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Fuga brutal de óleo três dias após revisão! Qashqai 1.5dci com um ano

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    #61
    Acho que devias passar para uma fase mais pragmática......o que pretendes é o carro arranjado.....ter a certeza que o motor não ficou afetado e que se no futuro surgir algum problema relacionado com este acontecimento eles assumam a reparação...ora:

    1- É óbvio que os trocadores de peças do entreposto fizeram cagada e já se aperceberam isso.....mas não vão nunca admitir isso.....nem a ti nem à Nissan.....

    2- A Nissan sabe muito bem o que aconteceu no entreposto e já deve ter percebido que lhe estão a querer dar a volta........e não lhe apetece ficar com a despesa......

    3- Os gajos do entreposto como também não querem ficar com a despesa......nem que tenham de "inventar/fazer" uma bomba de óleo com defeito vão atirar o barro à parede a ver se a Nissan engole......

    4- A Nissan vai apertar com os gajos do entreposto para se chegarem à frente...

    Tu no meio disto não tens carro..... mas não andas a pé...... e tens que deixar que os gajos se entendam......mas ser subtil.......e deixar tudo escrito nos registos...claro que pedir uma extensão de garantia e duas revisões grátis pelo incomodo não era mal pensado.....
    Claro que se começar o jogo do empurra investe 150 euros numa carta escrita por um advogado......
    Editado pela última vez por combozip; 15 July 2017, 21:43.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
      Continuo a achar estranho uma bomba de óleo entrar em avaria e criar pressão no sistema em vez de o oposto...
      Só vejo isso a acontecer se houvesse alguma coisa a bloquear totalmente a passagem do óleo à saída da bomba.

      Mas a aselhice do mecânico que não deu aperto ou feriu o filtro é muito mais provável.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
        Só vejo isso a acontecer se houvesse alguma coisa a bloquear totalmente a passagem do óleo à saída da bomba.

        Mas a aselhice do mecânico que não deu aperto ou feriu o filtro é muito mais provável.
        Pelos vistos não é impossível... http://www.daciaforum.co.uk/forum/to...hrough-filter/

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por jmlramos Ver Post
          Update 2: 11-07-2017. Aparentemente ainda diagnóstico em marcha, pelo que não tive novidades definitivas. Não obstante, tive que despender duas horas a devolver o carro de substituição numa rent-a-car, e levantar outro na Europcar, por período de 15 dias (sujeito a prolongamento, se necessário).. Ainda não se sabe tempo de reparação, pode ser curto ou prolongado.


          Update 3 - 12-07-2017: Contacto da Fidelidade a confirmar se foi o meu carro o responsável pelo derramamento de óleo. Disse que sim, e fui informado de que a Fidelidade teria que comportar is custos da reparação e que isso levaria a agravamento da minha apólice de seguro. Expliquei a situação e para funcionário dá fidelidade disse que só não teria agravamento se eventualmente a marca assumisse os custos, se assim entendesse. Isto é surreal...


          Update 4 - 13-07-2017: Falei ontem com o mecânico responsável pelo meu caso, que afirmou repetidamente que o sucedido não tem NADA a ver com o facto de ter feito a revisão 3 dias antes. Garante que a falha foi exclusivamente da bomba de óleo, uma falha extremamente rara, que gerou pressões muito elevadas no circuito, sendo que o bojão acabou por ceder, gerando a fuga de óleo. Mais uma vez disse-me que estão a analisar pormenorizadamente o caso, para emitir um relatório completo e avaliar se o motor foi danificado em algum componente. O caso está também supostamente a ser analisado por um "técnico da Nissan", e estão em contacto com o departamento de garantia para definir que peças irá necesseitar. Pela conversa parece-me que vão ter que substituir todo o motor... Disse-me que ontem ou hoje me ligaria sem falta a dar diagnóstico defitivo, e até agora nada.


          Paralelamente, liguei pela 2a vez à Assistência ao Cliente da Nissan (ontem e hoje), para falar com a minha gestora de caso, sobre a história surreal do contacto da Fidelidade a avisar que lhes pediram para pagar a limpeza do óleo. Nas duas vezes não foi possível ligar à gestora, e ficou o aviso para me ligar. Em nenhuma das vezes me ligou...
          Tresanda a politicamente correcto do "fizemos fezes e vamos mandar uma bojarda a ver se pega".

          Sair óleo pelo bujão e pelo filtro por avaria da bomba? E o resto do motor não tem pontos fracos? E logo em zonas que tem rosca de pelo menos 1cm?

          Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
          Essa do bujao ter cedido por pressão... Então e retentores de borracha que devem aguentar bem menos pressão que um bujão de metal, não iam ter fuga? Basicamente o motor devia de ser uma fuga pegada antes de o bujão ter cedido... Enfim.
          Nomeadamente retentores da cambota/árvore de cames..

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
            Continuo a achar estranho uma bomba de óleo entrar em avaria e criar pressão no sistema em vez de o oposto...
            Nem mais!

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por jmlramos Ver Post
              Pelos vistos não é impossível... http://www.daciaforum.co.uk/forum/to...hrough-filter/
              Não é impossível, mas garantidamente não era o bujão que ia ceder. Até porque o bujão fica no cárter onde o óleo não tem pressão nenhuma.

              Não pensaram bem na desculpa esfarrapada, por estas e por outras se diz que se apanha mais depressa um mentiroso que um coxo.

              Comentário


                #67
                A esta hora por lá já devem saber da existência deste tópico. Pode ser que percebam que não estão a contar bem a história.

                Comentário


                  #68
                  Não está relacionado mas nesse fórum dizem:

                  "The oil pressure regulator failed/blocked on some early models. This causes a pressure build-up, especially in cold weather with 'old' oil, which blows the filter case. The Dacia Techs will be able to diagnose this fairly easily.
                  The oil pump is variable-volume controlled by temperature. It does not seem to like old, cold thick oil."


                  Para quem faz 30.000km com o mesmo óleo porque é "recomendado" pelo fabricante

                  Comentário


                    #69
                    Tenho quase a certeza que foi filtro de óleo mal apertado na revisão. E sei disso por experiência própria , pois os "sintomas" e situação são rigorosamente iguais aos que assisti num colega meu de trabalho...

                    Grandes nabos

                    Comentário


                      #70
                      Update 6 - 19-07-2017 - Fui contactado pelo mecânico do Entreposto para dizer que a bomba de óleo chegou e irá ser montada. Em princípio hoje ficaria montada e amanhã irão fazer testes ao motor. Tou pra ver o que vem daí!


                      Update 7 - 21-07-2017 - Fui novamente contactado pelo mecânico do Entreposto, a dizer que a bomba de óleo foi montada e hoje fizeram já alguns testes ao carro. Supostamente os testes não acusam qualquer tipo de problema no turbo ou no motor, e vão ainda fazer mais alguns testes hoje e 2a feira. Em princípio o carro ser-me-à entregue na 2a feira, se tudo correr bem.


                      Estamos na fase em que preciso novamente da vossa ajuda: que testes são estes? Como é que uma oficina garante que um motor está a funcionar impecavelmente bem? Máquinas de diagnóstico? Apenas teste em estrada? O que devo pedir e confirmar, para ter a certeza que está tudo em ordem?


                      Obrigado!

                      Comentário


                        #71
                        Pergunta a eles que testes são esses e como asseguram a fiabilidade do motor com esses testes...

                        Comentário


                          #72
                          Bem depois do que li por aqui, duvido sequer que te tenham metido lá uma bomba de oleo nova...enfim...

                          Comentário


                            #73
                            Numa oficina normal quando muito podem fazer um teste de compressão. Mas aposto que nem isso, puseram o motor a trabalhar, não há erros, foram dar uma volta e andou sem falhar ou sem barulhos estranhos, tá bom!

                            Pessoalmente acho pouco provável que o que aconteceu tenha causado qualquer problema ao motor se paraste logo mal acendeu a luz. Nessa altura ainda haveria algum óleo no circuito e as superfícies todas encharcadas, mesmo com o cárter vazio, o motor não "seca" instantâneamente. Mas para ter certeza assim mesmo absoluta era preciso desmontar o motor todo para ver as camisas, segmentos, bronzes etc, não há teste nenhum que te diga se não tens um bronze da cambota polido que vai agarrar e partir um dia destes. Garantidamente não vão fazer isso.

                            Comentário


                              #74
                              a única forma de garantir que o motor está mesmo a 100% é desmontar tudo e analisar tudo. claro, depois não consegues voltar a montar exactamente as mesmas peças, e entretanto gastaste alguns bons milhares de euros em teste

                              Agora, existem testes que se podem fazer que dão uma excelente indicação do estado do motor. Entre elas, o test drive com gravação de dados via obd.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por pikas Ver Post
                                Bem depois do que li por aqui, duvido sequer que te tenham metido lá uma bomba de oleo nova...enfim...
                                Dado o volume de trabalho que tem, nada melhor que dizer isso para ganhar tempo..

                                Comentário


                                  #76
                                  O único resultado que precisas de ter é uma extensão de garantia gratuita e ter a certeza que esse "incidente" fica registado por escrito....

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por combozip Ver Post
                                    O único resultado que precisas de ter é uma extensão de garantia gratuita e ter a certeza que esse "incidente" fica registado por escrito....
                                    Já tenho 5 anos de garantia, quando comprei o carro. Extensão de garantia do motor ou extensão de toda a garantia? Como é que posso pedir isso?

                                    Em relação ao incidente ficar registado por escrito, mencionas os relatórios deles?

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por jmlramos Ver Post
                                      Já tenho 5 anos de garantia, quando comprei o carro. Extensão de garantia do motor ou extensão de toda a garantia? Como é que posso pedir isso?

                                      Em relação ao incidente ficar registado por escrito, mencionas os relatórios deles?
                                      "Compras" 2 anos extra de garantia...ficando assim com 7 anos ou em opção x quilómetros, o que acontecer primeiro........esses 2 anos possuem muitas exclusões de peças(pede uma cópia do contrato e lê bem as letras pequeninas e exclusões)...mas o que interessa é que esteja lá contemplado o motor/ caixa /sistema de injeção/turbo que são as coisas que quando avariam dão cabo da carteira.........claro que não deves pagar nada....
                                      Penso que a NISSAN já tenha livro de revisões eletrónico.....pedir para ficar registado nesse documento tudo o que aconteceu......pedir para imprimir e ficas com uma cópia para ti....

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por combozip Ver Post
                                        "Compras" 2 anos extra de garantia...ficando assim com 7 anos ou em opção x quilómetros, o que acontecer primeiro........esses 2 anos possuem muitas exclusões de peças(pede uma cópia do contrato e lê bem as letras pequeninas e exclusões)...mas o que interessa é que esteja lá contemplado o motor/ caixa /sistema de injeção/turbo que são as coisas que quando avariam dão cabo da carteira.........claro que não deves pagar nada....
                                        Penso que a NISSAN já tenha livro de revisões eletrónico.....pedir para ficar registado nesse documento tudo o que aconteceu......pedir para imprimir e ficas com uma cópia para ti....
                                        E se disserem "não"? Como aumentar as probabilidade de o conseguir? O que vou alegar? Peço isso ao Entreposto ou à própria Nissan?

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                                          #80
                                          Originalmente Colocado por jmlramos Ver Post
                                          E se disserem "não"? Como aumentar as probabilidade de o conseguir? O que vou alegar? Peço isso ao Entreposto ou à própria Nissan?
                                          SE disserem não.....não o deveriam fazer...por uma questão de cortesia e satisfação do cliente.......e ai tens de bater o pé e não aceitar um não como resposta.
                                          Alegas que receias que no futuro o motor possa ter algum problema por uma situação a que és completamente alheio..... e que o dinheiro te custa muito a ganhar.....
                                          Quem dá a garantia é a NISSAN e pode ser ativada em qualquer concessionário da rede....e não só naquele.....que devias...depois de isto se resolver. a bem, esquecer que existe......

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                                            #81
                                            Originalmente Colocado por combozip Ver Post
                                            SE disserem não.....não o deveriam fazer...por uma questão de cortesia e satisfação do cliente.......e ai tens de bater o pé e não aceitar um não como resposta.
                                            Alegas que receias que no futuro o motor possa ter algum problema por uma situação a que és completamente alheio..... e que o dinheiro te custa muito a ganhar.....
                                            Quem dá a garantia é a NISSAN e pode ser ativada em qualquer concessionário da rede....e não só naquele.....que devias...depois de isto se resolver. a bem, esquecer que existe......
                                            Devo então pedir no concessionário ou directamente à Nissan?

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                                              #82
                                              Update 8 - 24-07-2017 - Ligaram do Entreposto a dizer que podia levantar o carro... perguntei com quem falava, e era alguém da recepção. Manifestei estranheza por estar a ser contactado pela recepção, quando devia ter sido contactado por um mecânico para me dar o veredicto final dos testes. Mais tarde liguei ao mecânico com quem costumava falar, que pelos vistos também era uma espécie de recepcionista/mecânico (confesso que não percebi). Perguntei pelos testes e pedi relatório detalhado. Disseram que me será entregue quando for buscar o carro (amanhã depois de almoço), e que nessa altura falarei com o técnico que me saberá dar todas as explicações técnicas.

                                              Supostamente fizeram teste de compressão e outros testes... Perguntei pela extensão de garantia e disseram-me que teria que pedir à Nissan.

                                              Liguei depois à Nissan e ainda não tinham o feedback do Entreposto. Perguntei se poderia ir buscar o carro apenas amanhã, e continuar com a viatura de substituição até amanhã, sendo que aceitaram. Perguntei depois sobre os mecanismos de averiguação deles, e disseram-me que o departamento de garantia não aceitaria de ânimo leve a explicação da bomba. Aproveitando a vossa PRECIOSA dica, pedi depois uma extensão de garantia, que foi aceite. Terei mais 2 anos de garantia. Vou agora mesmo escrever ao Entreposto e Nissan a dizer que quero que essa extensão abranja motor, turbo, injectores e bomba de óleo.

                                              Mais alguma dica meus caros?

                                              Comentário


                                                #83
                                                Vais ficar com 5 ou 7 anos de garantia?

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por carlosrs Ver Post
                                                  Vais ficar com 5 ou 7 anos de garantia?
                                                  Sete anos.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por jmlramos Ver Post
                                                    Sete anos.
                                                    Excelente! Nem sabia que a Nissan tinha extensão de garantia para 7 anos. Mas tem limite de kms não?

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      A teoria da tampa do bujão sair disparada com a pressão é surreal!

                                                      Quem já apertou meia dúzia delas percebe que muita coisa tinha de rebentar antes disso saltar.
                                                      E quando saltasse, o cárter estaria muito provavelmente pronto para levar uma tampa nova, ou no mínimo uma forma de criar uma nova rosca!


                                                      É claro que essa oficina agora vai dizer que fez todos os testes e mais alguns (o que deve ser entendido com o mesmo nível de rigor do disparate anterior), mas ter a garantia e este caso bem registado e documentado por escrito acaba por ser a melhor segurança.

                                                      Dito isto, também não se deve dramatizar os eventuais danos no motor, pois podem não existir.

                                                      A partir daqui e com o carro na mão, iria estar atento aos consumos de óleo, eventuais assobios anormais de turbo ou fumos visíveis pelo escape.

                                                      Esse concessionário já mostrou não ser de confiança, não tanto pelo erro em si (vamos admitir que erros acontecem), mas sim pelas tangas nada graciosas que se seguiram.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        O FINAL (por enquanto), da saga! Fui ontem buscar o carro ao Entreposto. Falei com o técnico certificado que me reparou o carro, que me explicou que a drenagem total do óleo na revisão, para mudança de óleo, terá deixado uma válvula defeituosa presa, o que gerou uma quantidade enorme de óleo no circuito, que saiu maioritariamente pelo filtro de óleo.

                                                        Terão feito testes de compressão e inspeccionaram todo o sistema, tendo concluído que o motor está a funcionar bem. Irão enviar relatório detalhado à Nissan, que irei posteriormente pedir. Pediram para voltar ao Entreposto daqui a 1000km para verificar o óleo e outras eventuais inspecções.

                                                        Já conduzi o carro e, sinceramente, passaram-me três carros e muito stress pelas mãos nas duas últimas semanas, pelo que me é difícil dizer se as performances estão iguais. Penso que sim...

                                                        A questão do pagamento da limpeza do óleo em princípio já terá sido assumido para a Nissan.

                                                        Consegui extensão de 2 anos da garantia, ficando assim com 7 anos no total. A extensão de garantia inclui as partes nobres do carro, incluindo motor e derivados.

                                                        Veremos como as coisas correm daqui para a frente.... Se eu fosse muito rico mudava já para um Stelvio, o único SUV que consegue ser mais bonito que o Qashqai.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por jmlramos Ver Post
                                                          O FINAL (por enquanto), da saga! Fui ontem buscar o carro ao Entreposto. Falei com o técnico certificado que me reparou o carro, que me explicou que a drenagem total do óleo na revisão, para mudança de óleo, terá deixado uma válvula defeituosa presa, o que gerou uma quantidade enorme de óleo no circuito, que saiu maioritariamente pelo filtro de óleo.

                                                          Terão feito testes de compressão e inspeccionaram todo o sistema, tendo concluído que o motor está a funcionar bem. Irão enviar relatório detalhado à Nissan, que irei posteriormente pedir. Pediram para voltar ao Entreposto daqui a 1000km para verificar o óleo e outras eventuais inspecções.

                                                          Já conduzi o carro e, sinceramente, passaram-me três carros e muito stress pelas mãos nas duas últimas semanas, pelo que me é difícil dizer se as performances estão iguais. Penso que sim...

                                                          A questão do pagamento da limpeza do óleo em princípio já terá sido assumido para a Nissan.

                                                          Consegui extensão de 2 anos da garantia, ficando assim com 7 anos no total. A extensão de garantia inclui as partes nobres do carro, incluindo motor e derivados.

                                                          Veremos como as coisas correm daqui para a frente.... Se eu fosse muito rico mudava já para um Stelvio, o único SUV que consegue ser mais bonito que o Qashqai.
                                                          Essas explicações do suposto problema são completamente de rir até cai no chão...
                                                          Só mesmo quem não percebe patavina da poda vai na cantiga!

                                                          Mas pronto já ficaste com os 7 anos de garantia caso exista algum problema no futuro.
                                                          Editado pela última vez por DragonH; 26 July 2017, 23:07.

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                                                            #89
                                                            LOL, então não era o bujão que tinha partido? Trocaram de lenga lenga mas continuaram no mesmo nível de ridículo. Brutal.

                                                            Sumário:
                                                            1. Deixaram o filtro de óleo mal apertado.
                                                            2. Inventaram histórias da carochinha.
                                                            3. Vamos indo que ofereceram garantia adicional.

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