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Limpar motor de gasolina "perda de potencia e consumos elevados"

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    #91
    Originalmente Colocado por bellsb88 Ver Post
    Mais dados fresquinhos:

    Consumo medio das pequenas viagens que faço todos os dias, sempre o mesmo trajecto sem transito apenas as mesmas manobras de circulação todos os dias, 6 paragens em stop´s, semaferos e rotundas...

    Distancia 2.2km

    13.3l - manha ida
    10.9l - almoço volta
    11.4l - almoço ida
    12.0l - tarde volta

    11.3l - manha ida
    9.6l - almoço volta
    10.8l - almoço ida
    9.2l - tarde volta

    11.7l - manha ida
    9.3l - almoço volta
    10.8l - almoço ida
    9.7l - tarde volta

    16.0l - manha ida
    13.7l - almoço volta
    12.5l - almoço ida
    12.1l - tarde volta

    Vou actualidando á medida que for fazendo as viagens :p
    Tentando ser útil:

    - Em viagens de 2,2 km essas médias parecem-me normais, dependendo eventualmente do tipo de trajecto (se tem muitas subidas, stops, algum pára-arranca, etc). Para te dar uma noção, a minha A4 TDI tem uma média real de cerca de 40.000 km de 6,0 litros (tudo apontado), mas se sair com ela a frio da garagem e fizer 2.2 km nas imediações da minha casa, valores de 9 litros ou mais aparecem no CB com facilidade.
    Motor frio + alguns períodos de ralenti + um arranque após um ou outro stop e semáforo fazem isso com facilidade, ainda mais num carro a gasolina que ainda tem algum peso. Se o terreno não for muito plano, isto é ampliado.

    - Se fizeres trajectos longos em AE a uma velocidade estabilizada (tipo 120 km/h) podes ter uma noção mais concreta do que ele está a gastar. Do mesmo modo, fazer vias rápidas na casa dos 90 km/h também te deveria dar consumos alinhados pelo valor do consumo misto anunciado (8,xx ?).

    - Procura no spritmonitor.de por carros iguais ao teu (e com a mesma motorização), e vê se os teus consumos estão muito distantes dos consumos médios que existem lá (esquece os mínimos, porque isso costuma ser condução hypermilling e/ou com condições muito especiais).

    - Vê se o carro em plano consegue atingir a velocidade máxima anunciada (nem que seja de ponteiro). Não tenhas medo de puxar as mudanças até ao redline (nem que seja um tracinho antes), pois o motor está feito para isso. Desconheço o caso específico deste Lancia, mas alguns carros como o meu Civic tinham a 5ª tão longa que a velocidade máxima é atingida em 4ª. Em casos destes. Tu consegues ir em 4ª a fundo com 210 km/h de ponteiro, meter a quinta e vir para os 170 km/h (sempre com o pé a fundo).
    Não estou a dizer que o Lancia tem uma caixa assim, e como não sei, vai para AE, puxa a quarta até ao final do conta-rotações (vê a velocidade a que vais), e só depois é que mudas para quinta.

    Isoladamente, o carvão no escape diz zero! Trajectos pequenos fazem com que o carvão se acumule, e os primeiros minutos de funcionamento fazem sempre com que se acumule água no escape (mais nos carros a gasolina), o que fim conjunto com a pressão de acelerares, vais fazer com que água com carvão salte.
    Mas isso é normal!

    Motores com outra concepção (e menos rodados) conseguem ser mais limpos, mas aqui o que não é normal é ficar-se a acelerar o carro a frio ao ralenti e a olhar para o que sai do escape.


    A outra opção seria mandares fazer um teste de potência e compressão - algo que te diria mais sobre o estado do motor e os cavalos que está a debitar.


    Em todo o caso, podes estar mesmo a ser hipocondríaco.
    Um carro a gasolina dessa geração, dessa cilindrada e desse segmento não fará facilmente 6 ou 7 litros numa condução despreocupada, como aliás os próprios dados do fabricante (sempre muito optimistas) confirmam.

    Tenta antes de mais perceber o que podes esperar de um carro desses com um motor desses.

    É que não tens aí um Toyota Aygo 1.0...

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post
      Tens o pé pesado? Isso foi em cidade?
      nop..
      240km em AE e o resto em vila e aldeia
      numca foi a cima dos 110km/h com estes 39l

      ps. o carro antigo, fiat palio 1.2, fazia 650km nestas mesmas voltas e mesmas velocidades

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por bellsb88 Ver Post
        100% exclarecido :D
        devias estar na faculdade a dar aulas pah


        Ainda bem que ficaste esclarecido.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por bellsb88 Ver Post
          new info:
          60€ foram 39l e com esses fiz 375km

          condução mista AE e urbano sem experiencias... acham normal? não é exagerado o antigo carro fazia 650km nas voltas que dei com este...



          Antes disso, tinhas enchido o depósito?

          E encheste o depósito agora...

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por bellsb88 Ver Post
            nop..
            240km em AE e o resto em vila e aldeia
            numca foi a cima dos 110km/h com estes 39l

            ps. o carro antigo, fiat palio 1.2, fazia 650km nestas mesmas voltas e mesmas velocidades
            Então há aí problemas, certamente. Eu com 40 litros faço uns 550km km, e o meu carro é parecido com o teu em peso e potência.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
              Tentando ser útil.

              ali naqueles 39l que so renderam 375km
              240 km foi em AE o resto foi em vila sem estar parado em filas ou somaferos, não existem por cá

              8l é uma miragem... já temtei, mas nem com o carro ao relantim a descer longas descidas lol
              sim o motor é longo e a quarta puxa muito... vai aos 160km com facilidade, mais não puxei mais... a 5ª é mono, não desenvolve ou desenvolve pouco e para subir em 5ª tenho de puxar bem o carro se não morre

              no site spritmonitor.de: o consumo MEDIO de varias viavens, que me pareceu mais correcto seria numca assima dos 9l

              gostei muito da resposta, completa e construtiva ;)

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por nto Ver Post
                Antes disso, tinhas enchido o depósito?

                E encheste o depósito agora...
                so pux os 60€ e vi quanto rendia fora isso ia pondo 30 de cada vez que ia ás bombas

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post
                  Então há aí problemas, certamente. Eu com 40 litros faço uns 550km km, e o meu carro é parecido com o teu em peso e potência.
                  pois parece-me que come demasiado... é quase o dobro :/ que carro tens já agora
                  Obrigado

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por bellsb88 Ver Post
                    so pux os 60€ e vi quanto rendia fora isso ia pondo 30 de cada vez que ia ás bombas


                    Então e por muito que queiras, não tem valores correctos.

                    O melhor a fazer, é mesmo encher o depósito até cima.... andares e depois, encheres novamente depois.

                    Só aí terás um valor correcto.

                    Até lá, podes andar a procura de problemas onde eles não existem, por não estares a fazer a contas convenientemente... e com contas, quero referir depóstios cheios.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                      Então e por muito que queiras, não tem valores correctos. é mesmo encher o depósito até cima....
                      qual é a diferença de enxer o deposito? acho que já conheço bem o deposito para saber quantos litros é que bebe de cada vez que me desloco ás bombas... a menos que as bombas debitem menos litros do que aparece no monitor :/

                      já andei o suficiente para enxer 5 depositos... 20l+8 de reserva é 50% do deposito aquilo só leva 60l ou 58l

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por bellsb88 Ver Post
                        qual é a diferença de enxer o deposito? acho que já conheço bem o deposito para saber quantos litros é que bebe de cada vez que me desloco ás bombas... a menos que as bombas debitem menos litros do que aparece no monitor :/

                        já andei o suficiente para enxer 5 depositos... 20l+8 de reserva é 50% do deposito aquilo só leva 60l ou 58l



                        A diferença, é que consegues fazer calculos certos...

                        Por acaso e sempre que vais encher o depósito, sabes quantos litros te ficaram (ainda tinhas) no interior?

                        E quanto à luz da reserva/CB, o mesmo dá um valor aproximado, tendo por base os últimos 30km (por regra, este valor), percorridos.


                        Concluíndo e se queres fazer as contas como deve ser, faz com os depósitos cheios.

                        Acredita que só tens a ganhar (forma correcta fazer cálculos), além de que possivelmente, se irá verificar que até podes mesmo não ter nenhum problema.



                        Agora, é claro que fica ao teu critério, que queres apostar nos depósitos cheios, para aferir verdadeiramente real consumo...

                        Ou se preferes estar a especular... podendo estares a trocar peças e afins, onde afinal não existe nada de errado.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por nto Ver Post
                          tendo por base os últimos 30km (por regra, este valor), percorridos.
                          Tens ceteza disso?
                          é que pelo que já reparei a luz da reserva acende consuante a posição do carro, isto claro, quando está mesmo a entrar na reserva...
                          não me parece ser estimativa... a reserva considero com o carro plano e quando acende em plano... em todos os apontamentos ele não gastou menos do que aqui referi, por essa logica havia viagens em que iria consumir muito menos... e o gasto é linear... tenho anotado quantos km´s faz de reserva a reserva a reserva sempre seguido, com x litros e o consumo é sempre linear :/

                          isso parece-me correcto quando não se conhece o carro ou ainda se andou pouco com ele e se quer tirar resultados rapidos
                          Editado pela última vez por bellsb88; 21 August 2013, 10:59.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por bellsb88 Ver Post
                            Tens seteza disso?
                            é que pelo que já reparei a luz da reserva acende consuante a posição do carro, isto claro, quando está mesmo a entrar na reserva...
                            não me parece ser estimativa... a reserva considero com o carro plano e quando acende em plano... em todos os apontamentos ele não gastou menos do que aqui referi por essa logica avia viagens em que iria consumir muito menos... e o gasto é linear... tenho anotado quantos km´s faz de reserva a reserva com x litros e o consumo é sempre linear :/

                            isso parece-me correcto quando não se conhece o carro ou ainda se andou pouco com ele e se quer tirar resultados rapidos



                            Sim, tenho a certeza do que estou a referir-te.

                            A sério e antes de entrares em outros despesas, enche o depósito ao carro... anda à vontade e quando chegar altura de colocar novamente combustível... enche-o de novo.

                            Faz isso umas 3 vezes (digamos), para ter uma ideia ainda mais precisa de vários depósitos cheios.

                            Comentário


                              tens noção da despesa que isso é? 3 depositos cheios? são 180litros? gasto isso ao longo do ano no aquecimo em casa :/

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por bellsb88 Ver Post
                                tens noção da despesa que isso é? 3 depositos cheios? são 180litros? gasto isso ao longo do ano no aquecimo em casa :/


                                Sim, tenho noção...

                                Mas antes de inventar em outras coisas, começaria por aí.

                                Comentário


                                  se isso é motor que faz muitos percursos curtos a frio, essas médias altas não são nada de estranhar... e depois depende também do pé direito.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                                    se isso é motor que faz muitos percursos curtos a frio, essas médias altas não são nada de estranhar... e depois depende também do pé direito.
                                    por favor leiam minimamente.......
                                    .
                                    .
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                                    Originalmente Colocado por bellsb88 Ver Post
                                    nop..
                                    240km em AE e o resto em vila e aldeia
                                    numca foi a cima dos 110km/h com estes 39l

                                    ps. o carro antigo, fiat palio 1.2, fazia 650km nestas mesmas voltas e mesmas velocidades

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por bellsb88 Ver Post
                                      pois parece-me que come demasiado... é quase o dobro :/ que carro tens já agora
                                      Obrigado
                                      Laguna 1, 1.8 a gasolina, 95 cv.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por bellsb88 Ver Post
                                        por favor leiam minimamente.......
                                        .
                                        .
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                                        Bates na mesma tecla e nós também. Médias com depósitos parciais = ZERO.

                                        Comentário


                                          então e se estes consumos forem de deposito xeio?

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por bellsb88 Ver Post
                                            então e se estes consumos forem de deposito xeio?


                                            Mas de depóstio cheio, ainda não sabes quais são os consumos...

                                            Enquanto não o fizeres, estás a apontar numa direcção, que se calhar nem tem razão de ser.

                                            Pelo menos, se não queres ter várias amostras, faz pelo menos uma....

                                            Atesta até à rolha.... andas até teres pouco combustível.... e atestas novamente.



                                            Ao menos, aferes pelo menos uma vez a média como deve ser e sim, terás de encher dois depósitos para fazeres pelo menos, uma vez o "estudo" forma correcta.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                              Mas de depóstio cheio, ainda não sabes quais são os consumos...

                                              Enquanto não o fizeres, estás a apontar numa direcção, que se calhar nem tem razão de ser.

                                              Pelo menos, se não queres ter várias amostras, faz pelo menos uma....

                                              Atesta até à rolha.... andas até teres pouco combustível.... e atestas novamente.



                                              Ao menos, aferes pelo menos uma vez a média como deve ser e sim, terás de encher dois depósitos para fazeres pelo menos, uma vez o "estudo" forma correcta.
                                              Concordo, sempre fiz as minhas médias depois de atestar o depósito.

                                              Comentário


                                                As médias nada têm a ver se são com depósitos cheios ou depósitos parciais! O que interessa são os km totais e os litros totais (não é o dinheiro pq em cada bomba poderá ser um valor).

                                                Junta uns papéis de uns 3 mil km e aí já poderás ter uma noção exacta do consumo real desse carro, contigo, nas tuas utilizações. Ok, 2 mil km já dará para tirar umas ideias...

                                                Já fizeste o que te disse? Ou tens medo que essa geringonça italiana não aguente?

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                                  As médias nada têm a ver se são com depósitos cheios ou depósitos parciais! O que interessa são os km totais e os litros totais (não é o dinheiro pq em cada bomba poderá ser um valor).

                                                  Junta uns papéis de uns 3 mil km e aí já poderás ter uma noção exacta do consumo real desse carro, contigo, nas tuas utilizações. Ok, 2 mil km já dará para tirar umas ideias...

                                                  Já fizeste o que te disse? Ou tens medo que essa geringonça italiana não aguente?
                                                  Opah tenho medo de rebentar com alguma coisa mais fragilizada :p
                                                  se não tenho 2000km´s já deve andar muito perto... mas sim tenho lá guardados todos os papelinhos e os km´s feitos com cada um deles, organizados do antigo para o mais recente

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por JorgeVieira Ver Post
                                                    Concordo, sempre fiz as minhas médias depois de atestar o depósito.


                                                    Sem sombra de dúvidas, que é a melhor forma e mais exacta de ter os consumos.

                                                    Independentemente da capacidade do depósito, é encher.... andar... e no final voltar a encher.

                                                    Depois é fazer a velha conta da regra "três simples".

                                                    Comentário


                                                      A minha megane 1.4 16v também andava assim com esses problemas por causa do carvão excessivo, porque a maior parte das vezes nem ás 2.500 rpm dá para chegar, depois de fazer uma viagem ao algarve ficou bastante melhor e responde melhor. Agora começou foi a ficar com o relanti instável que tal como as bobines defeituosas é típico neste motor, ou seja o sensor de relanti sujo ou estragado. Mas não sei como limpar aquilo, dá para limpar o sensor com aqueles sprays para limpar a admissão? não faz mal molhar o sensor com spray?

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                        Bates na mesma tecla e nós também. Médias com depósitos parciais = ZERO.
                                                        Nem mais!

                                                        Médias feitas a olho valem zero, como já foi dito.

                                                        Eu próprio já caí nesse erro no passado.

                                                        Podes estar a andar à caça de fantasmas...

                                                        Comentário


                                                          Mas é mesmo isso!!!! Assim não vale nada.

                                                          Comentário


                                                            descarbonisaçao

                                                            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                            Isso está bom...

                                                            Isso do carvão no escape é falta de umas 3ª esticadas......
                                                            isso de limpar o motor ke nao puxa em 5 e anda bem em3 e 4 em vez de desmontar o motor faz o seguinte mete-lhe um oleo simtetico quanto mais fino melhor um 0w5 quando ouvires as tuches a telintar e a gosma do motor limpa tiras o oleo metes outro ao fim de 500 km tiras e metes um oleo bom muito fino nao senao vais ouvires barulitos para começar mete um 15 w 20 fazes 5000km tiras e metes semi sintetico 10w 40 vais ver qe o motor faz mais 147.000km
                                                            e qe a malta fala sem conhecimento de causa e vao logo pro mais dificil desmotar motor com 147.000kmcusta me ler essas coisas espero tere ajudado faz isso e depois diz alguma coisa

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por kusac Ver Post
                                                              isso de limpar o motor ke nao puxa em 5 e anda bem em3 e 4 em vez de desmontar o motor faz o seguinte mete-lhe um oleo simtetico quanto mais fino melhor um 0w5 quando ouvires as tuches a telintar e a gosma do motor limpa tiras o oleo metes outro ao fim de 500 km tiras e metes um oleo bom muito fino nao senao vais ouvires barulitos para começar mete um 15 w 20 fazes 5000km tiras e metes semi sintetico 10w 40 vais ver qe o motor faz mais 147.000km
                                                              e qe a malta fala sem conhecimento de causa e vao logo pro mais dificil desmotar motor com 147.000kmcusta me ler essas coisas espero tere ajudado faz isso e depois diz alguma coisa

                                                              Ele para fazer isso, mais vale meter um oleo detergente de limpeza.
                                                              É que meter oleos 0w5 em carros que em principio devem usar 10w40...
                                                              Não deve ser muito bom.

                                                              Comentário

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