Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Yaris 1.0 VVti 2006 a "beber" óleo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por draper Ver Post
    A Toyota (construtor) recomenda 5w30

    Seria bom aplicar também um 'engine flush'.


    Eu no tópico dos óleos já postei sobre como o aumento da viscosidade pode aumentar o consumo de óleo.

    No caso em questão é quase certo que o uso do 10w40 'colou' os segmentos e agora só vais resolver o consumo de óleo com segmentos novos (€€€)...
    Mas isso foi o que eu disse, que neste caso depois de o mal estar feito e de o óleo não indicado ter provocado desgaste e causado folgas no material, não é a mudança para o 5W30 que vai remediar a situação.

    Comentário


      #32
      1 litro do óleo (que presumo que seja o que vai desde a marca MAX ao MIN) em 6 mil km não é assim tãooo exagerado para se pensar em segmentos, mas se antes não consumia algo está mal, junta da tampa das válvulas, óleo não recomendado e por ai fora...

      O teu percurso diário mudou ou a forma como ele é conduzido?

      Comentário


        #33
        Boas. Antes de entrar em reparações dispendiosas é colocar um oleo no motor que cumpra as especificações do fabricante e respeitar os intervalos de mudança para o oleo em causa (Ex. oleo 5w30 para 15.000km).
        Segundo factor a levar em conta, verificar sempre se o nivel do oleo aquando de cada mudança é reposto ao nivel maximo.
        Verificar se não existem fugas de oleo nas juntas do motor que muitas vezes ficam depositadas na proteção inferior do motor e não se detectam com facilidade.
        Verificar junto do fabricante do carro qual o consumo de oleo maximo admissivel por cada 1000km. Tenho um Corsa C em que a Opel admite um consumo maximo de oleo de 0,6lts. por cada 1000km.
        Esse carro tem um motor pequeno, não deve levar muitos litros de oleo. O meu Corsa leva 3,2lts. Eu para repor o oleo do nivel minimo para o maximo gasto no maximo 1lt oleo. Se gastas isso por cada 8000km não vejo nenhum problema muito grave nesse motor.

        Comentário


          #34
          o que eu vou dizer é o que a toyota faz...

          faz uma mudança com visco 2000 15w-40 da bp para ver se o problema desaparece

          é um óleo de "lavagem" e poderá corrigir o excesso de consumo de óleo.

          ao fim de 10k kms usas 5000 5w40 e vais controlando.

          foi o que fizeram na minha carrinha e resolveu nunca mais gastou óleo mas consome visco 5000 há 190000kms
          Editado pela última vez por GJP; 15 May 2013, 10:52.

          Comentário


            #35
            Se fosse os segmentos, e tendo em conta a perda excessiva de oleo, o carro não deveria fazer uma fumarada louca?

            Cá para mim isso resolve-se com o tal oleo mais fino 5w30

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por GJP Ver Post
              o que eu vou dizer é o que a toyota faz...

              faz uma mudança com visco 2000 15w-40 da bp para ver se o problema desaparece

              é um óleo de "lavagem" e poderá corrigir o excesso de consumo de óleo.

              ao fim de 10k kms usas 5000 5w40 e vais controlando.

              foi o que fizeram na minha carrinha e resolveu nunca mais gastou óleo mas consome visco 5000 há 190000kms
              o que caetano auto faz e não a toyota, é o que se está a ver, óleo errado... nem o 15w40 nem o 10w40 são recomendados para esse motor.

              Se a toyota recomenda uma coisa, são os engenheiros tugas da caetano que decidem mudar as recomendações?

              Comentário


                #37
                Qual é o problema de usar um 10w40 nesse motor? Nenhum . Vai trabalhar perfeitamente!

                Eu até recomendava usar um 10w40 e trocar de 10mil em 10mil mais o respectivo filtro. O motor vai agradecer .

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                  o que eu vou dizer é o que a toyota faz...

                  faz uma mudança com visco 2000 15w-40 da bp para ver se o problema desaparece

                  é um óleo de "lavagem" e poderá corrigir o excesso de consumo de óleo.

                  ao fim de 10k kms usas 5000 5w40 e vais controlando.

                  foi o que fizeram na minha carrinha e resolveu nunca mais gastou óleo mas consome visco 5000 há 190000kms

                  10 mil km com um 15w40 ?

                  Para além de não haver qualquer indicação de que não faz mal usar óleos errados só para "limpar" o motor.

                  Meter um óleo 15w40 nesse motor é mesmo para daqui a uns tempos fazer um "QUERIDO MUDEI O MOTOR".
                  Editado pela última vez por BEF1FAN; 15 May 2013, 15:07.

                  Comentário


                    #39
                    Caso a viatura não faça um fumo azulado, nem tenha o escape gordoroso, aconselho a ter calma com a possivel reparação, começaria por mudar para oleo do motor aconselhado pela fabrica(oleo e filtro), vigiar sempre o nivel de oleo, e atestar sempre que necessario, atenção nunca deixar baixar do minimo, muitos motores reagem muito mal com o oleo abaixo de nivel, quando estiver a meio ou já tiver gasto 3/4 ateste, depois de duas mudanças de oleo com o recomendado pela fabrica então analise.

                    Obviamente convém ir vigiando se não existem fugas um metodo simples é colocar um cartão limpo debaixo da viatura e verificar se no dia seguinte não está lá um ou dois pingos, por vezes algumas pessoas esquecem que um ou dois pingos por dia representam muito ao fim de um ano, e que em andamento com mais pressão de oleo e mais temperatura as fugas aumentam.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                      Qual é o problema de usar um 10w40 nesse motor? Nenhum . Vai trabalhar perfeitamente!

                      Eu até recomendava usar um 10w40 e trocar de 10mil em 10mil mais o respectivo filtro. O motor vai agradecer .
                      Consegues arranjar uma justificação técnica para não se respeitar a recomendação do fabricante?

                      Comentário


                        #41
                        Em motores de concepção antiga, o aumento da viscosidade ajudava o motor a gastar menos oleo, era frequente em algumas oficinas usarem este subterfugio para adiar a reparação do motor, mas estamos a falar de motores de à 30 anos ou mais.

                        Em motores modernos devido à sua concepção e a cabeças do motor muito mais elaboradas, canais de lubrificação muito estreitos, por vezes um oleo com maior viscosidade provoca deficiente lubrificação em algumas zonas do motor o que pode vir a causar problemas.

                        Como já alguém ai para trás referiu embora com um termo tecnico incorrecto, o oleo com maior viscosidade pode por exemplo provocar deficiente lubrificação em algumas valvulas da cabeça, essa zona especifica vai aquecer em demasia, levando à destruição dos retentores das guias das valvulas, são peças em borracha minusculas que não vão aguentar o excesso de calor, e depois o oleo passa e acaba por ser queimado e desaparecer, estamos a falar de quantidades de oleo muito reduzidas mas com o acumular de kms vai somando.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                          Isso normalmente acontece quando se sobe a graduação. Não conheço nenhum caso em que se tenha baixado a graduação e o consumo tenha diminuído.

                          Boas colega Marco,

                          Atenção que isso não é assim tão linear, nem uma "ciência" tão exacta... e julgo que o colega nto até está certo nas suas observações. Porquê?

                          Porque segundo já li, ao passar de um óleo por ex. 10w40 para um 5w40 (full synthetic), os segmentos que podem estar demaisado "presos" ao piston, ao serem sujeitos às propriedades "detergentes" de um 5w40, podem em vários casos "libertar-se".
                          Ou seja, ganhar novamente uma boa parte da sua elasticidade original, adaptando-se melhor ao cilindro.
                          E dessa forma, pode por vezes verificar-se um decréscimo no consumo de óleo.

                          ( Obviamente isto não é uma regra universal. )

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                            Consegues arranjar uma justificação técnica para não se respeitar a recomendação do fabricante?
                            Sim, experiência da vida .

                            Cada um faz como bem entende mas do meus cuido eu . Claro que nem todos podem levar 10w40 mas uma boa parte pode. O fabricante recomenda usar óleos finos não pela protecção XPTO que todos apregoam nessas viscosidades mas sobretudo pelas emissões e consumos. Depois a longo prazo essas viscosidades levam a outro tipo de problemas mas isso já será daqui a uns anitos e depois até nem é mau se o cliente voltar para comprar outro novo porque aquele já bebe muito óleo.

                            Eu prefiro gastar mais 0.3l por cada 100kms e colocar um 10w40 que mudo de 10mil em 10mil mais o respectivo filtro e ter um motor com 300mil kms como "novo" por dentro em vez de fazer 30mil ou 50mil com um XPTO, partir turbos de 100mil em 100mil ou então ter um motor com pouco mais de 100mil a beber óleo e a precisar de rectificação como se começa a ver cada vez mais.

                            Como vês, as recomendações dos fabricantes têm muito que se lhe diga.

                            Perguntem ao senhor Bombo do Mercedes com 1 milhão e 400mil qual o óleo que usam.............10W40! Ena pá, a Mercedes não recomenda isso mas o motor já vai num milhão e 400mil. Milagre .

                            Cumprimentos.

                            Comentário


                              #44
                              Sim, experiência de vida? Fazes recomendações de óleos para carros para o qual nem sentaste o traseiro e muito menos conheces o motor.

                              Mete lá o 10w40 por exemplo no 1.9 dci dos lagunas e vem cá falar em turbos

                              Uma grande parte do desgaste do motor vem nos primeiros kms, logo um com viscosidade mais fina lubrifica melhor e protege mais do que um 10w40. Se o motor foi projectado para levar um 5w30, não existe nenhuma vantagem em usar 10w40.. nem em consumo, nem em emissões, nem em protecção.

                              Eu uso 5w30 e 0w30 nos meus carros e mudo o óleo anualmente ou ao fim de 15 mil (apesar de poderem fazer mais). Nisso concordo 30/50 mil é muito, prefiro mudar mais cedo e ter o motor em boa forma.

                              Comentário


                                #45
                                Olá,

                                Olha uma pergunta, esse motor já é o 1KR-FE, ou seja, o 3 cilindros de origem daihatsu, certo?

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por PeterISEL Ver Post
                                  Olá,

                                  Olha uma pergunta, esse motor já é o 1KR-FE, ou seja, o 3 cilindros de origem daihatsu, certo?
                                  sim é, tb é usado nos aygos, c1 etc

                                  Comentário


                                    #47
                                    Sim de 2006 só podia ser esse motor.
                                    Andei algumas vezes no yaris anterior com 4 cilindros e não é difícil perceber que o motor era melhor. Se consome mais ou não não posso garantir, mas no geral era mais agradável e vivo..ou pelo menos aparentemente era ;)
                                    Em relação ao de 2006 a minha irmã tem um com 50k kms. O carro tem qualidade, é espaçoso e seguro, e o motor para 3cil é tb silencioso e equilibrado para um motor coxo. Não é dificil em nacional andar abaixo dos 5 litros, e em cidade abaixo dos 6. Quanto ao consumo de óleo, sempre levou o indicado pela marca, e mesmo andando soft tem um uso muito mau para os consumos de óleo, ou seja, arranca de manha, faz 3kms prai e pára. Ao fim do dia faz o inverso. Nem chega a aquecer quase. Digo isto, para afirmar que mm assim não gasta qq óleo, pelo menos a ultima vez q vi estava no máx. Vai voltar a fazer revisão no verão (sempre de ano e não de kms percorridos).
                                    Editado pela última vez por PeterISEL; 16 May 2013, 14:38.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                      Sim, experiência de vida? Fazes recomendações de óleos para carros para o qual nem sentaste o traseiro e muito menos conheces o motor.

                                      Mete lá o 10w40 por exemplo no 1.9 dci dos lagunas e vem cá falar em turbos

                                      Uma grande parte do desgaste do motor vem nos primeiros kms, logo um com viscosidade mais fina lubrifica melhor e protege mais do que um 10w40. Se o motor foi projectado para levar um 5w30, não existe nenhuma vantagem em usar 10w40.. nem em consumo, nem em emissões, nem em protecção.

                                      Eu uso 5w30 e 0w30 nos meus carros e mudo o óleo anualmente ou ao fim de 15 mil (apesar de poderem fazer mais). Nisso concordo 30/50 mil é muito, prefiro mudar mais cedo e ter o motor em boa forma.
                                      Mas olha que o que ele diz é a realidade. Uma coisa é a teoria onde entram as normas do fabricante e as concepções teóricas, outra é a realidade, onde pela experiência se vai conhecendo mais ou menos a resposta dos motores às variações dos lubrificantes.

                                      Dou-te o exemplo de um BMW 530d de 2008, só faz auto estrada, já vai com 300 e tal mil km. Neste momento anda a levar 10W40 porque com 0W30 ou 5W40 simplesmente bebe o óleo quase todo em pouco mais de 5 mil km.

                                      O motor puxa bem, não faz fumo e parece-me que ainda tem muito para dar. Simplesmente só deixou de consumir óleo quando começou a levar 10W40.

                                      É certo que o fabricante recomenda determinadas viscosidades ou "normas" mas na verdade nem todos os motores têm comportamento igual, e o desgaste é tudo menos uniforme.

                                      Já na fábrica há margens de concepção, ou seja dois motores teoricamente iguais podem ter comportamentos diferentes porque os seus componentes internos podem não ser 100% iguais.

                                      Depois com a rodagem e o modo como são conduzidos vão ter desgaste interno diferente. Num caso pode ser estúpido colocar 10W40 e noutro pode ser uma boa solução.

                                      Depende de caso para caso.

                                      Comentário


                                        #49


                                        Comentário


                                          #50
                                          Muito bom!!

                                          Cada vez que vejo a foto do bacano acima, parto mesmo o côco a rir !
                                          A pinta de "esgazeado" do gajo, todo alegre e inspirado a falar de qualquer assunto é demais!

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                            Sim, experiência de vida? Fazes recomendações de óleos para carros para o qual nem sentaste o traseiro e muito menos conheces o motor.

                                            Mete lá o 10w40 por exemplo no 1.9 dci dos lagunas e vem cá falar em turbos

                                            Uma grande parte do desgaste do motor vem nos primeiros kms, logo um com viscosidade mais fina lubrifica melhor e protege mais do que um 10w40. Se o motor foi projectado para levar um 5w30, não existe nenhuma vantagem em usar 10w40.. nem em consumo, nem em emissões, nem em protecção.

                                            Eu uso 5w30 e 0w30 nos meus carros e mudo o óleo anualmente ou ao fim de 15 mil (apesar de poderem fazer mais). Nisso concordo 30/50 mil é muito, prefiro mudar mais cedo e ter o motor em boa forma.
                                            Tem lá calma com o meu traseiro .

                                            O 10w40 no Laguna 1.9DCi partia turbos mas não era por causa de ser 10w40, era pelo facto de a Renault recomendar a troca a cada 30mil ou 2 anos .

                                            Serve de exemplo para o que escrevi em cima.

                                            Cumprimentos.

                                            Comentário


                                              #52
                                              As manutenções têem sido todas feitas de 10.000 em 10.000. Muda sempre o óleo e o filtro - filtro original da toyota. Tenho o cuidado de andar sempre a ver os niveis da água do radiador. Do óleo nunca liguei, só quando acendeu a luz na penultima mudança é que comecei a perceber que perdia óleo. Agora verifico sempre. E tem baixado. Fumo não faz mesmo porque tenho estado atenta e não vejo nada... O mecanico ficou de falar com um conhecido na Toyota e ainda não me disse nada... Se não disser nada, vou à toyota mudar oleo e filtro e vou exigir o que está no manual. O carro até à data tem sido por gasolina e mudar óleo, nunca deu o menor problema!

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                                Sim, experiência da vida .

                                                Cada um faz como bem entende mas do meus cuido eu . Claro que nem todos podem levar 10w40 mas uma boa parte pode. O fabricante recomenda usar óleos finos não pela protecção XPTO que todos apregoam nessas viscosidades mas sobretudo pelas emissões e consumos. Depois a longo prazo essas viscosidades levam a outro tipo de problemas mas isso já será daqui a uns anitos e depois até nem é mau se o cliente voltar para comprar outro novo porque aquele já bebe muito óleo.

                                                Eu prefiro gastar mais 0.3l por cada 100kms e colocar um 10w40 que mudo de 10mil em 10mil mais o respectivo filtro e ter um motor com 300mil kms como "novo" por dentro em vez de fazer 30mil ou 50mil com um XPTO, partir turbos de 100mil em 100mil ou então ter um motor com pouco mais de 100mil a beber óleo e a precisar de rectificação como se começa a ver cada vez mais.

                                                Como vês, as recomendações dos fabricantes têm muito que se lhe diga.

                                                Perguntem ao senhor Bombo do Mercedes com 1 milhão e 400mil qual o óleo que usam.............10W40! Ena pá, a Mercedes não recomenda isso mas o motor já vai num milhão e 400mil. Milagre .

                                                Cumprimentos.

                                                Baralhaste diversas coisas neste post, juntaste coisas verdadeiras para comprovar outras que não têm correspondência directa.

                                                Pega numa Mercedes Sprinter, que é só o melhor furgon comercial em termos de fiabilidade e mete um oleo com mais 5w de viscosidade e depois de veres o resultado espero que tenhas a ombridade de vires aqui dizer o que aconteceu.

                                                O que tu dizes já muitos condutores de Sprinter's que andam pelos mercados fizeram e deu...

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por amgc Ver Post
                                                  As manutenções têem sido todas feitas de 10.000 em 10.000. Muda sempre o óleo e o filtro - filtro original da toyota. Tenho o cuidado de andar sempre a ver os niveis da água do radiador. Do óleo nunca liguei, só quando acendeu a luz na penultima mudança é que comecei a perceber que perdia óleo. Agora verifico sempre. E tem baixado. Fumo não faz mesmo porque tenho estado atenta e não vejo nada... O mecanico ficou de falar com um conhecido na Toyota e ainda não me disse nada... Se não disser nada, vou à toyota mudar oleo e filtro e vou exigir o que está no manual. O carro até à data tem sido por gasolina e mudar óleo, nunca deu o menor problema!
                                                  a toyota mete uma 10w40 e pagas a preço de ouro.

                                                  És de onde?

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                                                    Baralhaste diversas coisas neste post, juntaste coisas verdadeiras para comprovar outras que não têm correspondência directa.

                                                    Pega numa Mercedes Sprinter, que é só o melhor furgon comercial em termos de fiabilidade e mete um oleo com mais 5w de viscosidade e depois de veres o resultado espero que tenhas a ombridade de vires aqui dizer o que aconteceu.

                                                    O que tu dizes já muitos condutores de Sprinter's que andam pelos mercados fizeram e deu...
                                                    Amigo,

                                                    Eu não disse mentira nenhuma e se reparar também disse que nem todos são assim.

                                                    Cumprimentos.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                                      Amigo,

                                                      Eu não disse mentira nenhuma e se reparar também disse que nem todos são assim.

                                                      Cumprimentos.
                                                      É verdade que sim... mas assim ficamos na mesma! como vamos saber o que mudar?

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Se fores a Toyota cuidado pois tens de pedir para colocarem o 5w30, senão colocam o 10w40 como já diversas vezes foi por aqui falado...

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                                          o que caetano auto faz e não a toyota, é o que se está a ver, óleo errado... nem o 15w40 nem o 10w40 são recomendados para esse motor.

                                                          Se a toyota recomenda uma coisa, são os engenheiros tugas da caetano que decidem mudar as recomendações?
                                                          eu disse toyota... não disse caetano auto...

                                                          quando isto aconteceu, ainda nem eles sonhavam ser caetano auto...

                                                          era salvador caetano...

                                                          na altura falamos com o eng da oficina o porque e ele ele respondeu que era um procedimento para eliminar possiveis consumos de óleo ercomendado pela Toyota CO.

                                                          Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                                                          10 mil km com um 15w40 ?

                                                          Para além de não haver qualquer indicação de que não faz mal usar óleos errados só para "limpar" o motor.

                                                          Meter um óleo 15w40 nesse motor é mesmo para daqui a uns tempos fazer um "QUERIDO MUDEI O MOTOR".
                                                          por isso passado 180k kms eu já mudei de motor 3x (not)

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                                            Consegues arranjar uma justificação técnica para não se respeitar a recomendação do fabricante?
                                                            Opah, segundo o fabricante do meu carro, posso usar 15W40 e mudar de 15.000 em 15.000.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                                                              eu disse toyota... não disse caetano auto...

                                                              quando isto aconteceu, ainda nem eles sonhavam ser caetano auto...

                                                              era salvador caetano...

                                                              na altura falamos com o eng da oficina o porque e ele ele respondeu que era um procedimento para eliminar possiveis consumos de óleo ercomendado pela Toyota CO.



                                                              por isso passado 180k kms eu já mudei de motor 3x (not)

                                                              caetano auto = salvador caetano duhh

                                                              Eles mudaram o nome mas é a mesma coisa.

                                                              Sabes que os engs dizem muitas coisas para "calar" os clientes. Que estão longe de ser recomendações da toyota (casa mãe)
                                                              Editado pela última vez por Vehicle; 17 May 2013, 08:54.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X