritos só pagas os tais 160€ e para submeteres uma proposta gastas uns 5 selos. Não penso que seja assim muito oneroso.
Quem acarreta o peso todo dos custos são as entidades adjudicantes que pagam mensalidade.

Os concursos públicos saem sempre no diário da república, os ajustes diretos são convites em que o fornecedor recebe vários emails a avisarue foram convidados pela entidade X, perder um concurso por não o ver na plataforma não é desculpa.
Toda gente paga a bem ou a mal.

O sistema de plataformas tem vantagens e desvantagem.

A maior desvantagem é que me parece que adulterou um pouco as regras clássicas concorrência na medida em que o facto de existir um renda afasta de mercado firmas ( barreiras) com capacidade para fornecer o serviço a um custo inferior mas sem meios para pagar um serviço como esse e sem "pachora" para andar a ler diariamente os concursos.

Agora tb já há muitas empresas privadas com plataforma de compra e o problema mantém-se. Acabam por pagar mais pelo mesmo produto porque os fornecedores + competitivos simplesmente fazem boicotes e desinteressam-se do cliente.

Outra situação prática a ter cuidado com plataformas ( qualquer uma). Deve nomear-se um "responsável" fixo por consultar e analisar a informação de forma rigorosa e sistemática. O que acontece algumas vezes é que com aquilo é só palha, a malta desinteressa-se e deixa passar concursos até ao dia em que um chefe qq se lembra disso e podem rolar cabeças. ( sobretudo qd não são a fonte principal de facturação). Já vi acontecer isso...

É "quem diz é quem faz" como na escola. Quem descobre o concurso é quem deve tratar do processo todo até ao fim. Porquê? Porque senão a malta passa a bola ao vizinho, cga no assunto, adia, e só no último dia é que acorda para vida e depois perdem-se noites e fins de semana pq fulano se esqueceu não sei do quê pq falta o papel não sei quê.

É um assunto sério, chato, maçudo e complexo para ser tratado com o profissionalismo devido.

O problema é que as entidades públicas abrem concurso em várias plataformas. Há hospitais que abrem num, escolas noutro, juntas noutro... etc. Em diário da república estão todos os concursos, mas para se ter acesso ao caderno de encargos é que é preciso aceder às plataformas. Algumas dá para ter acesso gratuito, outros é preciso pagar. Para responder é que é preciso pagar e ter tudo assinado digitalmente com um certificado que dá para qualquer uma.

Para a vortal, o minimo por mês é suficiente para abrir as propostas, mas se for para responder a muitas, pode ser preciso investir mais.

Boas.
Agradeço as dicas que têem dado por aqui.

Já fechamos negócio com a Vortal, 108€+Iva /mês.

Uma dúvida ou duas que talvez consigam ajudar:

1 - Iremos receber um convite. Para concorrer terei de assinar digitalmente a proposta, certo? E para isso o certificado digital (já emitido pela Vortal) é suficiente ou preciso de activar a assinatura digital no CC e ter um leitor de cartões?

2 - É possível ter certificados digitais de mais pessoas? Neste caso, queríamos habilitar os dois sócios gerentes de assinarem as propostas, qualquer um deles, quando fosse necessário. Portanto, é possível associar duas pessoas para assinar as propostas?

Obrigado desde já.

Para assinar os documentos digitalmente é preciso o leitor de cartões e o software para assinar os pdf.
Podes ter um certificado por pessoa se o pagares.

Tens que assinar a proposta e respetivos documentos com um certificado digital qualificado. O da vortal não é suficiente, ou assinas com o cartão do cidadão ou um certificado digital qualificado da multicert (por ex)que fica muito caro. E convém remeteres junto com a proposta comercial e o Anexo I uma procuração ou a certidão permanente para que seja possível demonstrar que a pessoa que assina os documentos tem poderes legais para tal (em falta é motivo de exclusão).

O maior problema é mesmo esse, o governo devia ter assumido as suas responsabilidades e feito uma plataforma única para todas as entidades públicas, mas neste caso os lóbis devem ter falado mais alto.
Uma empresa que trabalhe com várias entidades tem que ter várias plataformas, é ridículo.

O problema é que as entidades públicas abrem concurso em várias plataformas. Há hospitais que abrem num, escolas noutro, juntas noutro... etc. Em diário da república estão todos os concursos, mas para se ter acesso ao caderno de encargos é que é preciso aceder às plataformas. Algumas dá para ter acesso gratuito, outros é preciso pagar. Para responder é que é preciso pagar e ter tudo assinado digitalmente com um certificado que dá para qualquer uma.

Para a vortal, o minimo por mês é suficiente para abrir as propostas, mas se for para responder a muitas, pode ser preciso investir mais.

Exato, assim se uma empresa quiser concorrer para várias entidades publicas, que abrem concurso em várias plataformas, tem que estar inscrita nessas plataformas todas e pagar por cada uma delas.
Eu normalmente lido com a saphetygov que custa os tais 160€/ano que falaram. A vortal sabia que era mais cara, mas nunca cheguei a perceber o porquê da diferença de preços.

Na saphety basta o cartão de cidadão com o leitor, mas também tem a opção do tal certificado digital que se paga à parte. Quando se submete um documento, apenas se seleciona o CC para assinar (do responsável da empresa) e depois introduz-se o código de assinatura. Isto deve ser igual em todo o lado.

Back