Originalmente Colocado por Lavadores
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Ford Maverick LWB - Projecto Overland
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Finalmente chegaram as molas. Comprei molas da OME +4, modelo 2920.
Antes
Depois
Ficou mais alto 40mm nas cavas da roda e 60mm na matricula, tendo na bagageira as gavetas e o material de resgate. Não vou para já mexer nas barras à frente, vou andar assim um tempo para que as molas "assentem" e quero experimentar com mais carga com que altura fica.
Do pouco que andei, achei o jipe mais confortável, como anteriormente não tinha curso na suspensão estava a tocar constantemente nos batentes, o que condicionava bastante o funcionamento dos amortecedores. Fora de estrada acompanha melhor o terreno, sendo que em estrada adorna um pouco mais.
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A inclinação e distância de saída da arca é limitada por correias. Na posição de repouso existem 3 peças que ajudam a manter toda a estrutura no sitio, minimizando a força nas dobradiças, o ferrolho tranca a estrutura. Só vou pintar tudo depois de testar.
Montei também duas argolas removíveis, para manter o jerrican preso em viagem.
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E feedback do frigorífico?
O meu tem sido usado regularmente e passou um domingo inteiro ao calor dentro do jipe sem se queixar, estou bastante contente com ele não sendo das marcas xpto que aí andam faz bem o trabalho dele, e não consome assim tanta bateria.
Um dia inteiro ligado não baixou dos 12v a bateria por isso ainda tinha margem para estar mais umas horas ligada.
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Originalmente Colocado por lokinhas Ver PostA inclinação e distância de saída da arca é limitada por correias. Na posição de repouso existem 3 peças que ajudam a manter toda a estrutura no sitio, minimizando a força nas dobradiças, o ferrolho tranca a estrutura. Só vou pintar tudo depois de testar.
Montei também duas argolas removíveis, para manter o jerrican preso em viagem.
Isso está cada vez melhor. Dá gosto acompanhar. [emoji106][emoji6]
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Originalmente Colocado por Lavadores Ver PostE feedback do frigorífico?
O meu tem sido usado regularmente e passou um domingo inteiro ao calor dentro do jipe sem se queixar, estou bastante contente com ele não sendo das marcas xpto que aí andam faz bem o trabalho dele, e não consome assim tanta bateria.
Um dia inteiro ligado não baixou dos 12v a bateria por isso ainda tinha margem para estar mais umas horas ligada.
Não te descuides muito com a bateria, de um momento para o outro ficas sem carga. As baterias de ácido a tensão anda em volta dos 12V, mas assim que passa um certo nível de descarga a tensão cai muito rápido e depois não consegue meter o jipe a trabalhar.
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Originalmente Colocado por Lavadores Ver PostE feedback do frigorífico?
O meu tem sido usado regularmente e passou um domingo inteiro ao calor dentro do jipe sem se queixar, estou bastante contente com ele não sendo das marcas xpto que aí andam faz bem o trabalho dele, e não consome assim tanta bateria.
Um dia inteiro ligado não baixou dos 12v a bateria por isso ainda tinha margem para estar mais umas horas ligada.
Tem trabalhado com alguma frequência por períodos de 6 a 8 horas.
O uso em 220v também dá jeito no jardim
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Originalmente Colocado por lokinhas Ver PostDesde o Festival Overland nunca mais o usei... Daqui a uns dias vou usar uma semana de seguida.
Não te descuides muito com a bateria, de um momento para o outro ficas sem carga. As baterias de ácido a tensão anda em volta dos 12V, mas assim que passa um certo nível de descarga a tensão cai muito rápido e depois não consegue meter o jipe a trabalhar.
Acho que a minha sorte vá é ter bateria de 95Ah se fosse uma daquelas que os sites de peças dizem suficientes de 75ah não me permitia ter o frigorífico.
No entanto a cada passo vou ao jipe verificar a voltagem ou até na app.
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Originalmente Colocado por TerranoII Ver PostPor aqui tudo ok, excepto um fenómeno qualquer que pintou as laterais de preto, só saiu com Mistolin.
Tem trabalhado com alguma frequência por períodos de 6 a 8 horas.
O uso em 220v também dá jeito no jardim
Também tenho usado em casa a 220v dá jeito, normalmente antes de sair passa a noite ligada a 220v.
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Originalmente Colocado por TerranoII Ver PostPor aqui tudo ok, excepto um fenómeno qualquer que pintou as laterais de preto, só saiu com Mistolin.
Tem trabalhado com alguma frequência por períodos de 6 a 8 horas.
O uso em 220v também dá jeito no jardim
É só festa nessa casa
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Originalmente Colocado por Lavadores Ver PostO mínimo que a minha atingiu foi os 11.1v
Acho que a minha sorte vá é ter bateria de 95Ah se fosse uma daquelas que os sites de peças dizem suficientes de 75ah não me permitia ter o frigorífico.
No entanto a cada passo vou ao jipe verificar a voltagem ou até na app.
Vê aqui
https://www.rebel-cell.com/knowledge...-of-batteries/
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Originalmente Colocado por lokinhas Ver PostCuidado que essas tensões tão baixas não dão saúde à bateria
Vê aqui
https://www.rebel-cell.com/knowledge...-of-batteries/
Portanto sendo que o frigorífico em low faz cut-out aos 8.5v se isso acontecer a bateria vai morrer…
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Originalmente Colocado por Lavadores Ver PostAgora deixaste-me preocupado [emoji23]
Portanto sendo que o frigorífico em low faz cut-out aos 8.5v se isso acontecer a bateria vai morrer…
Ajusta para cortar aos 11,1V mas não deixes chegar ai.
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Quando mudei os casquilhos para novos de poliuretano estava consciente que uma das desvantagens é o ruído que fazem quando perdem a lubrificação, no entanto não esperava que fosse ao fim de tão pouco tempo... Desde Maio do ano passado (6 meses após a montagem) que o jipe começou a chiar, primeiro era só em lombas, neste momento era já quando entrava e sai dele. Desanimado com a chiadeira, e com a certeza de que na altura não lubrifiquei correctamente os rolamentos da frente decidi avançar com a troca dos rolamentos e mudança dos casquilhos dos triângulos e da barra estabilizadora.
Caquilhos secos e com as mangas interiores enferrujadas, o ruído maior vinha dos casquilhos do triângulo de cima.
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E aqui começou o meu "sofrimento"... No triângulo inferior não consegui montar os casquilhos convencionais, a menos de 1cm de entrarem totalmente "encravavam", tentei duas vezes começando do lado de dentro e de fora e simplesmente não entravam na totalidade. Dei cabo de parafusos de 16mm que usava para "prensar", um amigo meu que é mecânico também andou a ver e disse-me que não devia custar tanto a entrar, não sei se era a tolerância do tamanho dos que comprei... Com isto uma semana de férias perdida de volta do jipe, e com saída programada...
Para resolver rapidamente a coisa comprei outro kit de poliuretano, do qual só aproveitei os dois casquilhos do triângulo inferior, para meter rapidamente o jipe a andar. Tive que comprar pois nunca imaginando o filme que iria ser, ao desmontar destruí o que tinha no jipe...
Mantive casquilhos de poliuretano na ligação da barra estabilizadora com os triângulos inferiores e na barra do triângulo inferior. Posteriormente hei-de mudar os da suspensão traseira. Mais tarde se começar a chiar vai para uma oficina para mudar os que não consegui...
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Originalmente Colocado por lokinhas Ver Post
As da solarplexius que comprei estão porreiras mas eu não tenho janelas a abrir atrás….
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Originalmente Colocado por MikePug82 Ver PostOu seja, seriam feitas à medida de outro carro qualquer [emoji28]Originalmente Colocado por Vrumm Ver PostEstranho…
As da solarplexius que comprei estão porreiras mas eu não tenho janelas a abrir atrás….Originalmente Colocado por TerranoII Ver Posttenho no ML e funciona bem
As da Solaplexius por não permitirem baixar os vidros nunca serão uma solução para mim, estava a tentar resolver o questão gastando o mínimo possível mas só me resta a opção de películas + IPO B.Editado pela última vez por lokinhas; 31 August 2022, 18:30.
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A montagem das molas traseiras maiores obriga a afinação do repartidor dos travões, que segundo o manual deve ser feito com o deposito quase vazio e a 3ª fila de bancos montada, assim o fiz, retirei tudo da bagageira (grade de separação, acessórios e módulo de gavetas) e instalei o 3ª banco. Toda esta operação fez-me pensar no peso adicional que o jipe têm, ora toca de pesar tudo o que dava para pesar, o que não foi possível pesar são estimativas.
Somando tudo dá 250kg adicionais ao peso do jipe... Desse total cerca de 180kg são permanentes
Em modo passeio com malas e comida serão à volta de 300kg, sempre para cima... Ora mais 180kg para a família, fica tudo abaixo dos 705kg de carga do jipe
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Foram cerca de 1000km sempre por estrada nacional, a zona de destino estava em risco máximo de incêndio pelo que TT estava fora de questão (ainda ficamos uma vez parados na estrada devido a um incêndio), mesmo com a viagem de ida e volta carregado consegui fazer uma média de 9,7lt. Na ida para Penamacor com 36º de temperatura exterior, carregado, AC ON e a subir a 80km/h, vi pela primeira vez o ponteiro da temperatura ficar a meio da escala, no fim da subida começou a voltar à posição normal de 1/3 da escala. Na viagem de regresso fiquei sem AC outra vez, felizmente não estava assim tanto calor, tenho o radiador do AC furado, tinha levado tapa furos à 3 semanas e estava a aguentar-se mas não deve ter gostado de estar tanto tempo seguido a trabalhar, tenho agora que comprador um radiador novo... Mecanicamente mais nada a apontar.
Em relação ao setup, a arca funcionou ininterruptamente durante os 7 dias, continuo como já o esperava com o problema da autonomia da bateria secundária, sendo que vais uma vez o calor que estava obrigava a arca a trabalhar muito para manter a temperatura (-2º).
A base inclinável não resolveu o problema do acesso, a minha mulher continua a ter muita dificuldade em tirar coisa de lá, e quando está inclinada e se tira uma coisa as que estão apoiadas na que saiu caem, além de ter que estar a segurar na tampa... A longo prazo talvez redesenhe todo o módulo de gavetas
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