pessoal, como prometi, vou postar aqui as minhas impressões da condução de um 260 RD 28 T; fresquinhas de hoje antes do almoço.
Foi a primeira vez que conduzi um Patrol. A expectativa era grande (ando à procura de um TT e o Patrol é dos que está melhor posicionado no meu ranking.
Este é um Turbo de 1991 com o odómetro a marcar 286.000km. Tem uns estribos e um mata-vacas + uns faróis "Hella" (do tamanho do carro)! Está calçado com a medida original de pneus (205 R 16?), logo, monta as jantes de origem.
1º impacto: o dono meteu o jipe a trabalhar comigo do lado de fora... bem...[:0][:0] este troar é-me familiar; desde sempre gostei do barulho compassado dos seis cilindros e a nota agradável da admissão que parece que faz "glou-glou-glou".. do melhor.
Montei-me na besta (o jipe, não o dono:D) e dei duas gazadas- outra surpresa: o turbo dispara praí às 1500/1800. é aquele assobio que te deixa com um sorriso nos lábios. A vista lá de cima é FA-BU-LO-SA! Tens uma autêntica mesa à tua frente (o capot) e sentes-te o berdadeiro machão!!
saí com o gajo ao ralenti; abri a "casa das máquinas" e reparei que o vaso de expansão era novo; contudo estava tudo enferrujado à volta dele; parecia que tinha aquecido e projectado a àgua em redor. A junta da cabeça era nova, também... mau sinal?[xx(]
Babado não estava, mas essa cena da água intrigou-me. Perguntei se o jipe já tinha levado algum escaldão e o tipo disse que não...(" - ó 'migo, este bloco faz meio milhão deles, meio milhão!!")[xx(]
Vamos lá então dar uma volta:
[:0][B)][:0][B)]
FÓNIX!! Chrysler Viper, o carro-macho?? O TANAS!! PATROL!!!! que frente!! nas primeiras voltas, uma constatação: direcção correctamente assistida e desmultiplicada, mas curta. Arranque em suavidade para o deixar aquecer... caixa macia e precisa e embraiagem "manteigueira" como eu gosto... a hidráulica a cumprir o seu bom papel. E o ronco + o silvo... fosga-se![:0][:0]
Após 2 km de estrada; uma ida ao pinhal: a direcção é MESMO apertada, um gancho mais manhos e... recua lá para tentar outra vêz...
tracção atrás = o gajo a querer cavar um bocado! nada como o 4H para repor a verdade dos factos (atenção: eu não estava na Mongólia! estava apenas a subir um estradão florestal próximo de castelo de Paiva! mas eu sentia-me o Zé Megre, carago!!):D:D voltámos ao alcatrão e ao olhar pelo espelho rectrovisor reparei que o gajo fuma IMENSO!! cada toque no acelerador é uma viagem aos assadores de castanhas do século passado! Era com cada golfada... (bomba injectora KO?) Assapava bem, não engasgava, o turbo entra bem e sente-se a raiva do "SEIS" a puxar! Muito cativante, mesmo.
Dois detalhes: o conta-rotações não passava acima das 2500rpm (avaria eléctrica?) e o A/C; como é que se liga o A/C naquela geringonça? tinha o painel dos comandos da climatização e nos cursores do ar frio tinha a inscrição A/C... mas nenhum botão pra ligar. É mesmo assim? é só deslocar o índice prá direita? (o gajo que mo mostrou nem sabia que ele tinha A/C, apesar de estar escrito no vidro de trás "aire acondicionado"..[8][8]
E a(s) tampa(s) da mala? como é que aquela ***** se abre? a chave roda mas o vidro não levanta...
Preço:6250€. muito exagerado para o estado do Nissan. A mecânica levantou-me dúvidas e a chapa precisava de uma valente desamassadela + pintura...
conclusão:
Tudo o que eu imaginava do Patrol é verdade: uma máquina possante, bruta mas cheia de garra e power! Uma anterior utilização desmazelada arruinou este exemplar. Venha o próximo!
PATROL: WANTED!!
Foi a primeira vez que conduzi um Patrol. A expectativa era grande (ando à procura de um TT e o Patrol é dos que está melhor posicionado no meu ranking.
Este é um Turbo de 1991 com o odómetro a marcar 286.000km. Tem uns estribos e um mata-vacas + uns faróis "Hella" (do tamanho do carro)! Está calçado com a medida original de pneus (205 R 16?), logo, monta as jantes de origem.
1º impacto: o dono meteu o jipe a trabalhar comigo do lado de fora... bem...[:0][:0] este troar é-me familiar; desde sempre gostei do barulho compassado dos seis cilindros e a nota agradável da admissão que parece que faz "glou-glou-glou".. do melhor.
Montei-me na besta (o jipe, não o dono:D) e dei duas gazadas- outra surpresa: o turbo dispara praí às 1500/1800. é aquele assobio que te deixa com um sorriso nos lábios. A vista lá de cima é FA-BU-LO-SA! Tens uma autêntica mesa à tua frente (o capot) e sentes-te o berdadeiro machão!!
saí com o gajo ao ralenti; abri a "casa das máquinas" e reparei que o vaso de expansão era novo; contudo estava tudo enferrujado à volta dele; parecia que tinha aquecido e projectado a àgua em redor. A junta da cabeça era nova, também... mau sinal?[xx(]
Babado não estava, mas essa cena da água intrigou-me. Perguntei se o jipe já tinha levado algum escaldão e o tipo disse que não...(" - ó 'migo, este bloco faz meio milhão deles, meio milhão!!")[xx(]
Vamos lá então dar uma volta:
[:0][B)][:0][B)]
FÓNIX!! Chrysler Viper, o carro-macho?? O TANAS!! PATROL!!!! que frente!! nas primeiras voltas, uma constatação: direcção correctamente assistida e desmultiplicada, mas curta. Arranque em suavidade para o deixar aquecer... caixa macia e precisa e embraiagem "manteigueira" como eu gosto... a hidráulica a cumprir o seu bom papel. E o ronco + o silvo... fosga-se![:0][:0]
Após 2 km de estrada; uma ida ao pinhal: a direcção é MESMO apertada, um gancho mais manhos e... recua lá para tentar outra vêz...
tracção atrás = o gajo a querer cavar um bocado! nada como o 4H para repor a verdade dos factos (atenção: eu não estava na Mongólia! estava apenas a subir um estradão florestal próximo de castelo de Paiva! mas eu sentia-me o Zé Megre, carago!!):D:D voltámos ao alcatrão e ao olhar pelo espelho rectrovisor reparei que o gajo fuma IMENSO!! cada toque no acelerador é uma viagem aos assadores de castanhas do século passado! Era com cada golfada... (bomba injectora KO?) Assapava bem, não engasgava, o turbo entra bem e sente-se a raiva do "SEIS" a puxar! Muito cativante, mesmo.
Dois detalhes: o conta-rotações não passava acima das 2500rpm (avaria eléctrica?) e o A/C; como é que se liga o A/C naquela geringonça? tinha o painel dos comandos da climatização e nos cursores do ar frio tinha a inscrição A/C... mas nenhum botão pra ligar. É mesmo assim? é só deslocar o índice prá direita? (o gajo que mo mostrou nem sabia que ele tinha A/C, apesar de estar escrito no vidro de trás "aire acondicionado"..[8][8]
E a(s) tampa(s) da mala? como é que aquela ***** se abre? a chave roda mas o vidro não levanta...
Preço:6250€. muito exagerado para o estado do Nissan. A mecânica levantou-me dúvidas e a chapa precisava de uma valente desamassadela + pintura...
conclusão:
Tudo o que eu imaginava do Patrol é verdade: uma máquina possante, bruta mas cheia de garra e power! Uma anterior utilização desmazelada arruinou este exemplar. Venha o próximo!
PATROL: WANTED!!
Comentário