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Custo bizarro de manutenção
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Originalmente Colocado por jogador Ver Post200€ para óleo Galp? Isso foi um assalto sem ameaça
Como já disseram nunca se faz uma manutenção sem antes saber o que se vai pagar
Para a próxima levas tu um bom óleo (recomendado para o carro) e pedes só para mudar.
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Originalmente Colocado por SMOL25 Ver PostVão ao restaurante e levam a carne?
Esta semana pedi orçamento á Nasamotor
Mudança de oleo e 4 filtros ... 600€
Foi só mesmo para saber quanto ia poupar ... (poupei 450)
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Originalmente Colocado por SPV Ver PostSe o restaurante cobrasse a mão de obra em separado como faz o mecanico ... porque nao ? Nem é inédito.
Esta semana pedi orçamento á Nasamotor
Mudança de oleo e 4 filtros ... 600€
Foi só mesmo para saber quanto ia poupar ... (poupei 450)
Não tenho nenhuma oficina de mecânica só para ressalvar alguma dúvida.
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Numa revisão num concessionário Ford há uns anos atrás, aquando da entrega pedi para fazerem apenas a revisão “normal” se eventualmente detetassem outra anomalia que necessitasse de intervenção para me contactarem antes de reparar.
Passado umas horas recebo uma chamada a informarem que os calços da frente estavam no limite e seria melhor trocar, perguntei quantos km ainda fariam e o funcionário diz-me uns 2000km talvez, disse para não trocarem.
25000km depois, e ainda sem qualquer sinal de desgaste dos calços, resolvi substituir por descargo de consciência, comprei e substitui num mecânico conhecido, os anteriores ainda estavam a mais de meio, provavelmente ainda faziam mais 25000km…
Ou seja, basicamente queriam substituir uns calços que estavam novos, provavelmente fazem isso a todos os clientes e metem mais uns trocos ao bolso em peças que não eram necessárias.Editado pela última vez por Viriauto; 07 May 2022, 11:25.
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Tenho um conhecido que teve uma experiência muito interessante para quem pensa que toda a gente tem que trabalhar barato ou de graça.
Foi a uma oficina e perguntou se aceitavam que fosse ele a levar o material.
A oficina disse que não era política da casa.
Ele argumentou que eles cobram xx€ por óleo e peças que ele na net compra por X€.
A oficina então perguntou: "Voçê o que quer? quer só pagar a mão de obra?"
Ele disse que sim!
No dia da revisão, ele apresentou-se na oficina com o caixote de papelão da loja online, com as peças e óleo necessários.
O rececionista abriu a caixa, confirmou que as peças eram adequadas e segundo o padrão de qualidade do fabricante, e depois disse:
"Meu senhor, faltam aqui coisas! Então a ferramenta e demais material para fazer a revisão? A consola de diagnóstico? O elevador? os plásticos para proteger os estofos e volante?"
O cliente disse: "mas vocês aceitaram eu fornecer as peças!"
O rececionista disse: "Sim, mas e o resto? É que voçê a pagar a mão de obra fica com a revisão por fazer!"
Uma pequena história, para se valorizar mais o trabalho e profissão dos outros.
Às vezes é o que faz a diferença entre isto
e isto
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Acho que ambos OS 2 tem razão.
Levar digamos mais 20 ou 30% nas peças faz todo o sentido,embora sabemos que o preço há hora já está incluído uma parte para o investimento. ninguém leva para casa quase 6.000 euros por mes levando em conta 30€ há hora...
Os diagnósticos por norma são pagos há parte precisamente para pagar o investimento...
O problema aqui é que alem disso, e que está correto, levam normalmente o dobro do preço nas peças...Acho isso um exagero também.
E muitas vezes apesar do preço, um gajo paga, corre mal a reparação e não são raras as vezes que para assumirem o erro é quase necessário recorrer há justiça para o corrigir sem custo...já me aconteceu.
Se um gajo não tem umas luzes de mecânica , está tramado.
Alguns há que quando corre mal a reparação por negligencia, acrescentam mais uns "defeitos" e um tipo acaba por pagar sempre mais algum porque não é como antigamente em que se podia estar a acompanhar o serviço. Enfim...É O MUNDO EM QUE VIVEMOS.
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Originalmente Colocado por Insignia Ver PostTenho um conhecido que teve uma experiência muito interessante para quem pensa que toda a gente tem que trabalhar barato ou de graça.
Foi a uma oficina e perguntou se aceitavam que fosse ele a levar o material.
A oficina disse que não era política da casa.
Ele argumentou que eles cobram xx€ por óleo e peças que ele na net compra por X€.
A oficina então perguntou: "Voçê o que quer? quer só pagar a mão de obra?"
Ele disse que sim!
No dia da revisão, ele apresentou-se na oficina com o caixote de papelão da loja online, com as peças e óleo necessários.
O rececionista abriu a caixa, confirmou que as peças eram adequadas e segundo o padrão de qualidade do fabricante, e depois disse:
"Meu senhor, faltam aqui coisas! Então a ferramenta e demais material para fazer a revisão? A consola de diagnóstico? O elevador? os plásticos para proteger os estofos e volante?"
O cliente disse: "mas vocês aceitaram eu fornecer as peças!"
O rececionista disse: "Sim, mas e o resto? É que voçê a pagar a mão de obra fica com a revisão por fazer!"
Uma pequena história, para se valorizar mais o trabalho e profissão dos outros.
Às vezes é o que faz a diferença entre isto
e isto
Se há donos de oficinas que são autênticos gatunos e charlatões, sempre a tentar enganar o cliente, há também clientes que julgam tudo saber e que os outros têm de trabalhar para eles de borla.
Os preços da mão de obra mecânica estão demasiado elevados, chega a ser assustador pensar em ir com o carro à oficina mas daí a querer impor as regras na4 casa dos outros acho abusivo.
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Já agora deixo mais uma info que muitos "entendidos" nem se apercebem.
2 concessionários da mesma marca, no mais caro já deixei um carro ao domingo seguramente estacionado dentro das instalações e ainda lá voltei 1 hora depois para ir buscar a bagagem de uma viagem.
Concessionário ligeiramente mais barato, horario laboral e com revisão marcada tem de ficar o carro em infração no passeio de acesso à garagem ou na faixa de rodagem.
Na cabeça de muitos entendidos o 1° é logo ladrão.
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Mas também os há que levam caro, deixam o carro fechado e depois dá m**** na mesma. Paguei uma substituição de kit de embraiagem e respetivos vedantes, puseram só o retentor da cambota para poupar uns euros, não mudaram os restantes da transmissão por acharem não ser neçessário, e eu até pedi para porem tudo o que necessitasse, pois tenho uma "sorte" nas intervenções efetuadas. Agora passados 2 meses, tenho a caixa a verter pelos retentores que não foram metidos (transmissão), mas que foram danificados na montagem ou desmontagem, pois não existia nenhuma fuga,... e fuga de óleo preto pelo retentor da cambota que paguei ao preço do original (29€). Se foi oem ou não, não sei...
Se calhar se fizesse numa casa mais barata poderia alem de ficar mais barato, ficar sem fugas há primeira. É uma lotaria e difícil encontrar casas com preço correto e a trabalhar bem.
E agora?
Cada caso é um caso.
Sou mais da opinião de levem lá o dinheiro que querem. Só lá vai quem quer.
Mas ao menos que o serviço fique perfeito, ou muito perto disso...
Vamos a ver agora se não vou ter de me chatear para corrigirem a negligencia como deve ser...
Tinha quem fizesse o serviço por 450 euros (monomassa), escolhi o de 600...se fosse 700 não reclamava pois é uma operação um pouco delicada e deve ser feita por quem sabe, não olhei a despesas e afinal correu mal...
E já sei que depois vou ter que substituir o fluido original da caixa mudado há uns meses,pois não vou confiar que eles atestem ou reponham com o original.
Mais importante que o preço é a qualidade das peças e do serviço, e reconhecer prontamente quando as coisas não correm como o esperado e proceder há sua retificação com olhos de ver.
Vou aguardar...
Em conclusão não há mais nada a dizer. Cada um leva o preço que quer, e só lá vai quem quer.
É para isso que serve pedir orçamento.
Agora uma oficina limpa com tudo com preços mais elevados mas sem MO qualificada, isso já é outra história que levantaria muita poeira.
Muitos querem ter uma oficina de topo mas pagam ordenados baixos. Bons mecânicos não trabalham com ordenados baixos.
Se for preciso trabalham numa chafarica por conta própria mas o trabalho sai como deve ser, porque o sabem fazer.
Encontrar bons mecânicos isso é outra historia tambem...
Update:
O bom das oficinas conceituadas ou mais caras é que quando há um problema numa reparação que corre mal, por norma assumem o erro e procedem há sua retificação sem custos para o proprietário para não manchar o bom nome..
Repararam-me as fugas... Substituição de todos os vedantes da caixa e respetivo fluido, e umas 5 horas de mão de obra a custo zero.
Coisa que provavelmente seria um bico de obra numa pequena oficina...
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