MAC vs PC

Baiones

Banido
Boas!!

Alguêm me consegue indicar comparativos de performance de um MAC mini, de preferência já o 1.66 core duo com diveros PCs?

Estou interessado mais na componente video / som, mas é tudo bem-vindo...

Ja andei no Tom's Hardware, mas não encontrei nada...

À partida correndo as mesmas aplicações (winXP) no Mac Mini e noutro pc com o mesmo hardware (processador intel, mesma memória, etc.) a performance será sensivelmente a mesma.
A não ser que estejas a falar em comparar uma aplicação qualquer em MacOS com outra aplicação qualquer a correr em Windows, aí para além do hardware conta a eficácia na utilização dos recursos da parte do sistema operativo e da própria aplicação.

Cumprimentos

citação:Originalmente colocada por Jeandré

À partida correndo as mesmas aplicações (winXP) no Mac Mini e noutro pc com o mesmo hardware (processador intel, mesma memória, etc.) a performance será sensivelmente a mesma.
A não ser que estejas a falar em comparar uma aplicação qualquer em MacOS com outra aplicação qualquer a correr em Windows, aí para além do hardware conta a eficácia na utilização dos recursos da parte do sistema operativo e da própria aplicação.

Cumprimentos
O meu interesse no MAC é a edição de video.

Desde que vi uma "trampa" de um ibook 1.25MHz a trabalhar no final-cut até fiquei parvo...- [:0]

citação:Originalmente colocada por Baiones

O meu interesse no MAC é a edicção de video.

Desde que vi uma "trampa" de um ibook 1.25MHz a trabalhar no final-cut até fiquei parvo...- [:0]

Sim, mas o Final Cut, tanto quanto julgo saber é da Apple, logo, é exclusivo dos Mac, logo, optimizado para funcionar por excelência neles.
A tua ideia é comparar um Mac a correr o Final Cut com um pc a correr um programa de video mais ou menos equivalente (tipo Adobe Premiere?)?

Cumprimentos

Penso que a apple tem excelentes optimizacoes para video, o que faz com que com especificacoes minimas, consiga ter um rendimento espetacular.

O meu interesse no MAC é a edicção de video.

Sim, mas o Final Cut, tanto quanto julgo saber é da Apple, logo, é exclusivo dos Mac, logo, optimizado para funcionar por excelência neles.
A tua ideia é comparar um Mac a correr o Final Cut com um pc a correr um programa de video mais ou menos equivalente (tipo Adobe Premiere?)?

Cumprimentos
Exacto.

No premiere ja trabalho eu.

Mas fiquei espantado com a velocidade que uma treta de um 1.2 com 256MBs de memoria conseguia fazer renders no FINAL Cut.

Por alguma razão os MAC são usados a nível profissional para produção de video...

São optimizados para isto...

E por cerca de 800€ ja consigo um MAC mini 1.66 core duo...

Falei com uma pessoa que está na area que me disse que para o efeito é uma escolha bastante boa, com uma excelente relação qualidade preço...

Eu não trabalho muito com video, o Final Cut actualmente já é "universal", ou seja, já corre nativamente nos novos Mac com processador Intel, o Mac Mini à partida cumpre muito bem os requisitos minimos para correr o Final Cut, mas se tencionas usar resoluções muito elevadas (tipo HD) julgo que deves pelo menos pedir o Mac Mini com o upgrade de memória para 1Gb, em vez dos 512Mb que vem de origem, porque se depois quiseres fazer o upgrade é complicado porque salvo erro só tens um único slot de memória (tamanho XS oblige).
De resto a única coisa que tens de ter em conta é que a placa gráfica é integrada (mas não sei se isso influenciará a performance), e o disco é de 5400rpm (em vez de 7200rpm), há que ver que o Mac Mini é o modelo de entrada, ainda assim possivelmente chegará bem para o que pretendes.
Eu experimentei em tempos o Premiere, aquilo de facto no pc é pesadote, no meu Centrino demorava uma pequena eternidade só a arrancar.
Eu tenho um Mac Mini G4 1,5GHz, para o meu dia-a-dia chega e sobra, mas não faço edição de video nele, de qualquer forma faz tudo o que lhe vou pedindo, trabalha 24/24 em continuo e até ver impecável (o uptime actual é de 1 mês)

Cumprimentos

Não é linear a comparação entre um Mac PowerPC based e um dos novos baseados em chips Intel.

Apesar de em termos gerais a performance ter melhorado com a nova geração de processadores, ainda há coisas que os antigos faziam melhor.

Por exemplo um Macintosh G4 mesmo com frequência de relógio mais baixa e "single core", ainda dá cartas em perfomance no Photoshop em relação a virtualmente qualquer Mac Intel Core Duo.

citação:Originalmente colocada por jts

Por exemplo um Macintosh G4 mesmo com frequência de relógio mais baixa e "single core", ainda dá cartas em perfomance no Photoshop em relação a virtualmente qualquer Mac Intel Core Duo.

Tal deve-se apenas ao facto de o Photoshop ainda não ter sido portado para processadores Intel, pelo que, num Mac Intel o Photoshop tem de correr no Rosetta, que é um emulador de PowerPC.
Quando houver o Photoshop nativo para Intel, o G4 não deve ter muito para dizer no que à performance diz respeito.
No caso do Final Cut já é uma aplicação universal, já corre nativamente em processadores intel sem recorrer a qualquer tipo de emulação.

Cumprimentos

Segundo o site da Adobe, para o Premiere correr bem, tens de ter entre outras coisas os seguintes requisitos:
- Pentium 4 3.4GHz processor for HDV; dual Intel Xeon™ 2.8GHz processors for HD;
- 2GB of RAM for HDV and HD
- Dedicated 7,200RPM hard drive for DV and HDV editing; striped disk array storage (RAID 0) for HD
- Adobe-recommended graphics card for GPU-accelerated playback
Agora tens de ver se com 800€ compras isso.
À partida os system requirements para o Final Cut parecem-me bem inferiores.
E depois tens de te colocar a questão: "O Final Cut de alguma forma traz-me mais funcionalidade / facilidade de utilização / vantagem face à utilização do Adobe Premiere?"
A tua dúvida deveria estar mais no software que vais usar, do que propriamente no hardware.
Se o Final Cut te seduziu, compra o Mac, se tencionas continuar a usar o Adobe Premiere aí já vais ter de ter mais atenção pois o Premiere, ao que julgo saber, há tanto em versão pc como mac.

Cumprimentos

citação:Originalmente colocada por jts

Tal deve-se apenas ao facto de o Photoshop ainda não ter sido portado para processadores Intel, pelo que, num Mac Intel o Photoshop tem de correr no Rosetta, que é um emulador de PowerPC.
Quando houver o Photoshop nativo para Intel, o G4 não deve ter muito para dizer no que à performance diz respeito.
No caso do Final Cut já é uma aplicação universal, já corre nativamente em processadores intel sem recorrer a qualquer tipo de emulação.

Cumprimentos
Correr nativamente em intel até corre, tem é que ser em Windows. Afinal de contas, Mac já não é sinónimo de Mac OS! :D

Brincadeira, esses benchmarks que vi deviam ser de certeza para Mac OS.

Obrigado pelo esclarecimento :)

TNX Jeandré!! [^]

Ah, e parece-me que o Premiere ainda não há (nem sei se irá haver) para Mac Intel, salvo erro, só tens o Premiere para Mac com processador PowerPC, pelo que, seria um erro comprar um Mac com processador Intel e correr o Premiere feito para PowerPC, pois a emulação iria torná-lo lento.
Daí que neste momento a tua dúvida não é "Mac ou PC?" mas sim "Final Cut ou Premiere?".

Cumprimentos

encontrei este comentário:

Paulo, oficialmente a Apple fala em seu site, que o Final Cut Studio (não existe mais os programas separados como Final Cut Pro, Soundtrack Pro, Motion, etc... agora só comprando TODO o pacote.) não é compatível com os Mac minis Intel, devido a placa de vídeo do Maczinho.
Como vc sabe a do mini é onboard e não preenche os requisitos mínimos pedidos pelo Final Cut Studio.

Mas na verdade, no mundo real, o Final Cut deve rodar sim.
O que acontece é que o Motion não roda MESMO. Antes de instalar, ele checa a sua máquina e diz se é compatível ou não.

Só que na hora de instalar o Final Cut Studio, vc pode optar por não instalar o Motion, por exemplo, e assim dá pra usar o FC no mini Intel.

Mas por outro lado, se vc tem a grana e pensa na possibilidade de comprar um iMac, aconselho vc a fazer isso.

O iMac é mais fácil de abrir pra trocar memória (os novos minis pioraram isso ainda. Agora tem que tirar o HD para acessar as memórias), é uma máquina melhor, a placa de vídeo aceita o Motion, tem mais portas FireWire, que são importantes para se trabalhar com áudio e vídeo, na medida que cada vez mais as placas de som e vídeo são FireWire, entre muitas outras coisas favoráveis aos iMacs.

E vc não precisará comprar teclado, monitor LCD e mouse, que já são no mínimo mais 1.400 Reais.

Pese bem os prós e contras e sua escolha será pelo iMac, creio eu.

Mas secamente, a resposta poderia ser: Rodar, roda, mas o iMac te deixará muito mais satisfeito com a velocidade e recursos.

Boa sorte,

Gordon

O Luis Capelo tem razão, tinha-me falhado isto:
"Motion requires the standard graphics card found in any MacBook Pro, iMac Intel Core Duo, Power Mac G5, iMac G5, a 1.25 GHz or faster PowerBook G4, or a 1.25 GHz or faster flat-panel iMac."
Não refere o Mac Mini, logo o Motion não deve mesmo correr no Mini, porque o software da Apple simplesmente não deixa instalar quando não detecta todo o hardware que precisa (isso já me aconteceu no meu Mac Mini, salvo erro, com o Aperture).

Cumprimentos

052805_g5b_500x397.jpg

Um destes é que era...

Mas o preço é desanimador... :(

Voltar
Superior