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O que significa um motor diesel a fumar pela vareta do oleo?
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Originalmente Colocado por MadDragon Ver PostNão sabe, não opina.
O teste da vareta com o motor a funcionar verificando o fumo é legítimo - como o MarcoSPinto já disse e bem.
O que não é legítimo é avaliar a saúde pela quantidade de óleo espirrada pelo orificio da vareta e também pela tampa do óleo nas cabeças.
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Originalmente Colocado por nribeiro Ver PostO sair salpicos de óleo pela tampa também não indica nada. O meu Laguna faz e tem a ver com o facto da arvore de cames estar logo por baixo da tampa e com o motor a trabalhar é normal que salpique. Já o meu Clio mkI não fazia...
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Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver PostEstamos a falar daquele fumo tipo vapor (esbranquiçado) e não de fumo negro igual ao que sai do escape. Neste segundo caso claro que é preocupante.
A arquitectura do motor pode explicar isso. O facto de ser injector bomba, o facto de ser um motor com alta taxa de compressão, o facto de usar um óleo específico, o facto do copo da vareta estar junto a uma zona do cárter susceptível de fazer escapar o calor e os vapores.
Já referi por outro tópico. Num encontro de TDI em que estavam uns 12 PD130, fez-se o teste da vareta e todos salpicavam óleo e fumo (o tal vapor).
Não acredito que os 12 carros estivessem com o motor nas lonas.
O de 143cv não é common rail?
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Originalmente Colocado por veterano Ver PostBoas
Passagem de compressão para o carter não é problema?
É.
fumo a sair pela varêta não é problema ?
Depende se o fumo é da alta temperatura do óleo ou gases de escape.
Não há resposta universal porque os motores não tem todos a mesma arquitectura.
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Andar a espirrar óleo pela vareta não augura nada de bom. Um "fuminho" é normal fazer, é do óleo estar quente.
Eu tenho uma Astra 1.7 tds que já anda a salpicar óleo pela vareta e sai de lá vapor (do óleo quente) que mais parece uma panela de pressão. No entanto o motor ainda tem força de sobra para puxar a "carroça", mas já sei que qualquer dia vai ter de abrir para levar segmentos e bronzes tudo novo.
Fica aqui um video da minha (na altura andava a meter ar no circuito de gasóleo, já foi resolvido juntamente com a correia que patinava e a fuga no colector).
Offspring, o teu faz este vapor junto com os salpicos?
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viva ! ando em vias de comprar uma carrinha ontem fiz bastantes kms para ver uma kangoo D55 , quando tiro a vareta deita fumo ( menos escuro que o teu ) e quando acelerava deitava salpicos de oleo, ( este motivo foi causa de não fazer negocio, agora estou pensando se não perdi uma boa oportunidade porque a carrinha estava mesmo muito impecavel ) sempre associe que quando se tira a vareta e tem esses sintomas é mau sinal, e com razão porque, hoje fui ver uma combo motor 1.7 isuzu tirei a vareta e nada de fumo.
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Boas
Ventilação o carter; não devem existir fumos dentro do carter tira qualidades ao óleo estes gases possuem emissões prejudiciais tais como hidrocarbonetos, monóxido de carbono e óxidos de nitrogênio e são uma fonte de poluição do ar.
Mas gases de escape e até algum combustível passam sempre para o interior do motor que contribui para as emissões de escape serem elevadas assim para cumprir o euro 1/2/3/4 e 5 os fabricantes dos motores utilizam uma válvula PVC que tem a função de enviar os gases internos do motor para a Conduta de admissão para serem novamente queimados mas esta técnica tem mais de 20 anos hoje este processo de reenvio dos gases está mais evoluído; tenho um DCI com 85.000klm que não sai fumo pela varêta .... salpicar em alguns motores é normal fumo/vapores têm que ser incolores.
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Originalmente Colocado por offpring Ver Postviva ! ando em vias de comprar uma carrinha ontem fiz bastantes kms para ver uma kangoo D55 , quando tiro a vareta deita fumo ( menos escuro que o teu ) e quando acelerava deitava salpicos de oleo, ( este motivo foi causa de não fazer negocio, agora estou pensando se não perdi uma boa oportunidade porque a carrinha estava mesmo muito impecavel ) sempre associe que quando se tira a vareta e tem esses sintomas é mau sinal, e com razão porque, hoje fui ver uma combo motor 1.7 isuzu tirei a vareta e nada de fumo.
Curiosamente e tal como tu, também vi um 1.7 isuzu atmosférico e retirando a vareta não fazia vapores (o óleo estava frio) e apenas saía um "arzinho" muito ligeiro, nada a ver com a pressão do meu, que é basicamente o mesmo motor só que com turbo.
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Originalmente Colocado por rfsbaptista Ver PostOffspring, o fumo que o meu manda pela vareta nem é bem fumo, é tipo vapor de estar quente. A questão é a pressão com que o vapor sai pelo buraco da vareta, que no me caso já é alguma.
Curiosamente e tal como tu, também vi um 1.7 isuzu atmosférico e retirando a vareta não fazia vapores (o óleo estava frio) e apenas saía um "arzinho" muito ligeiro, nada a ver com a pressão do meu, que é basicamente o mesmo motor só que com turbo.
Acho que motor do teu carro tem bomba convencional são bons motores, conheço quem tem esse motor tem muitos kilometrs tem passagem de compressão
para o carter é táxi e continua a trabalha mas troca o óleo de 5.000 em 5.000 klm.
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