Anúncio

Collapse
No announcement yet.

FAP contamina o óleo do motor

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Jorge888 Ver Post
    Não resolve nem eu disse que resolvia...o que disse é que se deve de fazer uma mudança de oleo extra...e essa mudança é suficiente na maioria dos casos e preconizada pelos fabricantes. Quais ciclos de 3 meses quais disparates.
    A ver se percebes. A mudança de óleo é feita de acordo com a contaminação ou não do mesmo e não de 6 em 6 meses (é uma medida irreal para uso ciradino...mas há quem goste de andar com óleo contaminado).

    Contínuas a insistir em km, quando o problema é alheio ao número de km e relaciona-se com número de partículas produzidas (maior a frio e percursos curtos ou muito curtos), a frequência dos mesmos e número de ciclos abortados.

    O que não faltam são relatos de pessoas com problemas de contaminação/FPs nas lonas...nunca vi ou ouvi ninguém (eu incluído) a resolver o problema com 2 mudanças de óleo e filtros anuais. As oficinas continuam bem cheias de casos recorrentes e de FPs para remover....

    Comentário


      #32
      Os manuais também dizem que um consumo de até 1L de óleo a cada 1000km's é normal, eu se tivesse um carro assim mandava-o ao rio!
      Contra essa "salvaguarda" do consumo de óleo nunca se insurgiram agora com os FAP's que, percebendo o seu funcionamento se chega facilmente à conclusão que não "dão para cidade", já andam todos assanhados com os fabricantes!?

      O pessoal compra carros diesel de largos milhares €'s para fazer meia dúzia de km's por ano e depois o culpado é o fabricante porque acha que nestas condições é preciso trocar o óleo regularmente e gastar alguns 50€... que roubo!

      Comentário


        #33
        Vocês acham mesmo que resolvem um problema no farol da frente substituindo o pneu de trás direito ou pintando o parachoques do carro do vizinho?!?!

        Independentemente da mudança de oleo ser no periodo normal, no periodo normal para utilização intensiva ou até diária, há qualquer coisa bem anormal com o carro que faz com que haja demasiado gasoleo a ser misturado com o oleo. O nível não sobe assim tanto tão depressa, por mais atípica que seja a utilização.

        Todos os casos que ví com sintomas semelhantes, tanto nos mazda 5/6 como nalguns Ford com o mesmo motor, tinham uma de 2 situações:
        - um sensor lixado
        - fap lixado

        Ambos faceis de identificar, com alguma atenção, conhecimento e equipamento apropriado. Tudo ao alcance da marca ou de uma boa oficina, se estiverem prai virados.

        Agora, o dono pode é queixar-se da conta e da frequência com que tem essa conta, mas isso só resolve trocando de carro.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
          O nível não sobe assim tanto tão depressa, por mais atípica que seja a utilização.


          Exactamente...acabei de dizer que o carro da minha irmã em utilização de trajectos muito curtos (media anual de apenas 3500 kms +-) e sempre em cidade demora um ano a atingir o nível X, que é o ponto critico. Se efectuar a muda de óleo não chega a atingir esse nível evidentemente.

          @tonyv
          Fica o teu conselho, quem tiver um carro a gasóleo moderno que o venda e compre um a gasolina.
          E fica o meu.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
            Vocês acham mesmo que resolvem um problema no farol da frente substituindo o pneu de trás direito ou pintando o parachoques do carro do vizinho?!?!

            Independentemente da mudança de oleo ser no periodo normal, no periodo normal para utilização intensiva ou até diária, há qualquer coisa bem anormal com o carro que faz com que haja demasiado gasoleo a ser misturado com o oleo. O nível não sobe assim tanto tão depressa, por mais atípica que seja a utilização.

            Todos os casos que ví com sintomas semelhantes, tanto nos mazda 5/6 como nalguns Ford com o mesmo motor, tinham uma de 2 situações:
            - um sensor lixado
            - fap lixado

            Ambos faceis de identificar, com alguma atenção, conhecimento e equipamento apropriado. Tudo ao alcance da marca ou de uma boa oficina, se estiverem prai virados.

            Agora, o dono pode é queixar-se da conta e da frequência com que tem essa conta, mas isso só resolve trocando de carro.
            Sabes o que é um FP lixado....É ao fim de "entupir" a primeira vez....nunca mais consegues muitos meses sem problemas. Mesmo depois de limpo e bem limpo!

            E por isso digo e repito ao fim da primeira vez, vão ser frequentes as mudas de óleo+filtros+ a regeneração forçada e/ou limpeza.

            No final falamos de óleo+filtros+FP fora ou novo.....ou óleo a meio para não extravasar, passear o "cão" uma vez por mês (como costumava fazer). Como é óbvio alguma contaminação vai apanhando neste esquemam, mas não sou eu que compro carros para ter de abrir motor mais tarde

            Por aqui qualquer diesel 1.3 cdti, 2.7tdi acusaram o toque quando começaram a andar só em cidade...o único mais resistente foi o 1.6hdi e o outro só faz estrada.

            Trocar para quem pode e/ou quer....ou FP off

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Jorge888 Ver Post
              Exactamente...acabei de dizer que o carro da minha irmã em utilização de trajectos muito curtos (media anual de apenas 3500 kms +-) e sempre em cidade demora um ano a atingir o nível X, que é o ponto critico. Se efectuar a muda de óleo não chega a atingir esse nível evidentemente.

              @tonyv
              Fica o teu conselho, quem tiver um carro a gasóleo moderno que o venda e compre um a gasolina.
              E fica o meu.
              O teu conselho para quem usa carro diesel em ambiente citadino é estúpido. A não ser que gostes ou troques de carro frequentemente (quando começarem os custos de manutenção aparecer). Por acaso acho que um FP recondicionado já só custa ~200€....

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Erbium Ver Post
                Os manuais também dizem que um consumo de até 1L de óleo a cada 1000km's é normal, eu se tivesse um carro assim mandava-o ao rio!
                Contra essa "salvaguarda" do consumo de óleo nunca se insurgiram agora com os FAP's que, percebendo o seu funcionamento se chega facilmente à conclusão que não "dão para cidade", já andam todos assanhados com os fabricantes!?

                O pessoal compra carros diesel de largos milhares €'s para fazer meia dúzia de km's por ano e depois o culpado é o fabricante porque acha que nestas condições é preciso trocar o óleo regularmente e gastar alguns 50€... que roubo![8b]
                Bate menos com a cabeça e critica mais quem não informa os clientes na altura da compra de carros a diesel...ninguém é obrigado a conhecer limitações de determinados veículos!!!

                Além do mais (já foi pior) começa logo à boca do concessionário a novela "o melhor é comprar diesel"

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                  Bate menos com a cabeça e critica mais quem não informa os clientes na altura da compra de carros a diesel...ninguém é obrigado a conhecer limitações de determinados veículos!!!
                  Ninguém é obrigado a fazer contas e perceber que não precisa de gastar 45.000€ num monovolume diesel com 170cv's para fazer trajetos de 2km's!
                  Vou criticar os vendedores e as marcas? Adaptaram-se ao mercado, num pais tão pequeno compra-se diesel pq sim, para mostrar ou sei lá... e então nos últimos anos é só o que se vende.
                  As marcas começaram a reduzir a oferta em gasolina pq não há interessados "suficientes".
                  Os vendedores ganham à % e os diesel são mais caros, os clientes não estão interessados em gasolina e a oferta que têm para mostrar é pouca ou nenhuma... adaptaram-se.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                    Sabes o que é um FP lixado....É ao fim de "entupir" a primeira vez....nunca mais consegues muitos meses sem problemas. Mesmo depois de limpo e bem limpo!
                    A experiência que tenho é diferente.

                    Um FAP bem limpo fica perfeitamente funcional. Se não fica, é porque já não estava em condições antes e devia ter sido trocado.
                    Agora, ninguém dá garantias que a limpeza vai resolver o problema. é possível que a limpeza resolva o problema, a substituição resolve. O dono opta por aquilo que achar melhor, sendo que uma opção pode servir apenas para adiar a resolução.
                    Se resolver, porreiro, ficou bem mais em conta que um fap novo. Por aqui só não resultou 1x...

                    Se não te deram a opção ou não te explicaram um metodo e outro, tens que mudar de mecânico

                    Atenção, a limpeza que falo é diferente da regeneração forçada e muitos outros metodos que alguns sapateiros chamam de limpeza. o que falo envolve a remoção do FAP e limpeza com equipamento especializado.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                      A experiência que tenho é diferente.

                      Um FAP bem limpo fica perfeitamente funcional. Se não fica, é porque já não estava em condições antes e devia ter sido trocado.
                      Agora, ninguém dá garantias que a limpeza vai resolver o problema. é possível que a limpeza resolva o problema, a substituição resolve. O dono opta por aquilo que achar melhor, sendo que uma opção pode servir apenas para adiar a resolução.
                      Se resolver, porreiro, ficou bem mais em conta que um fap novo. Por aqui só não resultou 1x...

                      Se não te deram a opção ou não te explicaram um metodo e outro, tens que mudar de mecânico

                      Atenção, a limpeza que falo é diferente da regeneração forçada e muitos outros metodos que alguns sapateiros chamam de limpeza. o que falo envolve a remoção do FAP e limpeza com equipamento especializado.
                      O método que falo e que foi feito é mesmo regeneração forçada MAIS abertura e limpeza do FP...porque por muito bem que tentem limpar o miolo, é muito difícil a penetração dos solventes e remoção/limpeza total (daí a regeneração primeiro, para tentar limpar parte).

                      FPs com menos de 70mil km...não deviam estar no fim da vida útil

                      Comentário


                        #41
                        Deitam-se até com menos...

                        Depois vês outros com + de 300mil e que nunca levaram nada a não ser aditivo.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                          Deitam-se até com menos...

                          Depois vês outros com + de 300mil e que nunca levaram nada a não ser aditivo.


                          Também já tive um assim (225mil km)....porque fazia estrada e mesmo não tendo a "capacidade de armazenamento" e destruição de quando era novo, como quase só andava em estrada, nunca houve problema, porque as regenerações (mais frequentes) não eram interrompidas.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                            Não me parece que tenhas tido a melhor abordagem na tua questão, mas mesmo assim acho que a tua pergunta tem alguma pertinência, por essa razão acho que faz sentido tentar explicar um pouco melhor a relação entre a contaminação do óleo por gasóleo e o filtro de partículas.


                            Não quero dizer com isto, que os filtros de partículas não têm uma vida útil, e que eventualmente não possam ser a simples causa do problema...
                            Muito bem explicado

                            o problema principal é o seguinte :

                            vai o Zé à RENAULT ( ou outra qualquer ) , mal entra , diz " quero um GASOLEO "
                            e o vendedor diz " està aqui um GASOLEO "

                            como a mentalidade é de comprar GASOLEO sem se informar é o que dà
                            os carros são testados mas não vejo fazer testes de 3/4/8/ 10 / 15 kms

                            tem muita gente q até REBENTOU o motor por se encontrar uma quantidade ENORME de oleo+gasoleo dentro do carter , nesses casos o motor começa a disparar até uma alta rotação q nem tirando a chave do carro ,ele quer parar , vai-se autoalimentando com o oleo/gasoleo q està no carter

                            Comentário


                              #44
                              O da minha irmã há 5 anos que esta a explodir.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Jorge888 Ver Post
                                O da minha irmã há 5 anos que esta a explodir.
                                tem tradução ?

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                  Deitam-se até com menos...

                                  Depois vês outros com + de 300mil e que nunca levaram nada a não ser aditivo.
                                  O da minha Astra 1.7 CDTI com 283 mil kms, nunca se queixou (não é de aditivo). Verdade seja dita que praticamente só faz estrada e eu tenho atenção aos ciclos de regeneração.

                                  Comentário


                                    #47
                                    O problema é que para além da tendência em comprar diesel pela generalidade das pessoas mesmo quando o uso do carro é para trajectos de cidade ou curtos, há também um desconhecimento dos problemas que isso acarreta nos diesel modernos com FAP por parte da maioria das pessoas. Malta que anda por fóruns e informada é uma minoria. Há uns anos atrás toda a gente comprava um diesel e não tinha nada desses problemas e agora enfrentam um problema sem entenderem bem porquê. Felizmente algumas pessoas vão aprendendo com os erros e de futuro vão ponderar melhor a compra de um carro diesel para pequenos trajectos ou trajectos de cidade. Agora quem comprou esses carros sem conhecimento dos possíveis problemas no FAP que podem advir de uma utilização menos correta do carro, então acho que não se deve crucificar essas pessoas ou porque não sabem fazer contas ou não se sabem informar ou o diabo a sete. Há gente que percebe zero de mecânica e pensa que carro a diesel é sempre melhor investimento. Mas também depois só anda com dores de cabeça por causa dos FAP's quem quiser. Não faltam soluções para o problema.

                                    Comentário


                                      #48
                                      A maior parte das pessoas até podia fazer as contas, mas escolhe não o fazer. São quase sempre os mesmos que se queixam da marca, da oficina ou de outra coisa qualquer...

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                        A maior parte das pessoas até podia fazer as contas, mas escolhe não o fazer. São quase sempre os mesmos que se queixam da marca, da oficina ou de outra coisa qualquer...
                                        Como sabem que explode carros a gpl todos os dias nem pensam no gpl..

                                        Comentário


                                          #50
                                          So ainda não percebi como é FAP contamina o oleo, ja escreveram que era porque escorria por um cilindro, mas não percebi como pode isso acontecer ate chegar ao carter, isto visto que o FAP está ja praticamente na linha de escape.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por RXS Ver Post
                                            O problema é que para além da tendência em comprar diesel pela generalidade das pessoas mesmo quando o uso do carro é para trajectos de cidade ou curtos, há também um desconhecimento dos problemas que isso acarreta nos diesel modernos com FAP por parte da maioria das pessoas. Malta que anda por fóruns e informada é uma minoria. Há uns anos atrás toda a gente comprava um diesel e não tinha nada desses problemas e agora enfrentam um problema sem entenderem bem porquê. Felizmente algumas pessoas vão aprendendo com os erros e de futuro vão ponderar melhor a compra de um carro diesel para pequenos trajectos ou trajectos de cidade. Agora quem comprou esses carros sem conhecimento dos possíveis problemas no FAP que podem advir de uma utilização menos correta do carro, então acho que não se deve crucificar essas pessoas ou porque não sabem fazer contas ou não se sabem informar ou o diabo a sete. Há gente que percebe zero de mecânica e pensa que carro a diesel é sempre melhor investimento. Mas também depois só anda com dores de cabeça por causa dos FAP's quem quiser. Não faltam soluções para o problema.
                                            não é especialmente em Portugal , em França é igual.
                                            jà ouvi falar de gente q ia na concessionària e queria fazer um teste de um certo carro a gasolina e so' havia a gasoleo

                                            os vendedores nas concessionàrias tb não sabem aconselhar , estão là so' para vender e como a gasoleo em principio é mais caro , ganham mais
                                            mas o principal culpado é o comprador q jà chega com a ideia do gasoleo
                                            jà hà cada vez mais gente a comprar a gasolina , pq algums jà tiveram q pagar faturas bem recheadas...

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por MikaZ Ver Post
                                              So ainda não percebi como é FAP contamina o oleo, ja escreveram que era porque escorria por um cilindro, mas não percebi como pode isso acontecer ate chegar ao carter, isto visto que o FAP está ja praticamente na linha de escape.
                                              no post n° 11 està muito bem explicado
                                              o FAP não contamina NADA , é o gasoleo q està previsto limpar o FAP q "contamina" o oleo

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por MikaZ Ver Post
                                                So ainda não percebi como é FAP contamina o oleo, ja escreveram que era porque escorria por um cilindro, mas não percebi como pode isso acontecer ate chegar ao carter, isto visto que o FAP está ja praticamente na linha de escape.
                                                Retorno do gasóleo injectado para o FP, após regeneração abortada. Pelos vistos há marcas que já alteraram isso, mas para em caso de regeneração abortada, para algum lado o combustível tem de voltar

                                                Eu conseguia encher mais de 1/4 da capacidade de óleo de um 6 cilindros em 4 semanas, se tivesse de andar a apertar.

                                                Mas isso não interessa nada, é mudar de 6 em 6 meses....até rebentar

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                                  A maior parte das pessoas até podia fazer as contas, mas escolhe não o fazer. São quase sempre os mesmos que se queixam da marca, da oficina ou de outra coisa qualquer...
                                                  Ninguém sabe tudo nem nasceu ensinado.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                                                    não é especialmente em Portugal , em França é igual.
                                                    jà ouvi falar de gente q ia na concessionària e queria fazer um teste de um certo carro a gasolina e so' havia a gasoleo

                                                    os vendedores nas concessionàrias tb não sabem aconselhar , estão là so' para vender e como a gasoleo em principio é mais caro , ganham mais
                                                    mas o principal culpado é o comprador q jà chega com a ideia do gasoleo
                                                    jà hà cada vez mais gente a comprar a gasolina , pq algums jà tiveram q pagar faturas bem recheadas...
                                                    Exacto, por isso digo que as pessoas vão aprendendo com os erros. Pelo menos alguns.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      A mania do pessoal comprar diesel para fazer 10 kms por dia ou menos é totalmente ridicula ! Se acontecer problemas nestes casos a culpa é totalmente do cliente pois nao se soube informar e comprou um diesel que pode ser problematico para a sua utilizaçao !

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por RXS Ver Post
                                                        Ninguém sabe tudo nem nasceu ensinado.
                                                        é um facto. no entanto, também é um facto que para tirar a carta é preciso a 4ª classe. Para tirar a 4ª classe, é preciso saber fazer contas de somar e subtrair. Também ensinam outras coisas, mas são menos essenciais para o caso.

                                                        Assim sendo, qualquer condutor está assim habilitado a fazer as contas mais simples sobre o custo de compra do seu carro e manutenção básica.
                                                        Se não faz, é porque OPTA por não fazer. Não é por não saber.

                                                        E atenção, volto a referir que se trata unica e exclusivamente das contas mais básicas de todas. Não estou, de forma alguma, a tentar incluir contas sobre problemas comuns conhecidos, desgaste a longo prazo (embraiagens, amortecedores, ou até pneus). Simplesmente falo de: compra, combustiveis, impostos, oleo, filtro.

                                                        Mas eu percebo o teu ponto de vista, não é preciso carta para comprar carro. Admito que quem compra carros para dar aos outros não consiga pensar nisso.
                                                        São muitos..

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                          Retorno do gasóleo injectado para o FP, após regeneração abortada. Pelos vistos há marcas que já alteraram isso, mas para em caso de regeneração abortada, para algum lado o combustível tem de voltar

                                                          Eu conseguia encher mais de 1/4 da capacidade de óleo de um 6 cilindros em 4 semanas, se tivesse de andar a apertar.

                                                          Mas isso não interessa nada, é mudar de 6 em 6 meses....até rebentar
                                                          Se a regeneração é abortada, o injector deixa de funcionar, certo?
                                                          Logo após injecção, o gasóleo é queimado, correcto?
                                                          Como é que se cria um depósito de gasóleo e como é que este volta para o motor? Sobe pelo cano de escape, passa pelo turbo e trepa pelos colectores?

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                                            Se a regeneração é abortada, o injector deixa de funcionar, certo?
                                                            Logo após injecção, o gasóleo é queimado, correcto?
                                                            Como é que se cria um depósito de gasóleo e como é que este volta para o motor? Sobe pelo cano de escape, passa pelo turbo e trepa pelos colectores?
                                                            Não me perguntes o processo, pelo qual ele retorna, mas factualmente retorna, aumenta os níveis de "óleo" e deixando andar extravaza. E isto em vários grupos automóveis.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                                              Se a regeneração é abortada, o injector deixa de funcionar, certo?
                                                              Logo após injecção, o gasóleo é queimado, correcto?
                                                              Como é que se cria um depósito de gasóleo e como é que este volta para o motor? Sobe pelo cano de escape, passa pelo turbo e trepa pelos colectores?
                                                              No Mazda da minha irmã...se não efectuar uma muda de óleo extra, demora um ano a atingir o nível critico (X) numa utilização de trajectos curtos completamente citadina. Nunca deu qualquer problema. Se fizer uma muda, nunca atinge esse ponto.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X