xDrive. Importante em Portugal?

rodrigol

New member
Olá,

Tentei procurar por tópicos sobre o assunto mas não encontrei nada relevante. Ainda assim, se já há informação suficiente sobre o tema então peço desculpa por mais este tópico.

Tenho a seguinte dúvida... Acham que em Portugal o xDrive para um 535d Touring é um opcional determinante/importante? Pela minha percepção trata-se de uma opção extremamente importante para países mais frios que o nosso, aonde neva com frequência, mas tenho dúvidas quanto à real relevância do xDrive em Portugal.

Que outros prós/contras é que identificam quando se compara, além do consumo adicional de gasóleo (+0,3 l/100 km) e emissões de CO2 mais elevadas (+8 g/km)?
Será a vantagem óbvia de ter melhor tracção assim tão determinante para Portugal quando o RWD também tem sistemas de segurança activa como o DSC?

A diferença de preço para entre AWD e RWD é de sensivelmente 2.500 euros que poderiam muito bem ir para opcionais que porventura sejam mais úteis...

Obrigado!

Num pais como o nosso (clima) ter um carro com tração integral não serve para nada, preferia gastar esses 2500 euros em opções.
Cumps

Em determinadas localizaçoes onde gela bastante como Guarda, Bragança etc ainda tem alguma logica. Fora isso é desperdicio!

Em Portugal não é importante. É importantissimo! Dá mais status.

Não dá nada ... é uma heresia comprar um BMW com AWD ... ja sabe que todos os condutores de BMW's escolhem por ser RWD de modo a fazerem todas as rotundas em powerslide !

Em determinadas localizaçoes onde gela bastante como Guarda, Bragança etc ainda tem alguma logica. Fora isso é desperdicio!

x2 - Há uns anos morei na zona da Guarda. Se lá tivesse continuado, já tinha comprado uma máquina a gasolina com AWD!

Como é que é a distribuição de potência nos BMW com Xdrive? (ja agora nos Quattro e nos 4Matic). Eu sei que são carros bonitos e elegantes, mas parece que quem quer uma berlina ou carrinha AWD esquece-se sempre do Subaru Legacy

Obrigado pelas respostas!
As opiniões para já confirmam a minha percepção.

Como é que é a distribuição de potência nos BMW com Xdrive? (ja agora nos Quattro e nos 4Matic). Eu sei que são carros bonitos e elegantes, mas parece que quem quer uma berlina ou carrinha AWD esquece-se sempre do Subaru Legacy
Encontrei este artigo com link para um vídeo bastante interessante que, inclusive, compara o xDrive com o Quattro da Audi.
Contudo (novamente) está focado na utilização em pisos com gelo/neve, daí o meu post inicial...

A closer look at BMW xDrive technology | The Car Tech blog - CNET Reviews

Last edited:
x2 - Há uns anos morei na zona da Guarda. Se lá tivesse continuado, já tinha comprado uma máquina a gasolina com AWD!
Será para conduzir maioritariamente no litoral...
Também tenho a percepção de que é desperdício até porque já estou habituado a RWD. Nunca fiz powerslides em rotundas mas já fiz understeering severo com o meu anterior (e saudoso) Mégane II! Acho que isso não conta para status, certo? [:)]

Boa questão (e sugestão), mas a verdade é que eu não "quero" AWD e vou comprar o carro aqui na Alemanha... ;)
A minha questão é apenas para tirar as dúvidas que tinha relativamente à utilidade do xDrive quando repatriar o carro.

Os BMW mesmo nos burgueses Serie 5 são carros com uma dinâmica muito interessante, porque de raiz tem essa preocupação.

Não sei bem se o X-drive será uma grande mais valia, embora eu goste genericamente de carros AWD, ainda para mais se falarmos de familiares.

Num Audi sem duvida que preferia o Quattro, num BMW só experimentando.

Eu tenho a versão 4x4 da Skoda Superb Break e não estou nada arrependido.

Pelo contrário. Quando chove, sei que vou um pouco mais seguro que os restantes. E os sistemas de tracção AWD actuais não gastam assim tanto combustível.

Podendo ter, acho que é uma mais valia em termos de segurança na estrada.

E espero depois experimentá-la quando for para a neve.

Last edited:
Tudo dependerá do gosto de cada um.

Claro que o sistema 4WD será mais utilizado em estradas húmidas ou com neve.

Mas mesmo assim, um carro 4WD mesmo em piso seco, tem um comportamente mais neutro do que um RWD ou FWD.

Mas como em tudo, dependerá da opção e vontade do comprador gastar ou não o dinheiro no momento da compra, como também, arcar futuramente com o acréscimo de combustível que terá o 4WD versus as suas versões homólogas de duas rodas motrizes.

Se para teres AWD vais ter que abdicar de outros extras que tb gostavas, aconselhar-te-ia a deixares esse extra cair...

Agora podendo gastar... o verdadeiro luxo é isso mesmo, ter o que rarissimamente se vai precisar mas qd é preciso, tens! [;)]

Acho que não tem grande utilidade por cá, só comprava AWD se fosse andar regularmente em terra batida, serras, etc.

A questão do AWD ser mais "seguro" é uma ilusão, só faz qualquer diferença em aceleração (com curva neutra ou em travagem até é pior porque acrescenta peso) e aí o RWD também não foge desde que o controlo de tracção continue ligado.

Muitos por pensarem que por ter AWD o carro agarra que se farta em curva acabam enfaixados nos rails...mas pronto espetam-se de frente invés de traseira [:D]

Last edited:
Apesar de nevar pouco em Portugal e o clima ser bastante temperado a tração integral não serve apenas para andar na neve. O carro fica com uma enorme estabilidade e curva bem, apesar de piorar os consumos.
Eu sou possuidor de um Golg V de 2007 e o meu primo é possuidor do mesmo modelo, do mesmo ano, com o mesmo motor apenas com o sistema da VW 4motion e nota-se a diferença. Agora se me perguntam se vale a pena os 2500€ a mais no caso do bmw eu digo que não mas fica a teu critério

Back