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Troca do fole de transmissão

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    #31
    Originalmente Colocado por Elios Ver Post
    O que é que vocês andam a fazer ao foles?

    Num dos carros o primeiro fole rompeu-se aos 330K por volta dos 14 anos, sujar por sujar as mãos, mudei os 4, aprox. 7€ por cada Kit (foles, abraçadeiras e massa)
    O outro carro lá de casa vais para 170K a caminho dos 8 anos,nada a apontar nesse sentido

    A carrinha do meu Pai, motor a beber tanto oleo como gasoleo, injecção nas ultimas, finalmente gripou a caixa de velocidades aos 370k com 10 anos e nunca levou um fole que fosse e já nem irá levar

    Falando de Renault, conheço um Magoo, o do sogro que vai com 140k e também sem problemas nesse campo


    Agora falando da Norauto e dos serviços, a mim, faz-me muita confusão à mioleira como existem pessoas a terem coragem para lá ir mudar uma distribuição, agora pneus, oleo ou carregar o ar-condicionado, isso é a brincar e realmente é daquelas coisas que qualquer um faz
    Falando dos produtos, eles ás vezes têm promoções que são em conta. Quando algo corre mal e faz falta comprar algo ás pressas ao Domingo, estão abertos, e têm alguns produtos dificeis de encontrar que podem não ser do melhor mas que servem para o efeito.

    Fora de promoção eles são bem mais caros que as casas de peças e decididamente piores mecanicos que a maioria das oficinas e mesmo que o tipico gancheiros, por outro lado têm que dar a cara e garantia daquilo que fazem
    Romper um fole é uma coisa tão simples como...bater num buraco!

    O meu desta vez, rasgou-se com uma pedra, deu-lhe dois golpes, provavelmente quando passei numa zona de obras e bati num buraco com cascalho..alias a estrada estava em cascalho..e foi o suficiente.

    Depois há aqueles que com o tempo vão perdendo a elasticidade da borracha e acabam por romper..é tão simples quanto isto lol

    Comentário


      #32
      Eu até acho que não e de certeza que nem de perto nem de longe como bater num buraco.
      A transmissão situa-se por cima do triangulo ou braço da suspenção, logo existe alguma protecção do mesmos, não é como bater em buracos, aliás no carro mais idoso com 370K todos os anos em média uma das jantes vai a arranjar devido aos nossos famosos buracos e a alguma falta de cuidada e acredita que apesar de ser um ligeiro anda em muitos estradões e afins e não é por isso que se rompem os foles assim ás três pancadas, aliás uma vez chegou a descer aos lagosteiros (para quem conhece) o que para um carro sem tracção integral, não foi uma muito boa ideia, conseguiu sair de lá mas mesmo à queima.
      O que tem 170k para piorar as coisas é um SUV e é daqueles que é utilizado para aquilo que foi feito em vez de andar de "saltos altos" como muitos que se vêm por aí e nem por isso os foles se rompem apesar de o charrion e as protecções estarem bem marcadas.

      E de certeza que com certeza que com 70K ou semelhante a não ser que seja daqueles carros que faz 5k ao ano não existem muitas razões para foles e borrachas estarem ressequidos.

      É verdade que há a quem aconteçam coisas chatas que não a acontecem frequentemente aos outros, mas isso é porque ou têm realmente muito azar ou porque abusam a sério do material

      Comentário


        #33
        Foles a durarem 370.000 não é normal, é paranormal.

        O teu caso é que é realmente estranho e não os outros.

        Comentário


          #34
          Olha que são dois carros a ficarem-se por esses valores, o meu foi aos 330K que mudou os foles (mas que tem actualmente 370k) e o do meu pai nem se mudaram porque a carrinha deu o berro pouco depois dos 370k (mas se fizeres questão disso, até posso deixar umas fotos dos foles paranormais da carrinha quando tenha tempo para isso uma vez que ficou para peças para a outra carrinha de serviço e as transmições ainda estão no lugar)
          E nem vejo razão para não aguentarem esse tempo e o mesmo espero que aconteça com o SUV, mudar foles é dos trabalhos num carro que mais detesto.

          Talvez haja mais uma razão, há marcas que investem mais no material que outras e depois há diferenças na durabilidade do mesmo, mas material a ceder com poucos quilometros e pouco tempo é para mim estranho e se os utilizadores de uma determinada marca/modelo acham isso normal, bem será uma marca/modelo que eu não compraria mas talvez esta seja uma das diferenças entre quem faça manutenção aos seus carros e quem a dê a fazer, eu dou muita importancia à esperada fiabilidade do que compro

          Comentário


            #35
            Boas.

            Venho aqui desenterrar este tópico pelas piores razões.

            Ultimamente só tenho feito cidade com o meu Ibiza 6L, mas a semana passada tive de me deslocar à capital e fui de carro (ultimamente tenho optado pelos transportes públicos pela comodidade e alguma economia), acontece que na viagem em nacional a ~100km/h ouvia um ruído de rolamento algo longiquo que se destacava quando curvava à direita, é um ruído que só se ouve com o rádio desligado e atenção, uma espécie de toc toc toc que aumentava de frequência com a velocidade. No regresso, com algum receio, vim pela AE sempre nos 110km/h, pensando que tinha um rolamento gripado ou uma treta dessas. Cheguei tranquilo.

            Dias depois, pedi a um rapaz conhecido meu, que por sinal é mecânico com alguma experiência, que desse uma vista de olhos. Ele experimentou o carro e não notou nada (lá está, para ouvir o ruído é preciso estar atento e conhecer o carro), pelo sim pelo não, levantou-se o carro e deu-se uma vista de olhos. Deparámo-nos com 2 foles de transmissão rotos (o do lado esquerdo tinha sido trocado há 2 anos!!! Mas é um bocado "crónico" dos Ibizas comerem foles de transmissão), sendo que do lado direito já tem aspecto de estar assim há uns tempos, visto que havia aquela massa "peganhenta" na parte interior da jante, demos uma limpeza e tal, vimos que o pendural também já não estava em muito bom estado e ficámos de falar para proceder à troca do material. O problema é que nesta altura é um pincel para encontrar spots para fazer a troca. Fui à Midas e pedem-me balurdios e não aprecio muito o trabalho deles, o rapaz faz-me o serviço na boa e a preços porreiros, mas o problema é a disponibilidade. Fui a mais 2 oficinas "Ah amigo, agora Natal e depois Ano Novo, passe cá depois do ano novo" "Amigo, vamos fechar para férias" etc e tal e o caraças

            Acontece que estou com um bocado receio de andar com o carro, sob pena de estragar alguma coisa, visto que já ouço qualquer coisa a cantar do lado direito do carro e cheira-me que a junta himocinética (ou cardan ou ponteira de transmissão ou o raio que o parta) já deve estar a gripar por falta de massa daquela manhosa, visto já ter perdido pelo fole roto.

            Se fosse trocar os foles, meter massa e tal, a coisa ia, já que a mossa não era grande, agora começo a pensar se a andar todos os dias não vou tar a estragar ainda mais e no fim ainda tenho de meter uma ponteira ou cardan ou junta ou o raio que o parta novo...!!!

            Tou mesmo lixado com isto... E o que mais me lixa é que o carro fez IPO há poucos meses, e tive debaixo do carro com o inspector e tudo estava impecável, sem nada, por isso andava descansado, e agora esta porcaria, e o pior é que preciso do carro todos os dias.

            Enfim.

            Comentário


              #36
              Este problema é muito simples.
              Se vais ter que desmontar a roda direita para proceder á troca do fole, então também compras a junta homocinética.

              Como se costuma dizer, já estás com a mão na massa...

              Eu andei algum tempo com uma junta homocinética danificada (fazia toc toc para o lado esquerdo) e nunca se ressentiu, mas notava que com o passar do tempo o barulho se intensificava. Nunca mudei nada porque o carro só fazia 3 km por dia pelo que estava à vontade.
              Mas se tivesse que mudar o fole, aproveitava o trabalho e mudava a junta.

              Com isto quero dizer que te estás a preocupar em demasia, anda lá os 2 ou 3 dias com o fole roto à vontade que depois, por bom senso, deverás mudar a junta homocinética (que pelos vistos no teu caso até a direito já faz alguma ressonânica, o que mostra que não está assim tão pouco danificada).

              Podes também ter ao mesmo tempo um rolamento gripado como disseste e bem.

              Comentário


                #37
                O fole custa uns 15€(SKF, Febi,etc) + 1h de mão de obra para montar

                Comentário


                  #38
                  O problema é que já ando com isto assim há 1 semana e tal (quando detectei o ruído) e sei lá há quanto tempo é que aquilo andava assim.

                  A junta não me preocupa visto que não é muito caro, o meu medo é de estragar/partir uma transmissão...

                  Provavelmente estou a fazer uma grande tempestade, mas tenho algum receio que algo aconteça de mais grave. Vou hoje falar com o mecânico para verificar a disponibilidade

                  Comentário


                    #39
                    Não partes a transmissão.

                    Uma homocinética danificada não parte com duas tretas.

                    Comentário


                      #40
                      E existe algum problema de segurança ao andar com o carro assim?
                      Essa junta homocinetica é coisa para que valores?

                      Obrigado.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                        E existe algum problema de segurança ao andar com o carro assim?
                        Essa junta homocinetica é coisa para que valores?

                        Obrigado.
                        O problema que há é poderes ficar apeado.

                        Uma junta homocinética rondará os 50/70€ na maioria dos casos.

                        Comentário


                          #42
                          Se já ouves barulhos vais ter de trocar a junta homocinética e vais por isso anda até conseguires uma vaga na oficina.

                          Infelizmente já não deves ir a tempo de a salvar.

                          Abraço.

                          Comentário


                            #43
                            Tenho um carro que andou algum tempo(estou a ser simpático) com o fole da transmissão roto, só reparei quando já tinha massa preta por toda a jante, troquei o fole e não foi necessário mudar mais nada

                            Comentário


                              #44
                              Muda isso quanto antes. Isso é barato se fores a tempo. Eu deixei andar no meu, e deixei andar outras coisas, quando realmente ''parei'' para o mandar fazer as pequenas reparações que fui desmazelando, cheguei a conclusão que tinha era de trocar de carro.

                              Comentário


                                #45
                                Gmigas

                                Como já te disseram troca tudo...

                                Quanto ao não haver vaga nas oficinas, o meu Corolla anda a bater "castanholas" há mais de 10k km, foi à IPO de onde trouxe a anotação de um fole roto (trocado há menos de 1 ano) e irá continuar assim mais 2k km quando parar para a revisão.

                                Comentário


                                  #46
                                  Já fui ao mecânico com o gajo, um Sr. muito conhecido aqui na zona guru de VAG. Demos uma volta de teste e já ficou orçamentada a reparação. Segundo o Sr. ainda não está em estado crítico, visto que o barulho só se ouve em andamento após os 80km/h pelo que 2a feira (vá lá...) vai entrar em bloco operatório e verificar a situação. Até ver vou arrotar 115€ com foles originais.

                                  Comentário


                                    #47
                                    desculpem la o desenterro do topico, mas é só para divulgar o meu caso com a Feuvert, depois de montra suspensão nova em casa, as 20h não tinha grandes alternativas para no dia a seguir ir á Ipo.
                                    Na Ipo mandaram alinhar de novo. tem 10m/k

                                    Comentário


                                      #48
                                      desculpem la o desenterro do topico, mas é só para divulgar o meu caso com a Feuvert, depois de montar suspensão nova em casa,eram 20h não tinha grandes alternativas para no dia a seguir ir á Ipo.
                                      Aviso IPO:
                                      alinhamento rodas diretrizes converg/diverg.sups.5até 10m/k eixo1


                                      Editado pela última vez por rcgomes; 25 February 2014, 06:59.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Alinhar nessas casas(Norauto, Freuvert, etc) nunca é boa ideia, tens que ir a uma casa como deve ser, tens várias coisas mal...

                                        Nessa zona => Pneubase Sintra

                                        Comentário


                                          #50
                                          70€ para mudar um bocado de borracha.

                                          Ir ao mecânico está cada vez mais caro. Felizes daqueles que metem mãos à obra e poupam centenas de euros.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                            Já fui ao mecânico com o gajo, um Sr. muito conhecido aqui na zona guru de VAG. Demos uma volta de teste e já ficou orçamentada a reparação. Segundo o Sr. ainda não está em estado crítico, visto que o barulho só se ouve em andamento após os 80km/h pelo que 2a feira (vá lá...) vai entrar em bloco operatório e verificar a situação. Até ver vou arrotar 115€ com foles originais.
                                            Só está em estado crítico quando a baixa velocidade (manobras) viras completamente o volante e ela dá estalos. Aí sim é preocupante.
                                            Mas as ponteiras de transmissão ou juntas homocinéticas são o cancro dos VAG.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                              Já fui ao mecânico com o gajo, um Sr. muito conhecido aqui na zona guru de VAG. Demos uma volta de teste e já ficou orçamentada a reparação. Segundo o Sr. ainda não está em estado crítico, visto que o barulho só se ouve em andamento após os 80km/h pelo que 2a feira (vá lá...) vai entrar em bloco operatório e verificar a situação. Até ver vou arrotar 115€ com foles originais.
                                              se fosse só fole roto e ainda não fizesse barulhos, mudavas só o fole.. agora na tua situação é preferível pagar mais um pouco e mudar já o cardan todo. se isso já faz barulho é uma questão de tempo até gripar de vez e teres de abrir novamente isso para o mudar.

                                              Comentário


                                                #53
                                                O meu tambem anda a comer foles mas é da caixa de direção. Razao? carro rebaixado e o fole fica a mm da barra. Qualquer oscilação mais bruta em curva o fole roça e rompe com os KM.

                                                2 foles mais MO 53 euros

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Amigo Migas o meu Puntarolas também tem um fole roto vou ter que trocar mas já tenho o celebre toc toc toc! O meu Puntarolas vai à inspeção no sábado em Évora vamos ver o que a coisa vai dar!
                                                  Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                                  Boas.

                                                  Venho aqui desenterrar este tópico pelas piores razões.

                                                  Ultimamente só tenho feito cidade com o meu Ibiza 6L, mas a semana passada tive de me deslocar à capital e fui de carro (ultimamente tenho optado pelos transportes públicos pela comodidade e alguma economia), acontece que na viagem em nacional a ~100km/h ouvia um ruído de rolamento algo longiquo que se destacava quando curvava à direita, é um ruído que só se ouve com o rádio desligado e atenção, uma espécie de toc toc toc que aumentava de frequência com a velocidade. No regresso, com algum receio, vim pela AE sempre nos 110km/h, pensando que tinha um rolamento gripado ou uma treta dessas. Cheguei tranquilo.

                                                  Dias depois, pedi a um rapaz conhecido meu, que por sinal é mecânico com alguma experiência, que desse uma vista de olhos. Ele experimentou o carro e não notou nada (lá está, para ouvir o ruído é preciso estar atento e conhecer o carro), pelo sim pelo não, levantou-se o carro e deu-se uma vista de olhos. Deparámo-nos com 2 foles de transmissão rotos (o do lado esquerdo tinha sido trocado há 2 anos!!! Mas é um bocado "crónico" dos Ibizas comerem foles de transmissão), sendo que do lado direito já tem aspecto de estar assim há uns tempos, visto que havia aquela massa "peganhenta" na parte interior da jante, demos uma limpeza e tal, vimos que o pendural também já não estava em muito bom estado e ficámos de falar para proceder à troca do material. O problema é que nesta altura é um pincel para encontrar spots para fazer a troca. Fui à Midas e pedem-me balurdios e não aprecio muito o trabalho deles, o rapaz faz-me o serviço na boa e a preços porreiros, mas o problema é a disponibilidade. Fui a mais 2 oficinas "Ah amigo, agora Natal e depois Ano Novo, passe cá depois do ano novo" "Amigo, vamos fechar para férias" etc e tal e o caraças

                                                  Acontece que estou com um bocado receio de andar com o carro, sob pena de estragar alguma coisa, visto que já ouço qualquer coisa a cantar do lado direito do carro e cheira-me que a junta himocinética (ou cardan ou ponteira de transmissão ou o raio que o parta) já deve estar a gripar por falta de massa daquela manhosa, visto já ter perdido pelo fole roto.

                                                  Se fosse trocar os foles, meter massa e tal, a coisa ia, já que a mossa não era grande, agora começo a pensar se a andar todos os dias não vou tar a estragar ainda mais e no fim ainda tenho de meter uma ponteira ou cardan ou junta ou o raio que o parta novo...!!!

                                                  Tou mesmo lixado com isto... E o que mais me lixa é que o carro fez IPO há poucos meses, e tive debaixo do carro com o inspector e tudo estava impecável, sem nada, por isso andava descansado, e agora esta porcaria, e o pior é que preciso do carro todos os dias.

                                                  Enfim.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Só os foles e mão de obra? Ou o cardan? Esrtou a pensar levar o meu ao Roady se chumbar!
                                                    Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                                    Já fui ao mecânico com o gajo, um Sr. muito conhecido aqui na zona guru de VAG. Demos uma volta de teste e já ficou orçamentada a reparação. Segundo o Sr. ainda não está em estado crítico, visto que o barulho só se ouve em andamento após os 80km/h pelo que 2a feira (vá lá...) vai entrar em bloco operatório e verificar a situação. Até ver vou arrotar 115€ com foles originais.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por DMartins Ver Post
                                                      Só os foles e mão de obra? Ou o cardan? Esrtou a pensar levar o meu ao Roady se chumbar!
                                                      esse preço presumo que são só foles mais MO, cardan completo é mais caro.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Vejam o minuto 2.40, a técnica que o homem usa para pôr o fole de direcção sem tirar a rótula, nunca tinha visto

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                                                          #58
                                                          Mudar o cardan ou só o fole o procedimento é o mesmo, o cardan tem de sair na mesma

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                                                            #59
                                                            sim, mas o preço do material a aplicar é diferente, como é lógico. não sei se no caso do ibiza vendem só a homocinética ou tem de levar ponteira completa. e ponteira completa é coisa para perto de 200 euros.
                                                            Editado pela última vez por ravager; 26 February 2014, 11:37.

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                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por diogocoelho Ver Post
                                                              O meu tambem anda a comer foles mas é da caixa de direção. Razao? carro rebaixado e o fole fica a mm da barra. Qualquer oscilação mais bruta em curva o fole roça e rompe com os KM.

                                                              2 foles mais MO 53 euros
                                                              mas a solução aí é simples.. se a rebaixadela está abusada levanta-o um bocadinho. antes ter o carro um pouco mais "feio" esteticamente do que tê-lo a comer foles de x em x tempo.

                                                              Comentário

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