VW Passat 140cv DSG

amadex

New member
Viva!

Adquiri a semana passada uma Passat Variant 140cv DSG e, até ao momento, estou bastante satisfeito. É fantástica!

No entanto, reparei em 2 coisas que me têm estado a preocupar:

1. Ao contrário do que tenho lido, notam-se perfeitamente as passagens de mudança na DSG - não acho que seja tão linear como se diz - opiniões de que tenha DSG são bem vindas: defeito ou virtude?

2. Desde ontem que, de manhã, passei a ouvir um "matraquear" em aceleração que depois desaparece após uns poucos quilómetros ou a temperatura subir um pouco (ainda não consegui perceber). Não torna a fazer este "matraquear" ao longo do dia...

Any help is welcome!

Obrigado!

De 1ª para 2ª por vezes sente-se um pouco, as outras são quase totalmente imperceptíveis.

Pelo contrário as reduções normalmente sentem-se mais que numa automática com conversor de binário.

citação:Originalmente colocada por jbranco

De 1ª para 2ª por vezes sente-se um pouco, as outras são quase totalmente imperceptíveis.

Pelo contrário as reduções normalmente sentem-se mais que numa automática com conversor de binário.
jbranco, vou aqui fazer um pouco de off-topic, explica-me, dá a entender que sabes, a diferença entre um caixa tipo as da BMW e as CVT da ford(acho que se designam por caixa de variação contínua)...não quero uma explicação técnica, mas sim o que se nota na prática.

citação:Originalmente colocada por necos

jbranco, vou aqui fazer um pouco de off-topic, explica-me, dá a entender que sabes, a diferença entre um caixa tipo as da BMW e as CVT da ford(acho que se designam por caixa de variação contínua)...não quero uma explicação técnica, mas sim o que se nota na prática.

quanto ás cvt e as automaticas "normais " as diferenças é que a cvt não tem carretos para a desmultiplicação é sempre continua, ou seja ao acelerares a rotação mantem-se e a caixa é que vai desmultiplicando, tal como as scooter's.;)

Qd o pessoal diz que não se nota é pq não há um tempo de espera entre o engrenar das mudanças adjacentes. Isto é verdade, na DSG estão sempre 2 engrenadas simultaneamente.

Agora o que se nota é a mudança de rotação, mas isso é óbvio e perfeitamente normal.

Em relação ao barulho que sentes convém estar atento a isso. O carro é novo e os materiais ainda se estão a acamar uns aos outros, se continuar aconselho-te a ir a uma oficina e referir esse ponto, quem sabe não é mesmo um problema e não degenere num ainda maior.

Felicito-te pela tua escolha, é uma excelente carrinha e com essa caixa torna-se um mimo a condução. Parabéns e boa sorte com ela.

citação:Originalmente colocada por Afcivic

quanto ás cvt e as automaticas "normais " as diferenças é que a cvt não tem carretos para a desmultiplicação é sempre continua, ou seja ao acelerares a rotação mantem-se e a caixa é que vai desmultiplicando, tal como as scooter's.;)
É isso. ;)

citação:Originalmente colocada por Afcivic

Espera aí.....vou-te fazer umas perguntas que podem parecer, e se calhar são:D, parvas:

1ª Então o conta-rotações nunca sofre alterações como quando pôes uma mudança....em que a rotação desce?

2ª Nos BM´s e mercedes e tb na DSG, os quais já conduzi, quando faço o Kick-down, acho que é esse o termo utilizado[8)], a cx. pôe uma, ou as que achar necessa´rias, "abaixo"..........e na CVT como se processa?

3ª Provavelmente a CVT consome mais?

4ª No arranque a CVT é mais rápida que as outra? (Pelo menos não tem que pôr mudanças)

o que te posso dizer é que no meu hybrid que tem cvt é assim, em termos de resposta é muito rápido pois quando calcas o acelerador ele sobe logo de rotação e a partir daí é só desmultiplicação da caixa, consegue-se muito bons consumos pois consegues ir a velocidades altas com baixas rotações desde que o terreno o permita.;)
e não se coloca nenhuma velocidade, pois colocas em modo D e podes ir até á china sem mudares.:D

o kickdown na cvt é igual só que em vez de carretos ele faz isso com a correia para uma maior desmultiplicação apenas notas o aumento das rpm's.

Espera aí.....vou-te fazer umas perguntas que podem parecer, e se calhar são:D, parvas:

1ª Então o conta-rotações nunca sofre alterações como quando pôes uma mudança....em que a rotação desce?

2ª Nos BM´s e mercedes e tb na DSG, os quais já conduzi, quando faço o Kick-down, acho que é esse o termo utilizado[8)], a cx. pôe uma, ou as que achar necessa´rias, "abaixo"..........e na CVT como se processa?

3ª Provavelmente a CVT consome mais?

4ª No arranque a CVT é mais rápida que as outra? (Pelo menos não tem que pôr mudanças)

Nas CVT's exitem mudanças pré-defenidas (posições das polies), senão não tinham "mudanças", visto que o conceito usado é "variação contínua".

;)

citação:Nas CVT's exitem mudanças pré-defenidas (posições das polies), senão não tinham "mudanças", visto que o conceito usado é "variação contínua".

no caso do meu hybrid isso não acontece, mas no jazz existe essa opção com 7 posições pré-defenidas com comando no volante.

Uma caixa CVT

2006726125046_cvt.350.gif

Boas,

Eu tenho um golf 2.0 DSG, à cerca de dois meses.
Só se nota mais a passagem da 1º para a 2º, de resto quase não se nota.
Sempre tive carros manuais, agora é que decidi comprar este com DSG. E estou super contente com a caixa.
Uma das situações em que acho que a inteligência da caixa não funciona muito bem é:

Por exemplo ao chegar a um semafero vermelho começo a abrandar e passo a caixa para o N (ponto-morto) mas quando estou mesmo quase a parar, o sinal fica verde, passo para o D e ele dá um pequeno solavanco, tipo aguentava bem uma 3º e coloca me uma 1º. Agora optei por não colocar em N, só quando estou mesmo parado.

Obrigado pelo feedback! Já percebi que a "linearidade" de que se falava sobre a DSG não é equivalente a uma CVT (era essa a ideia com que ue tinha ficado) :) Sendo assim, realmente a condução é um mimo considerando que existe um ligeiro lag de rotações especialmente nas mudanças mais baixas!

O que realmente me preocupa mais é o "matraquear" de motor que surge em aceleração, mas que apenas sucede por vezes... tipicamente com o motor mais frio.

Esquece PeterM, só agora reparei no teu post... Nunca coloco a caixa em N... deixo sempre em D e pura e simplesmente travo nos sinais. Mas já reparei que nas mudanças de D para R, por exemplo, tipicamente existe um solavanco. Tem que se premir o acelerador com jeitinho...

Voltar
Superior