Banco Alimentar

É sempre bom ver tanta gente que, por receio de falcatruas que afectem 10 ou 15% do todo, decidem de animo tão leve simplesmente não dar nada. Com efeito, é justo que por causa de de 1 ou 2 abusadores, outros 8 fiquem sem ter o que comer.
Mas não estou preocupado, porque quem não dá e o diz de forma tão enfática nota-se que é gente com um profundo sentido de justiça, e portanto é gente que de certeza está atenta e escolhe pessoalmente e sem intermediários os casos mais difíceis e mais injustos (velhos, doentes, crianças) e vai lá pessoalmente prestar a sua assistência.

Não vou comentar a minha tentativa de voluntariado no Armazém Central em Alcântara. A desorganização/ desconsideração por pessoas com vontade de ajudar foi tanta que risquei por completo o BA dos meus projectos de voluntariado.

Mas como continuo a achar o trabalho deles de alguma forma meritório, contribuí com um saco de alimentos, como vem sendo hábito.

[:D] E se precisar vai recorrer ao BA? NAO caro amigo, recorre ao Estado porque é para isso que se desconta toda a vida de trabalho.

Se alguma vez tiveres o azar de ficar sem nada, se alguma vez não tiveres como dar de comer aos teus filhos, vais ver que tu recorres ao Estado, tu recorres ao Banco Alimentar, tu recorres aos vizinhos, ao padre, tu vais aonde for preciso. Isto de falar de barriga cheia é muito bonito, mas nenhum homem sabe de que matéria é realmente feito até passar pelas dificuldades. Por isso é que eu, que felizmente tenho sido um privilegiado, acho que temos que ter sempre muito respeitinho e muita humildade perante quem sofre, seja de fome, seja de doença, seja de velhice, seja do que for. Ninguém sabe o que o futuro nos reserva.

Se alguma vez tiveres o azar de ficar sem nada, se alguma vez não tiveres como dar de comer aos teus filhos, vais ver que tu recorres ao Estado, tu recorres ao Banco Alimentar, tu recorres aos vizinhos, ao padre, tu vais aonde for preciso. Isto de falar de barriga cheia é muito bonito, mas nenhum homem sabe de que matéria é realmente feito até passar pelas dificuldades. Por isso é que eu, que felizmente tenho sido um privilegiado, acho que temos que ter sempre muito respeitinho e muita humildade perante quem sofre, seja de fome, seja de doença, seja de velhice, seja do que for. Ninguém sabe o que o futuro nos reserva.
Se souberes gerir os €, nao te meteres em cavalarias altas como se vê por aí e viveres DE ACORDO com o que ganhas, esse cenario nao acontece. Volto a dizer que NAO posso substituir o Estado.

Há uns anos que dou sempre para o Banco Alimentar. Todos os anos pergunto o que mais precisam e invariavelmente respondem sempre : Leite e Azeite!
Será por rimar?[:D]

Este ano não vou dar... mas vou "dar" horas no meu tempo num armazem deles... é uma forma diferente de ajudar.

Depois de em Maio ter ido para o armazém, este ano dediquei-me à recolha, e estive uma manhã num supermercado.

Apesar de ser um local com pouco movimento, a adesão foi bastante boa, e conseguiu-se uma boa recolha.

Para o ano lá estarei.

Não dou nada para essa gente. Agora até nos Mini-preços esses chatos estão.

já há uns bons anos os meus pais ensinaram-me a dar, que um dia podemos ser nós. esta última parte não sei e foram eles ou se é da minha pessoa, mas já faltou mais eu (e quase nós todos) precisarmos. a minha mulher deu este f-d-s, eu de vez em quando vou ao LIDL e ao trazer umas coisas pra mim dou esparguete, salsichas e afins daqueles vales azuis. esta semana vou dar alguns cêntimos, poucos mas vou. no entanto prefiro dar em mão. houve 1 vez que entreguei no natal um cabaz a uma família da minha zona, eu era miudo, mas compreendi o significado daquela açao. isto no natal. noutra ocasiao eu e o meu pai, agora já com o meu irmao, demos a 1 senhora uma quantas sacas, dizendo que alguém tinha mandado dar. do que me lembro a senhora tinha 2 filhos pequenos e era viuva ou divorciada, daqueles casos sociais.

Depois de em Maio ter ido para o armazém, este ano dediquei-me à recolha, e estive uma manhã num supermercado.

Apesar de ser um local com pouco movimento, a adesão foi bastante boa, e conseguiu-se uma boa recolha.

Para o ano lá estarei.

gostava de fazer parte, fosse em que sítio fosse. como posso fazer parte?

A quem costuma dar, dêem preferência aos talões (que estão nas caixas dos supermercados) ou via internet! Apesar de ser uma ajuda essencial, a verdade é que é difícil lidar logisticamente com a quantidade enorme de alimentos que se recebe num só fim de semana, sobretudo tendo em conta que a maioria das pessoas que organiza tudo tem um emprego de 8h diárias fora do BA. Com os talões o BA vai ao supermercado buscar os alimentos quando necessitar, aos poucos, sendo muito mais fácil em termos de armzanemanto (e gestão de prazos de validade).

gostava de fazer parte, fosse em que sítio fosse. como posso fazer parte?

Eu fui através de uns colegas do emprego, que organizaram, juntaram uns quantos e fomos todos. Uns para o supermercado e outros para o armazém.
Eu ainda tentei ir ao armazém no Domingo, mas não deu.

Tenta mandar um mail ao BA, e saber quais as instituições que costumam ajudar aí na tua zona. Muitas vezes são essas instituições que formam grupos (paróquia, escuteiros).

Senão, aparece no armazém que deve existir sempre sacos para arrumar [;)]

Prefiro dar os alimentos, do que o dinheiro. Pelo menos sei que os darão ( ou não) e pelo menos não ficam com o dinheiro para eles. Que me desculpem, mas neste caso sou muito desconfiado.
Tal como um pedinte me pedir dinheiro para comer. Se tiver algum alimento prefiro dar-lho, do que dar 1€ e ou coisa parecida e eles gastarem em tudo menos comida.

Voltar
Superior