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    #31
    Originalmente Colocado por rjpmendes Ver Post
    Um bom veiculo para passeio turistico como chamam agora.
    Conta com bloqueio de caixa, e de diferencial traseiro o que ajuda na ausência de grande cruzamento de eixos.
    O normal nesse veiculo é subir ligeiramente a suspensão, colocar uns bons pneus mistos numa medida acima, e afinar a eletronica.

    No passeio aqui do forum que fui até ao caramulo tinhamos este companheiro (coloquei a parte que filmei dele a subir).
    https://youtu.be/VWImmDf9iJI?t=505
    O que me preocupa no Pajero é mesmo nessa parte de subir a suspensão, pois como não é de eixo rígido li algures que pode dar problemas?!?

    E outra coisa é os para-choques/guarda-lamas tanto da frente como de trás que me parece que vêm até muito abaixo. Não será um problema? Pois podem partir facilmente?



    Enviado do meu RMX1931 através do Tapatalk

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      #32
      Como disse inicialmente dava preferência a um longo de 7 lugares, mas já vi que não é fácil de arranjar. Por isso que seja um curto.

      Mas pronto, pela minha pesquisa, e gosto, tenho 2 opções.

      Mitsubishi Pajero 3.2
      Nissan Patrol Y61 2.8 ou 3.0 (ainda não sei qual dos dois escolher)

      Quais as vantagens e desvantagens de cada um?
      E na vossa opinião qual escolheriam?

      Obrigado

      Enviado do meu RMX1931 através do Tapatalk

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por JosePedroJesus Ver Post
        Como disse inicialmente dava preferência a um longo de 7 lugares, mas já vi que não é fácil de arranjar. Por isso que seja um curto.

        Mas pronto, pela minha pesquisa, e gosto, tenho 2 opções.

        Mitsubishi Pajero 3.2
        Nissan Patrol Y61 2.8 ou 3.0 (ainda não sei qual dos dois escolher)

        Quais as vantagens e desvantagens de cada um?
        E na vossa opinião qual escolheriam?

        Obrigado

        Enviado do meu RMX1931 através do Tapatalk
        Eu escolhi o Patrol GR 2.8td porque foi o que me apareceu de melhor.

        153000kms, histórico controlado e com configuração SE, óptimo aspecto exterior e interior.

        Bati a nota!

        Andava a bater:

        Patrol GR
        Land Cruiser Kzj95
        Discovery Td5
        Pagero 3.2did

        O que me apareceu em condições avancei.

        Nisto dos usados, ter uma boa lista de possibilidades e decidir pela
        Melhor que apareça é a
        Melhor decisão!

        Há muito pouca oferta.

        Comentário


          #34
          Entre os dois, depende do fim que queres dar.

          Um DiD é mais redondo, mais económico, suspensão mais confortável e a direcção tem melhor feeling. De ambos é o que rola melhor em estrada e caminhos rurais.

          Um GR permite melhores alterações se assim for o teu desejo, o motor RD28 tem um cantar bonito, e dos dois é aquele com melhor aptidão para trepar.

          Se fosse para mim, de caras um DiD, mas para ti pode ser outro.

          Comentário


            #35
            O meu did (atenção, common rail só em modelo de 2004+) já fez TT puro e duro e só perdeu (2 ou 3x) aquelas abas que estão fixas no para-choques dianteiros (defletores de ar dos pneus frontais), por isso as removi do carro.
            De resto, os plásticos quando saltam do sítio, com uma pancada, voltam ao lugar.

            Subir um did o limite é 5cm.

            Mais do que este valor e a mecânica vai ressentir-se.

            Subir um jipe é um balanço, quanto mais subir melhor será para o TT mas será também muito pior para a estrada.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
              Os Longos que encontrei têm muitos miutos kms...

              Neste modelo, noto a proliferaçaode caixa automatica o que, no meu ponto de vista, nestes carros... foi de evitar. Antiguidade e complexidade.... mehhhh... cagufa!

              Cheguei a estar a ver um que parecia muito porreiro mas depois descobri que tinha poucos kms porque tinha perdido uns quantos algures no tempo...

              Atenção ao IUC pois sendo um 3.2 paga substancialmente mais. Não é dramatico mas acbho que é melhor ficar o alerta.

              É um bom jipe para o uso que daria e parece-me que tb seria porreiro para ti.
              https://www.facebook.com/marketplace...2168745278271/

              Este não parece estar mau...

              Para mim quanto mais original, melhor

              O que acham?

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por JosePedroJesus Ver Post
                https://www.facebook.com/marketplace...2168745278271/

                Este não parece estar mau...

                Para mim quanto mais original, melhor

                O que acham?
                Parece porreiro mas terá história seguramente. Vejo ali peças que aparentam ter sido mudadas, à frente parece demasiado nova, os farolins traseiros não são originais, ... Há que investigar...

                O preço está bom e em stand ou seja, com garantia.

                Tem 230.000kms, eu paguei mais que isto mas com 152.000kms e tem pele e TA (que entretanto avariou!).

                E o meu que parecia que estava impecável... (o vendedor pedia 17k fixos!) tem uma lista de coisinhas já longa para corrigir.

                No Patrol o que mais me surpreendeu foi a estabilidade em estrada, esperava algo mais “barco” o que no teu caso E tipo de utilização que referes pode ser relevante. A barra estabilizadora desligavel é um bom extra.

                Confirma o histórico:

                Ipo
                Seguradora/sinistros
                Proprietarios

                Depois, é ir lá ver o carro com alguém que pesque de mecânica... estes carros tem “sempre” um passado.

                Os-já arranjei espaço na minha caixa de mensagens. Podes enviar o que precisares.

                Comentário


                  #38
                  Eu preferia este:

                  https://www.caautomoveis.com/carros/...Cruiser/787740

                  Comentário


                    #39
                    Faltam-lhe os botões mágicos.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por rjpmendes Ver Post
                      Faltam-lhe os botões mágicos.
                      Isso é se quem o quiser comprar, quiser fazer trial

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
                        Isso é se quem o quiser comprar, quiser fazer trial
                        Basicamente estes Toyota's só tem baixas não é?

                        Comentário


                          #42
                          O que lhe falta são os bloqueios

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
                            O que lhe falta são os bloqueios
                            Pois, mas o que quero é algum jipe pelo menos com bloqueio central.

                            Numa picada com um bocado de pedra solta, com o Discovery 300 dos meus pais só consegui subir depois de acionar o bloqueio. Com um desses talvez já não subisse...

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                              Parece porreiro mas terá história seguramente. Vejo ali peças que aparentam ter sido mudadas, à frente parece demasiado nova, os farolins traseiros não são originais, ... Há que investigar...

                              O preço está bom e em stand ou seja, com garantia.

                              Tem 230.000kms, eu paguei mais que isto mas com 152.000kms e tem pele e TA (que entretanto avariou!).

                              E o meu que parecia que estava impecável... (o vendedor pedia 17k fixos!) tem uma lista de coisinhas já longa para corrigir.

                              No Patrol o que mais me surpreendeu foi a estabilidade em estrada, esperava algo mais “barco” o que no teu caso E tipo de utilização que referes pode ser relevante. A barra estabilizadora desligavel é um bom extra.

                              Confirma o histórico:

                              Ipo
                              Seguradora/sinistros
                              Proprietarios

                              Depois, é ir lá ver o carro com alguém que pesque de mecânica... estes carros tem “sempre” um passado.

                              Os-já arranjei espaço na minha caixa de mensagens. Podes enviar o que precisares.
                              São esses pormenores que nunca na vida lá chegava... Para mim por fora está óptimo [emoji53]

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por JosePedroJesus Ver Post
                                Pois, mas o que quero é algum jipe pelo menos com bloqueio central.

                                Numa picada com um bocado de pedra solta, com o Discovery 300 dos meus pais só consegui subir depois de acionar o bloqueio. Com um desses talvez já não subisse...
                                Este land cruiser tem bloqueio central e senão me engano o traseiro é autoblocante (lsd)

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Golf Ver Post
                                  Este land cruiser tem bloqueio central e senão me engano o traseiro é autoblocante (lsd)
                                  Este não sabia... Ainda torna a coisa mais interessante se assim for.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Golf Ver Post
                                    Este land cruiser tem bloqueio central e senão me engano o traseiro é autoblocante (lsd)
                                    Também tenho ideia que o KZJ95 tem bloqueio central e LSD atrás.
                                    Pelo menos eram também conhecidos pelo seu motor robusto.
                                    Quando falei dos botoes mágicos, era em relação a Sway-Bar e Diff Locker traseiro do GR.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por JosePedroJesus Ver Post
                                      São esses pormenores que nunca na vida lá chegava... Para mim por fora está óptimo [emoji53]
                                      Repara, nada disto é necessário mau... e, se estiveres proximo, merece ser visto pois o valor, deixa margem para ajustes.

                                      Mas o mais importante que te disse é que cada carro é um carro e em exemplares com >20 anos, virgens é complicado e haverá que ver caso a caso.

                                      Como te disse, o meu estava a ser vendido como uma "Virgem" e tenho absoluta certeza que não o fui. Felizmente consegui baixar o valor e n4o sendo barato (longe disso) e para o que valorizo, n4ao acho que tenha sido muito enganado.

                                      Mas atenção sou um newbie nestas andanças, tens aqui malta que percebe 1000000...00000000000x mais do que eu.

                                      Dependendo de onde és, possivelmente até tens aqui malta que se disponibilizará para ver o carro contigo e tentar detectar potenciais surpresas extra.


                                      A verdade é que esse está a preço, resta saber porquê?!

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por rjpmendes Ver Post
                                        Também tenho ideia que o KZJ95 tem bloqueio central e LSD atrás.
                                        Pelo menos eram também conhecidos pelo seu motor robusto.
                                        Quando falei dos botoes mágicos, era em relação a Sway-Bar e Diff Locker traseiro do GR.
                                        Ainda nunca a desliguei... mas tenho curiosidade de experimentar desligar e andar em estrada para ver a diferença... imagino que fique um barcão, certo?

                                        o DIF tb ainda não apanhei nada tão desafiante que precisasse dele... fraquinho!

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                          Repara, nada disto é necessário mau... e, se estiveres proximo, merece ser visto pois o valor, deixa margem para ajustes.

                                          Mas o mais importante que te disse é que cada carro é um carro e em exemplares com >20 anos, virgens é complicado e haverá que ver caso a caso.

                                          Como te disse, o meu estava a ser vendido como uma "Virgem" e tenho absoluta certeza que não o fui. Felizmente consegui baixar o valor e n4o sendo barato (longe disso) e para o que valorizo, n4ao acho que tenha sido muito enganado.

                                          Mas atenção sou um newbie nestas andanças, tens aqui malta que percebe 1000000...00000000000x mais do que eu.

                                          Dependendo de onde és, possivelmente até tens aqui malta que se disponibilizará para ver o carro contigo e tentar detectar potenciais surpresas extra.


                                          A verdade é que esse está a preço, resta saber porquê?!
                                          Pois, eu ainda sou muito mais do que tu. Ainda estou mesmo a começar por estas andanças [emoji38]

                                          Ainda tenho muito que pesquisar.

                                          Mudando outra vez de "assunto".

                                          Nos pajeros 3.2, manual ou automático?

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                            Ainda nunca a desliguei... mas tenho curiosidade de experimentar desligar e andar em estrada para ver a diferença... imagino que fique um barcão, certo?

                                            o DIF tb ainda não apanhei nada tão desafiante que precisasse dele... fraquinho!
                                            É simples.
                                            Vai até um sitio que tenha algum cruzamento de eixos, mas deixa ficar em 2H por forma a ele ficar preso.
                                            Experimentas depois com a barra desconectada e com o bloqueio ligado para perceberes o efeito e a diferença.

                                            Da última vez que ele parou em areia solta (estilo praia), em vez de ligar as 4H, liguei o bloqueio em 2H. Era mais fácil.
                                            Editado pela última vez por rjpmendes; 30 July 2020, 16:29.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por JosePedroJesus Ver Post
                                              Pois, eu ainda sou muito mais do que tu. Ainda estou mesmo a começar por estas andanças [emoji38]

                                              Ainda tenho muito que pesquisar.

                                              Mudando outra vez de "assunto".

                                              Nos pajeros 3.2, manual ou automático?
                                              Mudando de assunto não.
                                              O tópico é teu, a malta é que as vezes fica perdida no que fala.

                                              Muitos dos Pajeros 3.2 são de caixa auto. Eu pelo menos não oiço falar de problemas cronicos associados às mesmas, mas certamente existirá gente aqui com melhor experiencia.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Não tem problema, também vou "aprendendo" outras coisas. E vejo várias opiniões sobre jipes diferentes.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por rjpmendes Ver Post
                                                  Mudando de assunto não.
                                                  O tópico é teu, a malta é que as vezes fica perdida no que fala.

                                                  Muitos dos Pajeros 3.2 são de caixa auto. Eu pelo menos não oiço falar de problemas cronicos associados às mesmas, mas certamente existirá gente aqui com melhor experiencia.
                                                  É que encontrei 2 com basicamente a mesma quilometragem. E que parecem estar bons. A única diferença é que um é manual e outro é automático.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por JosePedroJesus Ver Post
                                                    É que encontrei 2 com basicamente a mesma quilometragem. E que parecem estar bons. A única diferença é que um é manual e outro é automático.
                                                    Eu sou sincero, caixa auto e carros com 20 anos... hummmm...

                                                    Jamais me passaria pela cabeça, acho que é complexidade “a mais” e estes carros “querem se” simples.

                                                    Portanto, o meu conselho é sempre manual.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      A caixa auto é muito confortável de utilizar.

                                                      Em estrada é um descanso.

                                                      No mato, é muito mais cómodo mas tem as suas limitações, temos de ter atenção ao regime do motor.

                                                      Como a caixa auto do Pajero tem modo manual, é muito fácil de utilizar como se fosse uma caixa manual naquelas situações mais complicadas.

                                                      No caso do did, a centralina é inteligente e adapta-se ao estilo de condução do condutor.

                                                      O que pode ser uma desvantagem quando se passa do alcatrão para o mato, mas depressa aprende.

                                                      Manutenção da caixa AUTO, fluido de transmissão sempre clarinho e mudança de fluido e filtro com intervalo de 60kkm.

                                                      O fluido da caixa do meu did tem já cerca de 50kkm e está quase novo, tendo já levado uns bons apertos no mato.

                                                      Maior desvantagem, consume cerca de 0.5 a 1L/100km que a versão com caixa manual.

                                                      No mato, não faço médias.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por jmralves Ver Post
                                                        A caixa auto é muito confortável de utilizar.

                                                        Em estrada é um descanso.

                                                        No mato, é muito mais cómodo mas tem as suas limitações, temos de ter atenção ao regime do motor.

                                                        Como a caixa auto do Pajero tem modo manual, é muito fácil de utilizar como se fosse uma caixa manual naquelas situações mais complicadas.

                                                        No caso do did, a centralina é inteligente e adapta-se ao estilo de condução do condutor.

                                                        O que pode ser uma desvantagem quando se passa do alcatrão para o mato, mas depressa aprende.

                                                        Manutenção da caixa AUTO, fluido de transmissão sempre clarinho e mudança de fluido e filtro com intervalo de 60kkm.

                                                        O fluido da caixa do meu did tem já cerca de 50kkm e está quase novo, tendo já levado uns bons apertos no mato.

                                                        Maior desvantagem, consume cerca de 0.5 a 1L/100km que a versão com caixa manual.

                                                        No mato, não faço médias.
                                                        Ainda bem que tem corrido tudo bem com o teu.

                                                        Eu falo por mim... nestes carros “less is more”.

                                                        O meu daily é auto e já nem me passa pela cabeça não ter um auto nessas funções.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                                          Ainda nunca a desliguei... mas tenho curiosidade de experimentar desligar e andar em estrada para ver a diferença... imagino que fique um barcão, certo?

                                                          o DIF tb ainda não apanhei nada tão desafiante que precisasse dele... fraquinho!
                                                          errado,

                                                          já andei com o meu desligado a ver se ficava a flutuar e pouco ou nada altera em estrada.

                                                          talvez em curva incline mais um pouco, fora isso a grande vantagem é permitir um maior cruzamento de eixos.

                                                          desliga o teu por uns minutos e depois voltas a ligar, pelo menos ficas a saber se funciona.

                                                          tal como a tração e o diff lock que também deves activar de vez em quando.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
                                                            errado,

                                                            já andei com o meu desligado a ver se ficava a flutuar e pouco ou nada altera em estrada.

                                                            talvez em curva incline mais um pouco, fora isso a grande vantagem é permitir um maior cruzamento de eixos.

                                                            desliga o teu por uns minutos e depois voltas a ligar, pelo menos ficas a saber se funciona.

                                                            tal como a tração e o diff lock que também deves activar de vez em quando.
                                                            Fica barco se os amortecedores já estiverem a entregar a alma ao criador, mas existe alguma diferença não muito acentuada é certo, mesmo quando em bons.
                                                            Aliás existe por aqui um tópico dedicado a discutir a barra estabilizadora.

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                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
                                                              errado,

                                                              já andei com o meu desligado a ver se ficava a flutuar e pouco ou nada altera em estrada.

                                                              talvez em curva incline mais um pouco, fora isso a grande vantagem é permitir um maior cruzamento de eixos.

                                                              desliga o teu por uns minutos e depois voltas a ligar, pelo menos ficas a saber se funciona.

                                                              tal como a tração e o diff lock que também deves activar de vez em quando.
                                                              Originalmente Colocado por rjpmendes Ver Post
                                                              Fica barco se os amortecedores já estiverem a entregar a alma ao criador, mas existe alguma diferença não muito acentuada é certo, mesmo quando em bons.
                                                              Aliás existe por aqui um tópico dedicado a discutir a barra estabilizadora.

                                                              Vou experimentar.

                                                              Em curvas e travagens mais apoiadas tem que se notar... Senão é Estranho!

                                                              Mas uma coisa é certa, esperava que o GR fosse muito mais bamboleante do que o que se revelou.

                                                              Comentário

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