zagolina 95 ou 98

DonPedroni

New member
boas entao é assim.. recentemente adquiri um vw scirocco 2.0 TSI semi novo.
e o mecanico da vw disse me k deveria meter gasolina 98 pk embora o carro estivesse preparado para a 95 como diz no manual a gasolina no nosso pais tem baixa qualidade e a 95 nao tem realmente 95 octanas...

deverei seguir o seu conselho ou meter 95 como manda o manual?

boas entao é assim.. recentemente adquiri um vw scirocco 2.0 TSI semi novo.
e o mecanico da vw disse me k deveria meter gasolina 98 pk embora o carro estivesse preparado para a 95 como diz no manual a gasolina no nosso pais tem baixa qualidade e a 95 nao tem realmente 95 octanas...

deverei seguir o seu conselho ou meter 95 como manda o manual?

2 coisas:

1- Seguir o manual

2- Arranjar um mecânico digno desse nome

Acho que o mecânico achou que tinhas uma carteira muito bem recheada para usares SC98 ao invés de SC95.
Se o carro "come" bem SC95, bota SC95.

Isso baseado em...

Em experiência com um Passat 1.8T e 2.0T do A3 por exemplo.
Motores grandes beneficiam sempre mais de mais octanas.
Até há determinados carros (que se vendem lá fora) que só atingem a potência para a qual foram especificados se levarem gasolina num número elevado de octanas (à cabeça vem-me as 100 octanas salvo erro, que não são comercializadas cá).

A explicação técnica alguém há-de vir aqui acrescentar que a minha área não é química.

Até há determinados carros (que se vendem lá fora) que só atingem a potência para a qual foram especificados se levarem gasolina num número elevado de octanas (à cabeça vem-me as 100 octanas salvo erro, que não são comercializadas cá).
É que o tema já foi discutido à exaustão.[:p]

A explicação técnica alguém há-de vir aqui acrescentar que a minha área não é química.

de explicações técnicas eu tb não tenho conhecimento para opinar, mas isso, acredito, é léria.

Se um mapa é feito para funcionar a 95 octanas, o rendimento com gasolina a 98 octanas é igual, só não o seria, caso o mapa ECU fosse feito para trabalhar e portanto rentabilizar as 98 octanas.

exemplo, de carros bastante alterados com mapas de VP116 octanas (AKI) e também com mapas de 93 octanas (AKI), se lhes colocares VP116 e estiveres no mapa de 93 octanas, a performance é igual à de usares "simples" 93oct...o mapa de injecção, pressão de turbo e mt outros parâmetros, estão "registados" no mapa ECU de 93 e portanto assim ele funcionará independente da gasolina ser de 93 ou VP116.

Opiniões mais científicas seriam óptimas, para se aprender sempre mais um pouco.

Última edição:
fiz a mesma pergunta a uma amiga minha que é engenheira mecânica.

'vais andar em competição com o teu carro?'
'não.'
'então mete 95.'.

e eu meto.

Mas já foi de assunto descutido aqui no forum o caso de a gasolina 95 octanas na realidade de muitas bombas nao possuem as tais 95 octanas certas , mas sim menos .

E quanto ao facto da 98 octanas , eu no meu fiesta senti beneficios , seja fazer mais kms , seja a sentir com mais alma . Andei 2 meses a fazer a experiencia no mesmo posto de abastecimento , circuito casa-trabalho-casa , e tudo registado a nivel de kms diarios . E realmente a 98 octanas fazia me diferença .

de explicações técnicas eu tb não tenho conhecimento para opinar, mas isso, acredito, é léria.

Se um mapa é feito para funcionar a 95 octanas, o rendimento com gasolina a 98 octanas é igual, só não o seria, caso o mapa ECU fosse feito para trabalhar e portanto rentabilizar as 98 octanas.

exemplo, de carros bastante alterados com mapas de VP116 octanas (AKI) e também com mapas de 93 octanas (AKI), se lhes colocares VP116 e estiveres no mapa de 93 octanas, a performance é igual à de usares "simples" 93oct...o mapa de injecção, pressão de turbo e mt outros parâmetros, estão "registados" no mapa ECU de 93 e portanto assim ele funcionará independente da gasolina ser de 93 ou VP116.

Opiniões mais científicas seriam óptimas, para se aprender sempre mais um pouco.

Quando experimentares, opina.
Nestes motores em particular nota-se mais rendimento. Respiram melhor em altas e a autonomia melhora significativamente.
Se a diferença compensa? Depende de caso para caso e de bolso para bolso.

Voltar
Superior