Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Barulho motor 1.3 CDTi normal?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    E vai continuar a matraquear até encher com óleo.

    Se querem motores mais silenciosos, é a gasolina. Para não falar nos eléctricos..

    Comentário


      #92
      @Eblase porque há carros com este motor que fazem aquele "matraquear" / barulho do tensor a encher de oleo e outros não? O meu até aos 23k (primeira revisão) não fazia, tenho a certeza disso. É normal/saudável ouvir o tensor a encher? Ou ouvir o tensor a encher é mau sinal?

      Ando várias vezes com um Corsa D 1.3 de 2013 que não faz nada e já passou dos 100 mil kms, mas também conheço outro (um vizinho) que faz o mesmo barulho que o meu lol, e nem 30 mil kms tem.

      Curiosamente tenho uma vizinha com um Punto 1.3 Mjet que em breve vai partir a corrente...anda há imenso tempo a fazer o RRRRRRRRR ao ligar, e ao ralenti tem "pregos dentro do motor". Já a avisei mas....gajas, what else?

      PS: O tensor não deveria ter um mecanismo para nunca ficar seco/perder o óleo?

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por CarlosD4D Ver Post
        @Eblase porque há carros com este motor que fazem aquele "matraquear" / barulho do tensor a encher de oleo e outros não? O meu até aos 23k (primeira revisão) não fazia, tenho a certeza disso. É normal/saudável ouvir o tensor a encher? Ou ouvir o tensor a encher é mau sinal?

        Ando várias vezes com um Corsa D 1.3 de 2013 que não faz nada e já passou dos 100 mil kms, mas também conheço outro (um vizinho) que faz o mesmo barulho que o meu lol, e nem 30 mil kms tem.

        Curiosamente tenho uma vizinha com um Punto 1.3 Mjet que em breve vai partir a corrente...anda há imenso tempo a fazer o RRRRRRRRR ao ligar, e ao ralenti tem "pregos dentro do motor". Já a avisei mas....gajas, what else?

        PS: O tensor não deveria ter um mecanismo para nunca ficar seco/perder o óleo?
        Boas, não sei se ainda vai ajudar, mas eu tive um problema muito parecido á 3 anos, imediatamente depois de mudar o óleo, filtro e bomba de água. Quando ligava o motor de manhã, fazia um barulho até bastante agressivo, mas se desligasse e voltasse a ligar, já não fazia. Só ao fim de algumas horas parado é que voltava a fazer.

        Basicamente andei assim durante um ano. Depois de dar muitas voltas e perder muito tempo a tentar encontrar o que poderia ser, descobri que o filtro de óleo trabalha com uma válvula (eu realmente não percebia muito da poda, mas fui á procura do que sabia que tinham mexido). E foi então que pensei em tirar o filtro de óleo fora para ver o que andaram lá a fazer e se a válvula estaria com algum problema. Imagina a minha surpresa quando tirei a tampa e o filtro não veio agarrado à tampa... Era suposto ele vir junto com a tampa, porque nos sistemas Purflux que saem nestes motores, o filtro encaixa numa peça da própria tampa. Foi aí que descobri que quando tiraram o filtro velho, arrancaram o suporte da tampa onde o filtro de deveria estar encaixado! Depois comprei uma tampa usada e o ruído melhorou mas não passou completamente.

        Enquanto isso, tinha uma pequena fuga de óleo na junta entre o copo do filtro de óleo e o bloco do motor, porque tinham trocado o radiador do óleo e não deve ter sido montado em condições. Por isso fui á Opel e para resolverem essa simples fuga, trocaram o corpo completo do copo do filtro de óleo (já vêm com o radiador, tupo de enchimento de óleo, respetiva tampa, filtro novo e a própria tampa do filtro onde ele realmente fica encaixado). Foram mais de 500€ mas depois disso, NUNCA MAIS ouvi esse barulho.

        Ou seja, a conclusão a que eu chego, é que ou a válvula ficou estragada por ter andado tanto tempo em esforço, (o filtro não estava encaixado por faltar lá a peça na tampa) ou então deixaram cair alguma coisa para dentro do copo do filtro de óleo e era isso que fazia barulho! A única coisa que ficou provada, foi que realmente o problema estava algures no copo do filtro do óleo! Não sei exatamente o que é que andaram lá a fazer, mas acabei por andar mais de um ano sem o filtro de óleo no sítio e provavelmente sem estar a filtrar o óleo em condições.

        Depois disso comecei a trocar o óleo e filtros sempre em casa e nunca mais tive problemas nem nada desses barulhos. Acho que no fim de contas ainda tive muita sorte porque aparentemente o motor não sofreu danos, embora ele nunca tenha sido aberto para ter a certeza. Entretanto já fiz mais de 50 mil kms sem qualquer tipo de falha deste 1.3 CDTI, que vai com 307 mil kms. Até agora não consome óleo, faz consumos de 4l sem grande esforço e não têm qualquer falha mecânica de funcionamento. Ou seja, mesmo em condições adversas estes motores aguentam muito. Mas não convém abusar da sorte! Por isso no teu lugar, preocupava-me em ver isso. Na minha opinião, se tens a certeza que o carro antes não fazia isso, é porque fizeram asneira... Eu não acredito nesse tipo de coincidências. O problema do meu pode não ter nada a ver com o do teu, mas sinceramente não acredito que tinha sido coincidência o facto de teres mudado o óleo e filtro e o carro ter começado a fazer isso.
        Editado pela última vez por GorySantos; 22 July 2021, 01:47.

        Comentário

        AD fim dos posts Desktop

        Collapse

        Ad Fim dos Posts Mobile

        Collapse
        Working...
        X