Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Yaris 1.0 VVti 2006 a "beber" óleo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post
    Opah, segundo o fabricante do meu carro, posso usar 15W40 e mudar de 15.000 em 15.000.
    vocês confundem muito recomendações de fabricantes com recomendações de oficinas oficiais. Gostava de ver isso escrito no manual do carro

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
      vocês confundem muito recomendações de fabricantes com recomendações de oficinas oficiais. Gostava de ver isso escrito no manual do carro
      Um dos meus carros tem!

      Comentário


        #63
        Atenção que o prazo de mudança, nada tem haver com o oleo mas sim com o motor.
        Eu na minha astra o prazo de mudança é 30 000 km ou 1 ano, quer use 10w40, 5w40, 5w30 ou 0w30

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
          vocês confundem muito recomendações de fabricantes com recomendações de oficinas oficiais. Gostava de ver isso escrito no manual do carro
          Garanto-te que no manual do meu carro diz que a revisão é de 15.000 ou 1 ano e que entre os óleos que se pode utilizar está o 15w40.

          Renault Laguna mk1 1.8 RT a gasolina.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por rafasantos Ver Post
            Atenção que o prazo de mudança, nada tem haver com o oleo mas sim com o motor.
            Eu na minha astra o prazo de mudança é 30 000 km ou 1 ano, quer use 10w40, 5w40, 5w30 ou 0w30
            Nem por isso..

            Já tive com um manual na mão, não sei se era da Opel, que alertavam para o facto de se o óleo não cumprir os requisitos XPTO não podermos fazer as mudanças de óleo mais prolongadas. Como raramente há 10w40 com especificações dos 5w30 ou 5w40, automaticamente isso invalida os 30mil ou 1 ano.

            10w40 no máximo dos máximos 15mil ou 1 ano mas se for 10mil é o ideal, mais o respectivo filtro.

            Comentário


              #66
              Boas user RafaSantos. Eu tenho um Corsa C e tambem tenho algumas duvidas sobre qual o oleo que devo utilizar.
              Gostava de saber onde foste buscar essa informação de que se pode fazer 30.000 km com qualquer oleo 10w40.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por VascoC Ver Post
                Boas user RafaSantos. Eu tenho um Corsa C e tambem tenho algumas duvidas sobre qual o oleo que devo utilizar.
                Gostava de saber onde foste buscar essa informação de que se pode fazer 30.000 km com qualquer oleo 10w40.


                Na viatura dele e com aquele motor, poderá o 10W40 e desde que respeite a norma da marca, poderá aguentar essa quilometragem.

                Agora no teu caso (no teu motor), haverá que ver o que a marca indica.

                O que manda na periodicidade de troca do óleo, é o motor em si.

                Claro que depois e para além da viscosidade (10W40, 5W40, 5W30... etc), haverá que atender além disso, à norma que a marca indica.

                Não é somente olhar para a viscosidade.

                Mas o melhor, é passar pelo tópico dos óleos.

                Já agora: http://forum.autohoje.com/boxes/335-...oleos-351.html

                Comentário


                  #68
                  Boas Nto. Pois o problema está precisamente nas normas que o oleo tem de cumprir para poder fazer os 30.000km.
                  É que o user RafaSantos associa somente os km que o oleo pode fazer com a viscosidade. Por essa logica ele pode meter oleo da marca USO 10w40 do Contimente e fazer 30.000km.
                  Por isso é que eu pergunto onde foi ele buscar essa informação.

                  Comentário


                    #69
                    Pois se calhar expressei-me mal, e claro que as normas são importantes. Se calhar mais importantes que a própria viscosidade

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por rafasantos Ver Post
                      Pois se calhar expressei-me mal, e claro que as normas são importantes. Se calhar mais importantes que a própria viscosidade
                      Bem falado!



                      (como já vimos que o consumo de óleo é típico de alguns 1.0VVTi e já estamos a dispersar a conversa, seria sensato continuar a conversa no tópico dos óleos)

                      Comentário


                        #71
                        Para encerrar este assunto e serguirmos com o topico em frente é importante que o RafaSantos e toda a gente perceba que o mais importante na qualidade do oleo são as normas que este deve cumprir e não a viscosidade em si.
                        Se a Opel recomenda que um oleo para poder fazer 30.000km num determinado motor tem de respeitar a norma XXX, teoricamente qualquer oleo que cumpra essa norma independentemente da viscosidade serve. Podemos ter duas marcas de oleo com a mesma viscosidade 5w40 e só uma delas cumprir a norma XXX para os 30.000km.
                        O que acontece normalmente é que as normas mais exigentes dos construtores só se encontram em oleos com uma viscosidade mais baixa 0w30, 0w40, 5w30, 5w40.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por VascoC Ver Post
                          Para encerrar este assunto e serguirmos com o topico em frente é importante que o RafaSantos e toda a gente perceba que o mais importante na qualidade do oleo são as normas que este deve cumprir e não a viscosidade em si.
                          Se a Opel recomenda que um oleo para poder fazer 30.000km num determinado motor tem de respeitar a norma XXX, teoricamente qualquer oleo que cumpra essa norma independentemente da viscosidade serve. Podemos ter duas marcas de oleo com a mesma viscosidade 5w40 e só uma delas cumprir a norma XXX para os 30.000km.
                          O que acontece normalmente é que as normas mais exigentes dos construtores só se encontram em oleos com uma viscosidade mais baixa 0w30, 0w40, 5w30, 5w40.
                          Como eu já expliquei eu expressei-me mal, e falei no meu motor em concrrto e na marca de oleo que uso

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por VascoC Ver Post
                            Para encerrar este assunto e serguirmos com o topico em frente é importante que o RafaSantos e toda a gente perceba que o mais importante na qualidade do oleo são as normas que este deve cumprir e não a viscosidade em si.
                            Se a Opel recomenda que um oleo para poder fazer 30.000km num determinado motor tem de respeitar a norma XXX, teoricamente qualquer oleo que cumpra essa norma independentemente da viscosidade serve. Podemos ter duas marcas de oleo com a mesma viscosidade 5w40 e só uma delas cumprir a norma XXX para os 30.000km.
                            O que acontece normalmente é que as normas mais exigentes dos construtores só se encontram em oleos com uma viscosidade mais baixa 0w30, 0w40, 5w30, 5w40.
                            Isso pode ser certo actualmente, mas nos carros mais antigos sei que os construtores recomendam coisas que duvido que hoje em dia se levem a sério.

                            Como eu disse, segundo o manual do meu carro, posso usar 15w40 que respeite a norma API SH durante 15.000 km.
                            Alguém o faria?

                            Comentário


                              #74
                              Greetings!

                              Uma vez usei Mobil 1 100% sintético 15w50 no meu A4 1.6 de 1997 para 15.000km.
                              Mas só usei esse óleo porque me foi oferecido por um amigo e porque era Mobil 1 100% sintético.
                              Não tive problemas nenhums. Normalmente usava 0w40 Mobil 1.

                              Mas não comparar com 15w40 Castrol GTX ou marca hiper 5LT 10€.
                              Esses 15w40 são normalmente óleos minerais.
                              Sei que existem uns Alfas com motores a gasolina muito rotativos que usam 10w60 e etc.
                              Mas esses óleos não são dos de 5lt 10 euros Minerais...

                              É provavel que se andarem com um yaris na Algéria durante o verão, 15w40 (50 ou mais) para mudar a 3.000km será das melhores escolhas.
                              Especialmente durante as tempestades no deserto.

                              Qualquer óleo 15w mineral durante o inverno por cá, é melhor deixar o carro aquecer uns 5m antes de andar com ele.
                              E mudar no máximo aos 5.000km.
                              15.000 é procurar encontrar uma pasta preta muito engraçada por todo o motor.
                              Ainda por cima sendo um japonês VVti que gosta é de óleo super fino. 0w20?

                              Tecnología VVT-i - YouTube

                              Cumprimentos

                              ps. No outro dia ajudei um casal de velhotes a escolher o óleo no Jumbo.
                              Traziam um papel do mecânico a pedir Galp perfoma 10w40. Mas como este estava a 32€ 5lt vi o velhote a pegar no 15w40 porque estava a +-13€ da marca branca Uso ou parecido.
                              Não resisti e perguntei-lhe qual era o carro. Era para um Fiesta 1.1.
                              Disse-lhe que precisava antes do 10w40 e apontei para o da marca branca que estava a 17€ e disse que dava para 10.000km.
                              Virei costas quando me disseram obrigado. Não sei o que fizeram mas acredito que muita gente vai e compra o mais barato.
                              Depois o carro não presta porque avariou.

                              Comentário


                                #75
                                Atenção a uma coisa que não é devidamente explicada.

                                O motor só fica com pasta preta se o óleo ficar muito tempo sem ser mudado. É por isso que de sintético até mineral os intervalos são encurtados.

                                Comentário


                                  #76
                                  Venho aqui desenterrar o tópico, para expor uma situação semelhante à que iniciou o mesmo.

                                  Yaris 1.0 VVT-i, ano 2006.

                                  Cerca de 92.000km, com mudança aos 85.000, nas nossas mãos desde os 83.000km. Levou BP Visco 5000 5W-30, e filtro novo. Não sei que óleo tinha antes. Acontece que neste período de tempo, o carro foi atestado 1 vez com 1L, ou seja, até agora bebeu 2L de óleo. Não deita fumo azulado, não larga óleo, líquido refrigerante normal. Apenas não verifiquei a 'humidade' de óleo no escape.

                                  IPO normal no mês passado, sem qualquer desconformidade relativa a emissões.

                                  Ideias, opiniões e sugestões aceitam-se para minimizar o consumo e identificação do problema.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Fazer um teste de compressão era a minha primeira opção.
                                    Se for segmentos podem ser apenas os raspadores e neste caso o teste de compressão nada vai ajudar.

                                    Levantar o carro no ar e procurar bem por fugas com o motor a trabalhar, pode haver fugas apenas com o circuito de óleo em pressão.

                                    Verificar o liquido de refrigeração e se ha oleo no escape, se necessário desmontar as panelas e verificar na linha de escape.

                                    Colocar o óleo recomendado com as especificações correctas, no entanto depois do mal feito de nada deve adiantar.


                                    Mesmo assim aposto nos segmentos e se for o caso mais vale um bloco novo.

                                    Comentário


                                      #78
                                      BP Visco 5000 5W-30 num yaris???

                                      Não me admiro com o consumo, usa 10w40.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por brm2 Ver Post
                                        BP Visco 5000 5W-30 num yaris???

                                        Não me admiro com o consumo, usa 10w40.


                                        O 5w30 a respeitar a norma, também é um dos óleos indicados para o motor em causa.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                          O 5w30 a respeitar a norma, também é um dos óleos indicados para o motor em causa.

                                          o livro até pode falar no 5w30 mas neste tipo de clima e no motor em questão é uma perfeita estupidez. O user que aplique 10w40, depois relate o consumo.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por brm2 Ver Post
                                            o livro até pode falar no 5w30 mas neste tipo de clima e no motor em questão é uma perfeita estupidez. O user que aplique 10w40, depois relate o consumo.


                                            Um 5W30, também está adequado ao clima.

                                            Mas sim, se está a ter esse consumo, que tente passar para o 10W40 a ver se atenua o mesmo.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Já fui confirmar o escape. Não há sinal de óleo.

                                              Fugas também não me parece que tenha, pois não aparecem pingos no chão.

                                              Na próxima revisão vou optar por um 10w-40, a ver se atenua.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Muito estranho esse consumo. Que tipo de condução fazes? Eu vendi um Yaris 1.0 de 1999, na altura com 220.000km e não consumia rigorosamente nada entre revisões. Sempre levou 5W40, normalmente BP, uma vez ou outra da Shell. E até conheço quem tenha um Yaris de 2005 1.4 D4D que sempre levou 10W40 ou 15W40 (nem comento......) e tem um consumo de óleo muito baixo.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Faz 80% cidade, 30% trajectos inferiores a 5 km. Parece-me um consumo de óleo absurdo. O veículo em questão é conduzido pela 'maria', pelo que não anda acelerador no tapete, nem calcar ovos. Estilo de condução despreocupado (média de CB de 4.8-5.3L/100km).

                                                  Sempre tive a noção destes motores serem de guerra, mas como não sabemos os tratos que terá tido no passado.

                                                  Temos cá em casa um 2.0 D-4D (Avensis Verso) e entre revisões, baixa aí 10% com o mesmo 5W-30, Visco 5000, que foi o óleo que sempre levou.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Ao contrário do que já disseram no tópico, eu na minha mégane a gasolina, 1.4 16v, tinha um consumo de óleo muito pequeno e usava ELF sxr 5w40, no entanto mudei para o ELF sxr 5w30 e o pouco que consumia desapareceu. E casos destes conheço muitos. Se o yaris do user Fype7 faz muita cidade e percursos curtos não é estranho o consumo de óleo.

                                                    Nos percursos curtos o motor nem aquece, logo sem estar à temperatura de serviço o material ainda não dilatou para colmatar as folgas, e já se sabe que em cidade a esticar segundas e terceiras entre semáforos etc etc é uma condução muito exigente e não ajuda nesse aspecto. Mas realmente esse consumo é muito alto, secalhar a rodagem foi feita a martelo, tanta gente que vai levantar carros novos e vão logo para a AE mais próximo ver quanto dá..

                                                    Comentário

                                                    AD fim dos posts Desktop

                                                    Collapse

                                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                                    Collapse
                                                    Working...
                                                    X