bom dia a todos,
recentemente o meu Delta tem estado a perder força/a puxar, notando-se mais nas subidas. o exemplo mais claro foi detetado na A1 onde o mesmo fazia sempre o percurso em 6ª velocidade sem dificuldades e este fim-de-semana tive de reduzir para 5ª em algumas situações. também nas ultrapassagens não está a ter o desempenho normal. Na subida do ic16 que faz todos os dias idem.
algumas situações que podem estar a contribuir para este fraco desempenho:
- precisa de mudar o kit de distribuição (é de 2010 e tem 110 000km);
- filtro do gasóleo tem 52 000km;
- nos últimos 2 anos tem andado com a minha esposa que nos percursos que faz - 13km, não passa da 4ª velocidade;
- o ralenti por vezes está instável (situação muito pontual). Nota-se um barulho possivelmente da Correia de comando dos acessórios.
- o óleo usado na revisão não é o recomendado (selenia)
- quanto à dificuldade em desenvolver/puxar a subir, o mesmo parece que puxa aos soluços, não apresenta um desenvolver continuo mas aos “empurrões”...
Após mais umas viagens de 400km noto melhorias.
Andei a fazer alguma pesquisa e descartei o filtro do ar e do gasóleo sujos pois os sintomas descritos não se notam no arranque nem noto falhas, apenas falta de força.
Alguns relatos da minha pesquisa apontam que a substituição da corrente de distribuição pode indicar estes sintomas de perda de força principalmente a velocidades mais elevadas.
De acrescentar que por vezes está a fazer imenso fumo preto. Principalmente no arranque - 1a para 2a - desconfio que coincida com o funcionamento do FAP.
o filtro do ar conta com mais de 40m km.
O filtro de gasóleo tem mais de 50m.
Ainda que a recomendação seja de substituir ambos de 70/70 mil, Pondero ir à oficina substituir estes dois componentes fora das revisões programadas.
Gostaria de obter opiniões.
Trata-se do motor 1.6 120cv multijet num lancia delta.
recentemente o meu Delta tem estado a perder força/a puxar, notando-se mais nas subidas. o exemplo mais claro foi detetado na A1 onde o mesmo fazia sempre o percurso em 6ª velocidade sem dificuldades e este fim-de-semana tive de reduzir para 5ª em algumas situações. também nas ultrapassagens não está a ter o desempenho normal. Na subida do ic16 que faz todos os dias idem.
algumas situações que podem estar a contribuir para este fraco desempenho:
- precisa de mudar o kit de distribuição (é de 2010 e tem 110 000km);
- filtro do gasóleo tem 52 000km;
- nos últimos 2 anos tem andado com a minha esposa que nos percursos que faz - 13km, não passa da 4ª velocidade;
- o ralenti por vezes está instável (situação muito pontual). Nota-se um barulho possivelmente da Correia de comando dos acessórios.
- o óleo usado na revisão não é o recomendado (selenia)
- quanto à dificuldade em desenvolver/puxar a subir, o mesmo parece que puxa aos soluços, não apresenta um desenvolver continuo mas aos “empurrões”...
Após mais umas viagens de 400km noto melhorias.
Andei a fazer alguma pesquisa e descartei o filtro do ar e do gasóleo sujos pois os sintomas descritos não se notam no arranque nem noto falhas, apenas falta de força.
Alguns relatos da minha pesquisa apontam que a substituição da corrente de distribuição pode indicar estes sintomas de perda de força principalmente a velocidades mais elevadas.
De acrescentar que por vezes está a fazer imenso fumo preto. Principalmente no arranque - 1a para 2a - desconfio que coincida com o funcionamento do FAP.
o filtro do ar conta com mais de 40m km.
O filtro de gasóleo tem mais de 50m.
Ainda que a recomendação seja de substituir ambos de 70/70 mil, Pondero ir à oficina substituir estes dois componentes fora das revisões programadas.
Gostaria de obter opiniões.
Trata-se do motor 1.6 120cv multijet num lancia delta.
Comentário