A Citroën já tinha protótipos Activa com o DS. Ficaram de lado devido a questoes financeiras.
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Originalmente Colocado por jcpr Ver PostProcura no google por Lotus Esprit Active Suspension e vê o que a Lotus fez num carro de estrada.
Depois, vem cá dizer o que achas da suspensão da Lotus e compara-a com a da Citroen, mesmo a actual (A do Lotus tem 20 anos, se não me engano).
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Originalmente Colocado por Rui Gonçalves Ver PostPois, e quanto é q custava? Um Activa podias comprar num simples HDi 110cv. De resto, o ActivaII Coupe estava "pronto" a ser comercializado, mas foi posto na gaveta, novamente, devido a questoes financeiras. Gerava inclusive rolamento negativo. O preço a que seria vendido é que, digamos, faria concorrência ao Esprit? Pois. Foi outro dos motivos que foi posto de lado.
Dirigir algo como isso deve ser demais!
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Originalmente Colocado por Manuel Barbosa Ver PostNão me parece que o Xantia seja melhor que o Lotus Elan ou Focus RS.
Nunca deves ter visto a comparaçao do Activa vs NSX pois nao? Lógicamente, apenas comparam a velocidade de passagem por curva.
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Originalmente Colocado por jcpr Ver PostMargalhau,
repara que eu apenas referi que a própria definição de suspensão activa é controversa.
A do citroen "apenas" regula de forma automática a dureza e contra-balança o adornar da carroçaria.
Aquele lotus em particular tem uma suspensão muito, mesmo muito parecida ao que se usava na F1. Um computador que regula actua em cada uma das rodas, controlando a sua actuação a cada milisegundo, por forma a que a roda não saia do contacto da estrada, adaptando-se ao contorno do piso.
Para mim, isso é que é uma suspensão activa.
Se achas que a suspensão deste Xantia não é nada de especial... ;)
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Originalmente Colocado por margalhau Ver PostNão é disso que se trata o comparativo. Está-se a discutir a eficácia em asfalto entre 2 carros completamentediferentes, e numa pista cheia de curvas o Xantia com um motor mais fraco demonstrou-se mais eficaz que o Honda NSX.
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Originalmente Colocado por jcpr Ver PostMargalhau,
repara que eu apenas referi que a própria definição de suspensão activa é controversa.
A do citroen "apenas" regula de forma automática a dureza e contra-balança o adornar da carroçaria.
Aquele lotus em particular tem uma suspensão muito, mesmo muito parecida ao que se usava na F1. Um computador que regula actua em cada uma das rodas, controlando a sua actuação a cada milisegundo, por forma a que a roda não saia do contacto da estrada, adaptando-se ao contorno do piso.
Para mim, isso é que é uma suspensão activa.
Creio que não estás bem a par do que a Activa faz...
Se isto para ti não é suspensão activa....Editado pela última vez por Cavalino Rampante; 19 February 2007, 13:32.
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Originalmente Colocado por Rui Barata Ver PostDepois de rever essas fotos do Activa II, voltei a lembrar-me do caso Xantia Coupé que também foi "engavetado"...
Alguém consegue encontrar as semelhanças entre estes dois modelos e um Peugeot de grande sucesso nos últimos anos...??
Felizmente hoje as coisas estão a mudar e já se aperceberam que ganham mais com uma Citroën inovadora.
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Originalmente Colocado por margalhau Ver PostÉ apenas uma suspensão Activa que faz com que um carro familiar tenha uma eficácia em curva superior ao de qualquer rival no seu segmento, e por ser tão eficaz a imprensa chega a elogiá-lo e a compará-lo com verdadeiros carros desportivos.
Se achas que a suspensão deste Xantia não é nada de especial... ;)
Mas não encaixa na minha definição de activa.
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Originalmente Colocado por Cavalino Rampante Ver PostMas a Activa e a Hydractive , também fazem isso....
Creio que não estás bem a par do que a Activa faz...
Se isto para ti não é suspensão activa....
Neste site estão explicadas como funcionam (quase) todas as suspensões activas feitas até hoje.
http://www.autozine.org/technical_sc...uspension3.htm
Vê as diferenças da da citroen com a da Lotus.
Percebes o que quero dizer?
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Originalmente Colocado por Cavalino Rampante Ver PostO que eu sei é que a Actvia foi considerada a suspensão mais evoluida do Mundo, e mais não quero saber
nem que te apareca o chefe la da citroen a dizer-te o contrario, e a mais evoluida do mundo e acabou!
curioso como a Citroen nao poe um Xantia na F1...com uma suspensao assim tao superior como dizes ser, nao devia ser dificil colmatar a falta de potencia face a um f1.
Realmente a suspensão activa desapareceu.
Será por ter sido banida da F1 ?
É que aquilo qdo dáva pro torto era despiste certo!
um carro tipo golf...duplicava de preco! isto para uma versao mt simplificada de uma suspensao activa.
a citroen conseguiu...porque nao e uma suspensao "verdadeiramente" activa. controla alguns aspectos do amortecimento, mas nao controla todos nem permite a rapidez e precisao de actuacao de uma activa. e tem um modo de funcionamento completamente diferente.
actualmente tens suspensoes que teem um potencial quase tao largo como as activas, como as do novo R8. atencao, la por haver potencial, nao quer dizer que esteja a ser aproveitado...
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Originalmente Colocado por Rui Gonçalves Ver PostNo slalom, até um XM(1ª série) faz quase a mesma velocidade que um Elan, quanto mais um Xantia Activa -)
Nunca deves ter visto a comparaçao do Activa vs NSX pois nao? Lógicamente, apenas comparam a velocidade de passagem por curva.
Mas por o Xantia atingir mais G's em curva nao significa que seja melhor que o NSX a nivel de comportamento em conduçao desportiva, porque o "real world" nao estou a ver xantia a levar vantagem e entao se o palco for uma estrada de montanha ainda menos.
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Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
3com, estas-me a deixar mal disposto
tb vou ver um 25 no mesmo dia...tas mais contente?
O "bintecinco" é bastante confortável mas em termos de condução o Xantia deve ser superior.
Já que queres curvar acima dos 0,95g, compra um Primera GT , curva mmuuuiiiiittttttttttooooooooooooo e é bastante fiável.
PS: o chassis permite uma condução muito divertida
[devil mode on] PS2: banheira por banheira, nada como um Safrane Biturbo [devil mode off]
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