Zon Fon

Por acaso acho que o pacxito tem a sua razão.

A ligação é partilhada, portanto o IP é o mesmo.
Agora imaginando que tenho uma FON aqui, que alguém menos intencionado se liga e comete umas burlas em algum site através da minha ligação... O ip que fica registado é o meu.

O ip publico não é o mesmo, o mac address não é o mesmo, a largura de banda não é partilhada.

A partir do momento que o IP é atribuído pela ZON@fon após validação do cliente na rede zon@fon então não vejo com pode sequer haver duvidas. Ainda para mais sendo um serviço prestado pela ZON (e não por ti).

Sinceramente não percebo a tua dúvida.

São neste momento milhões de clientes que usam este sistema pelo mundo inteiro.

Se houvesse assim tanto espaço para as falhas de que temes, concerteza que já teriam sido reportadas (e provavelmente reparadas).

Não me leves a mal mas parece-me que estás a fazer uma tempestade num copo de água.

Provavelmente estarei [:D] , mas para mim é uma questão fulcral saber (e estar claramente definido no contracto) de quem é a responsabilidade do tal endereço IP independente. As condições gerais de utilização só me falam em copyright da informação do site...

Por outro lado também não confio o suficiente nos fabricantes de routers caseiros para abrir o acesso a estes equipamentos. Do ponto de vista do utilizador também tenho muitas reticências em utilizar uma rede controlada por alguém que não conheço de lado nenhum, mas isso sou eu que sou um gajo um bocado paranóico, admito. [:p]

Ligação partilhada?

A ligação WAN (ou seja para fora, para a Zon) é como um modem diferente...tem um Mac Address diferente e como é óbvio um IP diferente.

Na realidade com os Zon Hub's e activando o Zon@Fon tens 2 ligações à internet em casa [;)] e só pagas uma. No limite até podes fazer downloads por uma e por outra lol

Pensava que era como as outras FONs em que a ligação é partilhada, sendo assim, erro meu. [;)]

Não estava a falar de reverse DNS, estava a falar em questões legais que são remetidas para o detentor do IP.

Os ISPs estão obrigados, desde uma transposição de uma directiva comunitária nesse sentido publicada em 2008, ao armazenamento dos dados de tráfego, bem como aos dados que permitam identificar o cliente doméstico associado a esses dados (basicamente os logs do DHCP que identifiquem os MAC dos modems).

Na prática, quando um crime é praticado com origem num determinado IP é enviado um pedido de identificação pelo MP ao operador para identificação do cliente que no dia X, à hora Y estaria a utilizar aquele endereço. É só isto que o operador sabe da investigação em curso, e que tem que responder.

Apesar de acreditar que o façam, eu não sei, porque não vi claramente explicitado em lado algum, que nestes casos o endereço IP do router "público" não ficará nos registos associado aos meus dados de cliente e se eles nestes casos salvaguardam também, ao abrigo da mesma lei, os dados que o cliente utiliza na autenticação da rede wireless (Radius).

Hackar uma rede wireless pode ser desde muito simples até impossível (ou muito, muito difícil), tudo depende da protecção aplicada e dos níveis de acesso que tens.

Ter acesso directo ao router/gateway, mesmo que noutra rede, facilita bastante o processo.

2 IPs públicos diferentes? Tens a certeza? Eu iria mais para NATs diferentes, mas com o mesmo IP.

E a informação que colocaste do GRC.com apenas diz respeito ao Reverse DNS, que indica que o teu IP tem associado um DNS atribuido pelo ISP ZON e não o nome da tua máquina. Não tem a ver com a questão da FON.

O que é possivel para diferenciar os clientes FON e a tua ligação é a autenticação efectuada previamente na página da FON, apenas este pode ser utilizado para te defenderes caso tenhas algum problema com as autoridades.

Só que as autoridades por norma só conseguem aceder ao registo do IP, que por sua vez está associado a ti...

[;)]

Mas com Zon já se sabe que uns meses rapidamente se tornam anos...
Pode ser que esteja pronto quando conseguirem meter as boxes a trabalhar em condições lol.

As boxes de facto têm as suas pancas e de tempos a tempos (nem 1 semana) a minha tem de levar o seu resetzito para ir aos eixos...software da tanga.

Mas não é preciso bater tanto no ceguinho. Os routers da Netgear saíram mal...mas o Zon Hub, até ver está 5*.

Tinha o da Netgear (e aí nunca vi Fon [;)]) e felizmente foi por pouco tempo...estava com problemas no msn que caía sem explicação (e sem eu notar pois para mim continuava online) e a própria ligação começou a cair com regularidade.

Reclamei e pedi o Zon Hub...ainda argumentaram com os 25€, e eu pedi à mesma naquela de depois reclamar na factura. O que é facto é que entraram em contacto e tiraram os 25€ da factura mais tarde, pelo facto de o Netgear estar a dar problemas.

Depois de ter pedido o Zon Hub não demorou mais de 2 ou 3 dias a tê-lo.

O mac address da parte fon é diferente do que é usado na ligação caseira.
Verifiquei isso mesmo nas configurações do zonhub.

Eu sei que é diferente. A minha questão é a quem está associado esse MAC. A mim? à ZON? O registo das ligações wireless é associado a essa informação?

Do que li, eu não vi respostas a estas perguntas.

Provavelmente estarei [:D] , mas para mim é uma questão fulcral saber (e estar claramente definido no contracto) de quem é a responsabilidade do tal endereço IP independente. As condições gerais de utilização só me falam em copyright da informação do site...

Por outro lado também não confio o suficiente nos fabricantes de routers caseiros para abrir o acesso a estes equipamentos. Do ponto de vista do utilizador também tenho muitas reticências em utilizar uma rede controlada por alguém que não conheço de lado nenhum, mas isso sou eu que sou um gajo um bocado paranóico, admito. [:p]

Então não podes ter wireless sequer activo no Zon Hub...esse ainda é pior do que o Zon@Fon pois é da tua própria rede - e acredita é muito mais simples crackar uma ligação wi-fi.

A questão aqui é quem o que fazer? A não ser que sejas uma instituição bancária, uma empresa com segredos e patentes xpto, algo governamental...não estou a ver algo que valha a pena.

2 IPs públicos diferentes? Tens a certeza? Eu iria mais para NATs diferentes, mas com o mesmo IP.

E a informação que colocaste do GRC.com apenas diz respeito ao Reverse DNS, que indica que o teu IP tem associado um DNS atribuido pelo ISP ZON e não o nome da tua máquina. Não tem a ver com a questão da FON.

Não sei, não tenho o serviço e não sei se usam IPs públicos ou NAT, de qualquer forma penso que o mais relevante é a associação desse endereço ao MAC.

Não fui eu que falei no reverse DNS. [;)]

O que é possivel para diferenciar os clientes FON e a tua ligação é a autenticação efectuada previamente na página da FON, apenas este pode ser utilizado para te defenderes caso tenhas algum problema com as autoridades.

Só que as autoridades por norma só conseguem aceder ao registo do IP, que por sua vez está associado a ti...

Pois, é precisamente isso que tenho dito por aqui. Até pode não estar, mas não vi garantia nenhuma em contrário, e pessoalmente, do que conheço dos ISP's, diria que eles nunca assumiriam responsabilidade por um IP (encaram um negócio deles apenas como "carriers"). [;)]

De certeza...basta ir ao Zon Hub na página de monitorização de rede...IP's diferentes (até com o 1º octeto diferente) e mac address diferente.

E depois access points diferentes também.

Eu sei que é diferente. A minha questão é a quem está associado esse MAC. A mim? à ZON? O registo das ligações wireless é associado a essa informação?

Do que li, eu não vi respostas a estas perguntas.

Do que sei, o MAC está associado aos 2 sinais Wireless distintos, o teu pessoal e o público:

Why is the MAC Address online different than the one found on my router?

If you look at your router information in your My FON user area at fon.com, you will notice that the MAC ID is different than the one found at the bottom of the router.
This is nothing to be worried about. Both MAC IDs are associated with the same router. The MAC ID in your My FON user area is associated with the FON_ signal. This MAC ID includes information such as who has connected to your FON Spot, which FON Spots you’ve connected to in the past, and your FON Spot’s status.
The MAC ID found at the bottom of your La Fonera router refers to the LAN port and is assigned to your purchase and warranty information. We use this MAC ID when you request a refund, replacement, or anything else involving the FON Shop.

Fonte

Então não podes ter wireless sequer activo no Zon Hub...esse ainda é pior do que o Zon@Fon pois é da tua própria rede - e acredita é muito mais simples crackar uma ligação wi-fi.

Eu sei quão fácil/difícil é crackar uma ligação wi-fi. Pode ser simples, ou pode ser teoricamente impossível (impraticável), depende.

A questão aqui é quem o que fazer? A não ser que sejas uma instituição bancária, uma empresa com segredos e patentes xpto, algo governamental...não estou a ver algo que valha a pena.

Pois, é uma questão de escolhas. Eu acho que é um serviço que não trás um valor acrescentado que mereça a pena o risco. Mas sim, é uma questão de escolha pessoal apenas.

Vendo por aqui: ZON Multimedia

É uma La Fonera normal, portanto não vejo como é possível tratar-se de duas ligações diferentes, com dois ip's exteriores diferentes e sem partilharem a mesma ligação, pois a mesma liga-se ao modem. :confused:

De certeza...basta ir ao Zon Hub na página de monitorização de rede...IP's diferentes (até com o 1º octeto diferente) e mac address diferente.

Penso que o freefall esteja a ter em conta os "La fonera" tradicionais que partilhavam o mesmo IP. Efectivamente este da ZON parace-me mais seguro do que os anteriores e originais "La fonera".

E depois access points diferentes também.

SSID's diferentes. O Access point é o mesmo.

Acho que estão a fazer uma tempestade num copo de água, mas cada um é que sabe de si.

Isto é um bocado como o P2P (aliás o conceito é o mesmo), e é assim que eu o vejo...dá-nos jeito estar num sítio e ligar à net para desenrascar qualquer coisa e sem pagar?

Então também temos de fazer o mesmo na nossa zona...só assim teremos muitos locais cobertos.

Estou agora num sitio que tive de arranjar uma pen 3g (igualmente insegura, mas adiante) e pagá-la...e se calhar (é o mais provável) haverá Zon Hub's por perto com a funcionalidade desactivada...não custaria-lhes nada.

É este o valor acrescentado que vejo.

Penso que o freefall esteja a ter em conta os "La fonera" tradicionais que partilhavam o mesmo IP. Efectivamente este da ZON parace-me mais seguro do que os anteriores e originais "La fonera".

SSID's diferentes. O Access point é o mesmo.

Vou a monitor e tenho Mac Address diferentes entre o Access Point 1 e Access Point 2.

Até estão configurados para velocidades diferentes...um está a 300mpbs (teóricos claro) e outro a 150mbps.

O IP é diferente, pois testei ligando o portátil a uma ligação e a outra e vendo no grc por exemplo...isto quando o activei, o Fon

Rodrigo Costa, director executivo da ZON Multimédia, assinou uma parceria alargada com Martin Varsavsky, fundador e director da FON, empresa gestora de uma comunidade de partilha de hotspots Wi-Fi privados, para a criação da maior rede Wi-Fi portuguesa, a ZON@FON Wi-Fi Community.

O objectivo da ZON Multimédia é massificar a actual oferta de redes Wi-Fi acessíveis, aproximando a rede Wi-Fi ZON@FON dos acessos internet de banda larga móvel, quer em questão de conveniência, quer em termos de acessibilidade generalizada, através da aplicação do modelo de partilha da FON.

A FON, financiada por investidores como a Google ou a Skype, entre outros, gere a maior rede internacional de Wi-Fi partilhada, para além de produzir e disponibilizar o software e serviços essenciais à manutenção da comunidade.

Os equipamentos da FON permitem que os utilizadores partilhem, com outros utilizadores, a sua ligação doméstica ou comercial à internet, via Wi-Fi, através da criação de duas redes sem fios independentes, uma delas segura e estanque, para utilização pessoal do utilizador que partilha, denominado Fonero, outra aberta, para utilização livre. Ao partilhar a sua ligação à internet, é conferida ao Fonero a possibilidade de aceder gratuitamente a todos os hotspots Wi-Fi FON do mundo.

Tal como está a negrito, a ligação é partilhada.

Nightlord obviamente que é bom ter acesso a esses hotspots, no entanto o que eu considero realmente um problema é o que podem outros fazer com a nossa ligação.

Vendo por aqui: ZON Multimedia

É uma La Fonera normal, portanto não vejo como é possível tratar-se de duas ligações diferentes, com dois ip's exteriores diferentes e sem partilharem a mesma ligação, pois a mesma liga-se ao modem. :confused:

Esse router não tem nada a ver com o Zon Hub.

Nem sei quando é que a Zon andou a colocar isso aos clientes. Eu passei do modem tradicional (tinha um router meu à parte) para o Netgear quando passei para o tarifário Zon Fibra 50...e depois para o Zon Hub.

A largura de banda é partilhada e é configurável no próprio router.

Não é configurável pois não é partilhada.
A tua largura de banda é configurável por ti (a altura de definires a net [:D]) a da fon não (nem dá para saber qual é a velocidade alocada).

Back