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Barulho motor 1.3 CDTi normal?

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    #61
    É normal como já disseram. Já conduzi mais de 10 carros com esse motor, e todos faziam esse matraquear no início.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por CarlosD4D Ver Post
      Na marca dizem ser normal. Há carros em que se nota mais, noutros menos. Depende muito do óleo utilizado. O óleo GM 5w30 dexos 2 torna o carro menos ruidoso. Já o óleo Galp torna o carro muito ruidoso. Há concessionários a usar GM, outros Galp, outros Castrol...depende dos acordos. A maioria das pessoas não nota o ruído... Pior é o ruído dos astras cdti, esse sim metálico...

      Como este ruido apenas faz a frio no primeiro arranque do dia, é o tempo do tensor hidráulico da corrente ganhar pressão e ajustar a corrente. Quando a luz do óleo se apaga o ruído já acabou.

      Aconselham a andar com o óleo muito perto do máximo e a não abortar regenerações.

      Nao fiquei satisfeito, mas enfim.
      Esse motor é um bom motor, mas fica é mais preocupado de ouvires uma "batida estilo sopro" do motor vindo da zona dos injectores (bem audível de fora com capot fechado)!

      Essa sim é importante e significa que os O´Rings dos injectores já se foram e estás com fuga de compressão...Arranjo relativamente simples, se detetado rapidamente, mas ser demorar "meses"/ignorar até existirem avisos de "velas de prés incandescência" pode se transformar num arranjo de mais de 1000 euros

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por CarlosD4D Ver Post
        É normal no primeiro arranque do dia, num 1.3 CDTi 95cv com menos de 30k kms, por 2/3 segundos ouvir um ruído diferente?

        Parece que se ouve a corrente de distribuição a rolar a frio, uma espécie de ZZZ ZZZ ZZZ. Isto apenas no primeiro arranque do dia, após umas 12h desligado. Se desligar e voltar a ligar já não faz. É algo ligeiro, e o carro é novo.

        Será por o óleo estar todo no carter e demorar uns segundos a lubrificar o motor?

        Obrigado
        Olá Carlos D4D,

        EU tive um Punto 1.3Mjet 95cv Sport...e nunca me fez o ruído em apreço.
        Contudo, julgo também não haver qualquer motivo para preocupação...a não ser que se mantenha em andamento ou que se prolongue por muito mais tempo/segundos...

        Ainda assim, experimentaria colocar um óleo de graduação 0w30, que cumprisse igualmente a norma GM Dexos 2 e tentava perceber as diferenças...

        Abraço e boa semana...

        Comentário


          #64
          Venho novamente pedir ajuda em relação ao ruído.

          Na oficina da marca onde coloquei o carro dizem que o ruído não é normal, que não é nada preocupante, mas que não é normal... Já liguei outros carros do mesmo ano e motor, e não fazem o ruído.

          Dizem que poderá ser algo relacionado com os acessórios (correia alternador, tensor etc). Da primeira vez lubrificaram tudo e passado uns dias voltou. O ruído não se tem intensificado, mas é um carro novo com 30 mil kms e não deveria fazer aquele ruído, mesmo que fosse o ruído do tensor a encher, não deveria fazer aquilo com tao poucos quilómetros. Na oficina descartaram ser algo ligado à distribuição.

          Aspetos importantes:

          Relembro que o ruído começou após a primeira revisão (mudança óleo e filtro), antes disso nunca tinha feito.

          Apenas faz no primeiro arranque do dia, uma espécie de roçar. Há dias que faz com mais intensidade, outros com menos intensidade..e há até dias em que não faz... Se ligar e desligar o carro o ruído já não faz. É um ruído durante uns 3 segundos.

          Ao ralenti, com o carro quente, parece-me ouvir um rolar de correias, um TSK TSK TSK baixo.

          A correia do alternador, numa foto que tirei, pareceu-me um pouco "roçada" numa beira.

          Podem dar-me a vossa ajuda por favor?

          Comentário


            #65
            Foto da correia dos acessórios: https://streamable.com/c514g

            Vídeo do ruído: https://streamable.com/sl3ly

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por CarlosD4D Ver Post
              Venho novamente pedir ajuda em relação ao ruído.

              Na oficina da marca onde coloquei o carro dizem que o ruído não é normal, que não é nada preocupante, mas que não é normal... Já liguei outros carros do mesmo ano e motor, e não fazem o ruído.

              Dizem que poderá ser algo relacionado com os acessórios (correia alternador, tensor etc). Da primeira vez lubrificaram tudo e passado uns dias voltou. O ruído não se tem intensificado, mas é um carro novo com 30 mil kms e não deveria fazer aquele ruído, mesmo que fosse o ruído do tensor a encher, não deveria fazer aquilo com tao poucos quilómetros. Na oficina descartaram ser algo ligado à distribuição.

              Aspetos importantes:

              Relembro que o ruído começou após a primeira revisão (mudança óleo e filtro), antes disso nunca tinha feito.

              Apenas faz no primeiro arranque do dia, uma espécie de roçar. Há dias que faz com mais intensidade, outros com menos intensidade..e há até dias em que não faz... Se ligar e desligar o carro o ruído já não faz. É um ruído durante uns 3 segundos.

              Ao ralenti, com o carro quente, parece-me ouvir um rolar de correias, um TSK TSK TSK baixo.

              A correia do alternador, numa foto que tirei, pareceu-me um pouco "roçada" numa beira.

              Podem dar-me a vossa ajuda por favor?
              Se o carro ainda tiver garantia e se na oficina da marca dizem que o barulho não é normal e ainda por cima poderá estar relacionado com peças baratas (correia do alternador, etc) penso que deviam tentar resolver isso apesar de considerarem não ser preocupante começando por exemplo por colocar outra correia do alternador (até pode ser uma usada só para ver se o barulho desaparece logo e se se confirmar ser da correia logo metiam uma nova).

              Se a causa à partida está identificada não deveria ser resolvido esse problema (caso esteja na garantia)?

              O que dizem sobre a possibilidade de substituirem a correia/tensor para tentar desaparecer com o barulho?

              Comentário


                #67
                Sim tem garantia, mas a Opel foge das garantias como o diabo foge da cruz... nem sei o que fazer para eles me resolverem isto. Numa oficina Opel disseram que não valia a pena intervir, deve valer a pena intervir quando o cliente tiver que pagar e acabar a garantia...

                O problema poderá ser de algo dos acessórios, mas imagina que substituem o tensor, rolamentos e correia e fica igual?

                Da primeira vez foi tudo lubrificado, espero que desta vez façam algo diferente e resolvam, mas tenho as minhas dúvidas.

                Sinceramente nem sei o que fazer, apesar de ter confiança no atual concessionário onde está a viatura

                Comentário


                  #68
                  Se o carro agora está na oficina e vão ter em conta esse barulho pode ser que venha resolvido.

                  Está previsto tentarem solucionar o barulho seja com lubrificação seja com outro tipo de intervenção ou o carro está em oficina para tratar de outras coisas e o barulho é algo secundário que podem nem sequer fazer nada em relação a isso?

                  Seja como for é esperar receber o carro de volta, perceber se o barulho continua presente e tentar saber se foi feito alguma coisa para o atenuar/eliminar.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                    Se o carro agora está na oficina e vão ter em conta esse barulho pode ser que venha resolvido.

                    Está previsto tentarem solucionar o barulho seja com lubrificação seja com outro tipo de intervenção ou o carro está em oficina para tratar de outras coisas e o barulho é algo secundário que podem nem sequer fazer nada em relação a isso?

                    Seja como for é esperar receber o carro de volta, perceber se o barulho continua presente e tentar saber se foi feito alguma coisa para o atenuar/eliminar.
                    Deixei o carro na oficina apenas para resolverem a situação do barulho, é a situação prioritária. Amanhã já devo ir levantar o carro, ficou na oficina durante a noite para amanhã ao ligarem ouvirem o ruído (espero que desta vez ouçam/o carro faça o ruído)

                    Comentário


                      #70
                      Mais alguma opinião? Poderá haver a possibilidade de ser algo da correia dos acessórios ou do tensor dos acessórios?

                      Comentário


                        #71
                        Já não sei se foi referido... mas já que indicas que ocorreu depois da mudança de óleo...

                        O óleo colocado, cumpre os requisitos do motor, isto é, cumpre com a norma exigida e tem a viscosidade adequada?

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por nto Ver Post
                          Já não sei se foi referido... mas já que indicas que ocorreu depois da mudança de óleo...

                          O óleo colocado, cumpre os requisitos do motor, isto é, cumpre com a norma exigida e tem a viscosidade adequada?
                          Essa hipótese já foi afastada. Passado pouco tempo voltei a mudar o óleo e até levou o 5w30 Dexos 2 da GM

                          Comentário


                            #73
                            A correia dos acessórios estava cheia de pequenas pedras, poderia ser disso o ruído?

                            Aqui vão as fotos

                            https://streamable.com/uk60u
                            https://streamable.com/nays2
                            https://streamable.com/g2ks3
                            https://streamable.com/roiwj
                            https://streamable.com/cikon

                            Tinha muitas pedras pequeninas, apenas uma era um "calhau". Foi substituída a correia dos acessórios. A ver vamos se era esse o problema que originava o ruído.

                            O que acham?

                            Comentário


                              #74
                              Se agora já não faz o barulho já é uma boa notícia.

                              Se nunca mais fizer o barulho não se vai saber ao certo se era da correia velha ou das pedrinhas.

                              No caso de ser para tentar saber mesmo o que poderia estar a causar o barulho é tirar as pedrinhas todas da correia velha e voltar a colocar.

                              Mas se não existe essa necessidade é esquecer o assunto e aproveitar enquanto não aparecem outros problemas daqueles graves, dispendiosos, intermitentes que só acontecem quando o carro está fora da oficina, leva-se o carro à oficina e ele funciona normal, sai-se da oficina e começa a fazer o problema e ninguém descobre o que é mesmo depois de trocarem peças e mais peças e fica sempre tudo na mesma.

                              Já agora a marca da correia nova é a mesma da velha?

                              Comentário


                                #75
                                Yap. Levou a correia da mesma marca, a original ContiTech. Só nos próximos dias saberei se resolveu ou não a situação, pois aquilo só faz a frio durante os primeiros 3 segundos, e nem sempre faz. Pelo menos ficou afastado a possibilidade de ser algo do motor ou da distribuição, que era o meu maior receio.

                                Mas poderão umas "pedrinhas" criar um barulho?

                                Comentário


                                  #76
                                  Alguém?

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por CarlosD4D Ver Post
                                    Yap. Levou a correia da mesma marca, a original ContiTech. Só nos próximos dias saberei se resolveu ou não a situação, pois aquilo só faz a frio durante os primeiros 3 segundos, e nem sempre faz. Pelo menos ficou afastado a possibilidade de ser algo do motor ou da distribuição, que era o meu maior receio.

                                    Mas poderão umas "pedrinhas" criar um barulho?
                                    Eu acho que se fosse das pedras fazia sempre...mas isto sou eu pela minha lógica. Se só faz durante os primeiros 3 segundos eu diria que é o tensor. Mas isso penso ser habitual e nada de preocupante nos motores de corrente. Até já se falou nisso por aqui.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por CarlosD4D Ver Post
                                      É normal no primeiro arranque do dia, num 1.3 CDTi 95cv com menos de 30k kms, por 2/3 segundos ouvir um ruído diferente?

                                      Parece que se ouve a corrente de distribuição a rolar a frio, uma espécie de ZZZ ZZZ ZZZ. Isto apenas no primeiro arranque do dia, após umas 12h desligado. Se desligar e voltar a ligar já não faz. É algo ligeiro, e o carro é novo.

                                      Será por o óleo estar todo no carter e demorar uns segundos a lubrificar o motor?

                                      Obrigado
                                      Passado cerca de ano e meio, e com mais de 50 mil kms no lombo, o barulho continua igual. Apareceu o barulho após a primeira mudança de oleo com cerca de 23 mil kms, agora está com 76 mil kms e continua igual, tendo feito 53 mil kms entretanto em 1 ano e 7 meses.

                                      Faço mudas de óleo e filtro sempre no máximo a cada 15 mil kms, sempre óleo GM (bom e barato segundo dizem).

                                      Deixo aqui áudios recentes, um deles com o capot aberto e dois fechado. Ainda tenho garantia por mais 2 anos. Na Opel dizem sempre ser algo dos acessórios, mas não vão intervir, apenas quando "partir".

                                      https://streamable.com/8uj0lx
                                      https://streamable.com/ewnes8
                                      https://streamable.com/bu9ysm

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por CarlosD4D Ver Post
                                        Passado cerca de ano e meio, e com mais de 50 mil kms no lombo, o barulho continua igual. Apareceu o barulho após a primeira mudança de oleo com cerca de 23 mil kms, agora está com 76 mil kms e continua igual, tendo feito 53 mil kms entretanto em 1 ano e 7 meses.

                                        Faço mudas de óleo e filtro sempre no máximo a cada 15 mil kms, sempre óleo GM (bom e barato segundo dizem).

                                        Deixo aqui áudios recentes, um deles com o capot aberto e dois fechado. Ainda tenho garantia por mais 2 anos. Na Opel dizem sempre ser algo dos acessórios, mas não vão intervir, apenas quando "partir".

                                        https://streamable.com/8uj0lx
                                        https://streamable.com/ewnes8
                                        https://streamable.com/bu9ysm
                                        Já ouço isso e digo a minha conclusão.

                                        Pode ser que apareça mais alguém para opinar.

                                        Comentário


                                          #80
                                          PS: É normal em 2 anos o carro "comer" luzes de médios forte e feio? Já troquei umas 2 lâmpadas em cada optica, coisa que nunca me aconteceu nos carros anteriores. Na Opel chegaram a levar-me 20 euros por uma H7 (acho que é esta lampada), mas tenho colocado fora a 5€ cada uma

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por CarlosD4D Ver Post
                                            PS: É normal em 2 anos o carro "comer" luzes de médios forte e feio? Já troquei umas 2 lâmpadas em cada optica, coisa que nunca me aconteceu nos carros anteriores. Na Opel chegaram a levar-me 20 euros por uma H7 (acho que é esta lampada), mas tenho colocado fora a 5€ cada uma
                                            Não é habitual. Pode ser das luzes automáticas, qualidade da lâmpada, montagem, fusível ou caixa bsi.

                                            Maioria dos casos é má montagem ou qualidade das lâmpadas.

                                            Sobre preços, é sujeitar ao que podes. Nem sempre o mais barato é melhor. Mas o PVP de uma lâmpada decente é <2€ em H7. A montagem essa tem de ser compensada.

                                            Sobre o som do tractor, é esperares que apareça alguém entendido..

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                              Não é habitual. Pode ser das luzes automáticas, qualidade da lâmpada, montagem, fusível ou caixa bsi.

                                              Maioria dos casos é má montagem ou qualidade das lâmpadas.

                                              Sobre preços, é sujeitar ao que podes. Nem sempre o mais barato é melhor. Mas o PVP de uma lâmpada decente é <2€ em H7. A montagem essa tem de ser compensada.

                                              Sobre o som do tractor, é esperares que apareça alguém entendido..
                                              Eblase alguem mais entendido neste fórum que tu e complicado... Dá a tua conclusão sff

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por CarlosD4D Ver Post
                                                Eblase alguem mais entendido neste fórum que tu e complicado... Dá a tua conclusão sff
                                                Obrigado. Ai se os haters lêem isso..


                                                Vou responder por mensagem privada.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Obrigado Eblase. Fico a aguardar.

                                                  PS: Os haters que se lixem, tu és mecânico e o especialista aqui do forum! Obrigado pelo Serviço Público que prestas aqui!

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Greetings!

                                                    Já tive há uns anos um multijet. Esse barulho nos primeiros segundos era muito evidente com óleo shell.
                                                    Fiquei contente quando coloquei Mobil 3000. Muito mais silêncioso. Não é barato mas deixas de te chatear quando pegas no carro a frio.

                                                    Cumprimentos
                                                    Editado pela última vez por pgainf; 20 October 2020, 14:41.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por pgainf Ver Post
                                                      Greetings!

                                                      Já tive há uns aos um multijet. Esse barulho nos primeiros segundos era muito evidente com óleo shell.
                                                      Fiquei contente quando coloquei Mobil 3000. Muito mais silêncioso. Não é barato mas deixas de te chatear quando pegas no carro a frio.

                                                      Cumprimentos
                                                      Se isso resolvesse o barulho não pensava duas vezes.

                                                      MOBIL 1 ESP 5W30 - 5L

                                                      Apenas encontro este. Será esse? Cumpre a norma dexos 2

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        https://texoleo.com/product/mobil-su...00-xe-5w-30-5l




                                                        Originalmente Colocado por CarlosD4D Ver Post
                                                        Se isso resolvesse o barulho não pensava duas vezes.

                                                        MOBIL 1 ESP 5W30 - 5L


                                                        Apenas encontro este. Será esse? Cumpre a norma dexos 2

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Esse último é gama média.

                                                          Mobil 1 é a melhor gama da Mobil.


                                                          Só precisas de ver qual o modelo com DEX0S2.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por CarlosD4D Ver Post
                                                            Se isso resolvesse o barulho não pensava duas vezes.

                                                            MOBIL 1 ESP 5W30 - 5L


                                                            Apenas encontro este. Será esse? Cumpre a norma dexos 2
                                                            Esse mesmo, se queres dos melhores óleos e com aprovação dexos 2.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Já tive um corsa 1.3 e na empresa temos 3 carros fiat com esse motor, inclusive a semana passada fiquei a pé em plena avenida da república Gaia, pois rebentou a corrente com 226mil (já tinha avisado quem andava com o carro que estava com um barulho exagerado...), mas adiante o meu antigo corsa também fazia isso até esticar a corrente, por isso no meu caso isso é normal, pelo menos com os óleos que eu andei!

                                                              Comentário

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