xsara foge de traseira

josenorme

New member
Boa noite conduzo um Xsara de 2001 mk2, com 212000 Km. Acontece que quando passa numa lacada ouve-se uma batida em seco e se for em curva passando numa lacada chega a escorregar quando bate, de resto não foge de traseira, mesmo em molhado. Na inspeção disseram-me que os amortecedores estão bons... Estes amortecedores já vêm com casquilhos incluídos... este carro gasta umas buchas de eixo que penso fazerem parte do sistem "CATT" uma espécie de eixo de torção que faz com que o carro corrija a trajetória em curva... que deverei fazer na vossa opinião? Mudar as buchas? Mudar a suspensão? Palpita-me que mudando amortecedores não vá adiantar... Obrigado.

Não percebi:
O que é uma lacada?!
Mas foge ou não foge?
Só foge numa lacada?!

O xsara (e ZX e 306) tinham o eixo traseiro autodireccional, muito bom em agilidade mas que torna o carro nervoso para os condutores menos avisados...
Recomendo que faças uns testes de mudança de direcção rápidos, para te habituares, incluindo travar em apoio (ui, então aqui é que a traseira foge!!!), para saberes como reagir. Depois, é desfrutar, pois o chassis é das melhores coisas desse carro.

Boas, pois já tivemos 1 Xsara , não aconteceu isso, mas, sim, o Eixo Traseiro auto direccional pode ter um desgaste próprio, e não sei se é qualquer mecânico um que está apto a diagnosticar e resolver isso.
Quem já conhece isso, diria que já saberá o que fazer.
O ideal seria encontrares alguém pela net fora que já tenha passado pelo mesmo e possa dar alguma recomendação.

Até porque o Xsara não é o unico PSA com esse sistema.

Isto, admitindo que se trata de facto to ETAD.

E que saudades tenho disso no Xsara e Xantia, adoro !!

[FONT=Comic Sans MS, cursive]Se apanhas uma depressão ou uma lomba em curva é normal que o eixo traseiro salte e haja um ligeiro desajuste da trajetória da traseira, principalmente em velocidades mais elevadas.

[;)][/FONT]

Tenho cá um com mais de 450 mil km todos na minha mão e nunca dei por ter a traseira nervosa ou com tendência para fugir.

Agora há 3 semanas começou a fazer um barulho nas lombas e curvas em apoio. Até pensei que fosse o cesto da roda suplente largo.

Afinal o diagnóstico foi rolamentos do eixo traseiro nas couves. Parece que preciso tirar o eixo, descravar o rolamento e depois tem de ir a um torneiro para encher e o rolamento novo ficar justo.

Será o mesmo problema?

Back