Xsara Picasso vs BMW 316i Compact

Ribeiros

New member
Boas pessoal! Tenho um colega que anda a ver uns carros para comprar, mas o orçamento é um bocado escasso e tambem percebe menos que eu de carros [:D]

Andou a ver varios, e entre eles encontrou um Xsara Picasso 1.6 95cv de 2002 com 130 mil KMS, que segundo ele aparenta estar bem estimado a nivel de interiores e exterior e veio ter comigo a pedir uma opiniao.

Como nao tenho grande conhecimento sobre o carro em si, venho pedir a vossa opiniao sobre problemas e ou manias.

Por isso...... chutem para ai as vossas opinioes [:p]

O user JorgeCorreia tem um e está satisfeito. Ele pode-te dar uma opinião mais completa sobre este modelo.
Penso que é um bom carro, esse motor já vem desde os aos 90 do Pug 306 e é muito fiável, é confortável como qualquer Citroen que se preze e penso que é bastante espaçoso. Bom carro familiar.

Pelas fotos que andei a ver, tambem fiquei com essa ideia quanto ao espaço. Conforto, sendo Citroen, estara acima da media para o segmento.

Bom, venho vos chatear de novo...... O meu colega ate agora ainda nao se decidiu, continua a procurar o "carro perfeito" para ele...... Ontem pediu me para ir com ele ver um Beéme 316i Compact da primeira serie ( de 95 ou 96 ) com 170 mil kms.

Ora, a primeira vista, o carro tem uns podres de chapa e umas raspadelas, que segundo o vendedor, os podres serao todos arranjados assim como as raspadelas maiores.

A nivel de interiores, esta praticamente novo, tendo em conta a idade do carro como é obvio.

De mecanica, sempre foi assistido na BMW, levou amortecedores + molas atras a pouco tempo. Os amortecedores da frente tambem nao apresentam sinais de ser muito velhos. Ja levou a distribuiçao vista a pouco tempo e bomba de agua mudada.

Estamos a falar de carros para valores de 1500 a 2000€ sensivelmente. [;)]

Agora a minha questao volta a ser a mesma..... [:D] Problemas cronicos deste Beéme? Consumos, custos de manutençao e etc.....

Last edited:
Ele tem filhos? Se tiver o Picasso é melhor em tudo para a família. Mais conforto, mais segurança, mais espaço, mais versatilidade, são carros com objectivos diferentes, cada um muito bom para aquilo a que se propõe.

Depende daquilo que ele queira, prazer de condução (BMW), tudo o resto (Picasso).

Sim, tem 1 filho ainda pequeno. Sera um carro principalmente para andar de casa-trabalho-compras fazendo uma media diaria de 10 kms se tanto.

do um lado do canto, um xsara picasso. um autocarro, um ovo de colombo gigante, optimo para transportar a familia e a sogra..
do outro lado, um pequeno desportivo, onde o espaço interior é coisa que nao abunda, tem espirito desportivo (mas falta motor para isso) :P

Um é tudo aquilo que o outro nao é, excepto no combustivel, portanto nem sequer tenho opiniao. É que sao coisas muito distintas.
Qulquer que seja a opcao, fotos, e que tudo corra bem!

hehehehehe eu tambem o queria ajudar, o problema é que nem ele sabe bem o que quer [:)] Dai eu ter dito que ele queria um carro perfeito.

é que 1 tem 5 grandes portas.. o outro tem 3 pequenas! [:D]
olha ta escolhido! por causa do puto. 5 portas! tá feito!

Pelas fotos que andei a ver, tambem fiquei com essa ideia quanto ao espaço. Conforto, sendo Citroen, estara acima da media para o segmento.

Sendo Citroen, nos bancos de trás, este é o citroen mais desconfortável que já experimentei (tenho um de 2006), os bancos têm pouca inclinação, o que faz com que escorreguemos para a frente a cada travagem, além disso são mais duros do que o habitual nos carros franceses. Na parte da frente tudo muda de figura e só a alavanca de velocidades requer alguma habituação, quer pela posição, quer por ser pouco "justa". É um carro bastante sensível aos ventos laterais, pelo que em AE é necessário ter alguma cautela, sobretudo a ultrapassar camiões!

Apesar de ser o carro do dia-a-dia da minha mulher, sempre que posso meto-lhe as unhas em cima (do carro...mas também dela[:D]), gosto muito de o conduzir...

Ah, e espaço é coisa que não falta

Por achar o Xsara Picasso um dos carros mais feios alguma vez feito, iria para o Bimmer...mas só por isso, porque se calhar até 2000 euros já se arranja uma melhor coisinha.

Por achar o Xsara Picasso um dos carros mais feios alguma vez feito, iria para o Bimmer...mas só por isso, porque se calhar até 2000 euros já se arranja uma melhor coisinha.

É um design controverso, ou se gosta ou se odeia. Eu gosto muito, acho o design genial, e penso que muita gente penso como eu já que foi um sucesso comercial, para mim foi o 1ª Monovolume Europeu, apesar do Scenic ter sido o 1º no mercado, o Picasso é muito melhor a nível de espaço e modularidade interior. É um carro fantástico.

É um design controverso, ou se gosta ou se odeia. Eu gosto muito, acho o design genial, e penso que muita gente penso como eu já que foi um sucesso comercial, para mim foi o 1ª Monovolume Europeu, apesar do Scenic ter sido o 1º no mercado, o Picasso é muito melhor a nível de espaço e modularidade interior. É um carro fantástico.

1º Penso que os Compact da 1ª série só estavam homologados, para transportas 2 passageiros no banco traseiro

2º O Picasso é um carro que foi lançado por volta do ano 2000 enquanto que, o BMW Serie 3 Compact, que penso que partilha alguns componentes da geração anterior foi lançado em 1993

3º O Xsara Picasso é muito superior ao BMW, no que à segurança passiva diz respeito

BMW 3 Series | Euro NCAP - For safer cars crash test safety rating

Citroen Picasso | Euro NCAP - For safer cars crash test safety rating

http://www.youtube.com/watch?v=6_avn4o6vDs

Resumindo: Mal por mal, venha o Xsara.

Imagem333.jpg

Imagem3332.jpg

Imagem3333.jpg

Imagem3334.jpg

Imagem3335.jpg

Penso que esta versão do Serie 3 só estava disponivel, com eurobag no lugar do condutor, ou seja, um airbag com menos litros de capacidade do que o do Xsara Picasso.

Last edited:
Não consigo encaixar um dilema entre 2 carros tão distinto. Por gosto pessoal, iria para o bmw, mas o negócio mais racional parece a picasso.

Xsara Picasso porque as portas grandes dão jeito para os pequenos e para os papás carregarem os rebentos.

Se vais ver uma Xsara Picasso, já estive nessa situação e tenho umas dicas:
- Ver estado do depósito do liquido de refrigeração -- Se estiver castanho, risca da lista.
- Apoios de braço à frente -- estão ok? Os bancos estão inteiros? Vi 3 com o banco do condutor abatido/desfeito(gente pesada?)
- A ventilação funciona? Nas velocidades todas?
- A carrinha vem com o carrinho de compras que fica na mala do lado direito?
- Tem registo de todas as operações de manutenção?
- Como estão os pneus? Mesma marca? Modelo?
- Riscos? e Mossas?
- Ver estado dos sinoblocos (fracos e partem com facilidade).
- O ABS funciona? Sabes ver como se funciona?

Se puderes partilhar os links das carrinhas que estás a ver, pode ser que apareça alguma que já tenha visto e poupo-te trabalho. Vi carrinhas acidentadas, maltratadas(cheiro nauseabundo) e quase a desistir vi uma como nova!

EDIT: Ups... estás na Suiça? Então não foi aí que as vi lol. Mas serve na mesma estas dicas [;)]

1.º monovolume europeu? Ou 1.º monovolume compacto? E antes deste saiu a Zafira, que estreou os 7 lugares nesta categoria! Ah, espera, a Zafira é um carro americano, já me esquecia! [8b] [:D]

1.º monovolume europeu? Ou 1.º monovolume compacto? E antes deste saiu a Zafira, que estreou os 7 lugares nesta categoria! Ah, espera, a Zafira é um carro americano, já me esquecia! [8b] [:D]

Oi? O Scenic não foi o 1º Monovolume Europeu? Nem me lembrava desse, mas para mim o Picasso foi o primeiro que se diferenciava bastante do segmento C do qual provia, no caso do Scenic o Megane. O Picasso era muito diferente do Xsara, era melhor em tudo enquanto o Scenic era basicamente um Megane mais alto.

Parece que gostas de bater com a cabeça na parede[:D]

Disseste que o Xsara Picasso foi o 1.º (repito, compacto) mas afinal já é o 3.º... ou se calhar o 4.º, pois ainda tens o Fiat Multipla, que também saiu em 1999, mas em Abril (Picasso apenas em Novembro)...

Oh rapaz eu disse que para mim era o primeiro. É aquele que eu considero o primeiro, apesar de saber que o Scenic foi quem estreou esta configuração neste segmento. Parece que andas a bater demasiado com a cabeça na parede e isso já te está a fazer mal.[:D]

O Multipla era muito bom como Monovolume mas não foi bem aceite pelo mercado. Há tão poucos que uma pessoa se esquece dele.

Last edited:
Back