VW Golf 1.9 TDI 110CV 2002

pensei que o II só tinha tido esse 1250cc. já andei num com 310 mil e aquilo em AE ia aos 120/130 e ainda andava bem. agora que falas em JTD, realmente houve alguns comerciais com esse motor. com 100cv é que deve ser bastante raro nas nossas estradas, não?

quanto ao autor do tópico, quando pedem valores destes por carrinhas básicas assim, não sei o que achar dessa viatura. ou tem muitos kms ou o dono não sabe o valor que pedem por eles, continuo a dizê-lo.

https://www.olx.pt/anuncio/vw-golf-4-gpl-1-400-c-c-75cv-IDCqiwK.html

3750 por uma Golf a caminho dos 20 anos, a gasolina, e com o tão badalado 1.4 de 75cv carregado de km's?
Metade do valor já era caro[:)]

Obrigado pelas respostas todas.

Realmente sou um leigo nisto e tenho muito a ler/aprender. Onde posso encontrar o questionário?

Já agora, acham que um Golf IV com 300 mil kms estará bom de motor?

Claro que quantos menos kms melhor. Mas vamos ser realistas. Carros com mais de 10 anos ou a rondar entre os 10 e os 15 se não tiverem mais de 300 mil lá perto devem andar. Isto na grande maioria dos casos. Claro há excepções.

Ok já coloco aqui a resposta ao questionário. Como estou no telemóvel agora não dá jeito mas quando chegar a casa no PC trato disso.

• Que tipo de carros gostas? Tenho um Fiat Punto e gosto do tamanho do carro. Carros dentro do mesmo género, pequenos mas não em demasia (tipo Smart) e com os quais facilmente se encontra um buraco para estacionar.
  • Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)? Prefiro Citadinos e Utilitários.
  • Que marcas e modelos gostas e equacionas? Não sou esquisito. Basicamente tudo o que não seja carros franceses (farto da moda dos Renaults neste país e agora também da praga Peugeot que cada vez se vê mais), tenho para mim que os carros franceses são pura sucata e que resistência de motores ou interiores não é para eles e que são apenas carros desenhados para agradar ao olho, dispenso também Seat (carro de tunning não é para mim). Gosto da Fiat, apesar dos interiores um pouco fracos, tem bons motores (pudera, quem tem a Ferrari no seu portefólio, se não soubessem fazer motores quem saberia?), aprecio também carros japoneses como os Honda e ainda a sueca (agora indiana) Volvo pela segurança. Mas penso que a VW é a rainha da indústria porque mistura um pouco os prós de todas estas anteriores.
  • Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? Depois de mais de meia década a ter um carro comercial, estou de partida desse formato, credo. Sou sempre o burro de carga, chega. Quero levar alguém comigo, só pode ir um. Fora que os senhores agentes da autoridade fiscal das estradas (aka chulos das multas) adoram mandar parar comerciais a ver se podem exigir faturas. Com um carro de 5 lugares atrai menos atenções.
  • Precisarás de levar carga com frequência? Não, apenas as compras para casa, levar alguém a algum lado de vez em quando… ou mandar umas berloitadas no banco de trás (é a vida, um gajo não pode andar sempre a pagar quartos de hotel).
  • Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos? Coisa pouca. Entre 5 a 7 mil kms por ano.
  • Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? Tenho preferência por auto estradas, sempre que disponíveis. Tenho pouca paciência para nacionais e curvas e contra curvas, fora que passo mais tempo a mandar os outros condutores para algum lado que a conduzir, com o típico para arranca das nacionais em alguns sítios.
  • Os consumos terão grande importância? Sim, já trabalhei para uma gasolineira e dispensava tornar os senhores mais ricos do que já são, sem necessidade disso.
  • A potência do motor terá grande importância? O meu Punto até puxa bem, sendo um carro leve. Tenho andado num Polo por questões profissionais, dos recentes, com 3 cilindros, e farto me de rir (eu e a restante equipa) com o esforço que o coitado faz em subidas. Dispenso ter disso na vida particular também.
  • Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? Sempre que puder, irei evitar.
  • Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? No máximo dos máximos, a esticar a corda (a candidatar me a enforcar me seriamente) os 5000€. Não quero meter-me em créditos para um carro já com anos e anos, e se o fizer será para uma parte do valor do carro e nunca a totalidade, portanto se for para gastar esse valor todo irei ter de fazer uma valente ginástica financeira. A preferência será cifrar-me nos 3500€ ou menos.
  • Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? No mínimo quero um carro de 2002. No máximo de 2003. Sendo o meu Punto de 99, meti aqui um calendário imaginário na cabeça, quero atualizar o ano do carro de 4 em 4 anos… neste caso será 3 ou 4 anos mais novo que o meu Punto de 99... se este vier a ser de 2002 ou mesmo de 2003, o seguinte terá de ser de 2006 ou 2007 por ai. Isto também serve para limitar o valor a pagar pelo carro, pois já se sabe, quanto mais recente mais caro. E creio que 2002/2003 foi a altura do fim dos "motores da guerra" e o principio do fim do IUC barato (que chegaria ao fim em 2007). Portanto parece me período interessante.

PS: Vá, digam que não jogo com o baralho todo, pela quantidade de raciocionio nonsense que ali vai acima :D

Última edição:
Realmente tens umas ideias um bocado... sui generis! [:D]

Olha lá, onde é que ouviste dizer que os Peugeot se desmontam todos? [:p] E logo vindo de quem tem um Fiat, cum caraças! [:D]

Peugeots 206... Peugeots mais recentes até... só oiço falar de motores que estoiram aos 200 e 250 mil... interiores que dão de si, barulhos parasitas com fartura... e claro, a assistência da Peugeot... a empresa onde trabalhei até Outubro, a frota era toda Peugeot... coitados, cada vez que iam mandar arranjar algo... os tipos da Peugeot em vez de irem logo ao foco do problema primeiro andavam a trocar outras coisas a ver se atenuava o problema até trocarem o que de facto estava a causar o problema... vai lá vai... E Renault... baralhos parasitas é algo banal, motores a estoirar aos 200 mil igual, interiores fracos (a minha irmã tinha o teto a descolar e os estofos a dar de si no seu Laguna, vá de retro satanás)… até um colega meu que quis ser muito inteligente e ir buscar o carro a França foi buscar um Megane de 2012 (eu avisei que não era só pagar o carro) e agora diz "ai jesus cada pneu são 200€... ai jesus uma revisão é um balúrdio…", enfim…

Sei que Opel é alemã de nascença e agora está endrominada com a virose francesa mas pronto, os Opel nunca foram carros maus. Mas basicamente entre marcas ando entre VW, Fiat, Honda e Volvo. Acho que qualquer um destes é mais competente que os franceses.

PS: O reconhecimento mais puro de que os motores franceses não valem um chavelho é a Renault comprar a Nissan e passar a usar os motores deles… está tudo dito. E diga-se de passagem, a Renault é a maior marca francesa, por isso cuidado com as que vem atrás.

Última edição:
Que confusão que vai nessa cabeça.
A parte da atualização de 4 em 4 anos é de rir [:D]

Acho que em cima já publicaram boas hipóteses para o que pretendes, com destaque para o Mazda 2 e o Clio III de 2006 com 100 mil km.
Para 5 mil km ano não se justifica carro a gasóleo, muito menos um do século passado e com centenas de milhar de km's rodados.

Peugeots 206... Peugeots mais recentes até... só oiço falar de motores que estoiram aos 200 e 250 mil... interiores que dão de si, barulhos parasitas com fartura... e claro, a assistência da Peugeot... a empresa onde trabalhei até Outubro, a frota era toda Peugeot... coitados, cada vez que iam mandar arranjar algo... os tipos da Peugeot em vez de irem logo ao foco do problema primeiro andavam a trocar outras coisas a ver se atenuava o problema até trocarem o que de facto estava a causar o problema... vai lá vai... E Renault... baralhos parasitas é algo banal, motores a estoirar aos 200 mil igual, interiores fracos (a minha irmã tinha o teto a descolar e os estofos a dar de si no seu Laguna, vá de retro satanás)… até um colega meu que quis ser muito inteligente e ir buscar o carro a França foi buscar um Megane de 2012 (eu avisei que não era só pagar o carro) e agora diz "ai jesus cada pneu são 200€... ai jesus uma revisão é um balúrdio…", enfim…

Sei que Opel é alemã de nascença e agora está endrominada com a virose francesa mas pronto, os Opel nunca foram carros maus. Mas basicamente entre marcas ando entre VW, Fiat, Honda e Volvo. Acho que qualquer um destes é mais competente que os franceses.

Que exagero que praí vai...achas quem em carros com quase 20 anos vai ser tudo do bom e do melhor?

Os franceses são das melhores compras que se podem fazer em termos de custo benefício, mas quanto mais novo melhor.
Relativamente à Opel, até podem vir a perder algumas qualidades, mas vão ganhar muitas outras. Ainda é cedo para falar, mas dificilmente não vão para melhor.

Claro que um carro com 20 anos não vai ser do bom e do melhor. Mas pior que onde estou só se for um Uno. Ou coisa do género.

O Mazda agradou-me bastante confesso. Motorização japoca é do melhor que há para aí, até a Renault concorda que é melhor ter um motor japoca que um franciu :D

Tem o "primo" Audi A3, por vezes algo inflacionado, mas procurando com calma também se encontram bons negócios, inclusivamente com o 1.8 de 125 CV, embora seja conhecido por ser relativamente "pastelão" para a potência e cilindrada que tem.

do teu raciocínio todo gostei das "berloitadas" e gostei deste teu último raciocínio:

1. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? No mínimo quero um carro de 2002. No máximo de 2003. Sendo o meu Punto de 99, meti aqui um calendário imaginário na cabeça, quero atualizar o ano do carro de 4 em 4 anos… neste caso será 3 ou 4 anos mais novo que o meu Punto de 99... se este vier a ser de 2002 ou mesmo de 2003, o seguinte terá de ser de 2006 ou 2007 por ai. Isto também serve para limitar o valor a pagar pelo carro, pois já se sabe, quanto mais recente mais caro. E creio que 2002/2003 foi a altura do fim dos "motores da guerra" e o principio do fim do IUC barato (que chegaria ao fim em 2007). Portanto parece me período interessante.

mas há mais aí. só te digo, tens cada ideia mais errada... até eu, que não percebo nada de carros, me ri tanto com algumas das coisas que escreveste... tens a certeza de que isto não é um tópico do gozo? [:)] :sh)

Voltar
Superior