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    #61
    NOTA:

    Os sistemas de navegação actuais não só usam Assisted GPS, como ainda por cima cada vez recorrem menos à constelação de satélites, e por isso são muito mais rápidos e muitas vezes mais precisos.

    1. O Assisted GPS permite descarregar da internet a informação sobre as órbitas dos satélites, em lugar de ter de esperar cerca de 15 minutos ou mais para descarregar essa informação dos próprios satélites. Isto permite que o GPS possa começar mais cedo (quase imediatamente) a calcular a sua posição com base nos sinais dos satélites.

    2. A maioria dos sistemas de navegação actuais (como é o caso dos sistemas em Android e em iOS) usam outras referências para além dos satélites, o que não só permite maior rapidez, e precisão, como também permitem posicionamento em locais cobertos (como estacionamentos, centros comerciais, etc.). Para isso, para além dos sinais dos satélites GPS, usam as torres GSM, routers WiFi, e dispositivos BlueTooth, por exemplo.

    Ou seja, actualmente os sistemas mais avançados de navegação dos carros são os que temos nos nossos bolsos: SMARTPHONES.

    Por isso é que no meu carro, que tem GPS do fabricante, prefiro usar através do CarPlay o Apple Maps, Google Maps, ou Waze.
    Não só são mais rápidos e precisos que os GPS que vêm com os carros, como estão permanentemente actualizados, têm informação de trânsito, e radares, em tempo real, e não perdem a localização quando chove, passamos em estradas com árvores e/ou prédios, ou passamos em túneis.

    Comentário


      #62
      Em primeiro lugar, Nuno, agradeço a pachorra que estás a ter.

      Isto é estranho. Esta manhã, depois do carro estar parado toda a noite, fiz o trajeto inverso de 25km que fiz ontem. Arranquei com 8 satélites e em 100m já tinha 9. Nessa altura, numa zona que ultrapassa os 200m de altitude o valor apresentado era -10m, como se estivesse abaixo do nível do mar. Durante a viagem (exatamente a que relatei ontem) tive um fix de 10 (95%) e 9 (5%). Uma diferença enorme em relação aos dados de ontem.

      Edit: a meio da viagem a altitude atinou.

      Comentário


        #63
        Não é pachorra nenhuma... para mim é um passatempo (a maioria do pessoal de informática não resiste a um bom puzzle ).

        Não acho que seja estranho.
        É como te disse, o sinal de GPS depende de imensos factores, qualquer coisinha pode prejudicar a qualidade de sinal.

        Basta ver que:
        — os satélites estão a distâncias enormes
        — orbitam a velocidades enormes
        — têm uma potência fraquíssima de transmissão

        Por isso é que transmitem a velocidades tão baixas (50 bps), e por isso demora tanto tempo a descarregar a informação desses satélites.

        Por tudo isto, o sinal é vulnerável a tudo o que possa constituir um obstáculo radioeléctrico (objectos com materiais condutores como metais e água), ou seja, pessoas, árvores, nuvens, prédios, etc., e também a interferências radioeléctricas, como a radiação solar (sun-spots, solar-flare, etc. https://www.gps.gov/news/2012/03/solarstorm/ ), e emissões radioeléctricas da área.

        Resumindo: um dia tudo pode funcionar bem, no outro pode estar uma porcaria. Ou num local pode funcionar bem, noutro pode não funcionar nada.

        Quanto à experiência de hoje...

        8, 9 e 10 satélites já me parece bem.
        Quanto a continuar a não ter altitude... a quantidade de satélites em uso não garante automaticamente que tenhas boa qualidade de localização 3D.

        Basicamente:
        — Não consegues ter localização 3D sem pelo menos 4 satélites.
        — 4 ou mais satélites não garantem que tenhas a possibilidade de calcular uma localização 3D.

        Tudo depende de onde estão os satélites. Foi o que eu disse no outro post. 4 satélites bem distribuídos pelo céu é melhor que 8 satélites agrupados na mesma zona do céu.


        Continuo com a mesma ideia:

        Provavelmente não terás qualquer problema com o GPS. Eventualmente, ou serão interferências (quanto mais coisas radioeléctricas o ser humano tem em uso no planeta, mais interferências vamos ter nas outras coisas que antes até funcionavam bem, como quando nós éramos os únicos na zona a ter WiFi, e agora é uma miséria), ou um problema na recepção (antena, cabo, ou conexões).

        Se quiseres tirar isso a limpo, é experimentares ligar uma antena auxiliar (como a que eu mostrei na foto) ao GPS, e fazer a comparação num mesmo local à mesma hora, e estacionário, entre a antena do carro e a antena externa auxiliar, para perceber se vale a pena andar a mexer na antena de GPS do carro.

        Outra alternativa é fazeres o que todo o pessoal faz: não usares o GPS do carro, e usares o GPS do telemóvel.

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