Anúncio

Collapse
No announcement yet.

tudo o que queria saber sobre GPL

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Braz andas desactualizado, injecção directa dá

    Luís Miguel o site da Borel (www.borel.fr) apenas indica quais os carros que necessitam de lubrificação de válvulas, não indica os carros "compatíveis", GPL podes instalar em qualquer veículo a gasolina

    Comentário


      Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver Post
      Pois, mas é que eu tenho ideia de ver num site desses (Francês, creio eu) que o Yaris I 1.0 não dava, só o 1.3. Só que agora não encontro o site. Eu não tenciono instalar, pelo menos para já, pois não sei se vou manter o meu carro tempo suficiente para compensar o preço da instalação, mas queria começar a pensar nisso. Nem que seja para instalar no próximo (ou comprar um já de origem).
      Dar certamente que dá.

      O que terás provavelmente visto foi uma referência ao facto de o 1.0 ter eventualmente válvulas macias (não sei se tem ou não) e este tipo de valvulas não são tão bem lubrificadas a GPL como são a gasolina, pelo que o seu desgaste natural irá ser ligeiramente superior a funcionar a GPL.

      Existem no entanto kits preparados para injectar nas válvulas um produto que tem como objectivo assegurar uma boa lubrificação das mesmas, o flashlube. É uma questão de ter informares num instalador.

      Comentário


        Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
        Braz andas desactualizado, injecção directa dá

        Luís Miguel o site da Borel (www.borel.fr) apenas indica quais os carros que necessitam de lubrificação de válvulas, não indica os carros "compatíveis", GPL podes instalar em qualquer veículo a gasolina
        Obrigado. Eu, como disse, agora não creio vir a instalar GPL, mas num futuro próximo, talvez instale ou compre um veículo a GPL. Se tivesse €€€ para um segmento D, marchava já o Subaru Legacy BiFuel!

        Comentário


          Aproveito para deixar aqui uma ferramenta simples que fiz à pouco tempo para se fazer umas continhas a ver se compensa o GPL ou não.
          Os campos a editar são os verdes

          http://42mb.com/v/5488023/C_lculo_GPL.xls.html

          Comentário


            PH3 essa folha de cálculo está bastante inflacionada. O consumo não aumenta 20%, quanto muito 15% às vezes até menos, e o consumo de gasolina nos arranques não equivale a 10% embora a malta normalmente diga que sim.

            Por exemplo, se eu faço 100 metros a gasolina sempre que arranco com o carro ao fazer 1000km devo ter feito 1 a 2km a gasolina, mesmo tendo em conta que o consumo é elevado porque está a frio vai ser muito pouca a gasolina usada.

            Eu em 3.725km gastei 1.64l/100km de gasolina e ainda devo ter feito uns 150km a gasolina a abrir com ele, fora o periodo de ignição até aquecer

            Comentário


              Dúvidas GPL!

              Caros GPListas (o nome é engraçado ), antes de mais, quero-vos agradecer toda a informação dada. Tiraram-me dúvidas e estimularam-me a curiosidade para pesquisar coisas sobre o GPL na net. Inclusivamente, ajudaram-me a quebrar alguns mitos sobre o GPL.

              Tenho algumas dúvidas:

              1- O preço médio dos kits ronda os 1500€, certo? Se for com flashlube, fica manifestamente mais caro?

              2- O depósito tórico é compatível com carros cujo o espaço do pneu suplente é muito reduzido? É que o meu carro tem um suplente temporário de perfil 115... E a pouca bagageira que tenho faz-me falta.

              3- A perda de potência faz-se sentir muito em carros de baixa cilindrada? É que se o meu carro tivesse 150cv, eu sei que se tivesse menos 2 ou 3cv não fazem a diferença. Mas o meu só tem 68cv...

              4- Se tiver um kit anti-furo (daquelas latas que se vêm nas lojas) ele passa na IPO, ou tenho que levar o suplente? O suplente é obrigatório (i.e., posso ser multado se não o tiver?)?

              5- Que cuidados tenho que ter ao abastecer um veículo a GPL que possam diferir de um veículo a gasolina/gasóleo?

              6- Sabem se cá em Portugal há veículos do segmento B ou C à venda com GPL de origem? Eu só conheço o Subaru Legacy e o Forester e ouvi dizer que a Renault permite a encomenda do Laguna. No entanto, também li algures que alguns importadores têm acordos com instaladores e o carro pode ser vendido já com aquilo instalado sem problemas com a garantia. Se assim for, também tenho direito ao desconto no IA por o veículo ser a GPL?

              Obrigado pela disponibilidade!

              Comentário


                Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                Braz andas desactualizado, injecção directa dá

                Luís Miguel o site da Borel (www.borel.fr) apenas indica quais os carros que necessitam de lubrificação de válvulas, não indica os carros "compatíveis", GPL podes instalar em qualquer veículo a gasolina
                Estava-me a referir aos sistemas instalados em Portugal.

                Pois até num Diesel, há muito que já podes fazer instalação de GPL.

                Comentário


                  Vou tentar responder a tudo

                  Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver Post
                  1- O preço médio dos kits ronda os 1500€, certo? Se for com flashlube, fica manifestamente mais caro?
                  €1600 já chave na mão com o depósito cheio, com Flashlube normalmente acresce €100.

                  Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver Post
                  2- O depósito tórico é compatível com carros cujo o espaço do pneu suplente é muito reduzido? É que o meu carro tem um suplente temporário de perfil 115... E a pouca bagageira que tenho faz-me falta.
                  Dá uma vista de olhos em www.stako.pl (Product > LPG Tanks for Multivalves > Toroydal) ou em www.atrama.lt/?id=36
                  É uma questão de medires o espaço disponível e veres qual o depósito que podes aplicar, também podes falar com o instalador para ver uma solução viável.

                  Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver Post
                  3- A perda de potência faz-se sentir muito em carros de baixa cilindrada? É que se o meu carro tivesse 150cv, eu sei que se tivesse menos 2 ou 3cv não fazem a diferença. Mas o meu só tem 68cv...
                  Normalmente é igual se o sistema tiver bem afinado. Acredito que possas sentir o carro mais lento por causa dos cerca de 35kg que pesam os componentes do GPL.

                  Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver Post
                  4- Se tiver um kit anti-furo (daquelas latas que se vêm nas lojas) ele passa na IPO, ou tenho que levar o suplente? O suplente é obrigatório (i.e., posso ser multado se não o tiver?)?
                  O pneu suplente não é obrigatório, nem precisas de ter qualquer kit anti-furo ou compressor, podes andar sem nada se quiseres. Só os transportes públicos é que são obrigados a ter pneu suplente.

                  Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver Post
                  5- Que cuidados tenho que ter ao abastecer um veículo a GPL que possam diferir de um veículo a gasolina/gasóleo?
                  Usa luvas e liberta o gatilho da pistola lentamente para evitar que se forme uma nuvem de gás intensa. Isto aplica-se mais nas pistolas sem protecção de borracha mas o seguro morreu de velho, eu pessoalmente costumo usar sempre.

                  Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver Post
                  6- Sabem se cá em Portugal há veículos do segmento B ou C à venda com GPL de origem? Eu só conheço o Subaru Legacy e o Forester e ouvi dizer que a Renault permite a encomenda do Laguna. No entanto, também li algures que alguns importadores têm acordos com instaladores e o carro pode ser vendido já com aquilo instalado sem problemas com a garantia. Se assim for, também tenho direito ao desconto no IA por o veículo ser a GPL?
                  A Subaru tem o Impreza, Legacy e Forester. A Mitsubishi tem a Lancer SW. A Renault tem a Kangoo.

                  Se fizeres pressão sobre os vendedores/importadores eles tiram uma viatura que vai para o mercado italiano/francês/belga e vendem-te-a cá já legalizada com o desconto no IA. Em carros de baixa cilindrada deves pagar o mesmo porque o desconto no IA fica para pagar a instalação e para as despesas de legalização.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Braz Ver Post
                    Estava-me a referir aos sistemas instalados em Portugal.

                    Pois até num Diesel, há muito que já podes fazer instalação de GPL.
                    Estás a confundir injecção directa com injecção liquida. Injecção directa já se instala cá através do importador da BRC (Usse GPL). Até têm um Golf 1.4 TSI de demonstração

                    Comentário


                      Tens razão... Estava a confundir, sim.

                      Comentário


                        Só mais uma coisinha... ;)

                        Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                        Vou tentar responder a tudo



                        €1600 já chave na mão com o depósito cheio, com Flashlube normalmente acresce €100.
                        Ok. Obrigado.


                        Dá uma vista de olhos em www.stako.pl (Product > LPG Tanks for Multivalves > Toroydal) ou em www.atrama.lt/?id=36
                        É uma questão de medires o espaço disponível e veres qual o depósito que podes aplicar, também podes falar com o instalador para ver uma solução viável.
                        Vou ver, obrigado!

                        Normalmente é igual se o sistema tiver bem afinado. Acredito que possas sentir o carro mais lento por causa dos cerca de 35kg que pesam os componentes do GPL.
                        Hmmm... Ok... Mas eu peso dois kits e meio, por isso não devo sentir a diferença!

                        O pneu suplente não é obrigatório, nem precisas de ter qualquer kit anti-furo ou compressor, podes andar sem nada se quiseres. Só os transportes públicos é que são obrigados a ter pneu suplente.
                        Nice! Mas levo a latinha. Just in case...

                        Usa luvas e liberta o gatilho da pistola lentamente para evitar que se forme uma nuvem de gás intensa. Isto aplica-se mais nas pistolas sem protecção de borracha mas o seguro morreu de velho, eu pessoalmente costumo usar sempre.
                        Ok!

                        A Subaru tem o Impreza, Legacy e Forester. A Mitsubishi tem a Lancer SW. A Renault tem a Kangoo.

                        Se fizeres pressão sobre os vendedores/importadores eles tiram uma viatura que vai para o mercado italiano/francês/belga e vendem-te-a cá já legalizada com o desconto no IA. Em carros de baixa cilindrada deves pagar o mesmo porque o desconto no IA fica para pagar a instalação e para as despesas de legalização.
                        Mas sobre os carros que são vendidos cá, se eles o mandarem para um instalador autorizado por eles, tenho direito ao desconto no IA (agora ISV)? E o IUC, como funciona? Pago o mesmo caso não tivesse GPL ou há desconto para os GPListas?

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver Post
                          5- Que cuidados tenho que ter ao abastecer um veículo a GPL que possam diferir de um veículo a gasolina/gasóleo?
                          Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                          V
                          Usa luvas e liberta o gatilho da pistola lentamente para evitar que se forme uma nuvem de gás intensa. Isto aplica-se mais nas pistolas sem protecção de borracha mas o seguro morreu de velho, eu pessoalmente costumo usar sempre.

                          Ao libertares lentamente, estás a desperdiçar mais gás...

                          Eu opto por libertar o gatilho da pistola o mais rapidamente possível, afastando sempre a cara e colocando as mão sempre longe da pistola. Sai com mais pressão, é certo, mas assim o desperdício de gás é menos e a nuvem também, apesar de se espalhar um pouco mais.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver Post
                            Mas sobre os carros que são vendidos cá, se eles o mandarem para um instalador autorizado por eles, tenho direito ao desconto no IA (agora ISV)? E o IUC, como funciona? Pago o mesmo caso não tivesse GPL ou há desconto para os GPListas?
                            Para obteres o desconto de 40% no IA, o carro tem de ser homologado já com o sistema instalado.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                              PH3 essa folha de cálculo está bastante inflacionada. O consumo não aumenta 20%, quanto muito 15% às vezes até menos, e o consumo de gasolina nos arranques não equivale a 10% embora a malta normalmente diga que sim.

                              Por exemplo, se eu faço 100 metros a gasolina sempre que arranco com o carro ao fazer 1000km devo ter feito 1 a 2km a gasolina, mesmo tendo em conta que o consumo é elevado porque está a frio vai ser muito pouca a gasolina usada.

                              Eu em 3.725km gastei 1.64l/100km de gasolina e ainda devo ter feito uns 150km a gasolina a abrir com ele, fora o periodo de ignição até aquecer
                              Concordo contigo absolutamente, é propositado para abranger por cima a maior parte dos casos, de qualquer forma penso (e era o meu objectivo) que já dá para ter uma ideia aproximada das vantagens/desvantagens.
                              Se for útil para a "comunidade" também se altera os valores para baixo um pouco!

                              Comentário


                                PH3 exacto, e é preferivel dar os dados por excesso e depois da instalação ser agradávelmente surpreendido com consumos e custos mais baixos

                                Originalmente Colocado por Braz Ver Post
                                Ao libertares lentamente, estás a desperdiçar mais gás...

                                (...)
                                O único gás que sai é o gás que está entre a multiválvula e o bocal de enchimento.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                  PH3 exacto, e é preferivel dar os dados por excesso e depois da instalação ser agradávelmente surpreendido com consumos e custos mais baixos
                                  De qualquer forma concordo contigo no que disseste, 10% a gasolina é exagerado para 95% das situações.
                                  Actualmente ando a considerar a instalação do GPL mas como faço cerca de 17.000km ano está dificil motivar-me (€€) para tal...é um caso a estudar, de qualquer forma sei que em termos ambientais era um favor que fazia ao ambiente...
                                  Agora uma pergunta...o preço do GPL segue a tendência (de aumento) de preço do resto dos combustiveis ou tem-se mantido estável?

                                  Comentário


                                    Ora, posso-te dizer que desde a última mexida no ISP que o gás não aumentou de preço... Aqui ao pé de mim está a 0.587 o litro já desde o ano passado.

                                    17.000km por ano, bom no meu caso compensa porque uso gasolina 98 e o carro bebe bem, com 95 deves demorar mais a atingir o break-even point. Se o teu carro consumir 7 litros por exemplo a fazer 17.000km ano, com o aumento de consumo para o GPL vai demorar cerca de 2 anos até começar a poupar.

                                    Dá uma vista de olhos em http://www.galpenergia.com/Galp+Ener...SimGPLAuto.htm

                                    Depois ainda temos que ver que com GPL Auto podemos usar os descontos Vice-Versa na Galp ou o cartão ACP na Repsol que reduz ainda mais o preço do GPL, temos pontos a dobrar nos cartões (Galp e BP pelo menos, Repsol não sei) e ainda temos valores mais baixos a pagar nas alterações no DUA por exemplo.
                                    Editado pela última vez por eduardomaio; 03 October 2007, 13:59.

                                    Comentário


                                      Tanto trabalho a fazer o calculador à unha e afinal já havia um todo pintas na Galp (e procurei por ele). Conclusão, demoro 2 anos e 2 meses a chegar ao break even, o que não é mau de todo, tenho é que decidir se entretanto não será necessário trocar de carro (mesmo que troque eu sei que posso sempre adaptar o kit a outro dentro do mesmo tipo, nº de cilindros e potência).

                                      Comentário


                                        Pessoal, mais uma dúvida:

                                        Estive a falar com um colega meu, que tem uma V40 T4 a GPL e ele disse-me que em carros com muitos km pode surgir um problema. É que os carros podem acomodar ligeiramente as folgas que os motores criam com o carvão. Ora, o GPL, como é um combustível mais limpo, vai retirar parte desse carvão e podem surgir algumas folgas. Como o meu carro tem quase 180.000km, isso parece-me uma questão pretinente. O que me dizem?

                                        Comentário


                                          Sim, para ficares mais descansado podes primeiro mandar fazer uma descarbonização do motor e depois medir a compressão do mesmo e ver se existe aumento do consumo do óleo.

                                          O meu com quase 132.000 quando foi convertido não teve qualquer problema, aliás a descarbonização foi mínima porque o motor estava bastante limpo, a BP Ultimate e um bom óleo sintético ajuda

                                          Comentário


                                            Expliquem por favor essas questões do abastecimento do GPL.

                                            Afastar a cara, afastar as mãos...porquê ?


                                            Desculpem lá, mas apesar da bomba ao pé da minha casa ter GPL, nunca vi ninguém a abastecer...

                                            Comentário


                                              Tal como na mangueira dos combustiveis liquidos fica um pco de combustivel, tbem na de GPL-Auto acontece o mesmo.

                                              Essa pequena quantidade, qdo se vai desacoplar a pistola, vai libertar-se. O GPL-Auto está em fase liquida, no entanto ao entrar em contacto c a temp Amb. vaporiza, fazendo uma pequena "nuvem" de gás. Embora os casos de ferimentos sejam diminutos, o perigo existe q haja uma queimadura ao cair fase liquida na pele do utilizador.

                                              Assim, todos os abastecimentos devem ser feitos c luvas.
                                              E de preferencia as pistolas devem tar apetrechadas c um cone, embora tal n seja obrigatório creio eu, no entanto há mtos utilizadores q gostam de tirar esse cone.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                Expliquem por favor essas questões do abastecimento do GPL.

                                                Afastar a cara, afastar as mãos...porquê ?


                                                Desculpem lá, mas apesar da bomba ao pé da minha casa ter GPL, nunca vi ninguém a abastecer...
                                                Em condições normais não é necessário afastar nada, existem é bombas que não têm a borracha de protecção porque os clientes a tiram ou porque alguém a danifica e não a substituem, nessas situações o gás pode atingir as nossas mãos. De todas as bombas em que abasteci apenas uma não tinha a borracha de protecção.

                                                O único relato de queimaduras no abastecimento que conheço foi de uma senhora que ao que parece teve um problema com o abastecimento e em vez de carregar no botão de emergência ou chamar um funcionário foi lá com as mãos tirar a pistola...

                                                O abastecimento de GPL é mais seguro que o abastecimento a gasolina, colocamos a pistola no local e afastamo-nos até à bomba onde ficamos a pressionar o botão para encher. Se existir qualquer problema basta carregar no botão de emergência, estamos longe do bocal de enchimento. Dá uma vista de olhos em http://www.cfbp.fr/upload/media/video.html, em Portimão na Repsol das Cardosas apanhei uma pistola igual muito suave e com uma protecção de borracha bastante pequena mas eficaz!

                                                Comentário


                                                  Muito bom vídeo, Eduardomaio!

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                                    Em condições normais não é necessário afastar nada, existem é bombas que não têm a borracha de protecção porque os clientes a tiram ou porque alguém a danifica e não a substituem, nessas situações o gás pode atingir as nossas mãos. De todas as bombas em que abasteci apenas uma não tinha a borracha de protecção.

                                                    O único relato de queimaduras no abastecimento que conheço foi de uma senhora que ao que parece teve um problema com o abastecimento e em vez de carregar no botão de emergência ou chamar um funcionário foi lá com as mãos tirar a pistola...

                                                    O abastecimento de GPL é mais seguro que o abastecimento a gasolina, colocamos a pistola no local e afastamo-nos até à bomba onde ficamos a pressionar o botão para encher. Se existir qualquer problema basta carregar no botão de emergência, estamos longe do bocal de enchimento. Dá uma vista de olhos em http://www.cfbp.fr/upload/media/video.html, em Portimão na Repsol das Cardosas apanhei uma pistola igual muito suave e com uma protecção de borracha bastante pequena mas eficaz!
                                                    Obrigado pelo video e pela explicação.

                                                    Dá para ver que em frança o gás é mais caro que em Portugal.

                                                    Mas aquela pistola funciona nos carros adaptados em portugal ? É que aquilo parece enorme quando comparado com os 'bocais' de enchimento de gpl nos carros.

                                                    E aquela nuvem que se vê quando ela retira a pistola, suponho que seja gas...Aquilo não pode queimar as mãos ?

                                                    Comentário


                                                      rca33 o bocal e as pistolas são iguais, a diferença é que os "bocais" que vês nas instalações necessitam de um adaptador que é lá enroscado. Por essa Europa fora andam todos a adoptar o mesmo sistema por assim, em vez de cortar um pára-choques para o bocal de enchimento pode-se fazer um pequeno corte e colocar tudo escondido juntamente com o bocal da gasolina.

                                                      Aquela nuvem, quando não existe borracha de protecção é mais intensa e aí sim pode-se propagar até às mãos. Naquele caso não existe risco.

                                                      Comentário


                                                        Da próxima vez que for à bomba tenho de dar uma olhadela na pistola do gpl.

                                                        Comentário


                                                          É igual Eu amanhã a ver se não me esqueço e tiro uma foto ao bocal com e sem o adaptador para teres uma ideia

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                                            É igual Eu amanhã a ver se não me esqueço e tiro uma foto ao bocal com e sem o adaptador para teres uma ideia
                                                            Obrigado eduardomaio .

                                                            Como sabes, tenho um popó a gasolina que neste momento é segundo carro e o GPL acaba por não se justificar (8000 kms em 2 anos).

                                                            Mas tal não implica que não queira saber cada vez mais sobre esta solução, porque se por algum motivo tiver de andar mais com ele, certamente não o vou vender por meia duzia de tostões para comprar um fumarento com 300.000 kms...

                                                            Entra logo o GPL com o LTLubricator !

                                                            Por isso, tenho andado a tentar saber o mais possível sobre GPL, que cada vez mais me parece uma opção lógica.

                                                            Comentário


                                                              4.000km por ano não vale a pena realmente, nunca mais recuperavas o investimento eheh

                                                              Aqui ficam então as fotos, foram foi com o telemóvel da namorada porque a lente da minha máquina decidiu morrer... Uma máquina com 2 anos e pouco, enfim

                                                              Este é o bocal normal, que se costuma ver nas instalações...


                                                              Este é o adaptador enroscado no bocal, é quase do tamanho do bocal para gasolina e é aqui que encaixa a pistola do GPL.


                                                              As fotos não ficaram grande coisa mas com telemóvel é sempre assim, mas dá para ter uma ideia.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X