Zon Fon

Tal como está a negrito, a ligação é partilhada.

Nightlord obviamente que é bom ter acesso a esses hotspots, no entanto o que eu considero realmente um problema é o que podem outros fazer com a nossa ligação.

Estás a ler coisas desse La Fonera.

Entendo o que dizes, mas se todos pensarmos assim, nunca vão haver esses mesmos hotspot's que tu mesmo dizes que é bom ter acesso.

Por isso a comparação com o P2P...isto funciona se todos abdicar-mos um pouco. Eu prefiro, mas entendo quem não o queira.

Noutros países já se consegue ter wi-fi, nas principais cidades com uma boa cobertura sempre...aqui é o que se vê :(

Por acaso acho que o pacxito tem a sua razão.

A ligação é partilhada, portanto o IP é o mesmo.
Agora imaginando que tenho uma FON aqui, que alguém menos intencionado se liga e comete umas burlas em algum site através da minha ligação... O ip que fica registado é o meu.

Não... como disse atrás, o IP é diferente!

No fundo a ligação é vista exteriormente como sendo uma ligação diferente, com um ip e um mac adress diferente.

A própria ligação usa largura de banda diferente da ligação normal. Ou seja se tens um contracto de 30 mbits continuas com esses 30 mbits disponíveis independentemente das pessoas que estão ligadas ao router.

Vou a monitor e tenho Mac Address diferentes entre o Access Point 1 e Access Point 2.

Até estão configurados para velocidades diferentes...um está a 300mpbs (teóricos claro) e outro a 150mbps.

O IP é diferente, pois testei ligando o portátil a uma ligação e a outra e vendo no grc por exemplo...isto quando o activei, o Fon

Sim, também podes ter várias VLANs com SSIDs diferentes num mesmo access point. Como disse, não tenho o equipamento mas duvido muito que sejam APs separados.

Quanto à tempestade no copo de água, admito que estas preocupações não tenham um peso preponderante na maioria dos utilizadores, mas existem várias possibilidades de exploração deste conceito para fins menos lícitos, com alguma pesquisa encontras coisas interessantes.

Um exemplo simples de perceber - quem te garante que um AP que anuncia o SSID do ZON_FON é legítimo? Tu ligas-te e usas aquela ligação como confiável, mas todo o teu tráfego pode estar a ser escutado (com respectivos dados de acesso), ou o teu PC atacado. Sim, eu sei que a probabilidade de isto acontecer é baixa e no nosso país nada acontece, mas as possibilidades estão lá. [;)]

Last edited:
A largura de banda é partilhada e é configurável no próprio router.

Não é partilhada! É dedicada.

A largura de banda de um não interfere com a do outro.

Tirado do site da Zon Fon:

"É 100% seguro porque existem duas redes wireless distintas: a rede wireless privada de sua casa (encriptada) e a rede wireless do Hotspot que tem um endereço IP específico e uma largura de banda dedicada, não tendo qualquer impacto na velocidade, performance ou consumos do seu serviço ZON Net. O acesso à rede wireless do Hotspot requer autenticação dos utilizadores através de um username e de uma password."

http://www.zonfon.pt/#/faq/

Last edited:
Sim, também podes ter várias VLANs com SSIDs diferentes num mesmo access point. Como disse, não tenho o equipamento mas duvido muito que sejam APs separados.

Quanto à tempestade no copo de água, admito que estas preocupações não tenham um peso preponderante na maioria dos utilizadores, mas existem várias possibilidades de exploração deste conceito para fins menos lícitos, com alguma pesquisa encontras coisas interessantes.

Um exemplo simples de perceber - quem te garante que um AP que anuncia o SSID do ZON_FON é legítimo? Tu ligas-te e usas aquela ligação como confiável, mas todo o teu tráfego pode estar a ser escutado (com respectivos dados de acesso), ou o teu PC atacado. Sim, eu sei que a probabilidade de isto acontecer é baixa e no nosso país nada acontece, mas as possibilidades estão lá. [;)]

Bom... para isso basta na altura de login falharmos propositadamente na password/login e assim verificarmos que se trata de um ZON_FON legítimo.

Não é configurável pois não é partilhada.
A tua largura de banda é configurável por ti (a altura de definires a net [:D]) a da fon não (nem dá para saber qual é a velocidade alocada).

6. Através da opção Configurações tem a possibilidade de seleccionar a largura de banda que deseja partilhar, alterar a password de acesso e o nome do ZON@FON spot.
7. Pressione o botão esquerdo do rato em cima da alavanca e arraste para definir a largura de banda que pretende partilhar.

fonte

E agora? :confused:

Bom... para isso basta na altura de login falharmos propositadamente na password/login e assim verificarmos que se trata de um ZON_FON legítimo.

Porquê? Os "bons" ataques de phishing/man in the middle utilizam os mecanismos legítimos de autenticação (reencaminhando de forma transparente os pedidos) para passarem despercebidos. E não estou só a falar dos dados da ZON_FON...

Não é partilhada! É dedicada.

A largura de banda de um não interfere com a do outro.

Tirado do site da Zon Fon:

"É 100% seguro porque existem duas redes wireless distintas: a rede wireless privada de sua casa (encriptada) e a rede wireless do Hotspot que tem um endereço IP específico e uma largura de banda dedicada, não tendo qualquer impacto na velocidade, performance ou consumos do seu serviço ZON Net. O acesso à rede wireless do Hotspot requer autenticação dos utilizadores através de um username e de uma password."

Zon@Fon

"largura de banda dedicada", não significa que a ligação não seja a mesma.

Mas quem tiver o serviço facilmente tira a dúvida que aqui existe, ligando-se através da zon normalmente e depois através da fon e verificando se os ip's diferem em por ex.: What Is My IP Address - Shows Your IP Address

Porquê? Os "bons" ataques de phishing/man in the middle utilizam os mecanismos legítimos de autenticação (reencaminhando de forma transparente os pedidos) para passarem despercebidos. E não estou só a falar dos dados da ZON_FON...

bolas que chato! [:D]

Mas para isso também não uso a minha rede de wireless porque pode haver um tipo qualquer a fazer o mesmo.... ou não? :confused:

palavra que não sei... [:cool:]

Mas quem tiver o serviço facilmente tira a dúvida que aqui existe, ligando-se através da zon normalmente e depois através da fon e verificando se os ip's diferem em por ex.: What Is My IP Address - Shows Your IP Address

Já o fiz e os IP's são diferentes!

Já tinha colocado:

Zon@Fon

Pelo menos aparecem-me 2 mac address distintos nos 2 Access Point e tenho configurações distintas para cada um (velocidade wi-fi do mesmo por exemplo)...como está a funcionar por trás, não sei.

Existe uma página no Zon Hub onde se consegue ver a quantidade de ligações e de MacAddress que na realidade há...2 para a Wan, 1 para a Lan, 2 para o wi-fi.

Quanto ao 2º parágrafo, aí dou-te razão...e como em tudo na vida é feita de riscos.

O mesmo é verdade quando metemos o nosso login no site do banco, quem me garante que é o banco? quem nos garante que (e esta foi algo falada há uns tempos) deixando a página do banco por algum tempo não há um "page jacking" e quando vamos lá meter as nossas credenciais não é uma outra coisa?

E por aí afora. Só que nos bancos há formas de controlo mais apertadas porque assim é importante (seja o cartão matriz, seja os códigos via tlm, etc.).

Numa empresa que trabalhei por exemplo os acessos exteriores eram feitos com um cartão que daria um código ao introduzir um Pin no mesmo, código esse que era válido por 1 minuto...e que tinha de bater nesse minuto com o do servidor onde nos ligávamos (secur id), isto além do login windows, etc.

Mas estamos a falar do nosso pc...eu pelo menos nem caseiradas tenho [:D] Não vão muito longe com o que lá tenho. Levam umas fotos de viagens, epá já agora levem o meu CV e se surgir alguma coisa digam [:D]

bolas que chato! [:D]

Mas para isso também não uso a minha rede de wireless porque pode haver um tipo qualquer a fazer o mesmo.... ou não? :confused:

palavra que não sei... [:cool:]

[:D] [:D] Pronto, pronto, já me calei. [:p]

Se tiveres a rede protegida não, mesmo que ele meta um SSID igual a autenticação (WEP ou WPAs) vai falhar e aí dás conta que não é a tua rede.

E agora digo-te que estás a falar de uma coisa e nós de outra.

Isso era antigamente com um router qualquer maluco que a Zon tinha só para quem queria o Fon -> o tal La Fonera.

O Zon Hub é diferente...se fores às páginas do Zon Hub e de lá leres sobre o Zon@Fon a informação é diferente -> já aqui foi colocada

Já o fiz e os IP's são diferentes!

Já tinha colocado:

Zon@Fon

E por acaso o IP do Fon não começa por 78.141.x.x? ou parecido?

A ligação depois é a mesma...mas os IP's são diferentes e a ligação lógica é diferente (não a física) como já se disse umas 10x lol

A questão é que se tens por exemplo Zon Fibra 50, grande parte da capacidade instalada do cabo está "desperdiçada" (podes ter 100, 200 e agora até 1000 nalguns locais lol) - o que eles fazem é limitar a velocidade de sincronização do teu modem/router aos 50 (no meu caso sincroniza-se aí a 51-51.5)...o resto fica disponível.

De facto há este problema...e é válido para estes tipos ou as ligações tipo nas bombas da Galp e afins.

Mas não vejo grande forma de contornar a questão, é ter algum cuidado e não consultar/colocar informação sensível nessas redes.

Programas de VNC, por exemplo, permitem ter uma chave do lado do servidor que depois é comparada sempre no cliente quando se liga...se de uma ligação para a outra a chave mudar, há um "man in the middle".

Só que aqui falamos de ligações esporádicas/pontuais mesmo.

Para terem ideia do que falamos no zonhub, eis a imagem que está no manual de configurações que mostra como está em termos de ligações:

system_monitoring_home.png

Em relação à partilha de largura de banda, realmente nos settings da fon dá para configurar:

fonn.jpg

Mas isto talvez só se aplique aos routers La Fonera, certo? Senão a Zon anda a aldrabar os clientes ao dizer que não há partilha de largura de banda.
Para quem tem o Zon Hub, trata-se apenas de configurar a largura de banda disponível na ligação partilhada, sendo esta independente da largura de banda disponível na ligação Zon contratada?

Em relação à partilha de largura de banda, realmente nos settings da fon dá para configurar:

fonn.jpg

Mas isto talvez só se aplique aos routers La Fonera, certo? Senão a Zon anda a aldrabar os clientes ao dizer que não há partilha de largura de banda.
Para quem tem o Zon Hub, trata-se apenas de configurar a largura de banda disponível na ligação partilhada, sendo esta independente da largura de banda disponível na ligação Zon contratada?

Não dá para configurar qualquer largura de banda.

Back