As Normas Euro5, os filtros de partículas e a respectiva regeneração...

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Título: As Normas Euro5, os filtros de partículas e a respectiva regeneração...

  1. #1
    Piloto Lendário PeLeve's Avatar
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    Por Defeito As Normas Euro5 e os filtros de partículas...

    Fala-se muito na poluição, devendo os carros obedecer às Normas Euro2, Euro3, Euro4 e, em breve, às normas Euro5...

    Para isso os carros que forem produzidos em breve passarão a ter de apresentar valores deste tipo...:


    "Todos os veículos registados a partir de 1 de Outubro de 2006 têm de cumprir o disposto na norma Euro 4. A norma Euro 5 será implementada a 1 de Outubro de 2009.

    As novas normas Euro para redução dos gases de escape impõem rigorosas exigências a todos os fabricantes de veículos. A diferença de nível de exigência no que respeita à emissão de gases de escape entre a norma Euro 3 e um motor preparado para a norma Euro 4 é significativa. As emissões de óxidos de azoto (NOx) têm de baixar de 5 para 3,5 g/kWh, uma redução de 30%. As emissões de partículas (PM) têm de baixar de 0,1 para 0,02 g/kWh. Isso corresponde a uma redução sempre superior a 80%.

    O diagrama seguinte mostra a drástica redução de NOx e PM, necessária para cumprir o disposto na norma Euro 4 e especialmente na norma Euro 5:

    Os camiões e os veículos comerciais pesados com a tecnologia SCR cumprirão os padrões de emissões de gases de escape impostos a partir de 2006, conseguindo também - numa versão melhorada - cumprir a fase seguinte, o Euro 5, que entrará em vigor em 2009."

    http://www.volvo.com/trucks/portugal.../aboutEuro4_5/

    Mas, lá está, e há sempre um mas, valerá a pena continuar a comprar carros a diesel se esta tecnologia continuar a ser mais dispendiosa, quer na sua concepção quer na sua manutenção?

    É que, prevê-se, os custos de manutenção estima-se venham a ser significativamente mais altos para os veículos equipados com filtros de partículas e os espaços de revisão serão reduzidos dos habituais 30.000kms de intervalo para 20.000kms.

    Isto para já não falar dos perigos, fiabilidade e manutenções adicionais de veículos com três catalizadores, pré-catalizador à saída do colector, o catalizador "normal" e, para já e por último, o filtro de partículas que, em boa medida, pode considerar-se, também, um terceiro catalizador!

    Se a isto considerarmos as temperaturas de funcionamento destes três catalizadores, 1000º do pré-catalizador, 600º do segundo e 600º do filtro de partículas, com o consequente perigo que isso representa (imaginem estacionar distraidamente em cima de restolho alto...), podemos começar a repensar os critérios que hoje nos levam a escolher diesel, até porque com toda esta nova tecnologia anti poluição os preços irão subir...

    Valerá a pena continuar a apostar no diesel em termos de economia?


  2. #2
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    Por Defeito

    A Volkswagen anunciou o recente 1.5 TDi ja respeitador desta norma!

    Agora so falta mesmo é a producção em série![8D];)

  3. #3
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    Já agora, o S2000 consegue cumprir a Euro4?

    E o 1.5TDI já vai cumprir a Euro 5?

  4. #4
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    Enquanto o Diesel for subsidiado via ISP... dificilmente deixará de fazer sentido;).

    A política energética Europeia é uma aberração.
    Gastamos escandalosamente Gaz Natural para produzir electricidade em vez de o queimarmos nos nossos veiculos, principalmente nos Coleectivos.

    Subsidiamos o Diesel e andam tudo o que é particular a Diesel.
    Nada faz sentido.

    Mas apesar de tudo sou a favor dessas normas no sentido da Saúde Pública.

    E viva o Ultra Low Sulphur Diesel:D.


  5. #5
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    citação:Originalmente colocada por RScupra

    A Volkswagen anunciou o recente 1.5 TDi ja respeitador desta norma!

    Agora so falta mesmo é a producção em série![8D];)
    gato escaldado de agua fria tem medo

    [**][**][**][**]


  6. #6
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    Acho mto bem, normas cada vez mais restritivas!!![^][^]

  7. #7
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    Quando fiz o test-drive do novo civic o sr da honda disse que a partir de 2009 todos os carros eram obrigados a estar sobre as normas respectivas desse ano e que os carros anteriores a esse ano teriam de ser modificados, a custo do proprietário, para ficarem a poluir de acordo com a EURO 5...
    Isto é possível?????????? É que fiquei parvo com isto que o sr me disse...

  8. #8
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    citação:Originalmente colocada por DefenderBlack

    Quando fiz o test-drive do novo civic o sr da honda disse que a partir de 2009 todos os carros eram obrigados a estar sobre as normas respectivas desse ano e que os carros anteriores a esse ano teriam de ser modificados, a custo do proprietário, para ficarem a poluir de acordo com a EURO 5...
    Isto é possível?????????? É que fiquei parvo com isto que o sr me disse...
    Não.
    Isso é desinformação;).

  9. #9
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    citação:Originalmente colocada por DefenderBlack

    Quando fiz o test-drive do novo civic o sr da honda disse que a partir de 2009 todos os carros eram obrigados a estar sobre as normas respectivas desse ano e que os carros anteriores a esse ano teriam de ser modificados, a custo do proprietário, para ficarem a poluir de acordo com a EURO 5...
    Isto é possível?????????? É que fiquei parvo com isto que o sr me disse...
    Isso é apenas ele a tentar "vender o peixe".
    O meu é euro 1 e de acordo com esse senhor, eu tenho de modificar o meu carro, para respeitar a norma euro 4!

  10. #10
    Piloto Lendário TURBO's Avatar
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    citação:Originalmente colocada por warmthboy

    Acho mto bem, normas cada vez mais restritivas!!![^][^]
    X2[^][^][^][^], Planeta Terra só há um;)[8D]!

  11. #11
    Piloto de Troféu AF147's Avatar
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    o 2.4 jtdm 200cv tb cumpre com a norma Euro5. [^][:X][^][:X][^][:X][^][:X]

  12. #12
    imported_DêCêIi
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    citação:Originalmente colocada por Pé Leve

    Mas, lá está, e há sempre um mas, valerá a pena continuar a comprar carros a diesel se esta tecnologia continuar a ser mais dispendiosa, quer na sua concepção quer na sua manutenção?
    Compensa sempre... Ainda mais enquanto existir um consumidor final disposto a pagar essa factura.

    citação:Originalmente colocada por Pé Leve

    É que, prevê-se, os custos de manutenção estima-se venham a ser significativamente mais altos para os veículos equipados com filtros de partículas e os espaços de revisão serão reduzidos dos habituais 30.000kms de intervalo para 20.000kms.
    A Renault já fez isso para os dCi... Eh eh... [8)]
    Graças a isso, prefiro manter durante mais tempo o meu dCi...

    Outra coisa gira, os filtros são giros e tal, mas raramente o consumidor é informado correctamente acerca da sua manutenção e dos custos da mesma...

    Cuidado...



    citação:Originalmente colocada por Pé Leve

    (imaginem estacionar distraidamente em cima de restolho alto...)
    O manual do teu Renault já refere isso mesmo, mas abrangendo também o sistema completo de escape e não apenas o catalisador...

  13. #13
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    Ora bem vamos lá a ver a coisa por outro ponto de vista:
    O que se tem verificado actualmente é uma escalada nos níveis de potência nos Diesel. Se calhar isto também tem alguma relação com as normass ambientais. Vejamos: o gráfico apresentado relaciona duas variáveis PM (partículas) em g/Kwh (medida de potência) e NOx (oxidos de azoto) também na mesma unidade de medida. Atente-se que ambas as variáveis são em função da potência. O que me quer parecer é que os motores Diesel sendo cada vez mais pequenos (capacidade/cilindrada) e apresentando níveis de potencia superiores, permitem-lhes ter uma maior amplitude no que às emissões diz respeito. Ou seja, se por um lado motores mais pequenos, à partida podem ser menos poluentes, por outro lado, apresentando níveis de potencia superiores, têm mais margem de manobra em relação às emissões. Por outro lado, e citando como exemplo o motor 1.5 dci da Renault (lembrei este apenas porque têm vários níveis de potência) o motor de 105 cv tem maior rendimento do que os de níveis inferiores. Ora isto permite-lhe ter níveis de emissões supeiores (embora provavelmente não seja o caso), mas por outro lado apresenta um rendimento térmico superior (consumo idêntico mas potência supeior), conseguindo deste modo ser mais cumpridor das normas ambientais.

  14. #14
    dio
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    citação:Originalmente colocada por AF147

    o 2.4 jtdm 200cv tb cumpre com a norma Euro5. [^][:X][^][:X][^][:X][^][:X]
    Está à frente do seu tempo... ;)

    cumps,
    [dio]

  15. #15
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    citação:Originalmente colocada por AF147

    o 2.4 jtdm 200cv tb cumpre com a norma Euro5. [^][:X][^][:X][^][:X][^][:X]
    citação:Hasta aquí los gasolina. Pero Alfa Romeo está desde siempre a la vanguardia también en los propulsores diesel, como demuestran, por ejemplo, el 2.4 JTDM 5 cilindros 20 V de 147 kW (200 CV a 4.000 r.p.m.) y 400 Nm (40,8 kgm a 2.000 r.p.m.) de par y los dos 1.9 JTDM: el primero es un "16 V" de 110 kW (150 CV a 4.000 r.p.m.) y par 320 Nm (32,6 kgm a 2.000 r.p.m.), el segundo es un "8 V" de 88 kW (120 CV a 4.000 r.p.m.) y par 280 Nm (28,6 kgm a 2.000 r.p.m.). Todos pertenecen a la última generación de propulsores "Common Rail", los JTD con tecnología Multijet, disponen de una sobrealimentación confiada a un turbocompresor de geometría variable e intercooler. En particular, el 1.9 JTDM 16V aprovecha una turbina específica desarrollada por Alfa Romeo mientras que el 2.4 JTDM dispone de una nueva culata y nuevas bielas de acero "fracturado".

    Además, los tres propulsores respetan la normativa Euro 4 y ofrecen de serie la trampa para las partículas sólidas (DPF) que elimina el polvo. (El sistema es "eterno", no requiere la utilización de aditivos para su regeneración y permitirá disfrutar de incentivos fiscales)
    Onde viste essa info ?[:0]

  16. #16
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    citação:Originalmente colocada por dio

    citação:Originalmente colocada por AF147

    o 2.4 jtdm 200cv tb cumpre com a norma Euro5. [^][:X][^][:X][^][:X][^][:X]
    Está à frente do seu tempo... ;)

    cumps,
    [dio]
    sempre! [8D]
    e cumpre com a Euro4 sem recurso a filtro de particulas. [:X]

  17. #17
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    citação:Originalmente colocada por AF147

    citação:Originalmente colocada por dio

    citação:Originalmente colocada por AF147

    o 2.4 jtdm 200cv tb cumpre com a norma Euro5. [^][:X][^][:X][^][:X][^][:X]
    Está à frente do seu tempo... ;)

    cumps,
    [dio]
    sempre! [8D]
    e cumpre com a Euro4 sem recurso a filtro de particulas. [:X]
    citação:Además, los tres propulsores respetan la normativa Euro 4 y ofrecen de serie la trampa para las partículas sólidas (DPF) que elimina el polvo. (El sistema es "eterno", no requiere la utilización de aditivos para su regeneración y permitirá disfrutar de incentivos fiscales)

  18. #18
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    Analizando melhor o gráfico nota-se que as reduções incidem apenas nos óxidos de azoto (NOx). Isto entre Euro 4 face a Euro 5. Os NOx resultam de reacções paralelas e secundárias da combustão (o ar é quase 3/4 azoto). De maneira que a diminuição deste indíce só poderá ser conseguida através de uma optimização da combustão. Os gases de azoto são criados em situações de empobrecimento da mistura ar / combustível. Ou seja, excesso de ar (diminuição de combustível). Estas situações ocorrem em desacelerações (o combustível é praticamente cortado) sendo a combustão realizada em excesso de ar (azoto). Já com os SOx (óxidos de enxofre) passa-se exactamente o contrário, uma vez que o enxofre encontra-se no combustível.

  19. #19
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    citação:Originalmente colocada por 3com

    citação:Originalmente colocada por AF147

    o 2.4 jtdm 200cv tb cumpre com a norma Euro5. [^][:X][^][:X][^][:X][^][:X]
    citação:Hasta aquí los gasolina. Pero Alfa Romeo está desde siempre a la vanguardia también en los propulsores diesel, como demuestran, por ejemplo, el 2.4 JTDM 5 cilindros 20 V de 147 kW (200 CV a 4.000 r.p.m.) y 400 Nm (40,8 kgm a 2.000 r.p.m.) de par y los dos 1.9 JTDM: el primero es un "16 V" de 110 kW (150 CV a 4.000 r.p.m.) y par 320 Nm (32,6 kgm a 2.000 r.p.m.), el segundo es un "8 V" de 88 kW (120 CV a 4.000 r.p.m.) y par 280 Nm (28,6 kgm a 2.000 r.p.m.). Todos pertenecen a la última generación de propulsores "Common Rail", los JTD con tecnología Multijet, disponen de una sobrealimentación confiada a un turbocompresor de geometría variable e intercooler. En particular, el 1.9 JTDM 16V aprovecha una turbina específica desarrollada por Alfa Romeo mientras que el 2.4 JTDM dispone de una nueva culata y nuevas bielas de acero "fracturado".

    Además, los tres propulsores respetan la normativa Euro 4 y ofrecen de serie la trampa para las partículas sólidas (DPF) que elimina el polvo. (El sistema es "eterno", no requiere la utilización de aditivos para su regeneración y permitirá disfrutar de incentivos fiscales)
    Onde viste essa info ?[:0]
    http://www.italiaspeed.com/new_model...9/engines.html

    "The three Multijet engines of the Alfa 159 obviously respect Euro 4 limits, and incorporate a DPF (particulate trap) that eliminates fine dust in line with the limits currently envisaged for future Euro 5 legislation."

    aliás, nem é só o 2.4, é o 2.4 e o 1.9.


  20. #20
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    citação:Originalmente colocada por 3com

    citação:Originalmente colocada por AF147

    citação:Originalmente colocada por dio

    citação:Originalmente colocada por AF147

    o 2.4 jtdm 200cv tb cumpre com a norma Euro5. [^][:X][^][:X][^][:X][^][:X]
    Está à frente do seu tempo... ;)

    cumps,
    [dio]
    sempre! [8D]
    e cumpre com a Euro4 sem recurso a filtro de particulas. [:X]
    citação:Además, los tres propulsores respetan la normativa Euro 4 y ofrecen de serie la trampa para las partículas sólidas (DPF) que elimina el polvo. (El sistema es "eterno", no requiere la utilización de aditivos para su regeneración y permitirá disfrutar de incentivos fiscales)
    <s>tem, mas para cumprir com a norma euro4 não precisava. mas tendo o filtro permite ter beneficios fiscias.</s> ;)





    EDIT:
    neste campo acho que estou a confundir com o 1.3 Jtd. [8)]
    acho que o 1.3 é que cumpre com a Euro4 sem recurso a filtro de particulas.

  21. #21
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    O Chrysler 300C cumpre a EuroV.
    O carro tem 3 catalizadores, 2 filtros de particulas e 6 sondas de analise.
    Ao fim de 22000kms, o escape está tão limpo como quando saiu do stand.

  22. #22
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    citação:Originalmente colocada por Alpiger

    O Chrysler 300C cumpre a EuroV.
    O carro tem 3 catalizadores, 2 filtros de particulas e 6 sondas de analise.
    Ao fim de 22000kms, o escape está tão limpo como quando saiu do stand.
    É que está mesmo!

  23. #23
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    Na Suíça (ainda há dias estive lá a passar uns dias de férias e comprovei o facto) o gasóleo é mais caro do que a gasolina. (uma diferença equivalente a cerca de 11/13$00).

    Se bem me lembro e em média (isto pq lá a liberalização dos preços existe mesmo: CHF +/- 1,70 da 95 contra 1,80 do diesel.

  24. #24
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    citação:Originalmente colocada por DêCêIi
    ...O manual do teu Renault já refere isso mesmo, mas abrangendo também o sistema completo de escape e não apenas o catalisador...
    Sim, mas agora são mais dois catalizadores, que perfaz três caldeiras a ferver debaixo do carro...[xx(]

    Relativamente aos filtros de partículas o que parece é que a operação de manutenção é, constou-me (...), mesmo muitíssimo cara, por ser muito trabalhosa, obriga à redução significativa dos intervalos a que já estávamos habituados relativamente à manutenção e é mais uma coisa nos carros que está sujeita avariar, sendo muito cara...[xx(]

  25. #25
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    Por isso a questão mantém-se:

    Com estas novas normas continuará, mesmo, a justificar-se comprar diesel, mais caro na aquisição, mais caro na manutenção, com mais curtos prazos entre manutenções e, "apenas", com o combustível mais barato, por enquanto?...

  26. #26
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    citação:Originalmente colocada por Pé Leve

    citação:Originalmente colocada por DêCêIi
    ...O manual do teu Renault já refere isso mesmo, mas abrangendo também o sistema completo de escape e não apenas o catalisador...
    Sim, mas agora são mais dois catalizadores, que perfaz três caldeiras a ferver debaixo do carro...[xx(]

    Relativamente aos filtros de partículas o que parece é que a operação de manutenção é, constou-me (...), mesmo muitíssimo cara, por ser muito trabalhosa, obriga à redução significativa dos intervalos a que já estávamos habituados relativamente à manutenção e é mais uma coisa nos carros que está sujeita avariar, sendo muito cara...[xx(]
    já existem filtros de particulas vitalicios que não precisam de manutenção. não sei se a Renault já os tem, mas há outras marcas que sim.

  27. #27
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    A Mercedes utiliza catalisadores que não precisam de manutenção!

    É preciso que o motor tenha certas características tecnológicas que permitem que seja feita uma injecção adicional de combustível que é depois usado no FAP para queimar os resíduos! Não me lembro é que características são essas...



    O argumento de que teremos uma "caixa" quente debaixo do carro, parece-me um muito mau argumento!!
    Hoje em dia, já temos o escape, a panela, e sabe Deus mais o quê, e isso nunca foi problema. Além do mais se realmente for um problema, não custa nada colocar isolamento minimamente protector para minimizar os riscos.(?)

  28. #28
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    Só uma pequena nota Pé Leve

    Veiculos produzidos nos anos
    1990-1993 Euro 0 (nota:carburadores com afinação precisa, catalizador obrigatório para os motores com mais de 2.5 litros a gasolina)
    1993-1995 Euro I (nota: injecção eletronica em todos os motores a gasolina)
    1995-1999 Euro II (nota:catalizador obg para todos os motores diesel).
    1999-2006 Euro III (nota: injecção multiponto para todos os motores a gasolina, 16V para cilindradas acima dos 1.6 l, Diesel requer EGR e injecção directa ou directa de alta pressão common-rail e PD nos motores de maior cilindrada).
    2006-2009 Euro IV (filtros de particulas no diesel)
    2009-? Euro V (filtros de particulas no diesel + catalizador de NOX)

  29. #29
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    citação:Originalmente colocada por Martins79

    Só uma pequena nota Pé Leve

    Veiculos produzidos nos anos
    1990-1993 Euro 0 (nota:carburadores com afinação precisa, catalizador obrigatório para os motores com mais de 2.5 litros a gasolina)
    1993-1995 Euro I (nota: injecção eletronica em todos os motores a gasolina)
    1995-1999 Euro II (nota:catalizador obg para todos os motores diesel).
    1999-2006 Euro III (nota: injecção multiponto para todos os motores a gasolina, 16V para cilindradas acima dos 1.6 l, Diesel requer EGR e injecção directa ou directa de alta pressão common-rail e PD nos motores de maior cilindrada).
    2006-2009 Euro IV (filtros de particulas no diesel)
    2009-? Euro V (filtros de particulas no diesel + catalizador de NOX)
    Obrigado pelo excelente complemento informativo!;)

  30. #30
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    Aqui! Onde é que havia de ser?...
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por Alpiger

    O Chrysler 300C cumpre a EuroV.
    O carro tem 3 catalizadores, 2 filtros de particulas e 6 sondas de analise.
    Ao fim de 22000kms, o escape está tão limpo como quando saiu do stand.
    Mas os filtros estão "nas lonas"!...;)

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