É normal como já disseram. Já conduzi mais de 10 carros com esse motor, e todos faziam esse matraquear no início.
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Barulho motor 1.3 CDTi normal?
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Originalmente Colocado por CarlosD4D Ver PostNa marca dizem ser normal. Há carros em que se nota mais, noutros menos. Depende muito do óleo utilizado. O óleo GM 5w30 dexos 2 torna o carro menos ruidoso. Já o óleo Galp torna o carro muito ruidoso. Há concessionários a usar GM, outros Galp, outros Castrol...depende dos acordos. A maioria das pessoas não nota o ruído... Pior é o ruído dos astras cdti, esse sim metálico...
Como este ruido apenas faz a frio no primeiro arranque do dia, é o tempo do tensor hidráulico da corrente ganhar pressão e ajustar a corrente. Quando a luz do óleo se apaga o ruído já acabou.
Aconselham a andar com o óleo muito perto do máximo e a não abortar regenerações.
Nao fiquei satisfeito, mas enfim.
Essa sim é importante e significa que os O´Rings dos injectores já se foram e estás com fuga de compressão...Arranjo relativamente simples, se detetado rapidamente, mas ser demorar "meses"/ignorar até existirem avisos de "velas de prés incandescência" pode se transformar num arranjo de mais de 1000 euros
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Originalmente Colocado por CarlosD4D Ver PostÉ normal no primeiro arranque do dia, num 1.3 CDTi 95cv com menos de 30k kms, por 2/3 segundos ouvir um ruído diferente?
Parece que se ouve a corrente de distribuição a rolar a frio, uma espécie de ZZZ ZZZ ZZZ. Isto apenas no primeiro arranque do dia, após umas 12h desligado. Se desligar e voltar a ligar já não faz. É algo ligeiro, e o carro é novo.
Será por o óleo estar todo no carter e demorar uns segundos a lubrificar o motor?
Obrigado
EU tive um Punto 1.3Mjet 95cv Sport...e nunca me fez o ruído em apreço.
Contudo, julgo também não haver qualquer motivo para preocupação...a não ser que se mantenha em andamento ou que se prolongue por muito mais tempo/segundos...
Ainda assim, experimentaria colocar um óleo de graduação 0w30, que cumprisse igualmente a norma GM Dexos 2 e tentava perceber as diferenças...
Abraço e boa semana...
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Venho novamente pedir ajuda em relação ao ruído.
Na oficina da marca onde coloquei o carro dizem que o ruído não é normal, que não é nada preocupante, mas que não é normal... Já liguei outros carros do mesmo ano e motor, e não fazem o ruído.
Dizem que poderá ser algo relacionado com os acessórios (correia alternador, tensor etc). Da primeira vez lubrificaram tudo e passado uns dias voltou. O ruído não se tem intensificado, mas é um carro novo com 30 mil kms e não deveria fazer aquele ruído, mesmo que fosse o ruído do tensor a encher, não deveria fazer aquilo com tao poucos quilómetros. Na oficina descartaram ser algo ligado à distribuição.
Aspetos importantes:
Relembro que o ruído começou após a primeira revisão (mudança óleo e filtro), antes disso nunca tinha feito.
Apenas faz no primeiro arranque do dia, uma espécie de roçar. Há dias que faz com mais intensidade, outros com menos intensidade..e há até dias em que não faz... Se ligar e desligar o carro o ruído já não faz. É um ruído durante uns 3 segundos.
Ao ralenti, com o carro quente, parece-me ouvir um rolar de correias, um TSK TSK TSK baixo.
A correia do alternador, numa foto que tirei, pareceu-me um pouco "roçada" numa beira.
Podem dar-me a vossa ajuda por favor?
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Foto da correia dos acessórios: https://streamable.com/c514g
Vídeo do ruído: https://streamable.com/sl3ly
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Originalmente Colocado por CarlosD4D Ver PostVenho novamente pedir ajuda em relação ao ruído.
Na oficina da marca onde coloquei o carro dizem que o ruído não é normal, que não é nada preocupante, mas que não é normal... Já liguei outros carros do mesmo ano e motor, e não fazem o ruído.
Dizem que poderá ser algo relacionado com os acessórios (correia alternador, tensor etc). Da primeira vez lubrificaram tudo e passado uns dias voltou. O ruído não se tem intensificado, mas é um carro novo com 30 mil kms e não deveria fazer aquele ruído, mesmo que fosse o ruído do tensor a encher, não deveria fazer aquilo com tao poucos quilómetros. Na oficina descartaram ser algo ligado à distribuição.
Aspetos importantes:
Relembro que o ruído começou após a primeira revisão (mudança óleo e filtro), antes disso nunca tinha feito.
Apenas faz no primeiro arranque do dia, uma espécie de roçar. Há dias que faz com mais intensidade, outros com menos intensidade..e há até dias em que não faz... Se ligar e desligar o carro o ruído já não faz. É um ruído durante uns 3 segundos.
Ao ralenti, com o carro quente, parece-me ouvir um rolar de correias, um TSK TSK TSK baixo.
A correia do alternador, numa foto que tirei, pareceu-me um pouco "roçada" numa beira.
Podem dar-me a vossa ajuda por favor?
Se a causa à partida está identificada não deveria ser resolvido esse problema (caso esteja na garantia)?
O que dizem sobre a possibilidade de substituirem a correia/tensor para tentar desaparecer com o barulho?
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Sim tem garantia, mas a Opel foge das garantias como o diabo foge da cruz... nem sei o que fazer para eles me resolverem isto. Numa oficina Opel disseram que não valia a pena intervir, deve valer a pena intervir quando o cliente tiver que pagar e acabar a garantia...
O problema poderá ser de algo dos acessórios, mas imagina que substituem o tensor, rolamentos e correia e fica igual?
Da primeira vez foi tudo lubrificado, espero que desta vez façam algo diferente e resolvam, mas tenho as minhas dúvidas.
Sinceramente nem sei o que fazer, apesar de ter confiança no atual concessionário onde está a viatura
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Se o carro agora está na oficina e vão ter em conta esse barulho pode ser que venha resolvido.
Está previsto tentarem solucionar o barulho seja com lubrificação seja com outro tipo de intervenção ou o carro está em oficina para tratar de outras coisas e o barulho é algo secundário que podem nem sequer fazer nada em relação a isso?
Seja como for é esperar receber o carro de volta, perceber se o barulho continua presente e tentar saber se foi feito alguma coisa para o atenuar/eliminar.
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Originalmente Colocado por FullThrottle Ver PostSe o carro agora está na oficina e vão ter em conta esse barulho pode ser que venha resolvido.
Está previsto tentarem solucionar o barulho seja com lubrificação seja com outro tipo de intervenção ou o carro está em oficina para tratar de outras coisas e o barulho é algo secundário que podem nem sequer fazer nada em relação a isso?
Seja como for é esperar receber o carro de volta, perceber se o barulho continua presente e tentar saber se foi feito alguma coisa para o atenuar/eliminar.
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Originalmente Colocado por nto Ver PostJá não sei se foi referido... mas já que indicas que ocorreu depois da mudança de óleo...
O óleo colocado, cumpre os requisitos do motor, isto é, cumpre com a norma exigida e tem a viscosidade adequada?
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A correia dos acessórios estava cheia de pequenas pedras, poderia ser disso o ruído?
Aqui vão as fotos
https://streamable.com/uk60u
https://streamable.com/nays2
https://streamable.com/g2ks3
https://streamable.com/roiwj
https://streamable.com/cikon
Tinha muitas pedras pequeninas, apenas uma era um "calhau". Foi substituída a correia dos acessórios. A ver vamos se era esse o problema que originava o ruído.
O que acham?
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Se agora já não faz o barulho já é uma boa notícia.
Se nunca mais fizer o barulho não se vai saber ao certo se era da correia velha ou das pedrinhas.
No caso de ser para tentar saber mesmo o que poderia estar a causar o barulho é tirar as pedrinhas todas da correia velha e voltar a colocar.
Mas se não existe essa necessidade é esquecer o assunto e aproveitar enquanto não aparecem outros problemas daqueles graves, dispendiosos, intermitentes que só acontecem quando o carro está fora da oficina, leva-se o carro à oficina e ele funciona normal, sai-se da oficina e começa a fazer o problema e ninguém descobre o que é mesmo depois de trocarem peças e mais peças e fica sempre tudo na mesma.
Já agora a marca da correia nova é a mesma da velha?
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Yap. Levou a correia da mesma marca, a original ContiTech. Só nos próximos dias saberei se resolveu ou não a situação, pois aquilo só faz a frio durante os primeiros 3 segundos, e nem sempre faz. Pelo menos ficou afastado a possibilidade de ser algo do motor ou da distribuição, que era o meu maior receio.
Mas poderão umas "pedrinhas" criar um barulho?
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Originalmente Colocado por CarlosD4D Ver PostYap. Levou a correia da mesma marca, a original ContiTech. Só nos próximos dias saberei se resolveu ou não a situação, pois aquilo só faz a frio durante os primeiros 3 segundos, e nem sempre faz. Pelo menos ficou afastado a possibilidade de ser algo do motor ou da distribuição, que era o meu maior receio.
Mas poderão umas "pedrinhas" criar um barulho?
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Originalmente Colocado por CarlosD4D Ver PostÉ normal no primeiro arranque do dia, num 1.3 CDTi 95cv com menos de 30k kms, por 2/3 segundos ouvir um ruído diferente?
Parece que se ouve a corrente de distribuição a rolar a frio, uma espécie de ZZZ ZZZ ZZZ. Isto apenas no primeiro arranque do dia, após umas 12h desligado. Se desligar e voltar a ligar já não faz. É algo ligeiro, e o carro é novo.
Será por o óleo estar todo no carter e demorar uns segundos a lubrificar o motor?
Obrigado
Faço mudas de óleo e filtro sempre no máximo a cada 15 mil kms, sempre óleo GM (bom e barato segundo dizem).
Deixo aqui áudios recentes, um deles com o capot aberto e dois fechado. Ainda tenho garantia por mais 2 anos. Na Opel dizem sempre ser algo dos acessórios, mas não vão intervir, apenas quando "partir".
https://streamable.com/8uj0lx
https://streamable.com/ewnes8
https://streamable.com/bu9ysm
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Originalmente Colocado por CarlosD4D Ver PostPassado cerca de ano e meio, e com mais de 50 mil kms no lombo, o barulho continua igual. Apareceu o barulho após a primeira mudança de oleo com cerca de 23 mil kms, agora está com 76 mil kms e continua igual, tendo feito 53 mil kms entretanto em 1 ano e 7 meses.
Faço mudas de óleo e filtro sempre no máximo a cada 15 mil kms, sempre óleo GM (bom e barato segundo dizem).
Deixo aqui áudios recentes, um deles com o capot aberto e dois fechado. Ainda tenho garantia por mais 2 anos. Na Opel dizem sempre ser algo dos acessórios, mas não vão intervir, apenas quando "partir".
https://streamable.com/8uj0lx
https://streamable.com/ewnes8
https://streamable.com/bu9ysm
Pode ser que apareça mais alguém para opinar.
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Originalmente Colocado por CarlosD4D Ver PostPS: É normal em 2 anos o carro "comer" luzes de médios forte e feio? Já troquei umas 2 lâmpadas em cada optica, coisa que nunca me aconteceu nos carros anteriores. Na Opel chegaram a levar-me 20 euros por uma H7 (acho que é esta lampada), mas tenho colocado fora a 5€ cada uma
Maioria dos casos é má montagem ou qualidade das lâmpadas.
Sobre preços, é sujeitar ao que podes. Nem sempre o mais barato é melhor. Mas o PVP de uma lâmpada decente é <2€ em H7. A montagem essa tem de ser compensada.
Sobre o som do tractor, é esperares que apareça alguém entendido..
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Originalmente Colocado por eblase Ver PostNão é habitual. Pode ser das luzes automáticas, qualidade da lâmpada, montagem, fusível ou caixa bsi.
Maioria dos casos é má montagem ou qualidade das lâmpadas.
Sobre preços, é sujeitar ao que podes. Nem sempre o mais barato é melhor. Mas o PVP de uma lâmpada decente é <2€ em H7. A montagem essa tem de ser compensada.
Sobre o som do tractor, é esperares que apareça alguém entendido..
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Greetings!
Já tive há uns anos um multijet. Esse barulho nos primeiros segundos era muito evidente com óleo shell.
Fiquei contente quando coloquei Mobil 3000. Muito mais silêncioso. Não é barato mas deixas de te chatear quando pegas no carro a frio.
CumprimentosEditado pela última vez por pgainf; 20 October 2020, 14:41.
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Originalmente Colocado por pgainf Ver PostGreetings!
Já tive há uns aos um multijet. Esse barulho nos primeiros segundos era muito evidente com óleo shell.
Fiquei contente quando coloquei Mobil 3000. Muito mais silêncioso. Não é barato mas deixas de te chatear quando pegas no carro a frio.
Cumprimentos
MOBIL 1 ESP 5W30 - 5L
Apenas encontro este. Será esse? Cumpre a norma dexos 2
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https://texoleo.com/product/mobil-su...00-xe-5w-30-5l
Originalmente Colocado por CarlosD4D Ver PostSe isso resolvesse o barulho não pensava duas vezes.
MOBIL 1 ESP 5W30 - 5L
Apenas encontro este. Será esse? Cumpre a norma dexos 2
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Já tive um corsa 1.3 e na empresa temos 3 carros fiat com esse motor, inclusive a semana passada fiquei a pé em plena avenida da república Gaia, pois rebentou a corrente com 226mil (já tinha avisado quem andava com o carro que estava com um barulho exagerado...), mas adiante o meu antigo corsa também fazia isso até esticar a corrente, por isso no meu caso isso é normal, pelo menos com os óleos que eu andei!
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