Boas gente,
espero que este tópico ainda dê que falar pois o meu problema com um volvo C30 também é um caso bicudo que ainda não me conseguiram resolver.
Sou proprietário dum C30 1.6 com 115cv e a minha experiência também não tem sido a melhor. Adoro o carro, tem um condução óptima, conforto e desempenho agradáveis para o motor em questão. É de Janeiro de 2011 e actualmente tem 141000km dos quais 28000 nas minhas mãos.
Tirando este problema actual, que vos vou descrever, já tive que fazer regeneração do filtro de partículas (devia era ter tirado fora, mas... o gajo do stand pagou). De resto... tenho o carro à um ano e meio e pelo menos 1 mês, 1 mês e meio passei-o em oficinas. Isto porque:
Desde à uns meses para cá que notava o carro a fazer um barulho esquisito, nem sempre era audível, mas incomodativo. O carro faz uma espécie de bater metálico, depois de uma terceira (nas outras relações não é tão audível, mas acontece) e passando as 2000rpm, se deixar o carro seguir por inercia, com o peso dele, era bastante audível. o barulho parecia vir da roda da frente lado direito. Diagnostico? foles da transmissão junto à caixa deteriorados, transmissões com folga excessiva, rolamentos etc. mandei reconstruir uma transmissão de cada vez para ver se poupava uns euros. duas transmissões re-construídas, 400 paus depois e nada, o barulho mantém-se.
Seguimos com os testes e passamos para outra parte. O barulho deixava de se ouvir quando carregávamos na embraiagem. decidi junto com o meu mecânico ver o estado da caixa. Conclusão: rolamento de encosto mamado, bi-massa com bastante folga, disco bastante desgastado. Resolução: kit embraiagem novo da sachs e bi-massa novo da luke. 700€ depois e o barulho manteve-se!
No inicio da semana passada, voltei à oficina e falei-lhes do sucedido. além disto tudo o carro aparenta ter (acusa erro na ECU) um problema nos injectores, pois de manha a frio tem um trabalhar inconstante e larga fumo branco uma vez por outra, com tendência para ser mais frequente nestes últimos tempos. pusemos a hipótese de efectivamente se tratar dum problema de injectores, que numa determinada frequência de funcionamento provocassem aquele ruído. fomos dar mais uma volta com carro, desta vez com um estetoscópio directamente ligado aos injectores 2 3 e 4 e naquele range de rotação do motor ouvíamos claramente o bater "metálico" vindo dum desses injectores. voltámos para a oficina, trouxemos o interface e fomos para a estradar medir o nível de injecção em andamento. Nada de alarmante, nada que indique um erro nos injectores, os desvios não são muito elevados.
No mesmo dia, fizemos uma outra experiência e decidimos desligar a ficha da EGR e o tubo de admissão. voltámos à estrada e o barulho pareceu desaparecer. tubo de admissão posto, ficha da EGR desligada e barulho, zero. Voltei a ligar a ficha, e continuei com o carro assim por uns dias. sempre que fazia a experiência de desligar a ficha da EGR o barulho simplesmente desaparecia. Como já tinha combinado que depois do barulho ia avançar com uma repro, decidi também desligar a EGR electronicamente.
Fui ontem buscar o carro, reprogramação feita, carro mais equilibrado. e eu feliz da vida. Até que.... o barulho voltou!! já não sei o que fazer mais, o barulho continua e eu já levo menos 1500€ na conta. já desconfio que seja mesmo do carro, mas não acho normal. ninguém me consegue dizer o que possa ser.
alguém tem ideia do que provoca isto? alguém já teve algo do género? podem ser os injectores a bater que provoquem este ruído?
posso avançar para a calibração dos injectores, mas tanto pode correr bem como pode ser mais um suposto problema que depois de resolvido não me resolve efectivamente o problema que tenho. e ando nisto... a trabalhar assim, até eu podia ser mecânico. vão por tentativa erro e nós vamos pagando.
espero que este tópico ainda dê que falar pois o meu problema com um volvo C30 também é um caso bicudo que ainda não me conseguiram resolver.
Sou proprietário dum C30 1.6 com 115cv e a minha experiência também não tem sido a melhor. Adoro o carro, tem um condução óptima, conforto e desempenho agradáveis para o motor em questão. É de Janeiro de 2011 e actualmente tem 141000km dos quais 28000 nas minhas mãos.
Tirando este problema actual, que vos vou descrever, já tive que fazer regeneração do filtro de partículas (devia era ter tirado fora, mas... o gajo do stand pagou). De resto... tenho o carro à um ano e meio e pelo menos 1 mês, 1 mês e meio passei-o em oficinas. Isto porque:
Desde à uns meses para cá que notava o carro a fazer um barulho esquisito, nem sempre era audível, mas incomodativo. O carro faz uma espécie de bater metálico, depois de uma terceira (nas outras relações não é tão audível, mas acontece) e passando as 2000rpm, se deixar o carro seguir por inercia, com o peso dele, era bastante audível. o barulho parecia vir da roda da frente lado direito. Diagnostico? foles da transmissão junto à caixa deteriorados, transmissões com folga excessiva, rolamentos etc. mandei reconstruir uma transmissão de cada vez para ver se poupava uns euros. duas transmissões re-construídas, 400 paus depois e nada, o barulho mantém-se.
Seguimos com os testes e passamos para outra parte. O barulho deixava de se ouvir quando carregávamos na embraiagem. decidi junto com o meu mecânico ver o estado da caixa. Conclusão: rolamento de encosto mamado, bi-massa com bastante folga, disco bastante desgastado. Resolução: kit embraiagem novo da sachs e bi-massa novo da luke. 700€ depois e o barulho manteve-se!
No inicio da semana passada, voltei à oficina e falei-lhes do sucedido. além disto tudo o carro aparenta ter (acusa erro na ECU) um problema nos injectores, pois de manha a frio tem um trabalhar inconstante e larga fumo branco uma vez por outra, com tendência para ser mais frequente nestes últimos tempos. pusemos a hipótese de efectivamente se tratar dum problema de injectores, que numa determinada frequência de funcionamento provocassem aquele ruído. fomos dar mais uma volta com carro, desta vez com um estetoscópio directamente ligado aos injectores 2 3 e 4 e naquele range de rotação do motor ouvíamos claramente o bater "metálico" vindo dum desses injectores. voltámos para a oficina, trouxemos o interface e fomos para a estradar medir o nível de injecção em andamento. Nada de alarmante, nada que indique um erro nos injectores, os desvios não são muito elevados.
No mesmo dia, fizemos uma outra experiência e decidimos desligar a ficha da EGR e o tubo de admissão. voltámos à estrada e o barulho pareceu desaparecer. tubo de admissão posto, ficha da EGR desligada e barulho, zero. Voltei a ligar a ficha, e continuei com o carro assim por uns dias. sempre que fazia a experiência de desligar a ficha da EGR o barulho simplesmente desaparecia. Como já tinha combinado que depois do barulho ia avançar com uma repro, decidi também desligar a EGR electronicamente.
Fui ontem buscar o carro, reprogramação feita, carro mais equilibrado. e eu feliz da vida. Até que.... o barulho voltou!! já não sei o que fazer mais, o barulho continua e eu já levo menos 1500€ na conta. já desconfio que seja mesmo do carro, mas não acho normal. ninguém me consegue dizer o que possa ser.
alguém tem ideia do que provoca isto? alguém já teve algo do género? podem ser os injectores a bater que provoquem este ruído?
posso avançar para a calibração dos injectores, mas tanto pode correr bem como pode ser mais um suposto problema que depois de resolvido não me resolve efectivamente o problema que tenho. e ando nisto... a trabalhar assim, até eu podia ser mecânico. vão por tentativa erro e nós vamos pagando.
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