Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Relato de uma limpeza ao FAP com Liqui Moly e agora também da Admissão/EGR/MAP-Fotos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por jmralves Ver Post
    ecoflex,

    Sabes se depois da limpeza do fap da tua Astra, a centralina foi programada de modo a "pensar" que tinha um fap novo?

    Isto é, se foram reiniciados os parâmetros de controlo do fap?
    Não faço ideia, mas penso que não.

    Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
    Com o aproximar do final de vida do FAP, as regenerações começam a ser mais frequentes.
    Infelizmente não acho que exista qualquer carro com FAP, que faça a indicação que o processo de regeneração está em curso.
    Ou seja, para muitos utilizadores, nem sequer reparam que o carro está em modo regenerativo, quanto mais aperceberem-se da sua frequência...

    Uma regeneração nunca consegue devolver ao FAP um nível de colmatação zero. As regenerações vão deixando sempre alguns pequenos valores residuais. Quando a diferença entre a saturação do filtro e a regeneração é praticamente nula, o filtro encontra-se em fim de vida. Nessa altura só por processos mecânicos ou a aquisição de um filtro novo.

    A manutenção, em particular a limpeza que se fala neste tópico, é importante para preservar e dilatar o ciclo de utilização do FAP.
    De um modo simplista, o FAP da minha Astra faz um ciclo habitual entre os 30 e os 90%. Já o pude comprovar com o OP-Com por diversas vezes. Neste intervenção ficou a 0% e notei claramente que as regenerações ficaram mais espaçadas e que ainda se mantém actualmente.
    Editado pela última vez por Ecoflex; 26 February 2015, 22:07.

    Comentário


      Por carolice, aqui ficam as fotos do tubo que se rompeu (vê-se bem o rasgo) e o encosto que fazia no radiador. O tubo é bem grande, tendo inclusive uma parte em metal que não se vê na foto. Também dá para ver a malha de protecção deslocada.



      Comentário


        Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
        Infelizmente não acho que exista qualquer carro com FAP, que faça a indicação que o processo de regeneração está em curso.
        O meu tem um indicador no quadro de instrumentos... Pensava que era coisa comum.

        Comentário


          Originalmente Colocado por fsx Ver Post
          O meu tem um indicador no quadro de instrumentos... Pensava que era coisa comum.
          Que carro é? O mais comum é não ter...

          Comentário


            Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
            Que carro é? O mais comum é não ter...
            Alfa Mito 1.6. A luz é esta:

            Acende a cada 1.000/1.500 km dependendo do andamento, fica ligada durante uns 5-10 km e durante esse tempo sai algum fumo branco do escape nas recuperações. É isto ou estou a fazer confusão?

            Comentário


              Originalmente Colocado por fsx Ver Post
              Alfa Mito 1.6. A luz é esta:

              Acende a cada 1.000/1.500 km dependendo do andamento, fica ligada durante uns 5-10 km e durante esse tempo sai algum fumo branco do escape nas recuperações. É isto ou estou a fazer confusão?
              Pela descrição é isso tudo.
              É o primeiro que conheço com o indicador de "regeneração em curso"!
              É uma informação útil para o condutor.

              Comentário


                Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                Pela descrição é isso tudo.
                É o primeiro que conheço com o indicador de "regeneração em curso"!
                É uma informação útil para o condutor.
                Lendo a descrição é o avisador de quando o fap está entupido (blocked) ou seja, esse mito deve fazer muita cidade. Não será avisador de regenerações periódicas mas mais em caso de entupimento.

                Comentário


                  Isso é o aviso que o FAP esta entupido, todos os carros têm isso, apesar de alguns indicar o aviso de ''avaria no sistema anti-poluiçao'' com a imagem do motor em amarelo. Quando esta entupido ao ponto que pode por em risco a sua integridade, ai todos avisam, quando esta normalmente a regenerar, ainda nao vi nenhum que avisasse.

                  Se acende a cada 1000-1500km quer dizer que a cada 1000-1500km, o FAP atingue um ponto de tal saturaçao que tem de avisar para efectuar a regeneraçao o que quer dizer que ha constantes interrupções à regeneração por percursos demasiados curtos. Aconselho a estar sempre atento ao nivel do oleo, se ele subir, muda-lo o mais rapidamente possivel, e preparar um FAP com uma vida util curta e a causar futuros problemas.
                  Editado pela última vez por Drifter; 27 February 2015, 01:58.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                    Isso é o aviso que o FAP esta entupido, todos os carros têm isso, apesar de alguns indicar o aviso de ''avaria no sistema anti-poluiçao'' com a imagem do motor em amarelo. Quando esta entupido ao ponto que pode por em risco a sua integridade, ai todos avisam, quando esta normalmente a regenerar, ainda nao vi nenhum que avisasse.

                    Se acende a cada 1000-1500km quer dizer que a cada 1000-1500km, o FAP atingue um ponto de tal saturaçao que tem de avisar para efectuar a regeneraçao o que quer dizer que ha constantes interrupções à regeneração por percursos demasiados curtos. Aconselho a estar sempre atento ao nivel do oleo, se ele subir, muda-lo o mais rapidamente possivel, e preparar um FAP com uma vida util curta e a causar futuros problemas.
                    Vocês estão a colocar em causa o que o user referiu sobre o seu próprio carro. Espero que estejam cientes e convictos das vossas afirmações.

                    Comentário


                      eu já tive o erro de saturação no gtc, no quadrante. Acendeu a luz de motor. os pedais acusaram ECN242f56 e ECN242f66. 15minutos de AE a 2500rpm, resolveram a questão até hoje! os erros desapareceram depois dos 15m, quando voltei a fazer o "jogo de pedais"

                      Comentário


                        Pedais? O que fazes com os pedais nesta situação?

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                          Por carolice, aqui ficam as fotos do tubo que se rompeu (vê-se bem o rasgo) e o encosto que fazia no radiador. O tubo é bem grande, tendo inclusive uma parte em metal que não se vê na foto. Também dá para ver a malha de protecção deslocada.



                          Esse tubo é para estar mesmo encostado ao radiador, ou sofreu algum deslocamento?

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                            Vocês estão a colocar em causa o que o user referiu sobre o seu próprio carro. Espero que estejam cientes e convictos das vossas afirmações.
                            O que o Drifter está a dizer faz todo o sentido, até porque 1000 a 1500 kms entre regenerações é muita coisa.
                            A dita luz acende, quando as regenerações são sistematicamente interrompidas e o carro faz uma regeneração forçada, ou seja, quando o do filtro já está num nível de saturação para lá da sua tolerância.
                            Não é estar a questionar se tem um aviso ou não, apenas diferentes interpretações do aviso que efectivamente aparece.
                            De qualquer forma seria de todo pertinente existir um aviso para quando o carro está a regenerar, ou melhor ainda, seria sabermos quanto tempo falta para uma regeneração, através de um indicador de saturação do filtro.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                              Esse tubo é para estar mesmo encostado ao radiador, ou sofreu algum deslocamento?
                              Eu sempre o vi assim. Este já é o novo, com a malha metálica a interpor-se entre a borracha do tubo e o radiador. Depois coloco uma foto para verem como estava antes, com o tubo antigo, ainda com a malha no sítio próprio (esqueci-me se o fazer ontem quando coloquei estas).

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                Lendo a descrição é o avisador de quando o fap está entupido (blocked) ou seja, esse mito deve fazer muita cidade. Não será avisador de regenerações periódicas mas mais em caso de entupimento.
                                Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                Isso é o aviso que o FAP esta entupido, todos os carros têm isso, apesar de alguns indicar o aviso de ''avaria no sistema anti-poluiçao'' com a imagem do motor em amarelo. Quando esta entupido ao ponto que pode por em risco a sua integridade, ai todos avisam, quando esta normalmente a regenerar, ainda nao vi nenhum que avisasse.

                                Se acende a cada 1000-1500km quer dizer que a cada 1000-1500km, o FAP atingue um ponto de tal saturaçao que tem de avisar para efectuar a regeneraçao o que quer dizer que ha constantes interrupções à regeneração por percursos demasiados curtos. Aconselho a estar sempre atento ao nivel do oleo, se ele subir, muda-lo o mais rapidamente possivel, e preparar um FAP com uma vida util curta e a causar futuros problemas.
                                Originalmente Colocado por TREPADOR Ver Post
                                O que o Drifter está a dizer faz todo o sentido, até porque 1000 a 1500 kms entre regenerações é muita coisa.
                                A dita luz acende, quando as regenerações são sistematicamente interrompidas e o carro faz uma regeneração forçada, ou seja, quando o do filtro já está num nível de saturação para lá da sua tolerância.
                                Não é estar a questionar se tem um aviso ou não, apenas diferentes interpretações do aviso que efectivamente aparece.
                                De qualquer forma seria de todo pertinente existir um aviso para quando o carro está a regenerar, ou melhor ainda, seria sabermos quanto tempo falta para uma regeneração, através de um indicador de saturação do filtro.
                                A mim também me parece que seja o filtro saturado (já vi essa luz num A4 2.0 tdi).

                                Comentário


                                  Obrigado pelos esclarecimentos, já aprendi alguma coisa.
                                  Os 1000-1500 km que disse são uma estimativa de cabeça porque na verdade não presto muita atenção ao assunto. Às tantas é com menos frequência do que isso, o que bate certo com serem regenerações forçadas e não as normais. E sim, é um carro que faz bastante cidade.

                                  Comentário


                                    Boas pessoal,

                                    Ontem encomendei do sítio do costume um produto da Liqui Moly para limpar a EGR pois tenho a luz do motor acesa no qual o erro é da EGR já não acendia este erro a 2 meses vou agora experimentar usar este produto a ver senão tenho que comprar uma EGR nova.

                                    Editado pela última vez por Mitojtdm; 27 February 2015, 14:09.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por MAzdaNIAx Ver Post
                                      Pedais? O que fazes com os pedais nesta situação?
                                      sabes os erros gravados na centralina.

                                      Comentário


                                        E aqui fica a foto do tubo antigo, penso que ainda no sítio certo. A malha do novo (como podem ver acima) é mais abrangedora.

                                        Comentário


                                          Nesta foto em que estão os 2 tubos (novo e velho), vemos que afinal a malha protectora é igual, e que apenas saiu do sítio onde devia estar.

                                          Comentário


                                            Ecoflex, parabéns pelo tópico

                                            Ando a ponderar comprar o aditivo Protecção Filtro de Partículas da Liqui Moly para o meu Smart Fortwo. A Fap tem regenerado bem, mas como a maior parte dos quilómetros são feitos em cidade, tenho medo que com o tempo o filtro avarie ou fique completamente obstruído.

                                            Acham que este aditivo é uma boa aposta?

                                            http://www.liqui-moly.pt/liquimoly/p...cument&land=PT

                                            Desde já agradeço a vossa ajuda.
                                            Editado pela última vez por rmesquita; 02 March 2016, 20:58.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por rmesquita Ver Post
                                              Ecoflex, parabéns pelo tópico

                                              Ando a ponderar comprar o aditivo Protecção Filtro de Partículas da Liqui Moly para o meu Smart Fortwo. A Fap tem regenerado bem, mas como a maior parte dos quilómetros são feitos em cidade, tenho medo que com o tempo o filtro avarie ou fique completamente obstruído.

                                              Acham que este aditivo é uma boa aposta?

                                              http://www.liqui-moly.pt/liquimoly/p...cument&land=PT

                                              Desde já agradeço a vossa ajuda.
                                              Eu sou a favor de uma manutenção preventiva, por isso acho que fazes bem. Mas não conheço esse produto, portanto falar dele não posso. Agora, a marca costuma ser uma boa referência...

                                              Um conselho, que até poderá servir para outros aditivos, convém usar como manda o fabricante, ou seja, nas proporções adequadas. Como o depósito do smart deve ser pequeno, terás que fazer uma adaptação a isso. Colocas num depósito cheio, gastas 1/4, voltas a atestar e novamente no 1/4 seguinte. Era assim que eu faria.

                                              Na embalagem deve dizer quando deves repetir o processo (coisa como 2 ou 3 mil kms), mas acho que ninguém faz isso com essa regularidade. Se o fizeres a cada revisão, já deves ser um dos mais assíduos.

                                              Nota: Já usei o Spulung deles e recomendo. É para o sistema de injecção e costumo usar após a revisão

                                              Comentário


                                                Olha aquele tubo rasgado junto ao radiador. Oh PauloJorge, anda cá ver isto..

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                  Olha aquele tubo rasgado junto ao radiador. Oh PauloJorge, anda cá ver isto..
                                                  Ele já viu...há 1 ano atrás

                                                  EDIT: Quando isto me aconteceu a informação que me prestaram na Opel é que nos Astras esta situação é rara, mas é bem mais frequente nos Insignias.
                                                  Editado pela última vez por Ecoflex; 02 March 2016, 23:10.

                                                  Comentário


                                                    Não custava meter um plástico a agarra ao tubo do AC(?) e esse...

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                      Não custava meter um plástico a agarra ao tubo do AC(?) e esse...
                                                      O mecânico que tratou disto disse: "A Opel no seu melhor". Tive que lhe dar razão...

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                        Não custava meter um plástico a agarra ao tubo do AC(?) e esse...
                                                        Muito gostas tu de inventar... deves pensar que eles lucram é na venda dos carros!

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                          Eu sou a favor de uma manutenção preventiva, por isso acho que fazes bem. Mas não conheço esse produto, portanto falar dele não posso. Agora, a marca costuma ser uma boa referência...

                                                          Um conselho, que até poderá servir para outros aditivos, convém usar como manda o fabricante, ou seja, nas proporções adequadas. Como o depósito do smart deve ser pequeno, terás que fazer uma adaptação a isso. Colocas num depósito cheio, gastas 1/4, voltas a atestar e novamente no 1/4 seguinte. Era assim que eu faria.

                                                          Na embalagem deve dizer quando deves repetir o processo (coisa como 2 ou 3 mil kms), mas acho que ninguém faz isso com essa regularidade. Se o fizeres a cada revisão, já deves ser um dos mais assíduos.

                                                          Nota: Já usei o Spulung deles e recomendo. É para o sistema de injecção e costumo usar após a revisão
                                                          O conteúdo da embalagem é suficiente para 50 - 70 litros de gasóleo. Como o fortwo tem um deposito de 33 litros, vou utilizar o metade aditivo num deposito cheio e passado 2000 kms uso a outra metade, recomendação do fabricante.
                                                          Se ficar satisfeito com os resultados, mais tarde irei usar este aditivo no meu GTC.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por rmesquita Ver Post
                                                            O conteúdo da embalagem é suficiente para 50 - 70 litros de gasóleo. Como o fortwo tem um deposito de 33 litros, vou utilizar o metade aditivo num deposito cheio e passado 2000 kms uso a outra metade, recomendação do fabricante.
                                                            Se ficar satisfeito com os resultados, mais tarde irei usar este aditivo no meu GTC.
                                                            Ok, também serve. Não sei é se consegues controlar muito bem o meio da embalagem...

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por fsx Ver Post
                                                              O meu tem um indicador no quadro de instrumentos... Pensava que era coisa comum.
                                                              A minha C4 Picasso de 2008 com o motor PSA 1.6HDI 110cv também não tem qualquer tipo de informação quando está a fazer uma regeneração de gases, através de algumas pesquisas cheguei a este vídeo https://www.youtube.com/watch?v=DoR_cBai-DM onde me parece ter alguma lógica, porque no livro de manutenção do veiculo diz que o fusível F4 pertence ao desembaciador do vidro traseiro e FAP Mas eu já estou num estudo mais avançado o fusível F4 é o que alimenta o desembaciador/ FAP , por isso também se pode ir buscar uma alimentação directamente ao fusível ( onde fiz uma previa analise e verifiquei que o fusível só tem energia quando o desembaciador funciona), mas a duvida está numa coisa, ao ligarmos o desembaciador também ligávamos o sistema de regeneração na próxima semana chegam uns LED que mandei vir através do Ebay e não perco nada em fazer a montagem, já que percebo disto. Agora se vai funcionar será outro assunto .
                                                              Editado pela última vez por Soure; 06 March 2016, 11:23.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X