Começo por dizer que depois de ler as 3 páginas deste tópico, achei bastante graça como a paixão por determinada marca, normalmente a que possuimos, faz aumentar quase 1s às prestações anunciadas pela concorrencia e diminuir quase 1s ([:blush:] ) às prestações anunciadas pela marca que gostamos. Fantastico
]
Falando do que realmente interessa, como apaixonado por automoveis e porque não dizê-lo, pretencioso quanto a conhecimentos na matéria, só posso escolher um dos modelos: BMW 120D. Sendo já o actual modelo da BMW possuidor de inumeras qualidades, com um comportamento fantastico, o novo série 1 com motor de 177cv será um carro fantastico e com prestações dignas de um desportivo. Melhor de tudo: apesar de mais potente, o novo 120D será mais economico ainda ( o 163cv já era o mais economico da classe ). Os interiores levarão um restyling e haverá tambem algumas diferenças exteriores, quase imperceptiveis. Depois há a questão da fiabilidade, onde a BMW dá cartas, com provas dadas. O 120D é sem duvida e na minha opinião a melhor aposta: mais qualidade, mais baixo consumo, maior fiabilidade, superior comportamento e melhor imagem de marca. Este novo modelo irá estar já disponivel na versão 5 portas no final de Março.
Como 2ª opção escolheria o Leon FR, pela seguinte razão: é o que tem o 2º melhor comportamento ( que para mim é muito importante ) e o preço é bastante concorrencial. Vem muito bem equipado.
A3 é pouco mais que um Leon com preço mais elevado, mas com pior comportamento e pior equipado, embora ganhe 1 pouquinho mais na qualidade de construção. A diferença de preço não compensa. Mau negócio a meu ver.
Alfa GT é bonito, mas em tudo o resto perde para a concorrencia: mais lento, fiabilidade duvidosa, conforto e comportamento inferiores especialmente em mau piso, pouco espaço nos lugares traseiros, menor potencia, menor divertimento...enfim, o Alfa valerá apenas pela estética e pouco mais, na minha modesta opinião.
Compreendo o teu dilema, a Alfa sempre teve modelos bonitos e eu proprio tive 4 Alfas até hoje. Infelizmente quase todos me trazem más recordações a nivel de fiabilidade. Na altura, bastante mais novo, a paixão da estética prevaleceu sobre a razão. Hoje é diferente. Não sei se estou velho, se a razão me bateu à porta, ou se nem tenho razão nenhuma...dantes eu sorria a olhar para os meus alfas, mas o sorriso desaparecia quando me sentava ao volante deles, hoje não sorrio tanto a olhar para o meu carro, mas sorrio de orelha a orelha quando me sento ao volante dele...enfim, terás de ser tu a escolher o teu futuro carro e escolhe o que achares ser melhor para ti.[

]
Felicidades com a compra, seja qual for a tua escolha.