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Tópico dos Terranos / Maverick - Indice Pag 1

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    citação:Originalmente colocada por rui_cruz

    citação:Originalmente colocada por TerranoII

    Acho que aqui não se trata daquele modelo ser melhor que o outro, trata-se de factos que foram estudados e constatdos por engenheiros das marcas e agora está-se a por em dúvida o trabalho dessas mesmas pessoas.

    Agora um LandCruiser D4D é assim - assim?

    Nissan Gr 3.0 Di é assim, assim ?

    O IC do GR não é a água? Vê lá melhor. Bem, mas esse motor também nunca foi exemplo a não ser de recalls de oficina...

    Deve ser tanto a água como o do LandCruiser que ainda consegue ganhar ao Patrol nas idas à oficina. Mas já estamos a entar no teu é melhor que o meu (e eu até nem tenho nenhum :D)e isso não interessa nem um pouco para o assunto.

    Já que falamos de vários tipos de radiadores/ic e de situações reais posso adiantar que intercooler ar/ar tem melhor eficiência a altas velocidades, maior fiabilidade e menor manutenção assim como o custo que é também menor. Os do tipo ar/água têm maior eficiência a baixas velocidades, provocam menor perda de pressão do turbo e a resposta do acelerador é melhor.

    A questão é que um IC por cima do vão motor é eficaz, assim como na frente.
    Não se pode generalizar pois cada motor pode ter determinada performance por ter determinado IC colocado em determinado sítio.

    Comentário


      n se pode generalizar, em alguns casos é melhor á frente e noutros por cima!!!!(parece pornografia mas não è)
      ate pq depende muito das entradas de ar que se tem á frente, o EVO tem o IC na frente pq tem uma enorme abertura no paraxoques, se calhar se tiveres um jipe, em que tens um paraxoques tipo afn, com guincho, protecções de carter, etc, etc.... tens menos entrada de ar na frente do que pela entrada de ar montada no capôt!!! pendo eu de que!!

      Comentário


        citação:Originalmente colocada por TerranoII

        citação:Originalmente colocada por rui_cruz

        citação:Originalmente colocada por TerranoII

        Acho que aqui não se trata daquele modelo ser melhor que o outro, trata-se de factos que foram estudados e constatdos por engenheiros das marcas e agora está-se a por em dúvida o trabalho dessas mesmas pessoas.

        Agora um LandCruiser D4D é assim - assim?

        Nissan Gr 3.0 Di é assim, assim ?

        O IC do GR não é a água? Vê lá melhor. Bem, mas esse motor também nunca foi exemplo a não ser de recalls de oficina...

        Deve ser tanto a água como o do LandCruiser que ainda consegue ganhar ao Patrol nas idas à oficina. Mas já estamos a entar no teu é melhor que o meu (e eu até nem tenho nenhum :D)e isso não interessa nem um pouco para o assunto.

        Já que falamos de vários tipos de radiadores/ic e de situações reais posso adiantar que intercooler ar/ar tem melhor eficiência a altas velocidades, maior fiabilidade e menor manutenção assim como o custo que é também menor. Os do tipo ar/água têm maior eficiência a baixas velocidades, provocam menor perda de pressão do turbo e a resposta do acelerador é melhor.
        A questão é que um IC por cima do vão motor é eficaz, assim como na frente.
        Não se pode generalizar pois cada motor pode ter determinada performance por ter determinado IC colocado em determinado sítio.

        Eu não comparei os 2, tu é que comparaste. :D
        Para mim, o projecto de IC do Patrol, sendo a água, até é melhor.

        O que está a bold é mesmo "La Palisse", é senso comum. Falta referir que os de água são mais complexos. Têm uma bomba auxiliar (ou duas) e até têm um radiador adicional para a água na frente do veículo!!
        A alegada menor perda de pressão do ar/água nem sempre é verdade. Depende do núcleo e da concepção.

        Mas não é isso que se está a discutir.

        Quanto ao TMIC (top mount IC) vs. FMIC (front mount IC) deixo este exemplo:

        http://www.turbocelica.com/Parts4Sale/ST185%20FMIC.htm

        Basicamente trata da substituição de um TMIC a água por um FMIC a ar.

        Comentário


          O IC em cima é a solucao dos pobres???

          Discordo completamente.

          Comentário


            citação:Originalmente colocada por CrazzyMax

            O IC em cima é a solucao dos pobres???

            Discordo completamente.

            Pronto.[}]

            Esta malta toda discorda mas ainda não vi argumentos (sem contar com condicionantes físicas de espaço) que justifiquem que um TMIC é melhor que um FMIC.

            Comentário


              OK, desculpem estava enganado.

              Já confirmei, os Patrol Gr 3.0 Di com Intercooler são mesmo arrefecidos a àgua... nos dias de chuva, e nas travessias a vau. :D:D

              Comentário


                citação:Originalmente colocada por rui_cruz

                citação:Originalmente colocada por CrazzyMax

                O IC em cima é a solucao dos pobres???

                Discordo completamente.

                Pronto.[}]

                Esta malta toda discorda mas ainda não vi argumentos (sem contar com condicionantes físicas de espaço) que justifiquem que um TMIC é melhor que um FMIC.
                Esse ensaio é tão real como o que falei à pouco da revista. Nem tudo o que está na web é verdadeiro. É preciso ver e sentir a realidade.

                Comentário


                  ca esta aquilo que disse no meu post anterior

                  olha o tamanho da entrada de ar neste carro



                  comparando com este por exemplo



                  e este ta praticamente de serie, se o puseres assim ainda menos entradas de ar tem!!

                  Comentário


                    O meu Terrano 2 3.0 Di tem radiador refrigerado a agua nos dias de chuva... :D
                    O patrol é igual... ;)
                    A não ser que a ultima versão tenha mudado... [8)]

                    Comentário


                      citação:Originalmente colocada por TerranoII

                      citação:Originalmente colocada por rui_cruz

                      citação:Originalmente colocada por CrazzyMax

                      O IC em cima é a solucao dos pobres???

                      Discordo completamente.

                      Pronto.[}]

                      Esta malta toda discorda mas ainda não vi argumentos (sem contar com condicionantes físicas de espaço) que justifiquem que um TMIC é melhor que um FMIC.
                      Esse ensaio é tão real como o que falei à pouco da revista. Nem tudo o que está na web é verdadeiro. É preciso ver e sentir a realidade.
                      Mas quem é que falou na web? A minha realidade passa por aqui:



                      Qual é a tua?[8D]

                      Comentário


                        Ora bem, eu encontrei isto:


                        Intercooler
                        O intercooler está cada vez mais a ser reconhecido como um dos componentes principais para melhorar carros com turbo. Um intercooler é uma espécie de radiador ou mais especificamente um permutador de calor. O intercooler posiciona-se entre o turbo e os colectores de admissão. Proporciona uma melhor performance ao mesmo tempo que reduz o consumo de combustível, as emissões dos gases de escape e a carga térmica no motor. A sua função é baixar a temperatura do ar que aumentou bastante depois de o ar ser comprimido pelo turbo. A eficiência de um intercooler mede-se pelo sucesso com que consegue remover esse calor. Contudo um intercooler mal dimensionado também pode causar problemas, não é o simples facto de se adicionar um intercooler que se consegue melhorar da melhor forma as performances do motor.

                        As vantagens do intercooler são:
                        1- o arrefecimento do ar quente comprimido que sai do turbo, aumentando a sua densidade e dessa forma conseguindo entregar uma maior massa de ar ao motor, desta forma aumentando a potência do motor;
                        2- redução das temperaturas e carga térmica do motor, por conseguinte até se pode aumentar a pressão do turbo para valores mais elevados. Os intercoolers são um componente importantes em todos os motores turbocomprimidos.

                        [img]uploaded/pmcb/20061012163310_turbo1.gif[/img]

                        Eficiência de um Intercooler mede-se pela razão entre a temperatura removida pelo intercooler e o aumento de temperatura causada pelo turbo. Mede-se em percentagem.

                        Tipos de intercooler: os intercoolers podem ser do tipo ar/ar ou ar/água. O primeiro é mais simples, tem melhor eficiência a altas velocidades, maior fiabilidade e menor manutenção assim como o custo que é também menor. Os do tipo ar/água tem maior eficiência a baixas velocidades, provocam menor perda de pressão do turbo e a resposta do acelerador é melhor.

                        [img]uploaded/pmcb/20061012163348_turbo.jpg[/img]

                        Se o motor já tem um intercooler, a sua função pode ser melhorada trocando-o por um intercooler de maior eficiência, com melhores materiais e superfície de arrefecimento. Da mesma forma conseguindo que mais ar passe no exterior do intercooler vai fazer arrefecer melhor o ar que passa no seu interior. Outros sistemas podem ainda ser usados para melhorar a eficiência do intercooler tal como usar uma ventoinha para manter o fluxo de ar quando o carro está parado ou utilizando jactos de água para com a evaporação ajudar a arrefecer o ar. Outra hipótese é ter dois intercoolers. Por exemplo o Audi TT de 180cv tem 1 e o de 225cv tem dois intercoolers. Os tubos que levam o ar de e para o intercooler também podem sofrer um upgrade em termos de diâmetro, material e isolamento.

                        Fonte: http://www.tuning.online.pt/



                        Comentário


                          citação:Originalmente colocada por rui_cruz

                          citação:Originalmente colocada por TerranoII

                          citação:Originalmente colocada por rui_cruz

                          citação:Originalmente colocada por CrazzyMax

                          O IC em cima é a solucao dos pobres???

                          Discordo completamente.

                          Pronto.[}]

                          Esta malta toda discorda mas ainda não vi argumentos (sem contar com condicionantes físicas de espaço) que justifiquem que um TMIC é melhor que um FMIC.
                          Esse ensaio é tão real como o que falei à pouco da revista. Nem tudo o que está na web é verdadeiro. É preciso ver e sentir a realidade.
                          Mas quem é que falou na web? A minha realidade passa por aqui:

                          Qual é a tua?[8D]






                          A mesma de há 8 anos atrás IC em cima do motor de série e muitos e bons km andados...com ar condicionado. :D Que não me parece ser o caso dessa foto.
                          Mas se só queres falar de Hdj80 então pronto e como eu até gosto bastante desse carro aqui fica outra solução de pessoas que pensam de outra maneira. ;)

                          Comentário


                            citação:Originalmente colocada por rui_cruz

                            citação:Originalmente colocada por TerranoII

                            citação:Originalmente colocada por rui_cruz

                            citação:Originalmente colocada por CrazzyMax

                            O IC em cima é a solucao dos pobres???

                            Discordo completamente.

                            Pronto.[}]

                            Esta malta toda discorda mas ainda não vi argumentos (sem contar com condicionantes físicas de espaço) que justifiquem que um TMIC é melhor que um FMIC.
                            Esse ensaio é tão real como o que falei à pouco da revista. Nem tudo o que está na web é verdadeiro. É preciso ver e sentir a realidade.
                            Mas quem é que falou na web? A minha realidade passa por aqui:



                            Qual é a tua?[8D]
                            tu alteras-te o teu IC ou o teu jipe n tinha?

                            ja agora pondo o IC na frente do radiador não lhe retiras poder de arrefecimento? é que assim o radiador fica mais "tapado" e poderá ainda receber ar quente vindo do IC, não?

                            PS:isto tou eu a falar sem perceber do assunto penas pretendo ficar mais informado.;)

                            Comentário


                              O radiador não fica tapado, o I/C mais não é que um radiador deixando passar o ar. O do AC também está na frente do radiador.

                              E esse não é o Hipo...é outro.

                              Comentário


                                Pois, mas estás enganado porque o da foto que coloquei tem ar condicionado. :D

                                Quanto a esse HDJ com TMIC: aquilo com que os outros fazem ao dinheiro é problema deles, desde que não esbanjem do meu. :D

                                Também já vi um desses numa revista francesa a reivindicar 250 cavalos com um turbo Garrett... Falam, falam...

                                E com toda a certeza que não é uma pequena entrada de ar no capot que se pode equiparar a um intercooler devidamente montado na frente do carro.

                                46, o meu não tem IC, ainda. Mas vai ter um desses da foto. E acredita que investiguei muita coisa e muita gente quando me decidi neste projecto. ;)

                                Comentário


                                  citação:Originalmente colocada por rui_cruz

                                  citação:Originalmente colocada por CrazzyMax

                                  O IC em cima é a solucao dos pobres???

                                  Discordo completamente.

                                  Pronto.[}]

                                  Esta malta toda discorda mas ainda não vi argumentos (sem contar com condicionantes físicas de espaço) que justifiquem que um TMIC é melhor que um FMIC.
                                  Alto lá, eu nao disse que o de topo era melhor que o frontal, penso que nao há duvida que os frontais sao melhores para arrefecer o ar da admissao, mas quanto a custos na instalacao de um IC, o frontal sao mais barato, dai eu nao concordar com a solucao dos pobres.

                                  Para colocar um IC de topo, tem que se alterar o capot, só para essa brincadeira vao uns 200€, pois para fibrar levam todos caro e pintar um capot é coisa para 100€, depois os radiadores para se colocar no topo sao mais pequeno no comprimento e largura, mas sao mais grossos, tem mais nucleos, e sao mais caros que os frontais que sao mais compridos, mais largos e mais finos.
                                  Para colocar o de topo é complicado arranjar apoios num carro que nao tenha IC de origem, ja vi com cada aplicacao que até arrepia, nos frontais, a unico problema na sua aplicacao é mesmo espaço para a passagem da tubagem, que é o caso do meu Terrano, mas isso abre-se bem um buraco ou 2 conforme se for um IC em U ou I, e dá-se um pouco de aparelho pra ferrugem, os apoios neste local é do mais facil.

                                  Quanto ás aplicacoes das ventoinhas nos IC de topo, por amor de Deus, já repararam na pressao com que o ar é empurrado contra o IC, acham que uma ventoinhazita consegue fazer fazer esse efeito ao extrair o ar quente do IC??? Baixa 2º ou 3º quando em muito baixa velocidade e é preciso ter muito espaço debaixo do IC para a meter.

                                  Comentário


                                    citação:Originalmente colocada por rui_cruz

                                    Pois, mas estás enganado porque o da foto que coloquei tem ar condicionado. :D

                                    Quanto a esse HDJ com TMIC: aquilo com que os outros fazem ao dinheiro é problema deles, desde que não esbanjem do meu. :D

                                    Também já vi um desses numa revista francesa a reivindicar 250 cavalos com um turbo Garrett... Falam, falam...

                                    E com toda a certeza que não é uma pequena entrada de ar no capot que se pode equiparar a um intercooler devidamente montado na frente do carro.

                                    46, o meu não tem IC, ainda. Mas vai ter um desses da foto. E acredita que investiguei muita coisa e muita gente quando me decidi neste projecto. ;)
                                    Seguramente te informaste e optaste pela versão que achaste que seria a mais adequada ao teu caso. Agora não me venham dizer que a "fritadeira" que tenho em cima do motor é só para enfeitar !

                                    Comentário


                                      Façam um teste simples, nos vosso IC's.

                                      Peguem em fita americana, e tapem o IC todo, depois desliguem a ficha do ventilador que esta por baixo do IC, e depois dão uma volta com o carro e vão chegar a conclusão que a perda de rendimento é pouca, então se o afinarem...

                                      Em cima do motor é uma solução para poupar espaço, mais economica, nem sempre os engenhiros das marcas tem em atenção a performance pura, ha outro milhares de factores em causa.

                                      Se em cima do motor a refrigeração fosse boa podiam ate meter os radiadores de agua lá, mas n metem, a cena do IC é ke se akecer o carro n gripa, apenas anda meno....

                                      O meu galopeer tinha IC em cima do motor com a bela ventax, mas metias la a mão e ate keimava tal n era a fraca capacidade de radiador ke ele tinha....

                                      O Golias n tem IC e da uma aviadela ao galloper vai la vai! :D

                                      Comentário


                                        CrazzyMax, só os custos das tubagens de um FMIC rondam esses valores... Além de que os apoios também precisam de ser fabricados, tal como um TMIC.


                                        Investiga os preços dos kits.

                                        Quanto às ventoinhas, quem as põe sabe o que faz. ;)

                                        Comentário


                                          la esta é o que eu digo, não se pode generalizar, nuns veiculos é melhor na frente pq tem mais entrada de ar noutros nem por isso!!!

                                          Comentário


                                            citação:Originalmente colocada por TerranoII

                                            citação:Originalmente colocada por rui_cruz

                                            Pois, mas estás enganado porque o da foto que coloquei tem ar condicionado. :D

                                            Quanto a esse HDJ com TMIC: aquilo com que os outros fazem ao dinheiro é problema deles, desde que não esbanjem do meu. :D

                                            Também já vi um desses numa revista francesa a reivindicar 250 cavalos com um turbo Garrett... Falam, falam...

                                            E com toda a certeza que não é uma pequena entrada de ar no capot que se pode equiparar a um intercooler devidamente montado na frente do carro.

                                            46, o meu não tem IC, ainda. Mas vai ter um desses da foto. E acredita que investiguei muita coisa e muita gente quando me decidi neste projecto. ;)
                                            Seguramente te informaste e optaste pela versão que achaste que seria a mais adequada ao teu caso. Agora não me venham dizer que a "fritadeira" que tenho em cima do motor é só para enfeitar !
                                            Que eu saiba as leis da física ainda são iguais para todos.:D

                                            Se em vez da "fritadeira" tivesses uma "placa de encastrar" ao alto, verias bem a diferença.

                                            É como eu digo, quando se vai a mexer, ao menos que se faça em condições. Se é para meter IC, que seja o melhor possível já que se vai andar a gastar dinheiro - e espera-se, claro, o melhor retorno possível.

                                            E eu sempre disse, e volto a repetir, "... quase que está lá apenas a ocupar espaço". Tá difícil, irra! [}]

                                            Comentário


                                              citação:Originalmente colocada por rui_cruz

                                              CrazzyMax, só os custos das tubagens de um FMIC rondam esses valores... Além de que os apoios também precisam de ser fabricados, tal como um TMIC.


                                              Investiga os preços dos kits.

                                              Quanto às ventoinhas, quem as põe sabe o que faz. ;)
                                              citação:nem sempre os engenhiros das marcas tem em atenção a performance pura

                                              Comentário


                                                citação:Originalmente colocada por FourtySix

                                                la esta é o que eu digo, não se pode generalizar, nuns veiculos é melhor na frente pq tem mais entrada de ar noutros nem por isso!!!

                                                É sempre melhor de frente. [}] (ups)

                                                Só há problema quando não há espaço.


                                                EDIT: Há uma excepção: motores centrais ou traseiros. Aqui resultam os IC a água montados em qualquer lado.

                                                Comentário


                                                  citação:Originalmente colocada por rui_cruz

                                                  citação:Originalmente colocada por FourtySix

                                                  la esta é o que eu digo, não se pode generalizar, nuns veiculos é melhor na frente pq tem mais entrada de ar noutros nem por isso!!!

                                                  É sempre melhor de frente. [}] (ups)

                                                  Só há problema quando não há espaço.


                                                  EDIT: Há uma excepção: motores centrais ou traseiros. Aqui resultam os IC a água montados em qualquer lado.
                                                  Tambem acho que á frente é sempre melhor, EMBORA, os de topo tambem funcionam, e nao estao lá a enfeitar.

                                                  Comentário


                                                    citação:Originalmente colocada por CrazzyMax

                                                    citação:Originalmente colocada por rui_cruz

                                                    citação:Originalmente colocada por FourtySix

                                                    la esta é o que eu digo, não se pode generalizar, nuns veiculos é melhor na frente pq tem mais entrada de ar noutros nem por isso!!!

                                                    É sempre melhor de frente. [}] (ups)

                                                    Só há problema quando não há espaço.


                                                    EDIT: Há uma excepção: motores centrais ou traseiros. Aqui resultam os IC a água montados em qualquer lado.
                                                    Tambem acho que á frente é sempre melhor, EMBORA, os de topo tambem funcionam, e nao estao lá a enfeitar.

                                                    Não fui eu que disse que serviam de adorno.

                                                    Comentário


                                                      E fotos de terranos a esgravatar no mato, não há? Este é o tópico dos terranos...

                                                      Comentário


                                                        Lembrei-me agora, há uns carros, que tem IC de topo e nem sequer tem entrada de ar, tem apenas um canal aberto por baixo do capot que canaliza ar para o IC.
                                                        Refiro-me aos Ford 1.8TD e Peugeot e Citroens 1.9TD

                                                        Comentário


                                                          citação:

                                                          É sempre melhor de frente. [}] (ups)

                                                          Só há problema quando não há espaço.
                                                          Esta é a opinião generalizada de todos os mecanicos com ke tenho falado acerca da montagem do IC, no caso do meu 90, nunca ouvi dizer ke em determinadas situações é melhor o de cima do motor... Façam o meu teste e dp digam! ;)

                                                          Alias a maioria do IC que por ai anda montados em carros, principamente com mtos kms e velhos estão completamente entupidos de carvão e ja nem funcionam como deve ser... hehehehe

                                                          E intercooler AR/LIQUIDO, utilizando o gasoleo do motor? Ha um 90 ca em PT com isso e sem duvida e uma grande solução....

                                                          Comentário


                                                            citação:Originalmente colocada por alfamaniaco

                                                            E fotos de terranos a esgravatar no mato, não há? Este é o tópico dos terranos...
                                                            Tambem acho, um moderador devia mudar este conteudo sobre ICs para um topico proprio.

                                                            Já tou farto da cumbersa, vou ver a Floribela [8)]

                                                            Comentário


                                                              citação:Originalmente colocada por CrazzyMax

                                                              Lembrei-me agora, há uns carros, que tem IC de topo e nem sequer tem entrada de ar, tem apenas um canal aberto por baixo do capot que canaliza ar para o IC.
                                                              Refiro-me aos Ford 1.8TD e Peugeot e Citroens 1.9TD
                                                              O golias tb é assim, o meu tem la as entradas de ar mas o IC ficou com o senhor de olhos em bico... hehehehe

                                                              Com IC os 1kz-TE vendido em todo o lado menos em PT tem 155 cv, com um IC frontal o do Ze Rui passou so para os 200... ;)

                                                              Comentário

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