Anúncio

Collapse
No announcement yet.

tudo o que queria saber sobre GPL

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    citação:Originalmente colocada por nrsoftware

    Será possivel extraie o gas da bilha tradicional para o deposito GPL?
    Será compativel?

    Abraço.
    Com tta csa acabei por n te responder.

    1º O q tas a perguntar, isso é proibido por lei, punivel com multa, extremamente perigoso.
    2º A garrafa de propano está se cheia, a 8bar, se tiveres o teu reservatorio vazio, tens uma pressao mto inferior. vais conseguir encher até as pressoes se igualarem.

    3º N deves ganhar nada c isso, mas amanha confirmo.

    Comentário


      #62
      O que sei sobre o GPL é apenas por ser utilizador e por ter apanhado durante a utilização duas fases do desenvolvimento do GPL em Portugal e ter dois carros de tecnologias bem diferentes, portanto acho que é sempre bem vindo quem saiba mais do assunto e esteja na disposição de explicar, pois a desinformação sobre o GPL é muito grande.

      Atesto o carro três vezes por semana e noto diferenças de consumos conforme as bombas onde faço o abastecimento, pelo que não me custa admitir que o GPL seja diferente de umas para as outras. Não são diferenças grandes, e no caso mais extremo cheguei a ter mais 30Km de autonomia.

      Não sei se é verdade mas li algures que a BP variava a proporção propano/butano consoante a altura do ano.

      O instalador que referi, foi proibido de abastecer carros do modo como fazia, não sei se foi multado, se a legislação entretanto mudou, já foi há muitos anos, não me lembro.

      Comentário


        #63
        citação:Originalmente colocada por LM



        Não sei se é verdade mas li algures que a BP variava a proporção propano/butano consoante a altura do ano.

        E é verdade, mas n é só a BP q faz, A Galp no inverno tbem varia as quantidades para favorecer a vaporização. Mtas vezes, isso até uma decisão comercial pq se têm mais de butano ou de propano, e pq dá mais jeito gastar reservas de um ou de outro.

        N se esqueçam q a qualidade do gás, embora respeite sempre a lei, nem sempre tem a mesma qualidade, até pq depende da rama de petróleo de onde veio.

        N quero armar-me em como percebo mto disto, aliás n tenho nada a ver com GPL-Auto, mas trabalho tdos os dias com GPL, e estudei mto sobre gas, por isso apenas tentei dar uma pequena ajuda tentando explicar o pq da mistura.

        Comentário


          #64
          Muitas vezes nas opiniões que aparecem por aqui, um dos defeitos apontados ao GPL é a perda de potência.

          No meu caso e neste último carro, notei precisamente o contrário, dentro da cidade foi onde a diferença foi mais notória, acho que o carro ficou a responder com mais agilidade. Na estrada acho aque está igual ao que estava a gasolina.

          Possivelmente isso deve-se à potencia de explosão do GPL ser semelhante à gasolina de 100 octanas, será?

          Comentário


            #65
            Por acaso n sei o indice de octanas do GPL, mas posso tentar descobrir!
            O poder calorifico do propano é é apenas um pco superior ao da gasolina, creio eu mas agora n estou a conseguir confirmar.
            Normalmente a perda de potência n estava relacionada ca dificuldade em conseguir uma correcta mistura?
            Essa dificuldade n foi ultrapassada com os sistemas modernos?
            Aqueles para usar com carburador é que eram piores não eram?
            Pessoal instalador, querem explicar?

            Comentário


              #66
              No primeiro carro que tive a GPL a mistura era comandada no vaporizador. Era montado uma peça em forma de anel entre o filtro do ar e o carburador e o ar aspirado pelo motor é que "transportava" o GPL injectado por esse anel. Portanto essa combinação ar/GPL é que mandava no desempenho do carro.

              Neste carro que tenho hoje, o sistema é bem diferente. Foram montados 4 injectores no colector de admissão, que são comandados por uma centralina própria que comanda toda a operação. Estes injectores coexistem com os injectores da gasolina e não altera em nada o funcionamento do carro a gasolina.

              Comentário


                #67
                Esse é o sistema mais caro n é? É o sequencial, q basicamente é um sistema de injecçao igual ao de gasolina.
                Os antigos q tinham esse vaporizador sao os q se tinham q afinar tipo fogao, a distancia do injector ao carburador era um dos parametros de afinaçao.

                Comentário


                  #68
                  Ambos têm vaporizador, o kit aspirado que ainda existe hoje custa a preços médios €500. No entanto já existe um aspirado mas comandado por centralina e é uma solução mais perfeita para carros com carburador.

                  No primeiro carro que tive a afinação era num parafuso do vaporizador que regulava a entrada de gás no carburador. Agora continua a ser um vaporizador mas mais sofisticado.

                  O de injecção sequencial custou-me €1700. tem um funcionamento semelhante ao de origem do carro. Não sei se noutros carros acontece o mesmo, no meu não noto a diferença da passagem de gasolina pra GPL.

                  Quando ligo ele começa a trabalhar a gasolina, quando está frio demora aí uns 500 metros para mudar para GPL e essa mudança é imperceptível, só se nota na mudança de luzes no comutador de combustível.

                  Comentário


                    #69
                    Acho estranho pq n há mais pessoas a transformarem para GPL!
                    N percebo do q é q estão à espera!

                    Comentário


                      #70
                      Quem anda muito normalmente tem um carro a diesel. Muitos dos que têm carros a gasolina têm medo do gás, outros não fazem km suficientes para compensar, outros acham que é uma pena transformar os carros, pois são novos. Há uma grande variedade de motivos e desinformação.

                      Pessoalmente acho que os carros devem ser transformados logo que acabe a garantia, pois quanto mais recente for o carro mais facil será a adaptação ao novo combustível e pode tirar mais partido da maior longevidade do motor originada pelo funcionamento a GPL.

                      Comentário


                        #71
                        GPL

                        (ESTUPIDO, ESTUPIDO, ESTUPIDO, três vezes estupido, obviamente não estava a falar de GPS, mas sim de GPL!!)

                        Boas,

                        O meu cunhado está a pensar em colocar GPL no carro e lembrei-me de vir aqui, ao muy digno fórum da Autohoje, perguntar opiniões de pessoas que: 1) já tenham efectuado semelhante operação para o mesmo modelo de carro 2) que tenham tido boas/más experiências com alguma oficina na àrea da grande Lisboa, de modo a eu poder encaminhá-lo para uma que seja de confiança.

                        Preços também seriam bem vindos mas não queria estar a abusar da v/boa vontade pelo que deixo ao critério de cada um.

                        Ah, o carro é um Peugeot 406, 1800cc.

                        saudações automóveis

                        Comentário


                          #72
                          Já à cerca de 3.637.975 tópicos sobre GPL, é só procurares.
                          E há também um fórum sobre GPL.

                          www.autogas.co.pt

                          Comentário


                            #73
                            citação:Originalmente colocada por XlPower

                            Já à cerca de 3.637.975 tópicos sobre GPL, é só procurares.
                            E há também um fórum sobre GPL.

                            www.autogas.co.pt
                            Imensas desculpas por ter aberto o 3.637.976 tópico sobre GPL [:I]

                            Podem fechar o tópico.

                            Comentário


                              #74
                              Antes que fechem o tópico peça orçamento à Gruber. www.gruber.pt

                              Têm um técnico muito bom que estava numa conceituada firma do ramo e que se mudou para a Gruber há pouco tempo. Foi ele que modificou os meus carros e o trabalho ficou muito bem feito.

                              A firma é na zona industrial de Corroios.

                              O meu carro é um 1600cc com 102cv e foi 1700€. Nesta nova firma não sei o preço.

                              Já agora quantos km tem o carro

                              Comentário


                                #75
                                citação:Originalmente colocada por ESPRIT

                                citação:Originalmente colocada por nrsoftware

                                Será possivel extraie o gas da bilha tradicional para o deposito GPL?
                                Será compativel?

                                Abraço.
                                Com tta csa acabei por n te responder.

                                1º O q tas a perguntar, isso é proibido por lei, punivel com multa, extremamente perigoso.
                                2º A garrafa de propano está se cheia, a 8bar, se tiveres o teu reservatorio vazio, tens uma pressao mto inferior. vais conseguir encher até as pressoes se igualarem.

                                3º N deves ganhar nada c isso, mas amanha confirmo.
                                Tal como prometi:

                                Embora te volte a repetir q o q queres fazer é ilegal, é provavel q poupes dinheiro, por uma razao mto simples.

                                As garrafas para consumo domestico pagam 7 €/ton de ISP, e as de fase liquida (empilhadores e pó GPL-AUTO é o mesmo) pagam 103 €/ ton

                                Alguém consehue perceber?
                                É o incentivo do estado a usar combustiveis mais limpos. [8]

                                Comentário


                                  #76
                                  Espirit não sei se é bem assim, tenho ideia que o ISP anda nos 7,5 Cent. por Kg, isto porque andei aqui à tempos a pedir orçamentos para um deposito para minha casa.
                                  E falando em factos uma botija de propano de 45Kg (que é o normal para autogas em Portugal) custa entre 73€ a 78€ 1Kg equivale a mais ou menos 2,1 litros o que dá 94,5l 1litro = 0,772€ ora o gpl está na galp a 0,593€.

                                  Comentário


                                    #77
                                    citação:Originalmente colocada por hard

                                    Espirit não sei se é bem assim, tenho ideia que o ISP anda nos 7,5 Cent. por Kg, isto porque andei aqui à tempos a pedir orçamentos para um deposito para minha casa.
                                    E falando em factos uma botija de propano de 45Kg (que é o normal para autogas em Portugal) custa entre 73€ a 78€ 1Kg equivale a mais ou menos 2,1 litros o que dá 94,5l 1litro = 0,772€ ora o gpl está na galp a 0,593€.

                                    Os dados são da Apetro
                                    Mas pera q ja te confirmo

                                    Comentário


                                      #78
                                      podes, não é tão bom mas anda (experiencia propria)

                                      Comentário


                                        #79
                                        citação:Originalmente colocada por ESPRIT

                                        citação:Originalmente colocada por hard

                                        Espirit não sei se é bem assim, tenho ideia que o ISP anda nos 7,5 Cent. por Kg, isto porque andei aqui à tempos a pedir orçamentos para um deposito para minha casa.
                                        E falando em factos uma botija de propano de 45Kg (que é o normal para autogas em Portugal) custa entre 73€ a 78€ 1Kg equivale a mais ou menos 2,1 litros o que dá 94,5l 1litro = 0,772€ ora o gpl está na galp a 0,593€.

                                        Os dados são da Apetro
                                        Mas pera q ja te confirmo
                                        Dados confirmadissimos
                                        GPL-AUTO 104 €/ton
                                        GPL Domestico 7,5€/ton

                                        Comentário


                                          #80
                                          Como é que é feita a cobrança do imposto, o mesmo camião descarrega para domestico e para os postos.

                                          E sendo assim ainda é pior porque com com o imposto muito mais alto 0,05€ por litro contra 0,004€ por litro do de botija e a diferença é de 0,18€ por litro a favor do gpl auto grandes ladrões (botija 0,77 gpl 0,59)

                                          Comentário


                                            #81
                                            citação:Originalmente colocada por hard

                                            Como é que é feita a cobrança do imposto, o mesmo camião descarrega para domestico e para os postos.

                                            E sendo assim ainda é pior porque com com o imposto muito mais alto 0,05€ por litro contra 0,004€ por litro do de botija e a diferença é de 0,18€ por litro a favor do gpl auto grandes ladrões (botija 0,77 gpl 0,59)
                                            Concordo q o gás tá caro, tbem o pago.
                                            Mas tou c um pco de duvidas da maneira cmo fizeste os calculos ao transformares os kg para Litros. Q base fizeste para a conversão?
                                            Já saí do trabalho e agra n tenho aqui os elementos prá conversão, mas vou ver se faço pa ver se concordo ctgo.
                                            E já agra n te esqueças, q os custos de distribuiçao das garrafas sao mto maiores.

                                            Comentário


                                              #82
                                              GPL -> Obrigatório ter aviso na traseira?

                                              Boas ppl,

                                              Como todos devem saber, em Portugal todos ( ou quase todos) os veículos a GPL, estao identificados devidamente na sua traseira. Aqui no UK, há bastantes carros a GPL e até hoje nunca vi nenhum identificando se como GPL! Em Portugal é obrigatório a identificacao?

                                              P.S -> Sem I.D., muitos poderiam manter o status :D :D

                                              Comentário


                                                #83
                                                yep, do lado esquerdo em baixo no choques!

                                                se nao fosse o distico conheço pelo menos 5 pessoas que metiam.......mas uma tem um 75 2.0, outro um MR2 , um impreza, um ctr e o outro tem um polo gti

                                                nao curtem o tóclante......eu tbem nao curto, mas ce la vie

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  citação:Originalmente colocada por PauloFVF

                                                  yep, do lado esquerdo em baixo no choques!

                                                  se nao fosse o distico conheço pelo menos 5 pessoas que metiam.......mas uma tem um 75 2.0, outro um MR2 , um impreza, um ctr e o outro tem um polo gti

                                                  nao curtem o tóclante......eu tbem nao curto, mas ce la vie
                                                  Sabes qual é a legislação?;)

                                                  É que vou meter o meu 306 a GPL e dá sempre jeito saber.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    E vai mais um q n anda de volvo c 200cv pq n curte o autocolante e o "estacionamento".

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Sim é obrigatório, se não fosse o autocolante...andavam por aí muitos mais carros a GPL! E andam por aí alguns sem ele, não é 'in' ter um autocolante, porque gpl é pros pobres.

                                                      Eu pessoalmente não me preocupo mt com isso, carro verde..tócolante azul, belo contraste ;)

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        ouvi falar que a partir de 2007 o distico vai passar a ser no parabrisas, um pequeno dístico.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          C@guei para o distico e para o rótulo de pobre... Quando acabar a garantia do bicho leva com gás...

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            http://forum.autogas.co.pt/

                                                            ;);)

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              daqui a três anos quando acabar a garantia do meu hybrid, se já houver gaz natural para automoveis em portugal, até sou gajo para colocar. na minha opinião o gpl é uma incerteza pois é um derivado do petroleo enquanto todos os paises estão a apostar no gaz natural, só portugal.............

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X