Deem corda aos dedos - Xantia Activa - Página 4

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Título: Deem corda aos dedos - Xantia Activa

  1. #91
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    Citação Originalmente Colocado por Manuel Barbosa Ver Post
    As tantas ate era um XM a gasoleo , o Elan sempre foi considerado um dos melhores FWD de sempre, mais baixo, mais curto, mais leve, tem suspensoes mais firmes que o XM, por isso nao estou ver o Elan a ser batido pelo XM.

    Mas por o Xantia atingir mais G's em curva nao significa que seja melhor que o NSX a nivel de comportamento em conduçao desportiva, porque o "real world" nao estou a ver xantia a levar vantagem e entao se o palco for uma estrada de montanha ainda menos.
    Nao coloques palavras minhas onde elas nunca existiram. Nao disse que Elan era batido pelo XM, mas que o XM em slalom faz quase a mesma velocidade que um Elan. Se te custa a digerir, q se pode fazer?
    http://www.youtube.com/watch?v=2DN9Rbs8V88

    Quanto ao Xantia vs NSX, velocidade de passagem em curva superior do Xantia. Se calhar nunca viste foi o comparativo..
    Última edição por RuiGoncalves : 20-02-07 às 15:28:39


  2. #92
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    Citação Originalmente Colocado por 3com Ver Post
    Andas apaixonado por banheiras ?

    Este 3COM é incrivel, nao ha tópico nenhum que participe sobre a Citroën, que n seja para mandar abaixo LOL ai ai

  3. #93
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    Isso já parece a conversa do Astra Vs "restantes".

    Curvar rápido não quer dizer que curve bem, isto é, com feedback, comportamento certo, bom equilibrio, controlo, etc...
    Apesar do Xantia ser muito bom e curvar muitoooo rápido, não o podemos comparar com a condução de um verdadeiro drivers car.
    Ainda assim é carro para envergonhar muitos desportivos numa estrada de montanha!
    Última edição por 3com : 20-02-07 às 15:46:13

  4. #94
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    Citação Originalmente Colocado por Rui Gonçalves Ver Post
    Este 3COM é incrivel, nao ha tópico nenhum que participe sobre a Citroën, que n seja para mandar abaixo LOL ai ai
    Andas com saudades, andas andas

  5. #95
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    Citação Originalmente Colocado por Rui Gonçalves Ver Post
    Nao coloques palavras minhas onde elas nunca existiram. Nao disse que Elan era batido pelo XM, mas que o XM em slalom faz quase a mesma velocidade que um Elan. Se te custa a digerir, q se pode fazer?
    http://www.youtube.com/watch?v=2DN9Rbs8V88

    Quanto ao Xantia vs NSX, velocidade de passagem em curva superior do Xantia. Se calhar nunca viste foi o comparativo..

    Pois o falta o quase, e aí é que esta toda a diferença, porque o Lotus fez aquilo com uma perna as costas a 55 milhas (e para chegar ao limite ainda falta muuuuuuito) e o XM a 55 milhas já vai no limite, mas convinha ouvir as explicações do Tiff o teste não era para "puxar" os carros ao limite mas sim para ver como eles se comportavam a 55 milhas no slalom, o Sierra passou o limite, o XM fe-lo no limite e o Elan no fim do teste dá a ideia que ainda era capaz de fazer aquilo ao dobro da velocidade, ou seja o XM so acompanha o Lotus porque este não foi puxado até aos seu limites porque não era esse o objectivo do teste.

    Quanto ao NSX vs Xantia, na pista da Top gear deram ao Stig um Murcielago e um Zonda, e sengundo as palavras do Jeremy o Lambo tinha uma velocidade de passagem em todas curvas muito superior ao Zonda, resultado final dos tempos por volta, o Zonda ganhou com grande vantagem, por isso continuo a dizer que lá por o Xantia atingir muitos G's em curva não significa que depois em luta directa seja mais rapido que o NSX.
    Esta conversa até começa a fazer lembrar os homens dos TDI com a recuperações e 5ª a 40 kmh.
    Última edição por ManuelBarbosa : 20-02-07 às 20:39:00


  6. #96
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    Citação Originalmente Colocado por margalhau Ver Post
    Estás a afirmar que em piso molhado o carro tem tendencia para fugir de frente. Já conduziste algum Xantia Activa nessas condições para afirmares com tanta convicção que é isso que acontece?

    Qualquer Citroën com suspensão hidraulica junta o melhor de 2 mundos (conforto e comportamento), no entanto o Xantia activa fica substancialmente mais rijo no modo Sport, em que isso tenha de significar que o carro fique completamente duro.

    A afinação de um chassis/suspensão depende de muito mais do que umas molas baixas e rijas para garantir um bom comportamento, senão qualquer Opel tinha à partida um excelente chassis... :D

    Contráriamente ao que dizes conheço casos de pessoas que conseguiram piorar o comportamento do carro por se limitarem a seguir esse conceito.

    Todos os carros têm as suas limitações. Até um F1. No Xantia Activa essas limitações fazem-se sentir mais tarde que num automóvel vulgar.

    Caso tenhas possibilidade insentivo-te a experimentar um carro destes, para não cometeres o erro de transformar ideias em verdades absolutas.

    O que eu tenho tentado dizer é que o Xantia Activa em piso molhado tem tendencia para sair de frente mais cedo e de forma mais brusca que um Xantia com suspensões convencionais, por ex., não estou a dizer que o Xantia Activa tem um defeito a nivel de comportamento, apenas que as suspenções activas numa determinada situação tem um limite mais baixo que as convencionais.

    Mas eu também não disse que um bom chassi era ter suspensões duras, o que eu disse foi que num bom chassi as suspensões mais firmes melhoram muito o comportamento.
    A "dureza" das suspensões do Activa e depende da velocidade que se leva para dentro da curva, quanto mais a velocidade mais o carro adorna e para ele não a adornar o sistema "endurece" as suspenções.

    Pioraram o comportamento ao talvez não, o que acontece é que muitas pessoas pensam que por montar uma suspensões desportivas vão ficam com um carro a curvar sob carris e geralmente isso não acontece, porque quanto mais desportiva forem as afinações mais brusco e sensivel o comportamento do carro. Por ex. se travares em apoio num carro com suspensões moles a 50 Kmh, em principio não acontece nada ou talvez o carro escorregue um pouco de traseira, se no mesmo carro, rebaixares as supensões, montares barras establizadoras e amortecedores mais duros e depois travares na mesma curva a mesma velocidade no milesimo de segundo a seguir estas virado ao contrario, e o pessoal vai logo dizer que o carro ficou pior quando não é verdade, deixou foi de ser a prova de erro, mas os deportivos são assim mesmo, limites de aderencia muito altos mas em contrapartida o comportamento muito mais sensivel.

    Claro que todos os carros tem limites e os do Xantia activa em piso molhado são mais baixos que num carro com suspensões convencionais.
    Última edição por ManuelBarbosa : 20-02-07 às 22:32:26

  7. #97
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    Há pessoal que não deve ter estudado português na escola. Ainda não conseguiram perceber que o Xantia é apenas mais rápido que o NSX nas curvas.

  8. #98
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    Citação Originalmente Colocado por Nafs Ver Post
    Há pessoal que não deve ter estudado português na escola. Ainda não conseguiram perceber que o Xantia é apenas mais rápido que o NSX nas curvas.
    Na, eles até dizem que numa pista, o NSX faz melhor tempo que um Xantia Activa. Mal seria... com uma diferença de motor daquelas.. mas isso são apenas pormenores sem grande importância.

    Para alguns : curvas = rectas e etc.

    Mas NAfs, posso concluir que há aqui muitos users que já conduziram tanto NSX's como Activas's como Lotus's, etc...

  9. #99
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    Citação Originalmente Colocado por Cavalino Rampante Ver Post
    Na, eles até dizem que numa pista, o NSX faz melhor tempo que um Xantia Activa. Mal seria... com uma diferença de motor daquelas.. mas isso são apenas pormenores sem grande importância.

    Para alguns : curvas = rectas e etc.

    Mas NAfs, posso concluir que há aqui muitos users que já conduziram tanto NSX's como Activas's como Lotus's, etc...

    Posso concluir entao que ja conduziste esses todos.

  10. #100
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    Citação Originalmente Colocado por Manuel Barbosa Ver Post
    Posso concluir entao que ja conduziste esses todos.
    Eu não, só leio aquilo que vem nos testes.

  11. #101
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    Pioraram o comportamento ao talvez não, o que acontece é que muitas pessoas pensam que por montar uma suspensões desportivas vão ficam com um carro a curvar sob carris e geralmente isso não acontece, porque quanto mais desportiva forem as afinações mais brusco e sensivel o comportamento do carro. Por ex. se travares em apoio num carro com suspensões moles a 50 Kmh, em principio não acontece nada ou talvez o carro escorregue um pouco de traseira, se no mesmo carro, rebaixares as supensões, montares barras establizadoras e amortecedores mais duros e depois travares na mesma curva a mesma velocidade no milesimo de segundo a seguir estas virado ao contrario, e o pessoal vai logo dizer que o carro ficou pior quando não é verdade, deixou foi de ser a prova de erro, mas os deportivos são assim mesmo, limites de aderencia muito altos mas em contrapartida o comportamento muito mais sensivel.
    como de costume, foste pela via do exagero.
    duvido que encontres material legal de qualidade TAO RASCA e de tal modo rijo que torne o carro ASSIM TAO MAU. e mesmo que andes a inventar em casa, e MESMO MUITO COMPLICADO chegares a esse ponto.

    exprimenta andar em carros com suspensoes de qualidade, nao apenas da moda.

    ah, outra coisa importante e que a esmagadora maioria da malta que rebaixa carros esquece-se que a reparticao de travagem tem que ser afinada. podes ter a certeza absoluta que uns 95% das casas que vendem material "de rebaixamento" nunca sequer ouviu falar em repartidores de travagem, ou sequer que e possivel a afinacao dos de origem!
    nao e de admirar. a maior parte nem sequer sabe, entre o material que vende, qual o melhor para cada carro e caso. mas autoentitulam-se especialistas
    provavelmente a experiencia que ta na origem do teu post veio de um carro com suspensoes estupidamente mas ou entao de um carro com travagem deficiente para as alteracoes na suspensao que tem.
    qualquer condutor experiente nesse tipo de veiculos sabe distinguir bem se e problema de travoes ou suspensao.

    Claro que todos os carros tem limites e os do Xantia activa em piso molhado são mais baixos que num carro com suspensões convencionais.
    acabaste de fazer uma revolucao nas leis da fisica! parabens, assim de repente so me lembro das revolucoes do AF147 quando estava mal disposto e do outro que dizia que os RWD a arrancar em subidas sacavam cavalo, mas so a chuva.
    Última edição por Eliselotus : 20-02-07 às 23:23:35 Razão: .

  12. #102
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    Citação Originalmente Colocado por Cavalino Rampante Ver Post
    Eu não, só leio aquilo que vem nos testes.
    Entao nao percebi a boca

  13. #103
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    Citação Originalmente Colocado por Manuel Barbosa Ver Post
    Entao nao percebi a boca
    O comentário vem do facto de tomares as tuas suposições em verdades absolutas.

    Nunca experimentaste os carros em questão e no entanto afirmas com certeza que A é melhor que B na estrada X, ou que A se vai comportar na situação Y da maneira Z.

    Chegas a por em causa os vários artigos e comparativos que foram feitos por pessoas que supostamente devem saber qualquer coisa sobre o assunto, e que pelo menos tiveram a experiencia de conduzir o carro.

    Até já cometeste o erro de afirmar inconscientemente que o comportamento do Xantia é sempre o mesmo, quando na realidade a suspensão tem uma altura e um nivel de rigidez ajustável e diferente para diversos tipos de situações, para além desta ter capacidade autónoma de reacção.

  14. #104
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    Que tristeza terem impedido o coupe de ir para a frente..tempos em que os accionistas brincavam com a imagem e historia da Citroën que nao merecia ser enxovalhada dessa maneira..para mim habilitava-se a ser dos carros mais bonitos de sempre ainda por cima na epoca em que sairia..simplesmente perfeito..

  15. #105
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    Citação Originalmente Colocado por margalhau Ver Post
    O comentário vem do facto de tomares as tuas suposições em verdades absolutas.

    Nunca experimentaste os carros em questão e no entanto afirmas com certeza que A é melhor que B na estrada X, ou que A se vai comportar na situação Y da maneira Z.

    Chegas a por em causa os vários artigos e comparativos que foram feitos por pessoas que supostamente devem saber qualquer coisa sobre o assunto, e que pelo menos tiveram a experiencia de conduzir o carro.

    Até já cometeste o erro de afirmar inconscientemente que o comportamento do Xantia é sempre o mesmo, quando na realidade a suspensão tem uma altura e um nivel de rigidez ajustável e diferente para diversos tipos de situações, para além desta ter capacidade autónoma de reacção.
    As minhas suposições são baseadas tal e qual como as vossas nos testes efectuados por pessoas especializadas, eu já li testes ao Xantia Activa onde se fazia essa critica ao carro por causa do piso molhado, ou seja tão absolutas como as vossas, e não afirmo com certeza apenas fiz um comentario acaerca do tinha lido e o pessoal que que já andava a dizer que o Activa é o melhor carro do mundo e arredores é quase me linchava por ter encontrado um teste onde se apontava uma lado menos bom do carro.

    Não sabe se experimentei os carros em questão ou não, mas por acaso nunca conduzi nenhum Activa, mas quanto ao Elan e o NSX já tive essa possibilidade.

    Nunca pos nada em causa, apenas referi que por causa do Activa atingir mais G's curva não o torna melhor ou pior que os outros carros porque vir dizer que o Activa é melhor que um NSX parece-me descabido além são carros totalmente diferentes e com objectivos diferentes. Parece mesmo a conversa das recuperações dos homens dos TDI só porque aquilo recupera em 40kmh aos 100kmh mais rapido que um Impreza já acham que teem um desportivo melhor que o Subaru e que vão "papar" todos Subarus que se cruzem com eles na estrada.

    Não eu não cometi erro nenhum, o meu amigo é que cometeu o erro de ler mal o meu post, eu sei que o Xantia tem dois modos diferentes de actuação, mas uma vez seleccionado um desses modos o sistema actua sempre consoante os mesmos paramentros seja em que situação for. O que eu disse foi que o sistema actuava sempre da mesma forma esteja chuva ou sol, portanto não cometi erro nenhum porque de facto o sistema Activa não sabe distinguir se o piso esta escorregadio ou não e actua da mesma forma nos dois caso consoante o modo seleccionado pelo conductor.
    A unica capacidade autonoma de reacção do sistema e contraria o adornar da corroceria, e quanto mais adornar mais duro fica.

  16. #106
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    Citação Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
    como de costume, foste pela via do exagero.
    duvido que encontres material legal de qualidade TAO RASCA e de tal modo rijo que torne o carro ASSIM TAO MAU. e mesmo que andes a inventar em casa, e MESMO MUITO COMPLICADO chegares a esse ponto.

    exprimenta andar em carros com suspensoes de qualidade, nao apenas da moda.

    ah, outra coisa importante e que a esmagadora maioria da malta que rebaixa carros esquece-se que a reparticao de travagem tem que ser afinada. podes ter a certeza absoluta que uns 95% das casas que vendem material "de rebaixamento" nunca sequer ouviu falar em repartidores de travagem, ou sequer que e possivel a afinacao dos de origem!
    nao e de admirar. a maior parte nem sequer sabe, entre o material que vende, qual o melhor para cada carro e caso. mas autoentitulam-se especialistas
    provavelmente a experiencia que ta na origem do teu post veio de um carro com suspensoes estupidamente mas ou entao de um carro com travagem deficiente para as alteracoes na suspensao que tem.
    qualquer condutor experiente nesse tipo de veiculos sabe distinguir bem se e problema de travoes ou suspensao.

    acabaste de fazer uma revolucao nas leis da fisica! parabens, assim de repente so me lembro das revolucoes do AF147 quando estava mal disposto e do outro que dizia que os RWD a arrancar em subidas sacavam cavalo, mas so a chuva.

    O exemplo que dei pode ser um bocado exagerado, mas onde eu queria chegar era ao facto de todos os carros desportivos ficarem com um comportamento mais sensivel e delicado que os carros mais virados para o conforto e as pessoal depois acham que o comportamento piorou, porque os limites depois são mais altos e o comportamento do carro nos limites não vai ser tão "user friendly" como era antes.
    Acho que estamos de acordo acerca disso, o exepmlo é que não foi muito feliz.

    Pelos visto não foi so eu que fiz essa tal revolução nas leis da fisica, as pessoas que ensairam o activa e escreveram acerca do comportamento em piso molhado também e ao que parece essa revolução é acompanhada pelos os eng. da F1 e das outras competições em pista, porque sempre que chove lá vão eles amolecer as suspenções dos carros va-se lá saber com que objectivo o fazem.

  17. #107
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    Citação Originalmente Colocado por Manuel Barbosa Ver Post
    As minhas suposições são baseadas tal e qual como as vossas nos testes efectuados por pessoas especializadas, eu já li testes ao Xantia Activa onde se fazia essa critica ao carro por causa do piso molhado, ou seja tão absolutas como as vossas, e não afirmo com certeza apenas fiz um comentario acaerca do tinha lido e o pessoal que que já andava a dizer que o Activa é o melhor carro do mundo e arredores é quase me linchava por ter encontrado um teste onde se apontava uma lado menos bom do carro.

    Não sabe se experimentei os carros em questão ou não, mas por acaso nunca conduzi nenhum Activa, mas quanto ao Elan e o NSX já tive essa possibilidade.

    Nunca pos nada em causa, apenas referi que por causa do Activa atingir mais G's curva não o torna melhor ou pior que os outros carros porque vir dizer que o Activa é melhor que um NSX parece-me descabido além são carros totalmente diferentes e com objectivos diferentes. Parece mesmo a conversa das recuperações dos homens dos TDI só porque aquilo recupera em 40kmh aos 100kmh mais rapido que um Impreza já acham que teem um desportivo melhor que o Subaru e que vão "papar" todos Subarus que se cruzem com eles na estrada.

    Não eu não cometi erro nenhum, o meu amigo é que cometeu o erro de ler mal o meu post, eu sei que o Xantia tem dois modos diferentes de actuação, mas uma vez seleccionado um desses modos o sistema actua sempre consoante os mesmos paramentros seja em que situação for. O que eu disse foi que o sistema actuava sempre da mesma forma esteja chuva ou sol, portanto não cometi erro nenhum porque de facto o sistema Activa não sabe distinguir se o piso esta escorregadio ou não e actua da mesma forma nos dois caso consoante o modo seleccionado pelo conductor.
    A unica capacidade autonoma de reacção do sistema e contraria o adornar da corroceria, e quanto mais adornar mais duro fica.
    Gostava então que me indicasses qual foi o artigo que viste onde falam do comportamento dele em piso molhado, porque dos vários que li, nenhum fazia referencia aquilo que afirmas.

    Em relação ao Honda NSX as pessoas que fizeram o teste deixaram claro que o Xantia tinha um comportamento mais eficaz que o Honda em curva, pelo que o Xantia apesar de ter um motor mais fraco conseguia efectuar curvas com maior eficácia e rapidez.

    Aliás o objectivo do comparativo foi mesmo provar a superioridade do Xantia no que trata ao comportamento, uma vez que na teoria não fazia sentido comparar 2 carros com objectivos completamente diferentes.

    Outro comparativo semelhante foi contra o Golf 4 Motion que apesar de ter tracção às 4 rodas e ter melhor motor, também se demonstrou menos eficaz que o Xantia.

    E mais uma vez continuas a demonstrar desconhecimento daquilo que dizes, ao afirmares que o sistema mesmo que numa determinada afinação actua sempre da mesma maneira o que é completamente errado.

    A suspensão é gerida electrónicamente contráriamente aos modelos mais antigos (Xantia 1ª série, BX, XM 1ª série, etc...), para além de que possui vários sensores que medem e controlam vários parametros como: altura do chassis, posição do pe no acelerador, adornar, velocidade, força da travagem, peso a bordo, etc... Em função destes vários parâmetros a suspensão é ajustada de forma independente para cada ponto.

    Os carros normais com amortecedores (exceptuando os mais modernos que também já têm dispositivos electronicos) é que têm um comportamento constante para qualquer situação.

    O Xantia é o melhor carro do mundo? Está longe de o ser, mas tem uma eficácia em curva tão notável que o coloca a um nivel muito elevado tendo em conta o segmento em que se insere, de tal forma que chegou a ser comparado com verdadeiros desportivos.
    Última edição por margalhau : 21-02-07 às 17:17:02

  18. #108
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    Margalhau, quem fala assim não é gago crl

    Só é pena eu não perceber patavina de inglês para conseguir ler os testes ao Activa vs NSX e etc

  19. #109
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    Citação Originalmente Colocado por margalhau Ver Post
    Gostava então que me indicasses qual foi o artigo que viste onde falam do comportamento dele em piso molhado, porque dos vários que li, nenhum fazia referencia aquilo que afirmas.

    Em relação ao Honda NSX as pessoas que fizeram o teste deixaram claro que o Xantia tinha um comportamento mais eficaz que o Honda em curva, pelo que o Xantia apesar de ter um motor mais fraco conseguia efectuar curvas com maior eficácia e rapidez.

    Aliás o objectivo do comparativo foi mesmo provar a superioridade do Xantia no que trata ao comportamento, uma vez que na teoria não fazia sentido comparar 2 carros com objectivos completamente diferentes.

    Outro comparativo semelhante foi contra o Golf 4 Motion que apesar de ter tracção às 4 rodas e ter melhor motor, também se demonstrou menos eficaz que o Xantia.

    E mais uma vez continuas a demonstrar desconhecimento daquilo que dizes, ao afirmares que o sistema mesmo que numa determinada afinação actua sempre da mesma maneira o que é completamente errado.

    A suspensão é gerida electrónicamente contráriamente aos modelos mais antigos (Xantia 1ª série, BX, XM 1ª série, etc...), para além de que possui vários sensores que medem e controlam vários parametros como: altura do chassis, posição do pe no acelerador, adornar, velocidade, força da travagem, peso a bordo, etc... Em função destes vários parâmetros a suspensão é ajustada de forma independente para cada ponto.

    Os carros normais com amortecedores (exceptuando os mais modernos que também já têm dispositivos electronicos) é que têm um comportamento constante para qualquer situação.

    O Xantia é o melhor carro do mundo? Está longe de o ser, mas tem uma eficácia em curva tão notável que o coloca a um nivel muito elevado tendo em conta o segmento em que se insere, de tal forma que chegou a ser comparado com verdadeiros desportivos.
    O artigo li numa revista, faz bastante tempo ainda a Xantia era comercializado que era um daqueles anuarios sobre automoveis que se custumam publica e chamava-se "Os melhores carros do mundo" existia um ensaio a varios carros que eles achavam que se destacaram durante o ano e o Xantia Activa era um deles. Já a gora o teste com o NSX também era bem-vindo, porque nunca o vi.

    Eu ainda não percebi o que é que o motor mais fraco tem a ver com a eficiencia em curva, nem percebo a insistencia.

    O sistema não mede o nivel de aderencia das rodas, não sabe se o piso esta escorregadio ao não, por isso actua sempre da mesma maneira quer esteja seco ou molhado, IRRA TÁ COMPLICADO DE PERCEBER.

    Claro que os carros com suspensões normais actuam sempre da mesma maneira, por isso é que montam sempre soluções de compromisso em relaçao as as suspensões para poderem ser usados no dia a dia.

  20. #110
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    Margalhau, quem fala assim não é gago crl

    Só é pena eu não perceber patavina de inglês para conseguir ler os testes ao Activa vs NSX e etc


    Até pode não ser gago tem é alguma dificuldade em perceber o que eu escrevo.

  21. #111
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    O artigo li numa revista, faz bastante tempo ainda a Xantia era comercializado que era um daqueles anuarios sobre automoveis que se custumam publica e chamava-se "Os melhores carros do mundo" existia um ensaio a varios carros que eles achavam que se destacaram durante o ano e o Xantia Activa era um deles. Já a gora o teste com o NSX também era bem-vindo, porque nunca o vi.

    Eu ainda não percebi o que é que o motor mais fraco tem a ver com a eficiencia em curva, nem percebo a insistencia.

    O sistema não mede o nivel de aderencia das rodas, não sabe se o piso esta escorregadio ao não, por isso actua sempre da mesma maneira quer esteja seco ou molhado, IRRA TÁ COMPLICADO DE PERCEBER.

    Claro que os carros com suspensões normais actuam sempre da mesma maneira, por isso é que montam sempre soluções de compromisso em relaçao as as suspensões para poderem ser usados no dia a dia.

    Já começo a ficar sem panciencia para te responder. Ninguém aqui está a dizer que o motor por ser melhor ou pior vai determinar a eficiencia, e isso já foi deixado claro anteriormente, mas para não variar continuas a enrolar a conversa com as tuas teorias da conspiração.

    A aderencia em estrada depende essencialmente do tipo de pneu que está montado e da sua qualidade, e a suspensão que é gerida electrónicamente consegue medir até que ponto o piso é ou não escorregadio medindo a velicidade e a capacidade de tracção nas rodas e adaptando cada ponto em função disso. Não é por acaso que existem os vários sensores que já referi atrás, logo PELA ULTIMA vez e caso queiras perceber ou não, a suspensão actua de forma variável adaptando-se às condições do piso.

    O artigo do Honda NXS já foi divulgado aqui no fórum por mais do que uma vez, e debatido, podendo ser encontrado juntamente com muitos outros artigos aqui:
    http://activaclubfrance.free.fr/presse%20activa.html

    Recomendo que o leias assim como aos restantes.
    Última edição por margalhau : 22-02-07 às 13:27:29

  22. #112
    Banido ManuelBarbosa's Avatar
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    Já começo a ficar sem panciencia para te responder. Para não variar continuas a enrolar a conversa com as tuas teorias da conspiração.

    A aderencia em estrada depende essencialmente do tipo de pneu que está montado e da sua qualidade, e a suspensão que é gerida electrónicamente consegue medir até que ponto o piso é ou não escorregadio medindo a velicidade e a capacidade de tracção nas rodas e adaptando cada ponto em função disso. Não é por acaso que existem os vários sensores que já referi atrás, logo PELA ULTIMA vez e caso queiras perceber ou não, a suspensão actua de forma variável adaptando-se às condições do piso.

    O artigo do Honda NXS já foi divulgado aqui no fórum por mais do que uma vez, e debatido, podendo ser encontrado juntamente com muitos outros artigos aqui:
    http://activaclubfrance.free.fr/presse%20activa.html

    Recomendo que o leias assim como aos restantes.
    Pelos visto recordo-me da revista, até me lembro do nome é que os automoveis são anteriores a net por isso dantes tinhamos que ler revistas para estarmos informados.

    Segundo esse ensaio da L'automobil, o sistema Activa reage baseado nas seguintes informações:
    - Angulo do Volante
    - Rapidez com que o volante é rodado
    - Velocidade do veiculo

    Como sempre disse o sistema não mede a aderencia das rodas.

    Ainda bem que forneceu o artigo porque assim fiquei a saber que afinal o Xantia não é mais rapido que o NSX em curva "apenas" é mais user friendly que o japones, ou seja como eles dizem enquanto o Xantia é previsivel e progressivo nas reacções o NSX a mesma velocidade precisa de alguém ao volante com dotes de pilotagem. A questão dos G's, como o Xantia curva sob carris atinge mais G's que o NSX mas tal não significa menos velocidade apenas que o NSX começa a escorregar e perde-se força centrifuga.

  23. #113
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    Estavam aí a dizer que naquele vídeo, o Xantia conseguia serpentear pelos cones a 55 MPH , mas já ia no limite, enquanto o Lotus ia á vontade...

    Bom é preciso não esqueçer que o XM não tem Activa nem nada que se pareça... tem sim a Hydractive I e II , nem sequer é a III......

  24. #114
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    Citação Originalmente Colocado por Manuel Barbosa Ver Post
    Pelos visto recordo-me da revista, até me lembro do nome é que os automoveis são anteriores a net por isso dantes tinhamos que ler revistas para estarmos informados.

    Segundo esse ensaio da L'automobil, o sistema Activa reage baseado nas seguintes informações:
    - Angulo do Volante
    - Rapidez com que o volante é rodado
    - Velocidade do veiculo

    Como sempre disse o sistema não mede a aderencia das rodas.

    Ainda bem que forneceu o artigo porque assim fiquei a saber que afinal o Xantia não é mais rapido que o NSX em curva "apenas" é mais user friendly que o japones, ou seja como eles dizem enquanto o Xantia é previsivel e progressivo nas reacções o NSX a mesma velocidade precisa de alguém ao volante com dotes de pilotagem. A questão dos G's, como o Xantia curva sob carris atinge mais G's que o NSX mas tal não significa menos velocidade apenas que o NSX começa a escorregar e perde-se força centrifuga.
    Acho que o texto azul diz tudo sobre o comparativo,




    Velocidade de passagem em curva. Aumentando a velocidade na mesma curva, chega a uma altura em que o NSX atinge uma sobreviragem efectiva, exigindo contra-brecagem para o controlar, e logo diminuir velocidade. O Xantia a essa mesma velocidade, entra em ligeira subviragem, mas mantendo o comportamento neutro e a mesma velocidade. Nao tem, portanto, uma superior velocidade de passagem em curva? Por outro lado podemos pensar e especular um pouco o que os FWd da praxe (ITR, CTR, etc) fariam na mesma situaçao.

    Quanto ao XM/Elan, nao estás a ser razoável. Se visses um Xantia Activa a fazer o mesmo slalom, irias dizer que estava a fazer a metade da velocidade pq nao iria demonstrar esforço nenhum

  25. #115
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    Citação Originalmente Colocado por Manuel Barbosa Ver Post
    Pelos visto recordo-me da revista, até me lembro do nome é que os automoveis são anteriores a net por isso dantes tinhamos que ler revistas para estarmos informados.

    Segundo esse ensaio da L'automobil, o sistema Activa reage baseado nas seguintes informações:
    - Angulo do Volante
    - Rapidez com que o volante é rodado
    - Velocidade do veiculo

    Como sempre disse o sistema não mede a aderencia das rodas.

    Ainda bem que forneceu o artigo porque assim fiquei a saber que afinal o Xantia não é mais rapido que o NSX em curva "apenas" é mais user friendly que o japones, ou seja como eles dizem enquanto o Xantia é previsivel e progressivo nas reacções o NSX a mesma velocidade precisa de alguém ao volante com dotes de pilotagem. A questão dos G's, como o Xantia curva sob carris atinge mais G's que o NSX mas tal não significa menos velocidade apenas que o NSX começa a escorregar e perde-se força centrifuga.
    Pelos vistos não leste bem o artigo, ou então só queres perceber aquilo que te interessa perceber. Recomendo que o leias novamente mas com atenção para não cometeres o erro de fazer falsas afirmações.

    Relativamente ao funcionamento da suspensão, no artigo não o explicam de forma detalhada limitando-se apenas a referir alguns aspectos principais.

    Eu já tentei explicar anteriormente e como tal não vou voltar a repetir-me, mas uma vez mais e contráriamente ao que dizes a tracção é calculada, e esse calculo é feito com base na velocidade do carro e do facto das rodas poderem estar a patinar, algo que é suposto acontecer em piso molhado.

    Se quiseres perceber e aceitar a realidade, muito bem, caso contrário penso que esta nossa conversa passa a ser uma perca de tempo.

  26. #116
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    ideia para ja posta de lado....

    vi 2 e ambos tinham a suspensao nas lonas! pode ser apenas questao de fazer a manutencao normal, mas ate isso ja e demais para o que eu posso investir neles

    nao me meto num carro se nao o posso manter em condicoes..

  27. #117
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    Desculpem lá...mas porque é que não se encontram os dois e discutem os vossos conhecimentos e as vossas experiencias frente a frente em vez de o fazerem aqui?
    Será que esta gente não se manca????

  28. #118
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    Desculpem lá...mas porque é que não se encontram os dois e discutem os vossos conhecimentos e as vossas experiencias frente a frente em vez de o fazerem aqui?
    Será que esta gente não se manca????
    Parece-me que o objectivo deste fórum é precisamente expressarmos as nossas ideias, experiencias, e até aprendermos com a informação divulgada, pelo que me parece que estamos no local certo desde que saibamos discutir educadamente e sem rivalidades.

    O problema está quando as pessoas são teimosas e por vezes orgulhosas a ponto de não serem capazes de reconhecer quando não têm razão.

  29. #119
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    Citação Originalmente Colocado por margalhau Ver Post
    Parece-me que o objectivo deste fórum é precisamente expressarmos as nossas ideias, experiencias, e até aprendermos com a informação divulgada, pelo que me parece que estamos no local certo desde que saibamos discutir educadamente e sem rivalidades.

    O problema está quando as pessoas são teimosas e por vezes orgulhosas a ponto de não serem capazes de reconhecer quando não têm razão.


    Desculpa lá, até podes ter toda a razão nas palavas que dizes, mas achas que isto são discusões educadas? Se aqui alguem que é orgulhoso e não aceita as opiniões dos outros esse alguem és tu. Passas o tempo todo a dar para tras ao Manuel Barbosa.... Passam a vida a dar atestados de estudipez uns aos outros....chiça.

    Sem falar que discutem sobre um carro que já tem mais de 10 anos e que se contam pelos dedos de uma mão os que ainda circulam....ou de duas mãos os que se venderam.
    Se ainda discutissem por um carro actual ou que se tivesse vendido em numero de unidades que mais pessoas podessem dar opiniões....

  30. #120
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    Citação Originalmente Colocado por twinspark Ver Post
    Desculpa lá, até podes ter toda a razão nas palavas que dizes, mas achas que isto são discusões educadas? Se aqui alguem que é orgulhoso e não aceita as opiniões dos outros esse alguem és tu. Passas o tempo todo a dar para tras ao Manuel Barbosa.... Passam a vida a dar atestados de estudipez uns aos outros....chiça.

    Sem falar que discutem sobre um carro que já tem mais de 10 anos e que se contam pelos dedos de uma mão os que ainda circulam....ou de duas mãos os que se venderam.
    Se ainda discutissem por um carro actual ou que se tivesse vendido em numero de unidades que mais pessoas podessem dar opiniões....
    Mas tu viste-me em alguma parte deste tópico a ser indelicado ou a ofender alguém?

    Eu aceito as opiniões dos outros quando elas são sustentadas com factos concrectos e reais e não tenho problema nenhum em que estas sejam divergentes das minhas, desde que, e repito "desde que", as pessoas não as tentem transformar em verdades absolutas sem nunca terem experimentado o carro, nem terem uma base de apoio que demonstre aquilo que afirmam, contrariando inclusivé artigos que comprovam o contrário e que foram feitos por pessoas que supostamente sabem alguma coisa sobre o assunto, quanto mais não seja porque testaram os carros em questão.

    Já eu falo com algum conhecimento de causa uma vez que já experimentei o carro em questão, tive o cuidado de explicar com factos e ainda apresentei artigos que vão de acordo aquilo que afirmo.

    Para terminar não percebo porque é que não se pode discutir sobre um automóvel só porque tem mais de 10 anos.

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