Zoe versus Leaf

ClioII

Well-known member
Tenho em vista a aquisição de um automóvel elétrico.

O orçamento está nos 15k€.

Os modelos em cima da mesa são Zoe (o orçamento de 15k€ tem de incluir baterias próprias) e Leaf, provavelmente com meia dúzia de anos.

Confesso que há muita informação por aí espalhada e, como tem havido evoluções importante dentro de uma mesma geração, acabo por ficar confuso.

Podem-me ajudar a pôr na balança os dois modelos? Vantagens e desvantagens de um e outro?

o leaf é de 5 lugares, o zoe de 4. no zoe vais ver-te grego para arranjares um com baterias incluídas ou vão ser substancialmente mais caros. para isso compraria até um smart de 4 lugares. mas a altura não é a ideal para comprares carro. eu esperaria mais meio anito.

quanto à bateria no leaf, sempre a de 40kw. só se vires que fazem poucos kms e que a de 30, mesmo com uns anos, serve bem.

foram só ideias, que de resto não sei ao certo quantos kms poderás andar, quanto ficam os consumos, etc. gostava de te poder ajudar mais, mas (infelizmente) só deverei ter carro elétrico quando eles já estiverem massificados, daqui a uns bons anos. por agora ainda anda nos 16% do parque em portugal e são extremamente caros.

Nos dias de hoje, dificilmente se encontra um Leaf MK2 por esses valores.
Por 15k um de 30kwh mk1.

Se optares por um Zoe, pergunta na Renault se realmente a bateria não é alugada. Há malta a ser burlada.

Enviado do meu SM-A526B através do Tapatalk

Tenho um Zoe portanto no que puder ajuda relativamente a este, força.

Uma das vantagens do Zoe vs o Leaf é a refrigeração existente no Zoe ao contrário do Leaf. Supostamente a bateria do Zoe tem mais resistência às temperaturas que as dos Leafs.

Dispõe!

Tenho um Leaf de 40, mas por 15k nem pensar....

Zoe não gosto e o facto das baterias não serem refrigeradas no Leaf a mim não faz qualquer diferença, mas vai do uso de cada um...

Se é para comprar usado, além da questão do aluguer das baterias, tenho lido que é muito importante saber o REAL estado das baterias.

Sendo que baterias com 8 a 10 anos, estarão no limite da utilização e portanto a pedir substituição.

Aparecem diversos Leaf a bons preços, mas a anunciar autonomias de 80km que na realidade não devem ser nem metade, pelo estado da bateria só pelo que se vê na foto do painel de instrumentos.

Sempre que pergunto por um relatório do estado da bateria feito pelo fabricante.....deixo de ter resposta.

Vou seguir este topico com interesse.

Se é para comprar usado, além da questão do aluguer das baterias, tenho lido que é muito importante saber o REAL estado das baterias.

Sendo que baterias com 8 a 10 anos, estarão no limite da utilização e portanto a pedir substituição.

Aparecem diversos Leaf a bons preços, mas a anunciar autonomias de 80km que na realidade não devem ser nem metade, pelo estado da bateria só pelo que se vê na foto do painel de instrumentos.

Sempre que pergunto por um relatório do estado da bateria feito pelo fabricante.....deixo de ter resposta.

Sim, isso acontece, até porque esses relatórios custam tempo e dinheiro.

No caso do Leaf de 1ª geração (pelo menos) dá para ver imediatamente o gráfico de barras de saúde à direita. Leafs até 15000€ têm sempre já 2 ou 3 barras apagadas (de um total de 12).

Tenho um Zoe portanto no que puder ajuda relativamente a este, força.

Uma das vantagens do Zoe vs o Leaf é a refrigeração existente no Zoe ao contrário do Leaf. Supostamente a bateria do Zoe tem mais resistência às temperaturas que as dos Leafs.

Dispõe!

Para mim, até ver, este é o maior handicap do Leaf face ao Zoe: a degradação mais rápida da bateria.

Nos Zoe já não é tão fácil consultar o estado da bateria. Como é que sabes como está a tua?

Não sei se existe algum especifico, dois que experimentei funcionaram, assim como o do stand que me vendeu o carro.

Sendo que são 2 segmentos diferentes, procuraria aquele que melhor satisfaz as tuas necessidades. Se é indiferente, então o melhor negócio possível, especialmente tendo em conta o SOH das baterias.

Já pedi relatório das baterias do Leaf e pouco diz, O leaf tem a vantagem de ao ligares um ELM com Leaf Spy consegues saber o estado da bateria.

O estarem no limite de utilização ao fim de 8 a 10 anos depende de muitos fatores, depende da degradação da bateria, do tamanho da bateria, da utilização que vai ser feita do carro, eu preferia ter uma bateria de um Model S 100D com 50% de degradação que a bateria de um Leaf 30kwh com 5% de degradação.

Sendo que são 2 segmentos diferentes, procuraria aquele que melhor satisfaz as tuas necessidades. Se é indiferente, então o melhor negócio possível, especialmente tendo em conta o SOH das baterias.

É isto. [;)]

Uma nota importante:

O tecto é 15.000k€, mas posso beneficiar de IVA dedutível. Nos casos de carros em segunda mão com IVA dedutível posso ir até 18.500€.

Back