Zon Fon

Não tem custos adicionais.

O que precisas é de ter um router a partilhar a ligação também.

A vantagem, é que podes estar em qualquer parte do mundo e logo que alguém tenha um FON, podes aceder à internet de borla a partir daí.

É uma ideia muito interessante que parece ser desconhecida pela grande maioria dos utilizadores de internet..

Também já ando a experimentar isto e de facto é muito interessante ver o numero de hotspots que se encontram por todo o lado e de acesso gratuito!

Aqui podemos ver onde estão localizados os pontos de acesso.

Isto é um conceito fantástico! No fundo trata-se de fazer crowd-sourcing da própria rede wireless!

Já tinha ouvido falar, mas só agora é que investiguei isto, e acho que ainda hoje me vou registar!

Ainda por cima não ocupa banda extra nem congestiona a utilização normal em casa. É como se fossem (e são) 2 ligações separadas e independentes!

Conheço, mas não aderi porque me levanta muitas questões de segurança e utilidade.

Quem me garante que todos os "foneros" são bem intencionados e não vão utilizar a minha ligação à internet para fazer asneiras? Asneiras essas que depois serão legalmente imputadas a mim (o detentor daquele IP naquele instante - mesmo que diferente do IP "doméstico", está registado com o meu número de cliente)? Ou quem me garante que eles até nem percebem um bocadinho da coisa e tendo acesso ao meu router conseguem chegar a outros lados?

A ZON oferece net móvel gratuita (100MB mês), chega bem para as minhas necessidades em mobilidade, e se não chegasse contrataria um serviço de net móvel melhor. Não faz sentido ir para um local e andar de portátil em punho à procura de um hotspot quando existem métodos muito mais simples, seguros e eficazes.

Last edited:
Eu estou registado, mas nunca ninguém se ligou ao meu router, se um dia alguém se ligar, só mesmo outro fonero que passe férias na casa dos vizinhos. Na rua já não apanha a rede.
Não tenho receios de segurança, o hub só permite acesso por cabo. A ligação é sempre feita a outra rede que não a minha doméstica. Não quer dizer que não seja possível....

Já agora ando com dificuldades em aceder pelo Nokia E72. Só consigo aceder à pagina da Fon e da Zon, nas outras surge sempre a mensagem:
Internet: Resposta Desconhecida. Deve ter alguma coisa a ver com definições de segurança do browser, porque a app do youtube funciona sem problemas.....

Essas questões são legítimas e deviam ser muito bem desmistificadas:

Conheço, mas não aderi porque me levanta muitas questões de segurança e utilidade.

Quem me garante que todos os "foneros" são bem intencionados e não vão utilizar a minha ligação à internet para fazer asneiras? Asneiras essas que depois serão legalmente imputadas a mim (o detentor daquele IP naquele instante - mesmo que diferente do IP "doméstico", está registado com o meu número de cliente)? Ou quem me garante que eles até nem percebem um bocadinho da coisa e tendo acesso ao meu router conseguem chegar a outros lados?

As Ligações são totalmente independentes! É como se de dois acessos e aparelhos independentes se tratassem.

Não, o cliente não fica registado com o teu numero de cliente nem tem qualquer ligação a ti.

Os IP são diferentes e o acesso que os utilizadores têm é validado pela fon@zon. Nada do que fazem pode ser imputado a ti! Isso é bem explicado algures no site deles.

No site da GRC.com aparece esta mensagem quando se faz o "shields up":

Many Internet connection IP addresses are associated with a DNS
machine name. (But yours is not.) The presence of "Reverse DNS", which
allows the machine name to be retrieved from the IP address, can
represent a privacy and possible security concern for Internet
consumers since it may uniquely and persistently identify your
Internet account — and therefore you — and may disclose other
information, such as your geographic location.

When present, reverse DNS is supported by Internet service providers.
But no such lookups are possible with your current Internet connection
address (123.456.789.012). That's generally a good thing.

Em relação à possibilidade de "hacking" do router e dessa forma ganharem acesso aos teus dados pessoais... bom, a possibilidade teórica provavelmente existe. Mas tendo em conta os milhões de hotspots espalhados pelo mundo será que é um receio que deverá ser maior quando comparado ao simples facto de termos uma rede wireless em casa e com o potencial de ser de facto hackada? Eu pessoalmente acredito na possibilidade teórica....
Mas vou deixar de ter uma rede wireless por isso? Não.

A ZON oferece net móvel gratuita (100MB mês), chega bem para as minhas necessidades em mobilidade, e se não chegasse contrataria um serviço de net móvel melhor. Não faz sentido ir para um local e andar de portátil em punho à procura de um hotspot quando existem métodos muito mais simples, seguros e eficazes.

Isso já são questões de opções pessoais...

Eu também tenho 500 mb de net no telemovel e outros 500 para usar como modem no entanto não descarto a enorme vantagem de ter este serviço pronto a ser usado em determinadas situações. (principalmente em idas ao estrangeiro)

Já tenho este serviço há uns meses...desde que passei a ter o router Zon Hub.

Até agora nunca ninguém se ligou ao meu, mas já usei ainda que muito esporadicamente o serviço com outros e funcionou bem.

Acho que devia ser muito mais publicitado (mas não interessa aos operadores que assim vendem placas 3g)...se todos tivéssemos isto, tínhamos net praticamente sempre.

Também li muito sobre a coisa pelo receio de segurança e concluí que ter uma rede wireless é igualmente inseguro...de qualquer forma faço o que está ao alcance para a proteger.

O IP (e já verifiquei ligando às 2 redes wireless) é mesmo outro e nem é ligado a mim. Só resta saber se o router é seguro o suficiente...mas isso nenhum será infalível...mas a probabilidade de ter um vizinho ácaro e sem nada para fazer que queira entrar na minha rede, não me parece alta [:D]

Os ácaros bons não se preocupam com redes domésticas

Apenas tenho modem e quando renovei o contrato, não me ofereceram o ZON HUB como fazem a novos clientes:(

E agora descobri que me dava muito jeito porque onde vou passar uns dias de férias apanho uma rede ZON FON:sh)
Ainda estou a pensar se não vale a pena comprar um ZON HUB... que por acaso oferecem a novos clientes com o pacote que tenho (25€)

Essas questões são legítimas e deviam ser muito bem desmistificadas:

As Ligações são totalmente independentes! É como se de dois acessos e aparelhos independentes se tratassem.

Não, o cliente não fica registado com o teu numero de cliente nem tem qualquer ligação a ti.

Os IP são diferentes e o acesso que os utilizadores têm é validado pela fon@zon. Nada do que fazem pode ser imputado a ti! Isso é bem explicado algures no site deles.

No site da GRC.com aparece esta mensagem quando se faz o "shields up":

Many Internet connection IP addresses are associated with a DNS
machine name. (But yours is not.) The presence of "Reverse DNS", which
allows the machine name to be retrieved from the IP address, can
represent a privacy and possible security concern for Internet
consumers since it may uniquely and persistently identify your
Internet account — and therefore you — and may disclose other
information, such as your geographic location.

When present, reverse DNS is supported by Internet service providers.
But no such lookups are possible with your current Internet connection
address (123.456.789.012). That's generally a good thing.

Não estava a falar de reverse DNS, estava a falar em questões legais que são remetidas para o detentor do IP.

Os ISPs estão obrigados, desde uma transposição de uma directiva comunitária nesse sentido publicada em 2008, ao armazenamento dos dados de tráfego, bem como aos dados que permitam identificar o cliente doméstico associado a esses dados (basicamente os logs do DHCP que identifiquem os MAC dos modems).

Na prática, quando um crime é praticado com origem num determinado IP é enviado um pedido de identificação pelo MP ao operador para identificação do cliente que no dia X, à hora Y estaria a utilizar aquele endereço. É só isto que o operador sabe da investigação em curso, e que tem que responder.

Apesar de acreditar que o façam, eu não sei, porque não vi claramente explicitado em lado algum, que nestes casos o endereço IP do router "público" não ficará nos registos associado aos meus dados de cliente e se eles nestes casos salvaguardam também, ao abrigo da mesma lei, os dados que o cliente utiliza na autenticação da rede wireless (Radius).

Em relação à possibilidade de "hacking" do router e dessa forma ganharem acesso aos teus dados pessoais... bom, a possibilidade teórica provavelmente existe. Mas tendo em conta os milhões de hotspots espalhados pelo mundo será que é um receio que deverá ser maior quando comparado ao simples facto de termos uma rede wireless em casa e com o potencial de ser de facto hackada? Eu pessoalmente acredito na possibilidade teórica....
Mas vou deixar de ter uma rede wireless por isso? Não.

Hackar uma rede wireless pode ser desde muito simples até impossível (ou muito, muito difícil), tudo depende da protecção aplicada e dos níveis de acesso que tens.

Ter acesso directo ao router/gateway, mesmo que noutra rede, facilita bastante o processo.

Last edited:

[;)]

Mas com Zon já se sabe que uns meses rapidamente se tornam anos...
Pode ser que esteja pronto quando conseguirem meter as boxes a trabalhar em condições lol.

Estive a explorar o site e não vi isso:sh)
No entanto eles dizem lá que os modem/router Netgear são compatíveis e até o explicam como o fazer... Cromos[:D]

Não estava a falar de reverse DNS, estava a falar em questões legais que são remetidas para o detentor do IP.

A partir do momento que o IP é atribuído pela ZON@fon após validação do cliente na rede zon@fon então não vejo com pode sequer haver duvidas. Ainda para mais sendo um serviço prestado pela ZON (e não por ti).

Sinceramente não percebo a tua dúvida.

São neste momento milhões de clientes que usam este sistema pelo mundo inteiro.

Se houvesse assim tanto espaço para as falhas de que temes, concerteza que já teriam sido reportadas (e provavelmente reparadas).

Não me leves a mal mas parece-me que estás a fazer uma tempestade num copo de água.

Os ISPs estão obrigados, desde uma transposição de uma directiva comunitária nesse sentido publicada em 2008, ao armazenamento dos dados de tráfego, bem como aos dados que permitam identificar o cliente doméstico associado a esses dados (basicamente os logs do DHCP que identifiquem os MAC dos modems).

Na prática, quando um crime é praticado com origem num determinado IP é enviado um pedido de identificação pelo MP ao operador para identificação do cliente que no dia X, à hora Y estaria a utilizar aquele endereço. É só isto que o operador sabe da investigação em curso, e que tem que responder.

Apesar de acreditar que o façam, eu não sei, porque não vi claramente explicitado em lado algum, que nestes casos o endereço IP do router "público" não ficará nos registos associado aos meus dados de cliente e se eles nestes casos salvaguardam também, ao abrigo da mesma lei, os dados que o cliente utiliza na autenticação da rede wireless (Radius).

Hackar uma rede wireless pode ser desde muito simples até impossível (ou muito, muito difícil), tudo depende da protecção aplicada e dos níveis de acesso que tens.

Ter acesso directo ao router/gateway, mesmo que noutra rede, facilita bastante o processo.

O mac address da parte fon é diferente do que é usado na ligação caseira.
Verifiquei isso mesmo nas configurações do zonhub.

A partir do momento que o IP é atribuído pela ZON@fon após validação do cliente na rede zon@fon então não vejo com pode sequer haver duvidas. Ainda para mais sendo um serviço prestado pela ZON (e não por ti).

Sinceramente não percebo a tua dúvida.

São neste momento milhões de clientes que usam este sistema pelo mundo inteiro.

Se houvesse assim tanto espaço para as falhas de que temes, concerteza que já teriam sido reportadas (e provavelmente reparadas).

Não me leves a mal mas parece-me que estás a fazer uma tempestade num copo de água.

Por acaso acho que o pacxito tem a sua razão.

A ligação é partilhada, portanto o IP é o mesmo.
Agora imaginando que tenho uma FON aqui, que alguém menos intencionado se liga e comete umas burlas em algum site através da minha ligação... O ip que fica registado é o meu.

Por acaso acho que o pacxito tem a sua razão.

A ligação é partilhada, portanto o IP é o mesmo.
Agora imaginando que tenho uma FON aqui, que alguém menos intencionado se liga e comete umas burlas em algum site através da minha ligação... O ip que fica registado é o meu.

Ligação partilhada?

A ligação WAN (ou seja para fora, para a Zon) é como um modem diferente...tem um Mac Address diferente e como é óbvio um IP diferente.

Na realidade com os Zon Hub's e activando o Zon@Fon tens 2 ligações à internet em casa [;)] e só pagas uma. No limite até podes fazer downloads por uma e por outra lol

Back