Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Deem corda aos dedos - Xantia Activa

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    já tinha saudades destes posts do eliselotus!

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por 3com Ver Post
      Se ignorarmos os problemas da suspensão, o mais recorrente é de ordem electrica.

      http://www.reliabilityindex.co.uk/se...28339010848601
      O estudo reflete o calculo total da probabilidade de problemas que surgiram num grupo de unidades reportadas. Analisando bem o estudo até se conclui que o Xantia exceptuando na suspensão tem um bom nivel de fiabilidade geral dado que os valores para as várias componentes são bastante baixos (abaixo dos 10%).

      Senão estás a cair no erro de sugerir que todos os Xantias vão sofrer automáticamente de todos os tipos de problemas existentes.

      Conheço através de fóruns e não só várias pessoas que têm Xantia e 90% dos problemas prendem-se com a suspensão, ocorrendo muitas vezes pela razão que já referi neste tópico.

      Comentário


        #33
        Só para completar a minha resposta ao 3com com um exemplo, fui verificar a percentagem de problemas electricos de um automóvel que é considerado o supra sumo da fiabilidade: Toyota Corolla

        Valor indicado: 27.7%

        Conclusão à 3com: Os Toyota Corolla afinal não são fiáveis pois sofrem todos de problemas electricos e ainda por cima bem mais que um Xantia :D

        Comentário


          #34
          Esse Xantia deve ser qualquer coisa de espetacular a curvar, uma vez que se já a Hydractive III o é...

          A manutenção da suspensão, não é cara, e se num carro normal, aos 160000 Km se tem que trocar de amortecedores por valores um pouco absurdos, com a suspensão hidropneumática Citroën , basta encher as esferas de novo, por valores irrisórios. Pelo menos é assim com todas as suspensões Citroën, creio que a Activa não deve fugir muito... Aliás a Citroën anuncia que a Hydractive III só precisa de ser "tratada" aquando dos 200.000 Km, ficando a manutenção, mais barata que numa suspensão "normal". Não sei se tal acontece com a suspensão Activa, mas posso dizer que uma suspensão comum, corre muito mais riscos e fica de mantenção mais cara que as hidro-pneumáticas Citroën.

          Mas porque é que eu não tenho um destes...

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Cavalino Rampante Ver Post
            liás a Citroën anuncia que a Hydractive III só precisa de ser "tratada" aquando dos 200.000 Km
            Isso é nos modelos mais modernos como o C5 e C6.

            O Xantia ainda tem intervalos de manutenção mais reduzidos.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por margalhau Ver Post
              Isso é nos modelos mais modernos como o C5 e C6.

              O Xantia ainda tem intervalos de manutenção mais reduzidos.
              Pois de facto eu tinha lido isso para o C5.
              Já suspeitava que o Xantia fosse mais reduzido. Ainda assim, é de manutenção acessível..

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por margalhau Ver Post
                Por muito que possa ser dificil de acreditar ao comum mortal, trata-se de um dos melhores tracção à frente do mundo, senão o melhor.
                Não me parece que o Xantia seja melhor que o Lotus Elan ou Focus RS.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Manuel Barbosa Ver Post
                  Não me parece que o Xantia seja melhor que o Lotus Elan ou Focus RS.
                  A mim não me parece é que o Foucs RS seja melhor que um NSX , ora se o Xantia Activa é melhor que o NSX, porque não poderá ser melhor que um Focus.. ?

                  Comentário


                    #39
                    Já agora convém referir também que as suspensões Citroën, são das melhores do Mundo, sendo que a Activa, foi considerada a mais evoluída do Mundo..

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Manuel Barbosa Ver Post
                      Não me parece que o Xantia seja melhor que o Lotus Elan ou Focus RS.
                      Que um Lotus Elan não sei, agora relativamente a um Focus RS não tenho grandes dúvidas.

                      E como tudo na vida nem sempre é o que aparece... ;)

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por margalhau Ver Post
                        Já tive o prazer de andar num e posso dizer que mesmo no modo Sport o carro é confortável. Além disso os bancos da frente têm apoio lateral para manter o condutor posicionado.

                        Nenhum automóvel é confortável para trazer passageiros atrás quando sujeito a uma condução desportiva/agressiva.

                        Mesmo em piso molhado o comportamento do carro é exemplar pelo que não constatei saidas de frente como afirmas. Posso dizer que fiz uma viagem em AE sobre chuva intensa a alta velocidade, e a segurança que o carro transmite é impressionante.

                        A eficácia não depende apenas do facto do carro não adornar, senão qualquer carro rebaixado e com uns amortecedores extremamente rijos ficava automáticamente com um comportamento bom, o que muitas vezes não acontece.

                        O sistema é bem mais complexo do que isso. Não tenho conhecimentos técnicos que me permitam explicar aprofundadamente o funcionamento da suspensão, mas a titulo de curiosidade posso dizer que nas rodas para além tas torres, existem uns pequenos amortecedores posicionados diagonalmente para compensarem o esforço e exercer pressão em curva.

                        Os pneus só duram menos se for praticada frequentemente uma condução muito rápida em curva, mas isso aplica-se a qualquer carro.
                        Logico que o Xantia nas AE's é confortavel, a suspensão só fica duras nas curvas e nas autoestradas é quase sempre a direito.
                        O problema é nas curvas apertadas nas estradas de montanha é aí que o Xantia se torna mais desconfortavel é ai também que com piso molhado o xantia põe a nu as limitações da suspensão activa, pois sai de frente mais cedo e de forma mais brusca que um carro com suspensão normal, e claro que na AE não notou esta tendencia as curvas são largas e percorridas a velocidade constante nessas condições não existem perdas de tracção.
                        Os pneus numa condução desportiva (e desportiva está longe de ser andar a 200 nas AE's) gastam-se mais depressa no Xantia que noutro carro com suspensão normal em que seja efectuado o mesmo tipo de condução, como a suspensão fica muito dura os pneus é que aguentam com o esforço todo.

                        Toda eficiencia acrescida do Xantia vem facto do carro não adornar ( a suspensão actua nos macacos hidraulicos e nas barras estabilizadoras) e qualquer carro com um bom chassi como suspensões "extremamente rijas" fica com um bom comportamento, o problema é nas suspensões convencionais fica sempre duro e depois o carro fica inguiavel nos maus pisos e quando chove logo é preciso sempre encontrar uma solução de compromisso para se poder utilizar o carro em todas as situações, já deves ter ouvido por ex. na F1 eles a dizerem que quando chove teem que utilizar suspensões mais moles. A Citroen tentou no Xantia juntar o melhor de dois mundos, ou seja, uma suspensão mole e confortavel em recta e uma suspensão extremamente dura em curva que permiti-se curva muito depressa, e acho que o objectivo foi conseguido o Xantia Activa é um optimo carro, mas não é perfeito com estão a tentar fazer crer, tem as suas limitações.

                        Por ex. lembro-me de ler um comparativo com o Laguna I na Autohoje da altura em que se dizia que o Laguna conseguia curvar a mesma velocidade do Xantia Activa.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Cavalino Rampante Ver Post
                          A mim não me parece é que o Foucs RS seja melhor que um NSX , ora se o Xantia Activa é melhor que o NSX, porque não poderá ser melhor que um Focus.. ?


                          quando dizem "melhor" .............é bom que saibam em que aspecto estão a falar!

                          qué pa quem entra aqui de repente...nao fique mesmo a pensar que um xantia activa é melhor que um nsc


                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por brunosousa Ver Post
                            sim , realmente 8,8 segundos dos 0 aos 100 é pouco. mas penso que ele não era feito para competir como os m3 e c36 amg se for desses que estava a falar. o que é estranho é um carro que não é assim tão pesado fazer um arranque tão lento.
                            Caixa longa a priveligiar o conforto.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Cavalino Rampante Ver Post
                              Já agora convém referir também que as suspensões Citroën, são das melhores do Mundo, sendo que a Activa, foi considerada a mais evoluída do Mundo..
                              nem por isso.

                              ja nos anos 80 se faziam suspensoes activas bem mais evoluidas.
                              a do citroen nao e mais que uma suspensao que controla o rolamento da carroceria e e muito muito suave sem ser bamboleante (a americana).
                              e excelente, sem duvida! inovador! mas nao e a mais avancada do mundo.

                              no anos 80 ja se faziam carros com capacidade de PREVER irregularidades na estrada! yep, capazes de mexer a suspensao exactamente no momento exacto,ao passo que no citroen a suspensao reage depois de atingir uma irregularidade.

                              para alem disso a suspensao da citroen e particularmente lenta a responder a uma irregularidade, quando comparada com outras suspensoes activas.

                              sao demasiado caros para serem produzidos em massa, mas nao deixam de ser mais avancados.

                              dai ser preciso algum cuidado quando, por qqr motivo, se decide exagerar na conversa.

                              Por ex. lembro-me de ler um comparativo com o Laguna I na Autohoje da altura em que se dizia que o Laguna conseguia curvar a mesma velocidade do Xantia Activa.
                              o laguna 1 nao atinge 1g em curva! so se lhe meteres slicks :P

                              explica la porque e que uma suspensao que permite que os pneus funcionem de forma quase ideal sempre ate ao seu limite ("ideal" e um conceito mt complexo. nem na F1 conseguem, mas "quase ideal" continua a ser mt raro, ainda nos dias de hoje!) tem um comportamento deficiente a xuva?
                              nao tera isso a ver com a qualidade dos pneus montados no que exprimentaste/leste?
                              e que esse comportamento e muito tipico de pneus com algumas limitacoes, nao de suspensoes bastante melhores que a do "normal" topo de gama.

                              ja agora, em relacao ao Focus RS, convem nao esquecer que o RS tem um autoblocante bastante virado para a eficacia. e dai, o objectivo de ambos os carros e absolutamente oposto, por isso ninguem na citroen esta preocupado ou sequer chateado por o focus RS ser claramente superior em traccao e igualar em "gs".

                              Comentário


                                #45
                                Correcto Elise,

                                Aliás, a noção de suspensão activa é por si controversa.

                                Os Citroen apenas ajustam o factor de dureza e contra-balançam o adornamento.

                                O Lotus Esprit foi o primeiro carro a ter suspensão activa no sentido de se ajustar à forma da estrada, como faziam os carros de fórmula 1.

                                E agora vou-me esconder, que vem aí a troop francesa

                                Comentário


                                  #46
                                  Fazendo o trabalho do DêCêIi:


                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Cavalino Rampante Ver Post
                                    A mim não me parece é que o Foucs RS seja melhor que um NSX , ora se o Xantia Activa é melhor que o NSX, porque não poderá ser melhor que um Focus.. ?

                                    Estamos a falar de carros de tracção a frente e pelo facto de o Xantia atingir nais G's em curva não significa que seja melhor que o NSX. Põe o NSX e o Xantia na mão de profissionais a subir a serra que logo ves quem chega lá cima primeiro.
                                    Focus RS tem um diferencial actico no eixo dianteiro virado exclusivamente para a eficacia, que maximiza sempre a tracção.
                                    O Xantia usa um diferencial normal se uma das rodas perder tracção a suspensão não lhe serve de muito.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Manuel Barbosa Ver Post
                                      Logico que o Xantia nas AE's é confortavel, a suspensão só fica duras nas curvas e nas autoestradas é quase sempre a direito.
                                      O problema é nas curvas apertadas nas estradas de montanha é aí que o Xantia se torna mais desconfortavel é ai também que com piso molhado o xantia põe a nu as limitações da suspensão activa, pois sai de frente mais cedo e de forma mais brusca que um carro com suspensão normal, e claro que na AE não notou esta tendencia as curvas são largas e percorridas a velocidade constante nessas condições não existem perdas de tracção.
                                      Os pneus numa condução desportiva (e desportiva está longe de ser andar a 200 nas AE's) gastam-se mais depressa no Xantia que noutro carro com suspensão normal em que seja efectuado o mesmo tipo de condução, como a suspensão fica muito dura os pneus é que aguentam com o esforço todo.

                                      Toda eficiencia acrescida do Xantia vem facto do carro não adornar ( a suspensão actua nos macacos hidraulicos e nas barras estabilizadoras) e qualquer carro com um bom chassi como suspensões "extremamente rijas" fica com um bom comportamento, o problema é nas suspensões convencionais fica sempre duro e depois o carro fica inguiavel nos maus pisos e quando chove logo é preciso sempre encontrar uma solução de compromisso para se poder utilizar o carro em todas as situações, já deves ter ouvido por ex. na F1 eles a dizerem que quando chove teem que utilizar suspensões mais moles. A Citroen tentou no Xantia juntar o melhor de dois mundos, ou seja, uma suspensão mole e confortavel em recta e uma suspensão extremamente dura em curva que permiti-se curva muito depressa, e acho que o objectivo foi conseguido o Xantia Activa é um optimo carro, mas não é perfeito com estão a tentar fazer crer, tem as suas limitações.

                                      Por ex. lembro-me de ler um comparativo com o Laguna I na Autohoje da altura em que se dizia que o Laguna conseguia curvar a mesma velocidade do Xantia Activa.
                                      Estás a afirmar que em piso molhado o carro tem tendencia para fugir de frente. Já conduziste algum Xantia Activa nessas condições para afirmares com tanta convicção que é isso que acontece?

                                      Qualquer Citroën com suspensão hidraulica junta o melhor de 2 mundos (conforto e comportamento), no entanto o Xantia activa fica substancialmente mais rijo no modo Sport, em que isso tenha de significar que o carro fique completamente duro.

                                      A afinação de um chassis/suspensão depende de muito mais do que umas molas baixas e rijas para garantir um bom comportamento, senão qualquer Opel tinha à partida um excelente chassis... :D

                                      Contráriamente ao que dizes conheço casos de pessoas que conseguiram piorar o comportamento do carro por se limitarem a seguir esse conceito.

                                      Todos os carros têm as suas limitações. Até um F1. No Xantia Activa essas limitações fazem-se sentir mais tarde que num automóvel vulgar.

                                      Caso tenhas possibilidade insentivo-te a experimentar um carro destes, para não cometeres o erro de transformar ideias em verdades absolutas.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                        quando dizem "melhor" .............é bom que saibam em que aspecto estão a falar!

                                        qué pa quem entra aqui de repente...nao fique mesmo a pensar que um xantia activa é melhor que um nsc


                                        Já disseram aí que em testes de comportamento, o Xantia Activa é tão bom ou melhor que o NSX....

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por jcpr Ver Post
                                          Correcto Elise,

                                          Aliás, a noção de suspensão activa é por si controversa.

                                          Os Citroen apenas ajustam o factor de dureza e contra-balançam o adornamento.

                                          O Lotus Esprit foi o primeiro carro a ter suspensão activa no sentido de se ajustar à forma da estrada, como faziam os carros de fórmula 1.

                                          E agora vou-me esconder, que vem aí a troop francesa
                                          O que eu sei é que a Actvia foi considerada a suspensão mais evoluida do Mundo, e mais não quero saber

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Manuel Barbosa Ver Post
                                            Estamos a falar de carros de tracção a frente e pelo facto de o Xantia atingir nais G's em curva não significa que seja melhor que o NSX. Põe o NSX e o Xantia na mão de profissionais a subir a serra que logo ves quem chega lá cima primeiro.
                                            Focus RS tem um diferencial actico no eixo dianteiro virado exclusivamente para a eficacia, que maximiza sempre a tracção.
                                            O Xantia usa um diferencial normal se uma das rodas perder tracção a suspensão não lhe serve de muito.
                                            Não é disso que se trata o comparativo. Está-se a discutir a eficácia em asfalto entre 2 carros completamentediferentes, e numa pista cheia de curvas o Xantia com um motor mais fraco demonstrou-se mais eficaz que o Honda NSX.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                              nem por isso.




                                              o laguna 1 nao atinge 1g em curva! so se lhe meteres slicks :P

                                              explica la porque e que uma suspensao que permite que os pneus funcionem de forma quase ideal sempre ate ao seu limite ("ideal" e um conceito mt complexo. nem na F1 conseguem, mas "quase ideal" continua a ser mt raro, ainda nos dias de hoje!) tem um comportamento deficiente a xuva?
                                              nao tera isso a ver com a qualidade dos pneus montados no que exprimentaste/leste?
                                              e que esse comportamento e muito tipico de pneus com algumas limitacoes, nao de suspensoes bastante melhores que a do "normal" topo de gama.

                                              ja agora, em relacao ao Focus RS, convem nao esquecer que o RS tem um autoblocante bastante virado para a eficacia. e dai, o objectivo de ambos os carros e absolutamente oposto, por isso ninguem na citroen esta preocupado ou sequer chateado por o focus RS ser claramente superior em traccao e igualar em "gs".
                                              Eu li essa comparação, mas não me parece que só porque o Xantia só porque atinge muitos G's em curva o torne melhor ou pior que os outros, já andam o por aí a compara-lo com desportivos a serio e tudo.

                                              No caso da chuva é muito simples, todos os carros com suspensões muito duras teem mais dificuldade em lidar com os pisos escorregadios, ora a suspensão do Xantia não sabe distinguir se está a chuver ou não e actua sempre da mesma forma, logo em curva para controlar o adornamento da carroceria vai aumentar sustancialmente o grau de rigidez das suspensões logo o carro vai ter tendencia para sair de frente de forma mais brusca e mais cedo que um carro com suspensão normal, depois eu não disse que o comportamento do Xantia era deficiente a chuva, apenas que os limites não eram tão elevados como nos carros com suspensões normais.

                                              Quanto ao Focus RS não fui eu que que disse que o Xantia era o melhor FWD do mundo, apenas quis lembrar que existem carros melhores, porque se é o melhor do mundo tem que concorrer com todos os que existem sejam eles virados para a eficacia ou não.
                                              Editado pela última vez por ManuelBarbosa; 19 February 2007, 12:03.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por margalhau Ver Post
                                                Não é disso que se trata o comparativo. Está-se a discutir a eficácia em asfalto entre 2 carros completamentediferentes, e numa pista cheia de curvas o Xantia com um motor mais fraco demonstrou-se mais eficaz que o Honda NSX.
                                                Mas fez melhor tempo por volta ou atingiu apenas mais G's em curva?

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Manuel Barbosa Ver Post
                                                  Eu li essa comparação, mas não me parece que só porque o Xantia só porque atinge muitos G's em curva o torne melhor ou pior que os outros, já andam o por aí a compara-lo com desportivos a serio e tudo.

                                                  No caso da chuva é muito simples, todos os carros com suspensões muito duras teem mais dificuldade em lidar com os pisos escorregadios, ora a suspensão do Xantia não sabe distinguir se está a chuver ou não e actua sempre da mesma forma, logo em curva para controlar o adornamento da carroceria vai aumentar sustancialmente o grau de rigidez das suspensões logo o carro vai ter tencendia para sai de frente de forma mais brusca e mais cedo que um carro com suspensão normal, depois eu não disse que o comportamento do Xantia era deficiente a chuva, apenas que os limites não eram tão elevados como nos carros com suspensões normais.

                                                  Quanto ao Focus RS não fui eu que que disse que o Xantia era o melhor FWD do mundo, apenas quis lembrar que existem carros, porquese é o melhor do mundo tem que concorrer com todos os que existem sejam eles virados para a eficacia ou não.
                                                  Devo dizer-te que estás enganado. A suspensão do Xantia não actua sempre da mesma forma. Existem 2 afinações diferentes para a suspensão (normal virada para o conforto, e a desportiva) que dependem do critério do condutor, existindo para isso um botão (o botão Sport).

                                                  Além disso a suspensão tem capacidade autónoma para saber de que forma deve absorver as irregularidades conforme o tipo de piso, seja ele regular ou irregular. O conceito é mais ou menos este: ao entrar uma roda num buraco, a altura nesse ponto é imediatamente corrigida por forma a manter o carro completamente plano.

                                                  Não é por acaso que estes carros têm a capacidade de andar com apenas 3 rodas...

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Manuel Barbosa Ver Post
                                                    Mas fez melhor tempo por volta ou atingiu apenas mais G's em curva?
                                                    Foi testada a eficácia em curva a fim de determinar qual o mais rápido.

                                                    Naturalmente que numa pista com boas rectas o Honda teria capacidade para terminar em primeiro lugar uma vez que tem um motor muito superior ao do Xantia, logo com melhores prestações.

                                                    Também foi feito um teste identico contra o Golf R32, e o Xantia com motor inferior também se demonstrou mais eficaz em curva.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Cavalino Rampante Ver Post
                                                      O que eu sei é que a Actvia foi considerada a suspensão mais evoluida do Mundo, e mais não quero saber
                                                      ...num carro de produção em massa.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por jcpr Ver Post
                                                        ...num carro de produção em massa.
                                                        Obviamente.

                                                        As suspensões mais evoluidas do mundo serão certamente as dos F1, ainda que a sua utilização esteja limitada a um tipo de piso em particular.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Procura no google por Lotus Esprit Active Suspension e vê o que a Lotus fez num carro de estrada.

                                                          Depois, vem cá dizer o que achas da suspensão da Lotus e compara-a com a da Citroen, mesmo a actual (A do Lotus tem 20 anos, se não me engano).

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por jcpr Ver Post
                                                            Procura no google por Lotus Esprit Active Suspension e vê o que a Lotus fez num carro de estrada.

                                                            Depois, vem cá dizer o que achas da suspensão da Lotus e compara-a com a da Citroen, mesmo a actual (A do Lotus tem 20 anos, se não me engano).
                                                            Tenho consciencia das capacidades dos Lotus, razão pela qual nunca cometi o erro de dizer que o Xantia é mais eficaz do que qualquer Lotus...

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Margalhau,

                                                              repara que eu apenas referi que a própria definição de suspensão activa é controversa.

                                                              A do citroen "apenas" regula de forma automática a dureza e contra-balança o adornar da carroçaria.

                                                              Aquele lotus em particular tem uma suspensão muito, mesmo muito parecida ao que se usava na F1. Um computador que regula actua em cada uma das rodas, controlando a sua actuação a cada milisegundo, por forma a que a roda não saia do contacto da estrada, adaptando-se ao contorno do piso.

                                                              Para mim, isso é que é uma suspensão activa.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X