Banco Alimentar

eu ainda dava para o banco alimentar quando era para ajudar instituições de solidariedade social e sem abrigo, mas depois quando começei a ver que instituições como a legião da boa vontade e afins dao as sacadas a toxicodependentes e gajos do rendimento minimo que nunca fizeram nada deixei de dar.
mas se alguem achar que estou a ser radical ou fundamentalista/ demagocio, dou moradas para tirarem as proprias conclusões.

Eu depois de ver uma familia cigana a abastecer-se no Banco Alimentar e a enfiar os sacos num BMW, nunca mais dei para essa gente. Quando quero dar, dou a titulo particular e a quem vejo que realmente precisa.

Eu cheguei a participar em campanhas ainda o shoping dos Olivais era o antigo, e na altura já se levava com cada resposta, tinhas inclusive uma folha com perguntas e respostas para podermos estar á altura da situação.
Passado uns tempos vi que na paroquia onde eu participava nos grupos de jovens a comida era distribuida não pelos que necessitavam mas sim pelas beatas que não saiam de lá. Atualmente quando há estas campanhas ainda contribuo com alguma coisa mas sempre contrariado porque me lembro do passado, mas nesta situação não pode pagar o justo pelo pecador.

Penso que o Banco Alimentar esteja a ser "mãos-largas", a dar comida a quem não precisa/ merece.

Por isso não vou dar.

Quando quero dar, dou a titulo particular e a quem vejo que realmente precisa.

E dás?

Penso que o Banco Alimentar esteja a ser "mãos-largas", a dar comida a quem não precisa/ merece.

Por isso não vou dar.

O Banco Alimentar "sustenta" inúmeras famílias que, caso contrário, não teriam sequer uma refeição quente por dia, bem como instituições que fornecem o mesmo a muitos orfanatos, casas de apoio a sem abrigos, etc. O problema é quando pessoal aparece lá com documentos da junta ou outros a atestar a sua falta de condições financeiras (sim, porque não basta chegar lá e pedir), mas em rendimentos não declarados ganham balúrdios. Nesses casos o BA não tem como atestar a veracidade. No fundo, quer isto dizer que sim, existem vários casos de pessoal a aproveitar-se do BA, mas também existem inúmeros de pessoas realmente carenciadas que dependem dele. E sejamos sinceros, a maior parte do pessoal que ajuda o BA (geralmente com doações nas campanhas de supermercado), não faria rigorosamente nada por essas pessoas que necessitam se não fosse o BA. Ainda que digam que "preferem ajudar directamente quem precisa" (e não é uma indirecta ao Favorit, que não faço ideia se ajuda ou não), a maior parte, na prática, nada faz.

Este tipo de tópicos é sempre tão pouco participado! Porque será?

A propósito, e para não estar a abrir mais um tópico com o mesmo tema (...), serve o presente para recordar que decorre este fim de semana mais uma campanha de recolha...

hoje já contribui.embora saiba que muitas pessoas que não necessitam vão buscar alimentos ao ba...mas existem muitas pessoas que realmente precisam e são nessas que devemos pensar..

Eu contribuo com bens alimentares e com a minha presença como voluntário directamente numa IPSS do meu conselho, sem ligações á igreja.
Tem uma cantina social e distribuição domiciliária de refeições e alimentos, e recebe ajuda parcial do Banco alimentar.

Com esta intervenção mais directa da minha parte verifico presencialmente quem necessita dessa ajuda, e se esta ajuda está a ser devidamente distribuida.

È mais gratificante para mim em todos os sentidos, e não fico com duvidas sobre para quem foi a minha ajuda e se realmente a merecia.

Se não querem, pelos vários motivos expostos neste e noutros tópicos sobre o assunto, ajudar o Banco Alimentar, então contribuam directamente (com voluntariado, alimentos ou dinheiro) para uma instituição da vossa confiança directamente ajudada pelo BA.

Este tipo de tópicos é sempre tão pouco participado! Porque será?

.

Quem dá nao precisa de dizer que dá ... Se calhar é por aí ...

Pelo que vi este fim de semana o BA continua a ter muita participação ... Felizmente os Portugueses ainda são solidários nestas alturas.

Os Hipermercados acabam por ganhar muito com isto infelizmente. Deviam ter uma selecção de produtos com margem mínima sustentável para que as pessoas pudessem comprar para dar para o BA.

Uma duvida que tenho é porque é que insistem em dar Oleo ... ? Será assim tão essencial para a nossa alimentação ?

Uma duvida que tenho é porque é que insistem em dar Oleo ... ? Será assim tão essencial para a nossa alimentação ?

É um substituto barato do azeite em muitas situações. Com óleo já podes fazer um refogado para o arroz. Não fica tão bom, mas é melhor que arroz cozido com sal... Há mesmo quem deite um fio de óleo (em vez de azeite) nas batatas cozidas com bacalhau ou pratos similares. Não é grande coisa, mas é o que as pessoas por vezes podem! Para mais o óleo não se estraga, armazena-se bem e distribui-se em qq altura. Não te esqueças, para mais, que o BA não fornece apenas particulares: fornece mesmo cantinas sociais! Agora imagina fritar batatas para umas centenas de refeições num dia...

Voltar
Superior