Originalmente Colocado por bellsb88
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- Em viagens de 2,2 km essas médias parecem-me normais, dependendo eventualmente do tipo de trajecto (se tem muitas subidas, stops, algum pára-arranca, etc). Para te dar uma noção, a minha A4 TDI tem uma média real de cerca de 40.000 km de 6,0 litros (tudo apontado), mas se sair com ela a frio da garagem e fizer 2.2 km nas imediações da minha casa, valores de 9 litros ou mais aparecem no CB com facilidade.
Motor frio + alguns períodos de ralenti + um arranque após um ou outro stop e semáforo fazem isso com facilidade, ainda mais num carro a gasolina que ainda tem algum peso. Se o terreno não for muito plano, isto é ampliado.
- Se fizeres trajectos longos em AE a uma velocidade estabilizada (tipo 120 km/h) podes ter uma noção mais concreta do que ele está a gastar. Do mesmo modo, fazer vias rápidas na casa dos 90 km/h também te deveria dar consumos alinhados pelo valor do consumo misto anunciado (8,xx ?).
- Procura no spritmonitor.de por carros iguais ao teu (e com a mesma motorização), e vê se os teus consumos estão muito distantes dos consumos médios que existem lá (esquece os mínimos, porque isso costuma ser condução hypermilling e/ou com condições muito especiais).
- Vê se o carro em plano consegue atingir a velocidade máxima anunciada (nem que seja de ponteiro). Não tenhas medo de puxar as mudanças até ao redline (nem que seja um tracinho antes), pois o motor está feito para isso. Desconheço o caso específico deste Lancia, mas alguns carros como o meu Civic tinham a 5ª tão longa que a velocidade máxima é atingida em 4ª. Em casos destes. Tu consegues ir em 4ª a fundo com 210 km/h de ponteiro, meter a quinta e vir para os 170 km/h (sempre com o pé a fundo).
Não estou a dizer que o Lancia tem uma caixa assim, e como não sei, vai para AE, puxa a quarta até ao final do conta-rotações (vê a velocidade a que vais), e só depois é que mudas para quinta.
Isoladamente, o carvão no escape diz zero! Trajectos pequenos fazem com que o carvão se acumule, e os primeiros minutos de funcionamento fazem sempre com que se acumule água no escape (mais nos carros a gasolina), o que fim conjunto com a pressão de acelerares, vais fazer com que água com carvão salte.
Mas isso é normal!
Motores com outra concepção (e menos rodados) conseguem ser mais limpos, mas aqui o que não é normal é ficar-se a acelerar o carro a frio ao ralenti e a olhar para o que sai do escape.
A outra opção seria mandares fazer um teste de potência e compressão - algo que te diria mais sobre o estado do motor e os cavalos que está a debitar.
Em todo o caso, podes estar mesmo a ser hipocondríaco.
Um carro a gasolina dessa geração, dessa cilindrada e desse segmento não fará facilmente 6 ou 7 litros numa condução despreocupada, como aliás os próprios dados do fabricante (sempre muito optimistas) confirmam.
Tenta antes de mais perceber o que podes esperar de um carro desses com um motor desses.
É que não tens aí um Toyota Aygo 1.0...
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