ZOE - problema de ovo e galinha

ClioII

Well-known member
Ando de olho no mercado para a compra de um Renault Zoe, usado.

O mercado está "inundado" de ZOEs em segunda mão, usados importados vindos de França. A esmagadora maioria deles tem bateria de aluguer.

Ora, eu estou interessado em ter propriedade da bateria também. A bateria deve ser comprada à "RCI Bank and Services" (traduzindo: a financeira da própria Renault).

E aqui a RCI cria um problema de "ovo e galinha": fornecem o preço da bateria se já houver um contrato de aluguer ativo. Se não houver contrato de aluguer ativo, tem que se ativar. E só depois é que indicam o valor de compra da bateria.

Da parte de uma financeira, o mínimo que espero é que indiquem os valores do negócio antes de o negócio se concretizar... mas parece que os senhores e senhoras da RCI não entendem o mesmo neste ponto básico, mesmo perante a minha insistência.

Como é claro, nem os stands vão ativar contratos de aluguer para as dezenas de ZOEs nos stands, nem eu como comprador vou andar a ativar contratos de dezenas de carros em mira.

Consultar a RCI antes de fechar um negócio é, portanto, uma inutilidade.

Alguém tem uma ideia (tabela, ou forma de cálculo) de como chegar ao valor de uma bateria usada de um ZOE?

Experiência pessoal: Opta por stands que tratem do processo de aquisição de bateria (exemplo Byrd).

No meu caso foi-me explicado no stand que os carros são adquiridos com bateria de aluguer (com ou sem contrato activo, não sei) e quando chegam a Portugal e são vendidos dão inicio ao processo de compra das baterias.

Passado algum tempo de ter o carro recebi a factura de compra das baterias, e portanto fico descansado.

Não me veria a fazer negócio no mundos dos ZOE de outra maneira.

Experiência pessoal: Opta por stands que tratem do processo de aquisição de bateria (exemplo Byrd).

No meu caso foi-me explicado no stand que os carros são adquiridos com bateria de aluguer (com ou sem contrato activo, não sei) e quando chegam a Portugal e são vendidos dão inicio ao processo de compra das baterias.

Passado algum tempo de ter o carro recebi a factura de compra das baterias, e portanto fico descansado.

Não me veria a fazer negócio no mundos dos ZOE de outra maneira.

Certo, mas isso não responde à pergunta: como é que sabes quanto vais pagar pela bateria antes de comprar o carro?

Se o stand só inicia o processo de compra de bateria após te vender o carro, só nessa altura a RCI lhes dá um valor. Mas certamente que a Byrd lhe avançou um valor para a bateria antes da compra do Zoe, não?

Isto na Renault com as baterias de aluguer tem muito que se lhe diga, por um lado o aluguer é vantajoso pois quando as baterias precisarem de ser substituídas não temos de gastar um balburdio, por outro o aluguer não é nada vantajoso em termos de custos face ao nível de vida praticado em Portugal 80€/mês mais eventual prestação se for o caso não é para qualquer um, acaba por ser melhor a aquisição o que mais tarde logo se vai ver.

Isto na Renault com as baterias de aluguer tem muito que se lhe diga, por um lado o aluguer é vantajoso pois quando as baterias precisarem de ser substituídas não temos de gastar um balburdio, por outro o aluguer não é nada vantajoso em termos de custos face ao nível de vida praticado em Portugal 80€/mês mais eventual prestação se for o caso não é para qualquer um, acaba por ser melhor a aquisição o que mais tarde logo se vai ver.

Pouco mais de 80/mês gasto eu em gasolina.
Ou bem que os custos de utilização são francamente mais baixos (já que os custos de aquisição são bem superiores) ou então não vale a pena o elétrico.
Esta jigajoga da Renault com as baterias é um lodaçal mal conseguido.

Pouco mais de 80/mês gasto eu em gasolina.
Ou bem que os custos de utilização são francamente mais baixos (já que os custos de aquisição são bem superiores) ou então não vale a pena o elétrico.
Esta jigajoga da Renault com as baterias é um lodaçal mal conseguido.

Do meu ponto de vista ainda não compensa elétrico, comprar por comprar e depois quer-se um carro para durar e não para ir trocar ao fim de 3\4 anos, a bateria usada vai ser sempre um problema com o passar do tempo, visto que estamos perante tecnologia nova e só na marca é que vão mexer fora do aluguer poupas num lado estoiras nas pequenas intervenções pelo preço elevado de mão de obra e peças.

Enquanto não houver massificação isto da poupança para muitos de nós é uma falácia face ao modelo de combustão.

Estou a ver os elétricos como há uns anos quando se optava pelos diesel em detrimento dos a gasolina pois era mais barato na altura de abastecer, mas depois na manutenção era o ver se te havias, bem neste momento é o elétrico mais barato para andar mas se surgir um problema lá vai barão e alternativas pois é, vais á marca ou a marca.

Do meu ponto de vista ainda não compensa elétrico, comprar por comprar e depois quer-se um carro para durar e não para ir trocar ao fim de 3\4 anos, a bateria usada vai ser sempre um problema com o passar do tempo, visto que estamos perante tecnologia nova e só na marca é que vão mexer fora do aluguer poupas num lado estoiras nas pequenas intervenções pelo preço elevado de mão de obra e peças.

Enquanto não houver massificação isto da poupança para muitos de nós é uma falácia face ao modelo de combustão.

Estou a ver os elétricos como há uns anos quando se optava pelos diesel em detrimento dos a gasolina pois era mais barato na altura de abastecer, mas depois na manutenção era o ver se te havias, bem neste momento é o elétrico mais barato para andar mas se surgir um problema lá vai barão e alternativas pois é, vais á marca ou a marca.

Isto dá pano para mangas, mas estamos a afastar-nos da questão central:

Como saber quanto vai custar a bateria de um ZOE antes de fechar uma compra.

3/4 anos? Chiça, tenho que me despachar a vender o meu, se não qualquer dia não vale nada.[:D] a ver se o troco por um Diesel, já tenho saudades de deixar 300€ na bomba todos os meses.

Não pagas um balurdio porque andaste durante anos a pagar... A renault não anda a fazer beneficiencia, e tenho quase a certeza que em média, deve ficar mais barato comprar logo a bateria que esses alugueres, que certamente são mais uma fonte de rendimento da renault.

Ver o grupo Renault ZOE Portugal no FB.

Tenho ideia de por vezes alguém colocar essa questão e a malta responder com uma tabela de preços mediante os km /idade.

Não há pontos de vista, é um problema matemático. É como o diesel vs gasolina. O elétrico compensa para quem puder carregar em casa, e faça km suficientes que justifiquem o custo elevado inicial.

Uma pessoa que ande pouco não vai recuperar o custo inicial mais elevando, mas uma pessoa que faça tipo 100km por dia vai compensar ao fim de poucos anos. E uma bateria não dura só 3-4 anos, pensei que já tinhamos ultrapassado esse mito.

Nos diesel é igual, sempre compensou para quem fazia km suficientes. mesmo que alguma da manutenção/avarias fossem mais caras, mas se fizeres muita distancia o diesel sempre compensou e ainda continua a compensar (embora bem menos do que anteriormente)

Ver o grupo Renault ZOE Portugal no FB.

Tenho ideia de por vezes alguém colocar essa questão e a malta responder com uma tabela de preços mediante os km /idade.

Vou ver isso. Acho que já não entro no Facebook há uns 3 anos... [:D]

Não há pontos de vista, é um problema matemático. É como o diesel vs gasolina. O elétrico compensa para quem puder carregar em casa, e faça km suficientes que justifiquem o custo elevado inicial.

Uma pessoa que ande pouco não vai recuperar o custo inicial mais elevando, mas uma pessoa que faça tipo 100km por dia vai compensar ao fim de poucos anos. E uma bateria não dura só 3-4 anos, pensei que já tinhamos ultrapassado esse mito.

Nos diesel é igual, sempre compensou para quem fazia km suficientes. mesmo que alguma da manutenção/avarias fossem mais caras, mas se fizeres muita distancia o diesel sempre compensou e ainda continua a compensar (embora bem menos do que anteriormente)

Ora aqui está alguém que ainda anda a ver as coisas só de um prisma face há situação atual das coisas, mas pronto está bem.[;)]

Estragaste tudo com os 3/4 anos das baterias.

Mas estraguei onde, ou anda tudo a leste e não percebeu onde eu quis chegar, bateria usada já vem com desgaste até aqui normal, ando coma viatura mais 3 a 4 anos mais desgaste e mando o carro para outras mãos este a seguir que se safe, ou estão a pensar o quê exatamente.

Acho que aqui o ponto é quanto mais desgaste menos autonomia, se compro um carro com uma autonomia de 100km's ao fim de x anos a autonomia cai para 80km's já não serve e trocar a bateria fica mais caro que o carro.

Se num carro a combustão novo ele com deposito cheio anda 1000km's ao fim de 10 anos continua a andar os mesmo km's num elétrico as coisas já não vão ser bem assim, a não ser que as coisas evoluam nesse sentido, o que neste momento não vai ser algo a curto prazo.

Mas estraguei onde, ou anda tudo a leste e não percebeu onde eu quis chegar, bateria usada já vem com desgaste até aqui normal, ando coma viatura mais 3 a 4 anos mais desgaste e mando o carro para outras mãos este a seguir que se safe, ou estão a pensar o quê exatamente.

Acho que aqui o ponto é quanto mais desgaste menos autonomia, se compro um carro com uma autonomia de 100km's ao fim de x anos a autonomia cai para 80km's já não serve e trocar a bateria fica mais caro que o carro.

Se num carro a combustão novo ele com deposito cheio anda 1000km's ao fim de 10 anos continua a andar os mesmo km's num elétrico as coisas já não vão ser bem assim, a não ser que as coisas evoluam nesse sentido, o que neste momento não vai ser algo a curto prazo.

É uma questão de fazer contas.
Lá por perder 20% pode continuar muito válido.

E porque não ir a um representante da Renault, iato é, procurar Zoe na rede Renault e tentar descobrir esses valores?

É uma questão de fazer contas.
Lá por perder 20% pode continuar muito válido.

Sim claro que fazer as contas, os 20% de desgaste ao fim de 10 anos até nem é mau, mas se for em metade disso já é algo a pensar, tendo em conta que o carro elétrico está a ser equiparado a um eletrodoméstico, quando a bateria estiver nas lonas compra-se outro carro porque o custo da substituição supera o valor da viatura...

As bateria asseguram que faz x mil km's portanto quando se compra um carro usado já com uma boa rodagem mesmo que ainda seja novo, a 1ª coisa a ver é logo o estado de saúde da bateria, se vai de encontro com as necessidades, se não for muita coisa vai ter de mudar no mercado, pois haver muito carro por ai encostado e niguem lhes vai pegar.

O ponto crucial neste momento é que é um mercado que só mesmo para alguns, daqui a uns anos veremos como vai ser, pode até haver outra mudança de paradigma apareça outra alternativa e isto vai tudo de vela.

Last edited:

Isso é facilíssimo...Pedes que o stand te dê o preço com bateria...ou segues para outro...[;)]...Podem ser a maioria em aluguer, mas há muitos que não...Todos os problemas fossem esse...[:D]...

E porque não ir a um representante da Renault, iato é, procurar Zoe na rede Renault e tentar descobrir esses valores?

"Caro vendedor do Stand Oficial Renault, quanto me vai custar a bateria do Zoe no stand multimarcas ali no quarteirão abaixo?"

O gajo havia de ficar com uma cara impagável! [:)]

Se os gajos da RCI não se descosem com valores...

Back