Ehhh Dibri, mandei-te uma PM... Não recebeste?
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Motor VM
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
Estava para aqui a pensar e ler reviews sobre o motor VM. Ao que parece, o propósito destes motores eram os barcos, ou seja, é motor de barco e portanto teria uma refrigeração mais "fresca". Assim, quanto à pergunta de como se pode refrigerar este motor, surgiram algumas respostas, há esse kit de refrigeração que tem de vir dos EUA e que no total deve ficar um balúrdio brutal! Há essa conversa dos espanhóis da culata e dos culatines e depois eu pensei, e fazendo uma entrada de ar no capot? Não ajudaria a arrefecer o bicho?
Comentário
-
citação:Originalmente colocada por gonexplorer
Estava para aqui a pensar e ler reviews sobre o motor VM. Ao que parece, o propósito destes motores eram os barcos, ou seja, é motor de barco e portanto teria uma refrigeração mais "fresca". Assim, quanto à pergunta de como se pode refrigerar este motor, surgiram algumas respostas, há esse kit de refrigeração que tem de vir dos EUA e que no total deve ficar um balúrdio brutal! Há essa conversa dos espanhóis da culata e dos culatines e depois eu pensei, e fazendo uma entrada de ar no capot? Não ajudaria a arrefecer o bicho?
Comentário
-
Boas,
Tb tenho um XJ e o resultado de minha pesquisa para suspensão foi que para 2" de altura o melhor é o kit OME com amortecedores e molas, existem várias lojas em PT para comprar, se quiserem maior que isso uma sugestão é o site http://www.4x4garage.de/catalog/ que representam a http://www.rubiconexpress.com/ uma das grandes marcas em suspensão para o Cherokee, como é na Alemanha não há problema com a alfândega. Eu em particular gostei muito da ideia do 3,5" com um JKS Quicker Disconnects. O kit de 3,5" é o máximo que o XJ aguenta sem ter de trocar mais peças pela distância alongada do diferencial e eixo de transmissão.
Quanto ao aquecimento do motor alem é claro da verificação do sistema existe um kit de radiador maior + 3 ventoinhas, lá fora o kit custa 300 US$.
Comentário
-
Boas, reavivo este tópico para apresentar este link:
http://www.fordscorpio.co.uk/TDImanual.htm
Este não é o mesmo odiado motor dos Jeeps e RR e etc...?
Há lá informação que sinceramente desconheço se é interessante, mas que está lá, está.
Outra questão que me tem atormentado é, porque será que o tema das cabeças rebentarem nos motores VM só surgem quando se fala dos Jeeps (e mais precisamente dos Cherokee, pouco dos GC)? Praticamente não vejo ninguém falar desse problema nos outros carros, RR, Toyotas, etc, etc...
Comentário
-
citação:Originalmente colocada por gonexplorer
Boas, reavivo este tópico para apresentar este link:
http://www.fordscorpio.co.uk/TDImanual.htm
Este não é o mesmo odiado motor dos Jeeps e RR e etc...?
Há lá informação que sinceramente desconheço se é interessante, mas que está lá, está.
Outra questão que me tem atormentado é, porque será que o tema das cabeças rebentarem nos motores VM só surgem quando se fala dos Jeeps (e mais precisamente dos Cherokee, pouco dos GC)? Praticamente não vejo ninguém falar desse problema nos outros carros, RR, Toyotas, etc, etc...
Comentário
-
citação:Originalmente colocada por gonexplorer
Estava para aqui a pensar e ler reviews sobre o motor VM. Ao que parece, o propósito destes motores eram os barcos, ou seja, é motor de barco e portanto teria uma refrigeração mais "fresca". Assim, quanto à pergunta de como se pode refrigerar este motor, surgiram algumas respostas, há esse kit de refrigeração que tem de vir dos EUA e que no total deve ficar um balúrdio brutal! Há essa conversa dos espanhóis da culata e dos culatines e depois eu pensei, e fazendo uma entrada de ar no capot? Não ajudaria a arrefecer o bicho?
Por exemplo na australia os tipos levantam o capot atras, de forma a permitir que o ar quente saia, o BJ por exemplo tem umas aberturas viradas para tras tambem e o capot ja vem levantado atras de origem, isto permite que o ar entre fresquinho na frente e saia logo...
Ver se arranjo fotos disso.
Comentário
-
Sinceramente eu não. Como eu não comprei o Cherokee para trialadas em princípio não me preocupo com esse aspecto. No que toca a passeios e auto estrada, não passo dos 120Km/h e o ponteiro do aquecimento raramente passa dos 90º (marcação antes dos 100º...), mas a verdade é que se mantém sempre nessa marcação, esteja ele a andar a 120, 90 ou 50. Só começa a avançar lentamente em direcção aos 100 se eu puxar um pouco mais por ele numa ultrapassegem ou algo assim. De resto tem-se portado muito bem desde que o comprei há 4000Km atrás. Tenho de lhe fazer a revisão o mais urgentemente possível. Incluindo mudança de valvolina, lubrificação diferenciais, borrachas p/ alavanca das mudanças, oleo, filtros, etc... Será que tenho de lhe mudar as velas e a correia de distribuição?
Quanto à entrada de ar, estava a pensar mais em algo como têm os vitaras ou até mesmo os hummers com um quadrado grande no capot. Acho que essa técnica de levantar o capot atrás dava chumbo na inspecção e não sei se uma entrada de ar "pirata" do género Vitara ou hummer não daria também...
Comentário
-
citação:Originalmente colocada por gonexplorer
Sinceramente eu não. Como eu não comprei o Cherokee para trialadas em princípio não me preocupo com esse aspecto. No que toca a passeios e auto estrada, não passo dos 120Km/h e o ponteiro do aquecimento raramente passa dos 90º (marcação antes dos 100º...), mas a verdade é que se mantém sempre nessa marcação, esteja ele a andar a 120, 90 ou 50. Só começa a avançar lentamente em direcção aos 100 se eu puxar um pouco mais por ele numa ultrapassegem ou algo assim. De resto tem-se portado muito bem desde que o comprei há 4000Km atrás. Tenho de lhe fazer a revisão o mais urgentemente possível. Incluindo mudança de valvolina, lubrificação diferenciais, borrachas p/ alavanca das mudanças, oleo, filtros, etc... Será que tenho de lhe mudar as velas e a correia de distribuição?
Quanto à entrada de ar, estava a pensar mais em algo como têm os vitaras ou até mesmo os hummers com um quadrado grande no capot. Acho que essa técnica de levantar o capot atrás dava chumbo na inspecção e não sei se uma entrada de ar "pirata" do género Vitara ou hummer não daria também...
Comentário
-
citação:Originalmente colocada por gonexplorer
Tenho de lhe fazer a revisão o mais urgentemente possível. Incluindo mudança de valvolina, lubrificação diferenciais, borrachas p/ alavanca das mudanças, oleo, filtros, etc... Será que tenho de lhe mudar as velas e a correia de distribuição?
As velas, nos diesel, só se mudam quando estão avariadas. Servem apenas para ajudar a combustão com o motor frio.
Quanto à correia, é prudente observar-se religiosamente o que se diz no manual. Se a correia parte, é bom abrir os cordões à bolsa [xx(] Não sei se o motor VM tem correia ou corrente de distribuição...?
Abraço,
NCR
Comentário
-
citação:Originalmente colocada por gonexplorer
Num fórum espanhol da Jeep, os espanhóis falam constantemente das "culatines" e de rebentar as 4 culatines do motor VM que presumo que sejam as cabeças do motor, mas também dizem a certa altura que em Portugal há quem tenha substituidos as 4 culatines por uma culata:
"Hola, yo no tengo ningun jeep, ni menos un VM, pero tengo oido que en portugal se cambian los culatines por una culata entera.recordad que los toyota portugueses montaban ese motor. "
Alguém tem alguma ideia do que eles estão para aqui a falar???
Ele anda a tentar encontar um motor mas pedem o mesmo valor do que fazer a reparação.
Desta forma prefere ele fazer a reparação que assim sabe como fica.
Já agora, se alguem souber de um motor deste para venda, diga.
Comentário
-
"Olá,
As velas, nos diesel, só se mudam quando estão avariadas. Servem apenas para ajudar a combustão com o motor frio.
Quanto à correia, é prudente observar-se religiosamente o que se diz no manual. Se a correia parte, é bom abrir os cordões à bolsa Não sei se o motor VM tem correia ou corrente de distribuição...?"
Falei com o tipo que me vai fazer a revisão ao carro, ou melhor, que vai organizar a revisão que não é ele que a faz. Ele disse isso, que velas não precisa e correia só mesmo se a da ventoínha estiver em mau estado.
Uma coisa que me arrepiou foi quando lhe falei no liquido refrigerante e ele me disse: "opá, isso para o verão o melhor é meter-lhe mesmo água. Aquilo com o líquido refrigerante também corrói, não muda nada." Fogo, até fiquei arrepiado a pensar "a quem vou entregar o carro?!?", mas pronto, desde que ele não me ponha azeite em vez de óleo no motor tudo bem, que eu também não o deixo meter água no radiador. Bolas, afinal o homem trabalha com a marca há uma carrada de anos, há que confiar minimamente...
Comentário
-
citação:Originalmente colocada por gonexplorer
"Olá,
As velas, nos diesel, só se mudam quando estão avariadas. Servem apenas para ajudar a combustão com o motor frio.
Quanto à correia, é prudente observar-se religiosamente o que se diz no manual. Se a correia parte, é bom abrir os cordões à bolsa Não sei se o motor VM tem correia ou corrente de distribuição...?"
Falei com o tipo que me vai fazer a revisão ao carro, ou melhor, que vai organizar a revisão que não é ele que a faz. Ele disse isso, que velas não precisa e correia só mesmo se a da ventoínha estiver em mau estado.
Uma coisa que me arrepiou foi quando lhe falei no liquido refrigerante e ele me disse: "opá, isso para o verão o melhor é meter-lhe mesmo água. Aquilo com o líquido refrigerante também corrói, não muda nada." Fogo, até fiquei arrepiado a pensar "a quem vou entregar o carro?!?", mas pronto, desde que ele não me ponha azeite em vez de óleo no motor tudo bem, que eu também não o deixo meter água no radiador. Bolas, afinal o homem trabalha com a marca há uma carrada de anos, há que confiar minimamente...
Comentário
-
Epá, segundo percebi não será ele a fazer a revisão, mas sim outro, ele vai é combinar a cena. Agora, fico admirado que ele se tenha saído com uma dessas, uma vez que ele comercializa peças da Jeep e trabalha com a marca há bastante tempo, além de ter imediatamente identificado os males das minhas queixas (resta saber se tem mesmo razão).
De qualquer forma, vou-me certificar qual o óleo que ele vai usar, de resto a mudança dos óleos da caixa, motor, diferenciais, mudança de filtros e das borrachas da caixa das redutoras devem ser acções simples.
Comentário
-
citação:Originalmente colocada por gonexplorer
Epá, segundo percebi não será ele a fazer a revisão, mas sim outro, ele vai é combinar a cena. Agora, fico admirado que ele se tenha saído com uma dessas, uma vez que ele comercializa peças da Jeep e trabalha com a marca há bastante tempo, além de ter imediatamente identificado os males das minhas queixas (resta saber se tem mesmo razão).
De qualquer forma, vou-me certificar qual o óleo que ele vai usar, de resto a mudança dos óleos da caixa, motor, diferenciais, mudança de filtros e das borrachas da caixa das redutoras devem ser acções simples.
Comentário
-
Bem, lá fiz a tal revisão... Coreu mais ou menos... Então foi assim:
Mudança de óleo
Filtro de óleo
Filtro de ar
Valvolina
Conjunto de borrachas da alavanca 4x4 para deixar de vibrar
Aditivo para o diferencial traseiro
Então, o que correu mais ou menos? Acontece que o esperto que arranjava as peças da Jeep apenas se lembrou de trazer 2 litros de valvolina da Mopar. Depois de reparar nisso fingiu que ia buscar mais, mas disse ao outro para tirar o que faltava do diferencial da frente (o óleo é o mesmo da caixa), cujo o óleo já estava preto e usado. O gajo até me atraiu para ver um Jeep em ruínas que lá estava enquanto o companheiro fazia isso. Eu topei a cena toda, mas não disse nada. Preferi que deixassem a caixa com óleo suficiente do que sem óleo. Para falar a verdade, a caixa está mais suave, talvez por causa do óleo Mopar que é mesmo da Jeep, mas não gostei da atitude dos gajos de fazerem a cena à sucapa. Mais valia terem-me dito logo de uma vez e tentavamos resolver a cena pacificamente.
O melhor foi o preço: 138€ pela "revisão". Tirando essa cena do óleo da caixa, penso que não foi caro. Isto tendo em conta que na Precision me pediam cerca de 360€ para fazer mais ou menos o mesmo.
O que me preocupa agora é se não terei ficado com óleo a menos no diferencial da frente (o cherokee tem tracção traseira).
de resto é como digo, se não fosse essa cena tinha sido perfeito porque o gajo arranja mesmo peças baratas da Jeep.
Comentário
-
Boas, os motores VM (pelo menos os 2.5TD dos RR) não têm correia nem corrente, a distribuição é feita por carreto, dai akele barulho caracteristico tipo traineira...
AbRRaço
Ps.: Essa da agua por amor de deus, nem a minha mulher dizia tal barbaridade... Eu fugia já dai... até apagava o nº de telefone do meu telemovel, pra não ter ideias...
Comentário
-
De facto essa cena da água arrepiou-me profundamente, mas por outro lado o gajo conseguiu identificr imediatamente e resolver dois males de que eu me queixava (ruído na caixa e barulho no diferencial traseiro) além de ter demonstrado um grande conhecimento sobre esses carros. No entanto a macaquice que fizeram com a valvolina e essa cena da água ficaram-me atravessadas.
Comentário
-
Conheço 1 individuo que tem RR de 90, motor VM, com 320.000KM. E não gasta ponta de oleo.
Ele diz ter 1 colega que tem 1 jipe igualzinho ao dele que já conta com 700.000KM.
O motor VM é o k tem maior binário de tds os outros motores diesel para o range rover, com excepção do 3.0td6.
É um excelente motor!
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário