Aviação

Acho piada a uma coisa.... todos os anos a FA faz propaganda do género: "precisamos de pilotos, ingressa já na academia e tem uma profissao de sucesso!" mas depois vais a ver, e só têm vaga para 1 ou 2 marmanjos.... e os critérios de selecçao sao muito duvidosos... arranjam problemas a nivel médico que so eles vêm.. do tipo: ah e tal, voce tem aqui uma vertebra deslocada 0,3 mm.... já nao dá! depois vai-se ao hospital civil e dizem que nao se passa nada..... voltas lá com os exames do civil e eles dizem "sim mas o civil nao queremos saber para nada, o que conta sao os nossos exames médicos".

Na minha turma tenho 2 colegas que chumbaram assim....... ridiculo!

Eu tive a oportunidade de entrar na FA para piloto e não quis continuar os testes. Estava quase no fim dos testes médicos mas vi que aquilo de ser militar não era para mim e vim-me embora [:D]

Tinha feito os testes psicotécnicos e já tinha passado o exame médico à coluna que tanta gente manda embora, e também já tinha despachado a maioria dos exames à visão.

São opções que nunca saberemos se são correctas..

Em tires tens 3 escolas...

Omni: 53.000€
Leávia: 56.000€
Gestaiar: 64.000€ (se pagares a pronto fica em 61.000€)

A de évora e nortávia nao sei os preços.....

A diferença de preços deve-se depois a outros factores que a meu ver, peseram bem mais que os quase 10.000€ de diferença que dei na Gestair. Estou satisfeitissimo.... Começo a voar já em Janeiro.

A escola de Évora fica em cerca de 100000€... até doi [:D]

Realmente, de à uns anos para cá a aviação tem suscitado maior interesse nas pessoas.
Antigamente aqui em Tires via-se lá meia dúzia de marmanjos, agora os carros nem cabem no estacionamento, e de ano para ano, têm mais alunos.
Por exemplo, o pessoal que anda a tirar ( ou tirou ) o brevet se não conseguir entrar na TAP ( ou noutra companhia qualquer ), para onde vai? Não estou a dizer que quem tira o brevet tem necessariamente que ir trabalhar nessa área, mas é só uma curiosidade.

Tenho um amigo meu que tirou também aqui o brevet, e que depois foi para a Força Aérea.[;)]

Realmente, de à uns anos para cá a aviação tem suscitado maior interesse nas pessoas.
Antigamente aqui em Tires via-se lá meia dúzia de marmanjos, agora os carros nem cabem no estacionamento, e de ano para ano, têm mais alunos.
Por exemplo, o pessoal que anda a tirar ( ou tirou ) o brevet se não conseguir entrar na TAP ( ou noutra companhia qualquer ), para onde vai? Não estou a dizer que quem tira o brevet tem necessariamente que ir trabalhar nessa área, mas é só uma curiosidade.

Tenho um amigo meu que tirou também aqui o brevet, e que depois foi para a Força Aérea.[;)]

Mas nos dias que correm esse é o problema de muita gente! Já longe vao os tempos em que os poucos que se arriscavam a fazer este investimento profissional tinham emprego quase garantido na TAP devido há falta de pilotos formados aqui (principalmente). Muitos dos meus colegas vivem com a fixaçao de entrar na TAP, e se nao for TAP nao querem mais nada... Por isso é que há tanta gente aí a apregoar: "ah e tal individei a minha vida toda, investi neste curso e nao consegui arranjar emprego". Nao conseguiu arranjar emprego nao........ nao conseguiu foi entrar em nenhuma das companhias aéreas portuguesas...

Lá fora há muito trabalho mesmo! O mercado asiático está em profunda crise com falta de pilotos, pagam balurdios e dao condiçoes de trabalho que aqui sao impensáveis. O problema é que quase toda a gente quer ficar aqui de cu tremido......

Ainda esta semana foram ah minha turma por causa dos testes de aptidao para começar um possivel reencaminhamento para companhias aéreas... a minha escola tem protocolos com uma companhia brasileira, e outra asiática, entre outros. quando fizeram a pergunta de quem estaria interessado em ir trabalhar para fora fui o unico a leventar a mao.... neste caso para o mercado asiático. Depois queixam-se.......

Mas nos dias que correm esse é o problema de muita gente! Já longe vao os tempos em que os poucos que se arriscavam a fazer este investimento profissional tinham emprego quase garantido na TAP devido há falta de pilotos formados aqui (principalmente). Muitos dos meus colegas vivem com a fixaçao de entrar na TAP, e se nao for TAP nao querem mais nada... Por isso é que há tanta gente aí a apregoar: "ah e tal individei a minha vida toda, investi neste curso e nao consegui arranjar emprego". Nao conseguiu arranjar emprego nao........ nao conseguiu foi entrar em nenhuma das companhias aéreas portuguesas...

Lá fora há muito trabalho mesmo! O mercado asiático está em profunda crise com falta de pilotos, pagam balurdios e dao condiçoes de trabalho que aqui sao impensáveis. O problema é que quase toda a gente quer ficar aqui de cu tremido......

Ainda esta semana foram ah minha turma por causa dos testes de aptidao para começar um possivel reencaminhamento para companhias aéreas... a minha escola tem protocolos com uma companhia brasileira, e outra asiática, entre outros. quando fizeram a pergunta de quem estaria interessado em ir trabalhar para fora fui o unico a leventar a mao.... neste caso para o mercado asiático. Depois queixam-se.......

Concordo com tudo o que ai dizes, excepto talvez na crise do mercado asiático por falta de pilotos, se é certo que há uns 4 a 5 anos atrás assim o era hoje , com a crise financeira actual, quase todas as companhias estão a rever em baixa o seu crescimento, o que não quer dizer que daqui a 2 ou 3 anos não volte a ser um mercado muito prospero.

Pretendo tirar o curso em PT ou no estrangeiro pois para mim tanto me faz, quero é voar , se for possivel numa grande companhia mundial nem que para isso tenha que ir para o outro ponto do globo, que vistas bem as coisas o nosso trabalho é mesmo encurtar essas distâncias.

Um abc

Meu caro fnoronha julgo que ainda vamos ser colegas... Também sou daqueles que não se importa de ir lá para fora. Cada vez que digo isso a alguém chamam-me doido e maluco e dizem que lá fora e horrivel e que aqui é muito melhor, etc etc.
O meu objectivo, ao contrario do objectivo de muito boa gente, é voar. Simplesmente voar. Se não for possivel voar aqui em PT, não me importo de ir por ex para a air macau ou para uma Eva air ou algo do género.

cumps

Tenho um amigo meu q é agora co-piloto da TAP, mas antes, para ganhar horas, qd acabou o curso, foi instrutor de voo, depois como tinha tirado brevet de Boeing e em Italia uma companhia so tinha boeing's na frotoa e ha uma grande falta de pilotos com brevet Boeing ele foi para Italia e paganvam o DOBRO q a TAP pagaria, mas com agravante de ter passado a viver uns 2 anos em Italia.
Hoje por razoes familiares e amizades já está em Portugal e na TAP e lá tirou o curso para Airbus

Tenho um amigo meu q é agora co-piloto da TAP, mas antes, para ganhar horas, qd acabou o curso, foi instrutor de voo, depois como tinha tirado brevet de Boeing e em Italia uma companhia so tinha boeing's na frotoa e ha uma grande falta de pilotos com brevet Boeing ele foi para Italia e paganvam o DOBRO q a TAP pagaria, mas com agravante de ter passado a viver uns 2 anos em Italia.
Hoje por razoes familiares e amizades já está em Portugal e na TAP e lá tirou o curso para Airbus

a pessoas que pensam que a TAP pagam bem mas no entanto estão erradas... existem muitas outras companhias que pagam bem mais que a TAP

a pessoas que pensam que a TAP pagam bem mas no entanto estão erradas... existem muitas outras companhias que pagam bem mais que a TAP

Os ordenados da Tap, no que a pilotos e co-pilotos diz respeito, está dentro da média da europa. Um de long-haul na Tap ganha basicamente o mesmo que na Lufthansa a titulo de exemplo.

Para os interessados:

A Jet Republic, uma nova companhia de aviação executiva, decidiu instalar a sede em Portugal e vai operar na Europa com 110 jactos privados, num investimento que ronda os 1,5 mil milhões de dólares (1,02 mil milhões de dólares).

O anúncio foi feito terça-feira pelo presidente executivo da Jet Republic, Jonathan Breeze, que adiantou ter feito uma encomenda de 110 aviões Bombardier Learjet 60 XR novos.

"Esta é a maior encomenda de jactos privados alguma vez feita na Europa, no valor de 1,500 mil milhões de dólares, que voará para mais de mil aeroportos europeus", disse em entrevista à agência Lusa o presidente da Jet Republic.

Sobre a escolha de Portugal para sede da empresa, Jonathan Breeze, destaca a experiência do país neste tipo de operações, graças à legislação que permitiu o "time-sharing" de aviões antes dos outros países europeus.

"Há 10 anos, Portugal era a única jurisdição que regulava este tipo de negócio, agora a maioria dos países europeus já o faz. Mas Portugal tem a vantagem de uma década de experiência", afirmou.

Além disso, sublinhou, "foi muito fácil investir em Portugal. O Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) regula o negócio aéreo por quotas já há muito tempo e tem imensa experiência".

Breeze destacou também as qualificações da mão-de-obra portuguesa - em especial o facto dos funcionários portugueses falarem várias línguas - como um dos factores que atraiu a empresa para Portugal.

A Jet Republic, que ficará sedeada no Lagoas Park, no concelho de Oeiras

Os aviões, totalmente redesenhados, começam a voar em Outubro do próximo ano, mas os primeiros clientes da Jet Republic poderão começar a voar a partir de segunda-feira para qualquer parte do mundo graças a parcerias com as companhias charter europeias, através do Private Jet Card, um cartão recarregável e pré-pago para um mínimo de 25 horas.

RTP

icon_arrow.gif
http://www.jetrepublic.com/

Afinal nem tudo é mau no nosso Portugal! Vai ser muito bom para quem estiver agora a tirar o PLAA e tiver pretensões de ficar a trabalhar aqui por Portugal.... Acredito que alguns pilotos experientes a operar nas nossas companhias se mudem para Jet Republic abrindo assim novos concursos nestas! Vamos lá ver...

eles metem ca os avioes porque somos dos poucos paises em que um aviao pode ter varios donos e esse e o negocio deles alugar o aviao a varias pessoas tipo netjets
quanto a empregos nao contem com muitos, a netjets tem ca a base e portugueses tem muito poucos, eles usam mais pilotos nordicos etc

eles metem ca os avioes porque somos dos poucos paises em que um aviao pode ter varios donos e esse e o negocio deles alugar o aviao a varias pessoas tipo netjets
quanto a empregos nao contem com muitos, a netjets tem ca a base e portugueses tem muito poucos, eles usam mais pilotos nordicos etc
A maioria (para os portugueses) deverão ser empregos no back office deles.

txii.. que catastrofismo.. olhem que os pilotos portugueses sao muito bem considerados no mercado estrangeiro. Nao é por acaso que temos escolas muito bem posicionadas no ranking de melhor formaçao. De destacar a de Évora, de onde saem e para onde vêm bastantes estrangeiros tirar o brevet....

Das casos que conheço de pessoal que foi para o estrangeiro, foi muito bem recebido e preferido em relaçao a outros pilotos de outras nacionalidades. Temos o melhor exemplo aqui ao lado, os pilotos espanhóis sao considerados do piorzinho que por aí anda... na minha escola há imensos espanhois e italianos.

txii.. que catastrofismo.. olhem que os pilotos portugueses sao muito bem considerados no mercado estrangeiro. Nao é por acaso que temos escolas muito bem posicionadas no ranking de melhor formaçao. De destacar a de Évora, de onde saem e para onde vêm bastantes estrangeiros tirar o brevet....

Das casos que conheço de pessoal que foi para o estrangeiro, foi muito bem recebido e preferido em relaçao a outros pilotos de outras nacionalidades. Temos o melhor exemplo aqui ao lado, os pilotos espanhóis sao considerados do piorzinho que por aí anda... na minha escola há imensos espanhois e italianos.

A razao dos estrangeiros em Évora é pelo facto de a NLS (escola holandesa) fazer la a teoria e vir ca fazer a practica.

Quanto aos espanhois ha de tudo, ha muito espanhol que voa bem, o problema maior é quando se agarram ao radio [:D]

Boas

Antes demais, sendo este o meu primeiro post no FAHO, começo por me apresentar [;)]
Sou o Luís Lopes, tenho 18 anos, resido em Aveiro e sou estudante. Acabei recentemente o 12º ano e estou a pensar seriamente em tornar-me Piloto de Linha Aérea de Avião. Já fiz uma pesquisa sobre as escolas em Portugal, tendo já visitado algumas, e a que mais me interessou foi a Gestair, em Tires.
Gostava de ouvir alguma opiniões de alunos sobre a escola, pessoal docente, intensidade e principais dificuldades do curso ATPL, etc.
Se fosse possível darem-me uma pequena ideia do que me espera também a nível de exames médicos INAC, classe I, ficaria desde já agradecido [;)]

Cumps

Voltar
Superior