Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Duvidas de Algibeira na Mercedes W210 E220Cdi Station Avantgarde (ano 2000)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Duvidas de Algibeira na Mercedes W210 E220Cdi Station Avantgarde (ano 2000)

    Como a minha carrinha já tem uns aninhos (é do ano 2000) , lanço este tópico "Duvidas de Algibeira que vão surgindo na Mercedes W210 E220Cdi Station Avantgarde " , para ir colocando duvidas e partilhando problemazinhos que começam a aparecer de uma forma cada vez mais frequente

    Começo com um problema com que estou neste momento entre mãos, o qual ja tinha lançado aqui, mas recomendaram-me colocar aqui nas boxes,

    http://forum.autohoje.com/off-topic/...post1068440495



    Tenho uma mercedes Classe E 220CDI 143CV (ano 2000)

    Ha uns dias comecei a sentir um mau cheiro a oleo queimado em viagem

    Como ando sem a tampa plastica da cobertura do motor, bastou abrir o capot para saltar a vista que na zona da cabeça está um derramamento

    Primeiro pensei que fosse gasoleo, uma vez que esta na zona dos tubinhos do retorno

    Tirei estas fotos ontem antes de o lavar na agulheta da lavagem de alta pressao







    Entretando arranquei para lisboa, e 300KM depois parece-me que ainda esta mais borrado.
    Nitidamente parece-me oleo e não gasoleo

    Gostava da vossa opinião antes de me por a mexer.

    Isto são velas ou injectores ?

    Será só uma questão de aperto , ou terei que substituir algum o-ring ?

    Penso que ja li em tempos isto tratar-se de um problema comum, certo ?









    Entretanto já me explicaram que teria que comprar um anilho de cobre e o respectivo parafuso, o que fiz hoje de manhã

    Mas tenho algumas duvidas:


    >Troco apenas a anilha do que esta a verter , ou é melhor trocar todas?

    >Ja que vou ter o injector fora, devo aproveitar para limpar de alguma forma ?

    >Tenho que aplicar algo na rosca , por ex massa cobreada, vedante, cola, etc ?

    >Tenho que apertar com uma chave normal ou dinamometrica ? Se for dinamometrica qual o aperto ?

    >E preciso desligar a bateria ou basta desligar a chave ?

    >e como limpo isto ? Petroleo ?

    >Que cuidado tenho que ter ao limpar ? e a ferrar o gasoleo no final / evitar ar no circuito ?

    >É melhor sacar o injector com o motor Frio, Morno ou QUente ?

    A quente deve ser mais facil ... mas havera algum inconveniente ?
    Visto aqui, o processo de remover o injector ate parece facil...


    https://www.youtube.com/watch?v=EEJxuJr5RkE

    Obrigado
    Editado pela última vez por Civismo; 06 April 2015, 21:02.

    #2
    Comprei ha bocado estas chaves no leclerc a 1€ / cada, e acho que vou sacrificar uma delas para fazer um saca de injectores, ou seja vou cortar a parte da boca e coloca-la num angulo de 90 graus, para encaixar na parte onde costuma estar a peça 101




    Comentário


      #3
      Ja mudei a anilha da ponta do injector no meu motor 220CDi !

      Ainda passei pela mercedes para perceber quanto custaria fazer lá este serviço, e a estimativa de 100€ deu-me animo para arriscar um DIY (Faça Você Mesmo).



      O processo foi demorado , cerca de 5 horas (mais uma ou duas a reunir todas as ferramentas) , e é um trabalho sujo
      Felizmente tive a ajuda de um amigo apaixonado por mecanica, se bem que a area dele é mais a dos motores a gasolina.

      Muitas vezes pensei que mais valia ter pago os 100€ , contudo tambem obtive algum prazer na realização deste trabalho . Mas percebi que 100€ (ja com iva) de facto é um valor adequado e mais do que justo para este serviço !!!

      Na net chamam a estas fugas comuns nos injectores dos mercedes de "Black Death, e percebe-se porque !
      É incrivel a quantidade de caramelho preto que se gera a volta do injector, no meu caso iniciei o processo com o motor a quente, uma vez que assim é muito mais facil remover o injector.
      Nao precisei de ferramentas especiais, o injector estava bastante solto e duas pessoas a puxar foi o suficiente










      O mais dificil e demorado foi mesmo limpar tudo : colocamos um rolhão de pano no orificio do injector , para evitar que caissem residuos para dentro do motor, e raspamos tudo muito bem .
      O mais demorado talvez tenha sido mesmo limpar o orificio do parafuso de aperto, estava cheio de caramelo / alcatrao.
      Foi um trabalho de muita paciencia, em que foi saindo aos bocadinhos.
      Segui ainda uma dica que tinha lido algures na net: aproveitei o parafuso velho e dei-lhe dois golpes ao longo da rosca, para ajudar a escariar o lixo que havia na rosca. Antes de o levar ao orificio, corri-o numa porca para ter a certeza que a rosca estava OK.

      Limpar o orificio do Injector foi a proxima dificuldade. Optamos por um rolhão de pano com petroleo, a volta de um tudo VD de electricidade.
      como a zona onde assenta a anilha de cobre estava algo carbonizada derivado ao tempo em que a fuga durou, foi necessario colocar uma lixa muito fina na ponta do tudo VD , paa ajudar a limpar


      Claro que ha ferramentas proprias , seguem exemplos :

      Product Card



      Pelos vistos limpar a zona da anilha é mesmo uma das partes mais delicadas, pois ha o riscos de novas fugas, como aconteceu a este :
      Injector seat cleaning tool - Mercedes-Benz Forum

      Deve ainda haver cuidado em evitar deixar cair lixo para dentro do motor.
      Ha quem retire uma vela e injecte ar comprimido ,por forma a obrigar o lixo a sair pelo buraco do injector.
      Optei por outro truque que li: Dar à chave por uns segundos , e usar o proprio cilindro para soprar

      Depois limpei o injector :



      Nesta foto nota-se um dos orificios injectores na ponta. Salvo erro sao 5 ou 6 no total





      Nao fiquei nada contente foi com o facto do batente da anilha de cobre do lado do injector estar a ficar corroido, possivelemente derivado à fuga que deve ter durado algum tempo, nota-se que nao esta uniforme , espero que a anilha de cobre vede bem .
      Por acaso li algures sobre um tipo que usa antes as anilhas de cobre dos motores 2.2cdti da honda, pois supostamente sao similares mas melhores


      Editado pela última vez por Civismo; 19 April 2015, 11:17.

      Comentário


        #4
        Apliquei ainda a massa branca no injector antes de o montar de volta.
        Montei tudo de volta, ja fiz uns kilometros, e até ao momento tudo Ok
        Vou andar de olho em eventuais fugas





        Por ultimo, ficam as medidas da peça que prende o injector.
        Ou seja, são 12mm, por isso se algum dia tiver que fazer um saca para injectores o ideal sera faze-lo com 12.5 ou 13 mm

        Comentário


          #5
          Por ultimo, reafirmo que fiz isto mais por aventura do que por outra coisa.

          O carro ja tem 15 anos, e tenho uma carrinha peugeot partner para alem desta mercedes, por isso mesmo que algo corresse muito mal, nao ficava a pé ;)

          Reafirmo ainda que os 100€ que a marca pede para este serviço são mais que justos !

          Depois ha ainda o lado pratico da coisa , no meu caso tenho imensa ferramenta, mas ha sempre algo que falta, ainda tivemos que inventar um raspador para remover o alcatrao da rosca a partir de um bocado de arame.
          E não tenho uma oficina ou local coberto para fazer isto, por isso foi mesmo na rua, sob o sol , vento e ameaças de chuva
          E depois ha sempre aquela emoçao de a qualquer momento poder passar uma patrulha da PSP e dizer que a rua nao é oficina e que nao poderia estar ali a fazer aquilo




          Depois ha ainda as partes que correm mal, sobretudo quando estamos a falar de borrachas de plasticos e borrachas ressequidos com 15 anos , como aconteceu com este tubo de retorno que partiu-se (mas o meu amigo bricoleiro deu-lhe um jeito )






          Por ultimo ha ainda as duvidas que vão surgindo , umas delas faceis de encontrar no google, outras nem por isso .

          A maior duvida que me surgiu foi mesmo qual o valor do aperto que se deve dar no final com a chave dinamometrica ao parafuso torx ??

          Li sitios onde debatiam se eram 7 ou 70 , lol

          O mais consensual pareceu-me ser os 42nm

          O meu amigo apertou a olho, mas gostava de saber qual o valor exacto, pois receio que possa estar menos apertado do que deveria.

          A chave que usamos é igualzinha a esta:




          (e aqui esta um tutorial que explica como usar: www.care4wheels.com • Ver Tópico - [TUTORIAL] Como usar uma chave dinamométrica )

          Comentário


            #6
            Belo trabalho, companheiro. E muito bem explicado.

            Desejamos que fique igual a novo (pelo menos).

            Ao fim de 15 anos, quantos Km tem a máquina?

            Comentário


              #7
              Gostei muito de ler. Os meus parabéns por colocares a mão na massa.

              Comentário


                #8
                Quantos Km's tem o bólide?

                Comentário


                  #9
                  ninguém te ia chatear... eles têm mais com que se coçar

                  Comentário


                    #10
                    Boas, esta quase com 300.000

                    Fui buscar a alemanha com menos de quatro anos, em 2004, com 112.000 Kms

                    Deviam ser reais , pois foi comprada num stand mesmo da mercedes. Devia ser leasing, carro de serviço de alguem , daqueles contratos em que os gestores das empresas têm direito a um carro novo de 4 em 4 anos, tal como acontece muito ca em portugal


                    Nestes 11 anos não tem tido problemas de maior , praticamete só consumiveis

                    Ja lhe mudei um sensor de rotação do voltante do motor, e ainda tudo o que é borrachas e casquilhos da suspensao

                    Tenho problemas para resolver: Mudar a ficha electrica da caixa automatica (tem uma fuga por lá) e tenho que resolver o problema da ferrugem nas borrachas das portas
                    Editado pela última vez por Civismo; 19 April 2015, 22:22.

                    Comentário


                      #11
                      Boas !

                      Tenho uma Carrinha Classe E do ano 2000, W210 , 143CV.

                      Costumo usar pneus 215/55 R16, mas são bastante caros , talvez por ser uma medida pouco standarizada.

                      Sera que posso mudar para 205/55 R16 , os quais ha em mais abundancia e sao muito mais baratos (muitas marcas chegam a ser metade do preço para o mesmo pneu)

                      Ja li algues que nao se pode usar pneus de dimensoes que nao constem no livrete, mas também já ouvi dizer que existe uma pequena tolerancia, salvo erro 5%

                      Obrigado

                      Comentário


                        #12
                        Na IPO passa se tiver a tolerância de 5%. Nas operações STOP levas 120€ (ou mais?) de coima. Por menos de 50€, averbas a medida e podes andar descansado

                        Comentário


                          #13
                          Afinal a fuga que reparei ha dias no injector da minha carrinha 220CDI nao ficou resolvido, apos 1000 KM voltou a bufar naquele mesmo injector.

                          Antes do mais compartilho esta vista espectacular em 3D Studio MAX de como são estes injectores por dento :



















                          Comentário


                            #14
                            Ora bem, como estava a contar, ha umas semanas resolvi substituir a anilha do injector por mim mesmo.

                            Correu relativamente bem , mas entretanto passados 1000KM voltei a sentir o cheiro a queimado.

                            Abri o capot e senti um injector a soprar. Num primeiro momento até pensei que estava outro a bufar, mas não, era o mesmo que tinha reparado.

                            Pensei logo na face do injector que estava a ficar gasta, tal como se pode ver nesta foto:



                            E pelos vistos não me enganei , parece-me que a fuga é mesmo por lá

                            Ja agora , recordo que o injector estava assim limpinho ha 1000 Km atras quando mudei a anilha:





                            E hoje quando o tirei estava assim:





                            Ou seja apesar de o injector estar todo sujo novamente (curiosamente foi mais dificil de o sacar nesta segunda vezes do que ha dois meses), da para perceber que a anilha esta limpinha na zona que assenta na cabeça do motor. Menos mal, era pior se fosse ao contrario, acho eu !

                            Parece evidente que o problema esta na face do injector que encosta na anilha ... ficou corroida pela fuga anterior ...
                            Isto possivelmente é como nas idas ao dentista: Quando se adia um problema para poupar, geralmente acaba-se a gastar mais !





                            E agora ? Será que dá para rectificar ?

                            Ou conseguirei trocar so aquela parte que esta gasta ?
                            Aparentemente aquela parte sai, como se pode ver nas fotos 3D que coloquei ali atras... o meu receio é que ao tentar trocar saltem molas e tal
                            E teria que arranjar um injector igual avariado com a aquela parte intacta....



                            Está a ser trabalhoso, mas pelo meio estou a aprender qualquer coisa, e não me posso dar ao luxo de levar o carro para a oficina , ainda por cima isto de injectores é um bocado um cheque em branco.
                            Por falar em oficinas, ha com cada historia, olhem para esta noticia: http://www.brutaldeboa.com/as-burlas...tes-nem-topam/
                            Claro que pelas atitudes de alguns mancham uma classe profissional inteira, maus profissionais e burloes haverá sempre em todas as areas.
                            Editado pela última vez por Civismo; 07 July 2015, 00:34.

                            Comentário


                              #15
                              Apesar de ja nao ter duvidas sobre o valor do aperto a dar ao parafuso do injector, li bastante numa série de foruns e todos são consensuais em :

                              Aperto de 7NM , e no final mais um aperto de 90 graus, e mais um de 90 graus,

                              Ou seja, apos apertar 7NM com a dinamometrica, ainda leva dois apertos de mais 1/4 de volta cada

                              Ainda tenho é algumas duvidas sobre as dinamométricas: Tenho aqui esta chave que me emprestaram, mas a escala de NM começa muito acima dos 7NM... Possivelmente é para coisas mais brutas, como apertar pernes das rodas , por ex ...

                              Que chave recomendam para este efeito ??









                              Eis um artigo interessante de como usar uma chave dinamometrica, mas pelos vistos esta dos exemplos tambem nao da para estes trabalhos mais precisos com valores tão baixos como 7NM:

                              http://forum.care4wheels.com/viewtopic.php?f=13&t=575

                              [/IMG]http://img383.imageshack.us/img383/284/punhoselectorebloqueadokc3.jpg[/IMG]

                              Comentário


                                #16
                                Civismo,

                                Necessitas de uma chave dinamométrica mais pequena.

                                Se fores de perto, posso emprestar-te uma.

                                Diz-me por PM de onde és para ver se te posso ajudar.

                                Comentário


                                  #17
                                  E já agora, com uma anilha de cobre mais macia, talvez safes a situação.

                                  O cobre mais macio vai ficar prensado e adaptar-se à irregularidade da base do injetor.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Manda facear a face/base ou uma anilha mais grossa para compensar.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Essa do sopro do cilindro so corre bem se nao se esquecerem do tubo de gasóleo fora da garrafa.... Como eu me esqueci. Tive de lavar motor todo no fim.... Tal foi a pressao e a jabardice ... Aprendemos col os erros. Bom topico. As anilhas sao elementos de 30 centimos mas mt importantes para o funcionamento dos injectores
                                      Qd o meu bufou, troquei as 4 de uma vez so.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Penso que o problema da fuga no injector ficou resolvido.

                                        levei-o a uma casa especializada em Diesel e Injectores, e foi o melhor que fiz .

                                        Nao só porque limparam-no com ultrasons, e colocaram uma porca frontal nova, ou seja desapareceu o problema de fuga na zona que estava corroida.

                                        Paralelamente , apliquei uma fresa para injectores no orificio da cabeça do motor onde encaixa o injector, e rodei umas fezes para rectificar as imperfeições.

                                        Aspirei muito bem com um tubinho colado com fita cola na frente de um aspirador.

                                        Para alem disto, voltei a limpar muito bem o buraco do parafuso, sendo que nao precisei de usar a fresa que se vê numa das imagens, mas utilizei o parafuso antigo , o qual desbastei com uma lima numa das faces para apanhar o lixo com mais facilidade.

                                        Seguem fotos do processo












                                        Comentário


                                          #21
                                          É normal ver bolhinhas de ar a passar neste tubo transparente de gasoleo quando acelero ?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Boas, tenho uma Mercedes W210 220CDI 143CV ano 2000, com caixa automatica de 5 velocidades 722.6

                                            Tenho andado com problemas de ha alguns meses a esta parte , com bloqueios frequentes.
                                            Quase sempre os bloqueios resolvem-me desligando e voltando a ligar a chave, mas ja teve dois bloqueios daqueles mais duros, em que fica limitado a 50KM/hora (ou seja tranca em 2ª e nao passa das 3000RPM).
                                            Estes bloqueios mais severos só desaparecem após ir à maquina apagar o erro da memória.

                                            Já li imenso sobre o assunto, e podem haver varias razões para isto acontecer, sendo que não costumam ser problemas mecãnicos.

                                            Fazendo uma checklist do que já fiz / verifiquei:

                                            >Constatei que estava oleo na centralina da caixa automatica (oleo o qual vem pelos fios electricos, que servem de tubagem).
                                            Limpei bem a centralina, e tem andado de pernas para o ar, para evitar que escorra mais oleo la para dentro.
                                            Ainda assim ha sinais de oleo nas fichas.

                                            >Ha umas semanas troquei a ficha da caixa automática. Foi dos meus piores trabalhos, pois desconhecia que ao desapertar a ficha iria levar um banho de oleo. Foi horrivel, e ficou tudo um nojo no pequeno fosso onde estava.
                                            Estraguei roupas , ferramentas num nojo, para alem da gravidade de derramar oleo .
                                            Para piorar , nao estava a acertar a primeira.
                                            Para piorar (parte 2 ), só encontrei uma borracha da ficha antiga, quando a nova tem duas borrachas.



                                            Segue foto da javardice:



                                            Como medo que ficasse algum dos o'ringos dentro da caixa, ainda tive que repetir o processo.
                                            Nunca encontrei o segundo o'ringo da ficha antiga... Sera que as fichas antigas so traziam 1 o'ringo ?

                                            O problema nao ficou resolvido , desde que mudei a ficha fiz uns 1000km´s e continuam problemas :

                                            >Quando esta a frio trabalha lindamente.
                                            >Se parar algum tempo, por ex 1 hora para almoçar, apos alguns metros sinto em engasgozinho, e ai é sinal que a caixa entrou em protecção e fica presa na mudança em que estava no momento. Até ja me aconteceu ficar presa em 4ª . Normalemnte reinicio , e fica tudo OK

                                            Ontem fez tudo isto, mas estava a 100Km de casa quando resolveu entrar no tal metodo de protecção em que fica limitado a 50KM/hora (ou seja tranca em 2ª e nao passa das 3000RPM). Voltei para casa nas calmas

                                            Possivelmente vou ter que a meter num elevador, e verificar se a tal placa dos contactos esta intacta.
                                            Como posso drenar o Oleo da caixa, uma vez que nao tem Bujao ? Ou tem ?



                                            Penso que o pior cenário será ter que trocar a referida placa, chamada contact plate , até se vendem kits com as peças todas para reparar domesticamente :



                                            Aqui esta um interessante tutorial de como efectuar esta operação:

                                            http://www.benzworld.org/forums/w210...tor-plate.html

                                            https://www.youtube.com/watch?v=pl55H5sxmUc

                                            Ha ainda quem aproveite para trocar uma mola que costuma falhar / partir-se

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                                              É normal ver bolhinhas de ar a passar neste tubo transparente de gasoleo quando acelero ?
                                              Não é normal de todo.

                                              Pode significar que existe ar a entrar no sistema ou que não "ferraste" o filtro como deve ser durante a mudança.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                                                É normal ver bolhinhas de ar a passar neste tubo transparente de gasoleo quando acelero ?
                                                Se apertares a bomba manual vais vê-las na mesma.

                                                Portanto, sim, é normal.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                  Portanto, sim, é normal.
                                                  Não percebi esta afirmação, podes explicar?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Isto das bolhinhas vê.se quando vou ao acelerador manual que está no compartimento do motor, nessa zona.
                                                    Nao faz bolhilhas a baixa rotação, apenas quando subo la para as 3000

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Mais um problemazeco :

                                                      Agora quando ligo o carro, a luz da resistencia fica acesa por 30 segundos ...

                                                      Pelo que li deve ser uma vela, ou entao o modulo que comanda as velas (algum relé talvez)

                                                      Mas funciona lindamente e pega lindamente ...

                                                      Coincidiu com eu ter lavado com motor com a maquina de lavar de alta pressão , isto porque estava um bocado sujo e tive que levar o carro à inspecção ....

                                                      Tenho estado a espera a ver se isto de a luz ficar acesa por 30 segundos desaparece, pois se forem humidades há-de desaparecer...


                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        HOje levei a carrinha à maquina para apagar os erros .

                                                        Mas o problema deve estar a agravar-se, pois apois poucos km´s no caminho de regresso voltou a bloquear.

                                                        QUe me dizem, sera da tal placa dos contactos que fica dentro da caixa ?










                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Gostava da vossa opiniao: que cola poderei utilizar para fixar os tecidos do forro do tecto ?

                                                          A ideia é uma cola que suporte calor, e que nao manche o tecido, que é branco..

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Uso da 3M cola de contacto de alta temperatura.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X