Anomalia do Ar Condicionado

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Título: Anomalia do Ar Condicionado

  1. #1
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    Por Defeito Anomalia do Ar Condicionado

    A quem perceber da coisa peço uma ajuda para a seguinte anomalia do funcionamento do AC do meu Kadjar que é para amanhã eu ter uma ideia do que dizer ao stand.
    Então passasse o seguinte:

    Ligo o AC e o primeiro sintoma é que mesmo em LO o ar não é muito fresco mas o que mais me intriga é que a temperatura varia de saída em saída de ar.
    Ou seja:
    No ventilador junto ao vidro da porta do passageiro é o de sai mais fresco, a seguir e tentando adivinhar diria que no central do lado do passageiro já saí com mais 1 a 2 graus e nos do lado do condutor só sai ar morno.

    Outro sintoma que tem é que sempre que se liga o AC do lado do condutor faz um barulho tipo ar comprimido a sair durante uns 2 segundos...


  2. #2
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    Por Defeito

    Normalmente quando se ouve esse barulho de ar comprimido é falta de gás ou gás insuficiente no sistema de ar condicionado!
    Última edição por Vizza : 26-05-19 às 15:14:21
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  3. #3
    Suspenso PugGT's Avatar
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    Garantia com ele. Eles tem a maquina p detetar se tem gás ou não.
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  4. #4
    Piloto de Troféu FullThrottle's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por Vizza Ver Post
    Normalmente quando se ouve esse barulho de ar comprimido é falta de gás iy gás insuficiente no sistema de ar condicionado!
    E é normal já ter falta de gás tendo o carro apenas 3 anos?Pergunto isto porque caso não seja normal então assim o Mike pode queixar-se também da existência de uma possível fuga no sistema e como está na garantia poderão corrigir os problemas de forma gratuita.
    MikePug82 gosta disto.

  5. #5
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    Obrigado pela ajuda.

    O carro só tem 3 anos mas já tem 138k kms e para além disso esteve "parado" desde Outubro passado até ao mês passado no stand.
    Se calhar isto também deverá ter influência...


  6. #6
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    O barulho tipo ar comprimido não será o ar com mais velocidade enquanto o flap abre?

  7. #7
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    Citação Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
    Obrigado pela ajuda.

    O carro só tem 3 anos mas já tem 138k kms e para além disso esteve "parado" desde Outubro passado até ao mês passado no stand.
    Se calhar isto também deverá ter influência...
    Falta de gás significa fuga.
    Num ac de habitação, os componentes sofrem muito menos vibrações por razões óbvias, sendo menos propenso a fugas (a não ser que fures o tubo).
    Num carro, com as vibrações é normal que mIs tarde ou mais cedo uma ligação abocardada ganhe folga e perca algum gás.
    O offroad não ajuda nestas coisas.
    MikePug82 gosta disto.

  8. #8
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    Claro que pode também ter fuga provocada por uma pedra, tal e qual um radiador furado.
    Se for este o caso, a garantia não cobre.

  9. #9
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    Citação Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
    Falta de gás significa fuga.
    Num ac de habitação, os componentes sofrem muito menos vibrações por razões óbvias, sendo menos propenso a fugas (a não ser que fures o tubo).
    Num carro, com as vibrações é normal que mIs tarde ou mais cedo uma ligação abocardada ganhe folga e perca algum gás.
    O offroad não ajuda nestas coisas.
    O off road até acredito que não possa ajudar, mas já veio assim.
    Para além disso, coitado do AC do X3 do meu amigo se fosse por causa do off road que ele ia há vida

    Quanto ao barulho nada tem a ver o fecho ou não das saídas de ar até porque só faz o barulho durante uns 2/3 seg e depois não faz mais

  10. #10
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    Citação Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
    O off road até acredito que não possa ajudar, mas já veio assim.
    Para além disso, coitado do AC do X3 do meu amigo se fosse por causa do off road que ele ia há vida

    Quanto ao barulho nada tem a ver o fecho ou não das saídas de ar até porque só faz o barulho durante uns 2/3 seg e depois não faz mais
    Não ouvi o barulho, mas como no meu carro, por ter os flaps já cansados, faz um barulho semelhante ao que descreves, podia ser a mesma coisa.
    Relativamente ao offroad, não estou a dizer que é a causa, mas as torções a que o carro fica sujeito, ajuda neste tipo de situações.
    MikePug82 gosta disto.

  11. #11
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    Numa situação geral (num carro qualquer) em que o sistema não tem gás (ou tem pouco) o que se deve fazer?

    Apenas carregar ou antes disso tentar descobrir as fugas e tratar delas?

    As empresas que fazem as cargas de gás tratam também das fugas? Tem custos associados ou está incluído no preço da carga?

  12. #12
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    Citação Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
    Numa situação geral (num carro qualquer) em que o sistema não tem gás (ou tem pouco) o que se deve fazer?

    Apenas carregar ou antes disso tentar descobrir as fugas e tratar delas?

    As empresas que fazem as cargas de gás tratam também das fugas? Tem custos associados ou está incluído no preço da carga?
    Se o sistema não tem gás é porque tem fuga.
    Quem carrega o gás é obrigado a verificar a eatanquicidade do sistema. Poderá ter custos ou Não, dependendo do problema.
    FullThrottle e MikePug82 gostam disto.

  13. #13
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    Citação Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
    Numa situação geral (num carro qualquer) em que o sistema não tem gás (ou tem pouco) o que se deve fazer?

    Apenas carregar ou antes disso tentar descobrir as fugas e tratar delas?

    As empresas que fazem as cargas de gás tratam também das fugas? Tem custos associados ou está incluído no preço da carga?
    Para descobrires as fugas tens de carregar com gás o circuito.
    De qualquer das formas, como já disseram, o circuito é estanque e portanto não é normal ter de carregar o AC com gás, seja num carro com 1 ano ou com 20 anos.
    Se não há gás, há fuga.
    FullThrottle e MikePug82 gostam disto.

  14. #14
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    Citação Originalmente Colocado por CHB Ver Post
    Para descobrires as fugas tens de carregar com gás o circuito.
    De qualquer das formas, como já disseram, o circuito é estanque e portanto não é normal ter de carregar o AC com gás, seja num carro com 1 ano ou com 20 anos.
    Se não há gás, há fuga.
    Não carregas com gás para testar (o gás custa perto dos 50€ o kg). O teste deve ser feito com azoto, como nos sistemas normais de ac não automotivos.

  15. #15
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    Citação Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
    Não carregas com gás para testar (o gás custa perto dos 50€ o kg). O teste deve ser feito com azoto, como nos sistemas normais de ac não automotivos.
    E o azoto em condições normais não é um gás?

  16. #16
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    Citação Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
    A quem perceber da coisa peço uma ajuda para a seguinte anomalia do funcionamento do AC do meu Kadjar que é para amanhã eu ter uma ideia do que dizer ao stand.
    Então passasse o seguinte:

    Ligo o AC e o primeiro sintoma é que mesmo em LO o ar não é muito fresco mas o que mais me intriga é que a temperatura varia de saída em saída de ar.
    Ou seja:
    No ventilador junto ao vidro da porta do passageiro é o de sai mais fresco, a seguir e tentando adivinhar diria que no central do lado do passageiro já saí com mais 1 a 2 graus e nos do lado do condutor só sai ar morno.

    Outro sintoma que tem é que sempre que se liga o AC do lado do condutor faz um barulho tipo ar comprimido a sair durante uns 2 segundos...
    Costumas andar com o ECO ligado? Eu no inicio não sabia e até achava estranho o AC do Captur dar tão pouca potência mas depois apercebi que ter o ECO ligado limita não só o motor como o próprio AC por isso quando uso AC, sempre com o ECO desligado
    MikePug82 gosta disto.

  17. #17
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    Citação Originalmente Colocado por Next Ver Post
    Costumas andar com o ECO ligado? Eu no inicio não sabia e até achava estranho o AC do Captur dar tão pouca potência mas depois apercebi que ter o ECO ligado limita não só o motor como o próprio AC por isso quando uso AC, sempre com o ECO desligado
    Não, ando sempre com ele desligado...

  18. #18
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    Citação Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
    Não, ando sempre com ele desligado...
    Pois eu como os consumos já são altinhos menos de 7,5L de média só no verão com pouco trânsito tenho mm de usar
    MikePug82 gosta disto.

  19. #19
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    Hoje lá vou deixar o carro durante a tarde, para se ver o que se passa.

  20. #20
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    Citação Originalmente Colocado por Next Ver Post
    Pois eu como os consumos já são altinhos menos de 7,5L de média só no verão com pouco trânsito tenho mm de usar
    Se estás a falar de bmw (como no caso dele), acho que no idrive dá para selecionar se permites que o modo eco limite também o AC ou não.

  21. #21
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    Citação Originalmente Colocado por tonirai Ver Post
    Se estás a falar de bmw (como no caso dele), acho que no idrive dá para selecionar se permites que o modo eco limite também o AC ou não.
    Este "problema" é no meu outro carro, o Kadjar. O Next tem um Captur
    tonirai gosta disto.

  22. #22
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    Vejo muita gente com renaults com 3, 4 anos a queixar-se de ficar sem gás, no caso que conheco de perto (megane 3) foi por essa idade que precisou de carregar, pelo que me parece que o sistema AC dos renault nao deve ser grande coisa
    MikePug82 gosta disto.

  23. #23
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    Citação Originalmente Colocado por rtxs Ver Post
    Vejo muita gente com renaults com 3, 4 anos a queixar-se de ficar sem gás, no caso que conheco de perto (megane 3) foi por essa idade que precisou de carregar, pelo que me parece que o sistema AC dos renault nao deve ser grande coisa
    Coisas da Ranhô

    Por acaso na 308 que eu tinha o AC também não era muito potente principalmente a "criar" frio. Quando aqui no Kadjar comecei a sentir que o AC não era suficiente comecei a associar ao facto de tal como a 308 ter tecto panorâmico o que em conjunto com um sistema de AC menos potente tornava o uso do carro mais chato nos primeiros kms.
    Quando comecei a perceber que algo não estaria bem foi agora com a chegada dos dias mais quentes e com as viagens mais longas, ou seja, o interior do carro simplesmente não arrefecia e o ar que saía da ventilação não era frio, era apenas morno.
    Depois ao colocar a mão à frente dos ventiladores senti que do lado do passageiro no ar que saía era mais fresco especialmente no ventilador mais próximo da porta.

  24. #24
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    Citação Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
    Este "problema" é no meu outro carro, o Kadjar. O Next tem um Captur
    Desculpa, li ontem o post de abertura e respostas, mas hoje ao abrir no Tapatalk foi direto para o último não lido e, ao ver-te falar nisso, só me ocorreu o série 2
    MikePug82 gosta disto.

  25. #25
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    Há um tempo atrás conduzi um Toyota auris aquilo gela a literalmente, tenho também um Renault megane 2 faz frio mas não se compara

  26. #26
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    Já que falam também acho isso, o meu captur veio substituir um corsa c de 2006, (nunca tive quebras nem precisei de carregar o ac) e noto que no corsa o ar saia mais "gelado" do que no captur!

  27. #27
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    Ora após análise da oficina que trabalha com o stand eles dizem o seguinte:

    1) Falta de gás
    2) É um sistema recente para o qual ainda não têm máquina para atestar
    3) Por causa do ponto 2 o carro vai mesmo à Renault
    4) Segundo o mecânico é o 3º carro com 2/3 anos que lhe aparece lá com falta de gás. O que têm todos em comum? São importados e têm este tal novo sistema de AC que pelo que parece só para atestar o gás fica por cerca de 200€.
    5) Conclusão que o mecânico está a tirar sobre o ponto 4: Acha que algures a meio do caminho da importação dos carros, alguém anda a roubar o gás, uma vez que este é caro.

    Resumindo, sendo verdade ou não o que foi dito pelo mecânico, o AC vai ser reabastecido na Renault.
    Estou à espera apenas da disponibilidade da oficina para lá levar o carro.

  28. #28
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    Citação Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
    Ora após análise da oficina que trabalha com o stand eles dizem o seguinte:

    1) Falta de gás
    2) É um sistema recente para o qual ainda não têm máquina para atestar
    3) Por causa do ponto 2 o carro vai mesmo à Renault
    4) Segundo o mecânico é o 3º carro com 2/3 anos que lhe aparece lá com falta de gás. O que têm todos em comum? São importados e têm este tal novo sistema de AC que pelo que parece só para atestar o gás fica por cerca de 200€.
    5) Conclusão que o mecânico está a tirar sobre o ponto 4: Acha que algures a meio do caminho da importação dos carros, alguém anda a roubar o gás, uma vez que este é caro.

    Resumindo, sendo verdade ou não o que foi dito pelo mecânico, o AC vai ser reabastecido na Renault.
    Estou à espera apenas da disponibilidade da oficina para lá levar o carro.
    O carro ainda tem garantia na marca certo? Será que eles assumem falta de gás em garantia? Hmmm

  29. #29
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    Citação Originalmente Colocado por Vizza Ver Post
    O carro ainda tem garantia na marca certo? Será que eles assumem falta de gás em garantia? Hmmm
    Não, tem garantia é do stand e o stand é que já assumiu a reposição do gás que por sua vez será feita na marca

  30. #30
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    Problema a ser resolvido

    Atesto do AC:




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