VW polo 1.2 2003/2004

Joaolrps

New member
Boa tarde!

depois de muito ler sobre os carros a diesel, vi que no meu caso pelos preços que os carros a diesel estão e com o meu orçamento(4000€) que a melhor opção é um carro a gasolina. Faço cerca de 60km por dia, durante a semana, e 40 ao fim-de-semana, os meus percursos são A8 até Lisboa e depois o resto é eixo norte-sul e um bocado em plena cidade.
O que me dizem de um polo 1.2 de 2003/2004. É uma boa compra?

Cumprimentos

Isso dá qq coisa ali pelos 19-20000 km por ano....e num carro com 12-14 anos. Em termos de custos, diesel ou gpl seria melhor ideia.
Outra questão é o facto de ser um usado, com essa idade e do qual se vai exigir fiabilidade para essa quilometragem. Se estiver mesmo em bom estado é perfeitamente suficiente, mas há sempre um factor sorte nos usados difícil de contornar. Sei que n serviços d grande ajuda, mas sem gastar mais algum, para esse uso, é difícil.

Mas porquê essa panca dos Polos? É por ser VW [8b]? A gasolina a 20k kms por ano vais gastar e bem. Começaste melhor quando vieste ao forum pedir opinião sobre um Corsa C 1.3 cdti, que até não é uma má alternativa, mas como te recomendei tinhas os Punto 1.3 mjet (é o mesmo motor e tudo do corsa ambos são motores fiat) com menos kms e com preços mais acessíveis.
Compra um carro honesto pois o teu orçamento não dá para mais.

E agora fui ver os tópicos que criaste
http://forum.autohoje.com/auto-ajuda/147009-vw-golf-iv-1-9-tdi-vs-seat-ibiza-1-9-tdi.html
http://forum.autohoje.com/forum-geral/147097-vw-polo-1-4-tdi-2000-2001-a.html
http://forum.autohoje.com/forum-geral/147067-opel-corsa-1-3-cdti-de-2004-a.html

Aqui no forum já foste bem aconselhado.

Encontrei este teu achado:
eu não tenho um segmento preferido. Sou muito aberto quanto aos carros. Só não gosto daqueles carros pequenos tipo Panda, twingo, lupo...

Mas apontas a carros Alemães :sh)

Boa tarde!

depois de muito ler sobre os carros a diesel, vi que no meu caso pelos preços que os carros a diesel estão e com o meu orçamento(4000€) que a melhor opção é um carro a gasolina. Faço cerca de 60km por dia, durante a semana, e 40 ao fim-de-semana, os meus percursos são A8 até Lisboa e depois o resto é eixo norte-sul e um bocado em plena cidade.
O que me dizem de um polo 1.2 de 2003/2004. É uma boa compra?

Cumprimentos

Pode-se dizer que ficas com um carro para os teus trabalhos.

Mas porquê essa panca dos Polos? É por ser VW [8b]? A gasolina a 20k kms por ano vais gastar e bem. Começaste melhor quando vieste ao forum pedir opinião sobre um Corsa C 1.3 cdti, que até não é uma má alternativa, mas como te recomendei tinhas os Punto 1.3 mjet (é o mesmo motor e tudo do corsa ambos são motores fiat) com menos kms e com preços mais acessíveis.
Compra um carro honesto pois o teu orçamento não dá para mais.

Foste atropelado quantas vezes por alemães na vida, nomeadamente por VWs...?? Estes haters... [8b][8b][8b][8b][8b][8b][8b][8b]

Foste atropelado quantas vezes por alemães na vida, nomeadamente por VWs...?? Estes haters... [8b][8b][8b][8b][8b][8b][8b][8b]

Felizmente nunca fui atropelado por ninguém, agora alguém que tem 4000€ precisa de uma viatura a diesel e em vez de ir para viaturas acessíveis, o user ainda pensou em dar 4900€ por um Golf TDI com 250k kms de 2000 é claro que uma pessoa tenta chamar à razão, e desde já que fique vincado que não sou hater de nenhuma marca! Apenas tento aconselhar quando é obvio que o user está fora da realidade!

Já tive um desses, de 2002 com 56000km e foi a pior coisa que já comprei...desde bobines, fecho do tampão da gasolina, controlador de velocidade do ventilador, imobilizador, os vidros de trás desciam e metiam agua, e o fecho central trabalhava mal as vezes..tive-o 8 meses..como estava na garantia não gastei um cêntimo, mas foi um cancro...a única coisa boa do carro era, surpreendentemente, o motor...não andava nada (não pode com o cu), bebe bem (gastava mais que a minha Laguna 1.6), mas é muito silencioso (ao relantin nem se ouvia fora do carro) e se calcares a fundo, quando passa das 3000RPM ronca bem...ah, a caixa e a direcção têm um feeling muito bom.

Resumidamente, compra outra coisa. Tivesse sido hoje, tinha comprado um Clio 1.2 ou até um Modus (mas este já é preciso gostar xD)..nunca o VW.

esse motor 1.2 dos polos é um cancro para além de não andar nada, não é nada económico e ainda por cima para um motor atmosférico é problemático. 1.2 a gasolina há ai bem melhores com melhor andamento e mais económicos

Não é panca. Falaram mal dos polos e dos corsas, só dizem bem dos puntos, mas ca por causa já tivemos dois e só deram problemas, é por isso que sou reticente quanto aos puntos.

Lembro-me de ter experimentado um a uns anos e coitadinho, nem se mexia e bem que lhe calcava.

A gasolina o melhorzito é capaz de ser um Yaris, pelo menos em termos de durabilidade. Um Clio também é uma boa aposta.

Bem, tenho um cá em casa. Efectivamente não é um motor de performances rápidas nem lá perto. Em cidade, não compromete, desenrasca-se bem até também devido ao bom escalonamento da caixa.

Já em vias rápidas e AE, nem a caixa curta o safa : é fraco. Afinal, falamos de 64cv virados para a economia, num carro relativamente pesado e com pneus 195 ou mesmo 205 em algumas versões.

Nem em cidade nem em AE é económico.

Os pontos fortes são o espaço/habitabilidade/insonorização/conforto q.b. /qualidade dos materiais q.b. , tendo em conta o segmento, claro.

É muito fácil de conduzir em cidade e o motor tem poucas vibrações.

Para o que o autor do tópico procura, seria bom um diesel, mas, com esse orçamento infelizmente aparecem muitos já com muitos KM e em mau estado.

Eu procurava algo com motor a gasolina 1.4 ou 1.6, com potências de 90 a 110cv, porque para AE ainda por cima a A8 com muitas subidas, dá jeito para o motor não ir tanto em esforço nem consumir tanto.

Falaram no Clio 1.2, este fórum efectivamente tem uma panca por esse carro, mas para fazer frente ao Polo tem de ser o Clio III, que na versão 1.2 75cv também não é propriamente despachado e na A8 não vai ser económico.

Não é panca. Falaram mal dos polos e dos corsas, só dizem bem dos puntos, mas ca por causa já tivemos dois e só deram problemas, é por isso que sou reticente quanto aos puntos.

Já devias ter dito isso. Uma coisa é dizeres que aceitas qualquer carro e depois apenas apontares TDI's, outra é dizeres que em tua casa existiram más experiências, eu compreendo esse receio, eu tive um corsa c 1.3 cdti e aos 90.000kms pediu bi-massa por isso entendo.
Agora existem algumas opções honestas, os puntos sendo uma delas se não gostas existem outros como clios dci, por exemplo
https://www.olx.pt/anuncio/vendo-renault-clio-2-1-5-dci-12-2004-IDzHwS5.html#46e7c009f0
https://www.olx.pt/anuncio/renault-clio-1-5-dci-IDzHuPt.html#46e7c009f0
https://www.olx.pt/anuncio/citroen-c3-IDzGAr5.html#90c81b0035
Com calma encontras algumas opções e com a tua quilometragem algo a diesel é recomendado, se perderes o receio dos puntos vais encontrar as melhores oportunidades, agora até 4000€ ainda apanhas clios, fiestas, c3, 206 entre outros, claro nenhum perfeito, mas o mercado de usados é mesmo assim, seja a gasolina ou gasóleo. É ter tempo e paciência.

PS: E ninguém falou mal do corsa c 1.3 cdti, simplemente o punto 1.3 mjet é basicamente a mesma coisa mas mais barato.

Última edição:
Depende. O mais importante é que um diesel a esse preço esteja bem tratado, de preferência de apenas 1 dono.

Até pode ter 250 mil KM, desde que os tenha feito de forma correcta. Muitas vezes é impossível saber isso.

Mas com esse orçamento arranjas carros diesel já de bons consumos e baixas cilindradas, que até nem se mexem mal e que não têm FAP nem estão demasiado " esticados " não comprometendo em demasia assim a fiabilidade.

Com esses 4000 já encontras o mesmo carro a diesel... ou então os primos Ibiza e Fabia com os mesmos motores. Sao a mesma coisa que a gasolina, um pouco mais ruidosos claro, mas muito económicos.

A gasolina não é economico, não é confortavel (é duro e os bancos highline nâo tem apoio lombar), rubber touch descasca todo e os plasticos riscam facilmente, motor fraquissimo e muitos problemas ao longo de apenas 68 mil km.

Gosto do feeling da caixa, é espaçoso e bem montado - sem ruidos parasitas (bem melhor que o ibiza) e manutenção (fora da marca) é barata.

A minha mãe tem um 1.2 highline lá em casa e tem sem sido um poço de problemas desde o 2º mês após a compra em novo. Só lá ficou porque anda mesmo muito pouco anualmente e por isso serve apenas para o desenrasque. Se fosse para utilização diaria ja lhe tinha pegado fogo [:D]

http://www.standvirtual.com/carros/anuncios/VW/Polo/P8995397/
http://www.standvirtual.com/carros/anuncios/VW/Polo/P8984663/
http://www.standvirtual.com/carros/anuncios/Seat/Ibiza/P9022699/

Eu sei que ainda são alguns km mas depois aquilo que poupo em combustível será que compensa a manutenção dos carros a diesel?

A manutenção que terás nesses carros irá depender do estado dos mesmos e isso tanto acontecerá a diesel como a gasolina, tens de procurar e bem e não te limites a um modelo e um motor, seleciona vários que estejam no teu orçamento e vai procurando.

Não sei de onde vem essa panca da manutenção dos carros a diesel. Todos os carros a diesel daqui de casa que fazem manutenção levam sempre óleo e filtros apenas. Todos os filtros (habitaculo, oleo, gasoleo, ar) não chega a 30€. O mesmo que uma bobine nesses 1.2. Mais o óleo. E não costumo trocar os filtros todos de uma vez.

Voltar
Superior