.
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Trocar filtro de combustível - FIAT 500L 1.3 MultiJet
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
Originalmente Colocado por pedro19 Ver PostOlá.
Estava na Norauto a trocar pastilhas, quando perguntei quanto custaria trocar o filtro do combustível, pois sei que está na altura, e se fosse barato ficava já feito.
Ora, deram-me um orçamento de 96€ pelo filtro, ainda sem ao serviço!
Não fiz, e pergunto-me, esse valor é normal? Isso é coisa que eu consiga fazer em casa? Nas lojas de peças vejo o filtro por 25-35 euros no máximo, mas não sei se me devo atrever a trocar eu? Faço trocas de óleo, filtros de ar, habitáculo, e já troquei bomba de combustível de dentro de um depósito de um Laguna de 1997 (lol), mas tenho medo que isto seja muita areia para o meu camião. Que dizem?
FIAT 500L 1.3 MultiJet, Diesel, 95 cavalos, de 2016.
Só vendo, mas acredito que não deverá ser muito diferente deste...
-
Originalmente Colocado por pedro19 Ver PostIsto é uma coisa simples de fazer? Preciso de alguma ferramenta especial? Não é preciso purgar e cenas assim? É o que eu disse, se for por 30 euros vs 120 euros e nao for muito difícil prefiro fazer eu. Mas se for 30 vs 50 prefiro pagar a um profissional.
Há carros que não tem de fazer nenhuma purga... mas não sei se será o caso deste.
Só verificando mesmo.
Comentário
-
Originalmente Colocado por pedro19 Ver PostIsto é uma coisa simples de fazer? Preciso de alguma ferramenta especial? Não é preciso purgar e cenas assim? É o que eu disse, se for por 30 euros vs 120 euros e nao for muito difícil prefiro fazer eu. Mas se for 30 vs 50 prefiro pagar a um profissional.
Para não custar ao arranque do carro, se puderes (ou conseguires), despeja o gasóleo do filtro velho - se não estiver badalhoco - para dentro do novo. Se não for possível, depois de tudo montado, vais ter de dar à chave umas quantas vezes até a bomba encher o filtro novo e só depois o carro liga.
O processo é semelhante a este, com as devidas diferenças:
https://www.youtube.com/watch?v=-Z8K6ldu11w
onde o Eblase mete o aditivo, metes o gasóleo, a não ser que queiras colocar um aditivo também.Editado pela última vez por Embaixador; 09 July 2019, 14:35.
Comentário
-
Originalmente Colocado por MrDS Ver Postisso é tudo muito giro se o carro tiver bomba elétrica no depósito....
se não tiver, ficas a pé, caso não saibas purgar o ar do sistema
quanto à parte de despejar o gasoleo do filtro velho para o novo é má política na minha sincera opinião mas cada um sabe de si
Obvio, que não estou a equacionar que num carro "novo", poderão sair limalhas com o gasóleo, caso o carro tenha outros problemas... por exemplo. Visto o gasóleo já ter sido filtrado por um filtro ainda adequado a uso aquando da troca do mesmo, e tendo a pessoa que realiza a troca do filtro plena visão para poder efectuar tamanha acrobacia, penso que conseguirá confirmar se quando despeja o gasóleo para um recipiente limpo, se este está em plenas condições ou não e assim, decidir despejá-lo no filtro novo ou de volta no tanque de combustível.
Comentário
-
se o combustivel viesse limpo das bombas.... mas pronto... cada um saberá de si e de como quer tratar os seus carros.... são os 100 ou 200ml de gasoleo "aproveitado" que iria economizar a coisa
quanto à utilidade do gasoleo velho, terá sempre alguma utilidade, mas certamente saberás quais as suas utilidades
Comentário
-
Na realmente, as questões que colocas são deveras interessantes de debater... as preocupações sobre quais as maneiras de precaver os possíveis prejuízos causados por gasóleos provenientes de bombas de combustível onde não é feita manutenção adequada, ou sobre aqueles camiões cisterna que transportam os combustíveis, ou sobre os silos das refinarias... de facto até os navios da marinha mercante que realizam o transporte... uma pessoa nem sabe se consome de África, Brasil... até a qualidade com que é feita a extracção do petróleo me preocupa, para não falar na quantidade de trabalhadores que estão envolvidos em todos estes processos e o erro humano, é uma constante... mas pronto, também não sou mecânico. Não me admirava nada que existissem particulares a mandar examinar o combustível da bomba A, para comparar com o da bomba B, cada vez que enchem os tanques ao seu carro. Depois também existem aqueles que só respiram via garrafa de oxigénio, dada a qualidade do ar nas cidades...
mas sim, existem mil e uma aplicações diferentes para o diesel
Comentário
-
Originalmente Colocado por pedro19 Ver PostMas este tem ou não?
Se for como o 1.9 JTD e 2.0 JTDM... é só trocar e depois... dar à chave sem ligar o motor umas vezes... e depois é que ligas o carro.
Para "atenuar" esse dar a chave sem ligar (que serve para encher novamente o filtro), pode é aquando da montagem do filtro e antes de colocares o sensor, colocar gasóleo no interior... ou mesmo, um produto de limpeza de injectores.Editado pela última vez por nto; 10 July 2019, 12:40.
Comentário
-
Originalmente Colocado por nto Ver PostHá carros que não tem de fazer nenhuma purga... mas não sei se será o caso deste.
Só verificando mesmo.
Este basta dar ao contato meia dúzia de vezes,a bomba de purga elétrica faz o resto.
Pessoalmente encho o filtro previamente,como em.qualquer filtro[emoji6]
Comentário
-
Originalmente Colocado por pedro19 Ver PostEm sites de peças descobri estes preços. Opah, entre isto e 96 + mão de obra, que é o que pede a Norauto, realmente parece compensar. Que acham?
https://www.endado.pt/articlesearch?...submit_search=
Comentário
-
Originalmente Colocado por pedro19 Ver PostAgora estou aqui com uma dúvida:
O tal "filtro" que a Norauto me queria vender era este: https://www.norauto.pt/p/filtro-de-c...goryName=48212
Que, como podem ver, não é só o filtro, mas o copo inteiro.
A minha dúvida é, será que no meu carro só posso mudar o copo inteiro? E como sabê-lo?
Digo isto porque sei que estes sites de peças estão muitas vezes errados. Se eu procurar o filtro de óleo para o meu carro nestes sites aparecem uma série de sugestões que eu sei serem erradas. Por alguma razão muitos dos sites não distinguem entre a versão Euro 5 e Euro 6 deste carro, e muitas peças são diferentes.
Os sites de facto muitas vezes estão errados, então no que diz respeito aos óleos... é clamoroso.
Melhor é mesmo ver os catálogos das marcas dos filtros, relativamente ao teu carro.
Comentário
-
No entanto e vendo mesmo o catálogo da BLUEPRINT, dá como sendo esse filtro...
https://partsfinder.bilsteingroup.co...rtdir=asc&f=15
Comentário
-
Originalmente Colocado por pedro19 Ver PostCurioso. Mais logo vou tirar uma foto ao filtro actual. Pode ser que ajude?
Mais vale mesmo e tenta ver se consegues ver a referência do filtro.
No entanto... e a ser o teu aquele que aparece na WIX... o copo deverá ser de plastico ou parecido, para o poderes abrir... ao invés do outro filtro, que é metálico e lacrado.
Comentário
-
Originalmente Colocado por pedro19 Ver PostAgora estou aqui com uma dúvida:
O tal "filtro" que a Norauto me queria vender era este: https://www.norauto.pt/p/filtro-de-c...goryName=48212
Que, como podem ver, não é só o filtro, mas o copo inteiro.
A minha dúvida é, será que no meu carro só posso mudar o copo inteiro? E como sabê-lo?
Digo isto porque sei que estes sites de peças estão muitas vezes errados. Se eu procurar o filtro de óleo para o meu carro nestes sites aparecem uma série de sugestões que eu sei serem erradas. Por alguma razão muitos dos sites não distinguem entre a versão Euro 5 e Euro 6 deste carro, e muitas peças são diferentes.
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário