Xenon encandeia?

Raistaparta

Well-known member
Se calhar ando com um problema qualquer na vista, mas tenho reparado que esta nova moda dos faróis de xenon tem-me perturbado um pouco quando me cruzo com eles, principalmente de dia.

Também acredito que haja por aí muito farol mal regulado, mas os de xénon com aquela luz toda bonitinha e muito xpto parecem-me ser mais agressivos para a vista do que os tradicionais halogéneos amarelos. O que acham disto?

Concordo, de dia então, se vêm de frente até fico ceguinho... [8]

E o que dizer daqueles que de noite ligam os minimos e os faróis de nevoeiro? [8]
Os FN têm mais intensidade do que os médios, logo encandeiam mais... muito mais... Mas como é desportivo e cool e deve dar mais cavalos, toca a ligar apenas os minimos e os FN mesmo quando não há uma ponta de nevoeiro à vista! [8]

Mesmo bem regulados, acho que acaba por ser normal, entre o espaço de tempo que o sinal do sensor de inclinação e a acção do regulador de altura já levas-te com o xenon nos olhos, especialmente em muitas das nossas estradas aos altos e baixos e na presença de lombas e afins.

Depois tb há para aí muito xenon em farolins convencionais, sem regulação automática.

Abraço

Encandear não digo, mas uma coisa é certa. Não sei se é do xenon se das lentes concavas, mas basta circular numa via com um pavimento apenas ligeiramente irregular, que um carro com xenon atrás de nós parece que está a fazer sinal de luzes de 10 em 10 segundos. Qualquer um.

citação:Originalmente colocada por Pedrocas

Concordo, de dia então, se vêm de frente até fico ceguinho... [8]

E o que dizer daqueles que de noite ligam os minimos e os faróis de nevoeiro? [8]
Os FN têm mais intensidade do que os médios, logo encandeiam mais... muito mais... Mas como é desportivo e cool e deve dar mais cavalos, toca a ligar apenas os minimos e os FN mesmo quando não há uma ponta de nevoeiro à vista! [8]

Por acaso não tenho problemas nenhuns com os faróis de nevoeiro à frente, até acho que iluminam pouco e só servem para o pessoal das marcas sacar mais algum ao pessoal. :D

A mim não encandeiam, embora eu seja dificil de encandear, sou capaz de conduzir com o sol de frente sem por a pala nem semi-cerrar os olhos e não uso oculos escuros...incomoda-me como é obvio mas não me impede de ver. Só me encandeio em situações muito raras.

Faróis de xénon não me fazem diferença nenhuma... faróis mal regulados ou com luzes, certamente não regulares, é que me incomodam e muito!

Quanto a faróis de nevoeiro, se realmente forem de nevoeiro também não me fazem confusão nenhuma, nem percebo como fazem a alguém, visto que para desempenharem bem a sua função devem estar apontados para o chão (pela mesma razão que no nevoeiro não se deve utilizar os máximos).

Agora o que eu acho é que anda muita gente mais interessada em focar os faróis dos outros carros do que andarem atentos na estrada.

Já n é primeira vês que penso nesta questão. Deve haver algumas marcas cujos farois de Xenon tem um brilho despropositado. N sei se alguma autoridade tem possibilidade de analisar esta questão.

citação:Originalmente colocada por joao

Faróis de xénon não me fazem diferença nenhuma... faróis mal regulados ou com luzes, certamente não regulares, é que me incomodam e muito!

Quanto a faróis de nevoeiro, se realmente forem de nevoeiro também não me fazem confusão nenhuma, nem percebo como fazem a alguém, visto que para desempenharem bem a sua função devem estar apontados para o chão (pela mesma razão que no nevoeiro não se deve utilizar os máximos).

Agora o que eu acho é que anda muita gente mais interessada em focar os faróis dos outros carros do que andarem atentos na estrada.

O problema é que quem mete faróis de nevoeiro à la tuning, parece que os mete a apontar para cima! Deve dar mais estilo! [8]

Por acaso sempre que passo por um com xenon me apetece meter os maximos ao gajo ou um tijolo..

Dizem todos que são fantasticos e são, para quem os leva.. pior que aqueles que esam os proibidos 100w nas normais

Devia ser proibido os carros com xenon... é uma vergonha...

Nem mais! Ainda agora vim da estrada, e pensei mesmo nesse assunto ao me cruzar com um carro com xenon e a meu ver aquilo encadeia mesmo. Mto se fala no xenon, mas a verdade é que aquela porcaria, brilha tanto, que nos faz confusão á vista.

Os farois de xenon de origem vem com regulação automatica. Em relação aos convencionais tb acho que são um bocado mais agressivos para os olhos. É da intensidade da luz.

De dentro do carro dá uma luz melhor, sem duvida.

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

Não os devem ter bem regulados. O que me incomoda mesmo são os jipes, SUVs e pick ups quando vão atrás de mim, parece que é de dia dentro do carro. :D

Xénon mal regulado?
Julgo que os farois de xenon teem por lei auto regulação/nivelação e lava-farois.

citação:Originalmente colocada por joao

Experimenta levar com os farois de nevoeiro numa subida ou numa lomba...

citação:Originalmente colocada por Neruson
Experimenta levar com os farois de nevoeiro numa subida ou numa lomba...

O problema é que muita gente nem sabe que aquilo tem regulação, pensam que estão fixos aos para-choques e pronto, depois há alguns que até aos aviões apontam.

Abraço

Já repararam que não são voçês que são atraidos para a luz?

Falam mal do xenon...Continuem a falar...
Quando tiverem a oportunidade de terem um carro vosso com xenon quero vos ver o que dizem...
Se está mal regulado a culpa é da marca,visto que não é possivel ajeitar a altura dos farois manualmente. (ão de reparar o que acontece num carro com xenon numa estrada meia ondulada...está sempre a tentar corrigir para não encandear)

Voltar
Superior